Cerâmica para parede: vantagens, como escolher e 50 fotos

Por - Atualizado em:

Democrática e acessível, a cerâmica para parede nunca saiu de cena. Utilizada há décadas em diversos tipos de projetos, a cerâmica é hoje uma das opções de revestimento de parede mais versáteis que existe.

Disponível em diferentes cores, tamanhos, texturas e formatos, a cerâmica para parede contempla desde projetos clássicos até os mais modernos. 

E com tanta oferta no mercado, às vezes pode parecer difícil escolher a cerâmica ideal, não é mesmo? Mas só parece! Com algumas dicas e ideias, tudo se resolve. Confira!

Quais as vantagens da cerâmica para parede?

Durável e resistente

A cerâmica é um dos revestimentos mais duráveis e resistentes que você pode escolher. 

Fabricada com argila e minerais, a cerâmica suporta muito bem a exposição a umidade, sol, chuva e vento. Por conta disso, acaba sendo também uma ótima para fachadas e áreas externas. 

Fácil limpeza e manutenção

A cerâmica é um material praticamente impermeável, ou seja, ela repele naturalmente água e outros líquidos. 

Essa característica faz com que a cerâmica seja fácil de limpar, uma vez que a sujeira não impregna no material. 

A cerâmica também não exige manutenções, dada sua resistência e durabilidade. O único cuidado deve ser com a limpeza do rejunte.

De modo geral, a limpeza da cerâmica para parede consiste, basicamente, em água, detergente neutro e uma esponja macia.

Variedade

Poucos materiais são tão versáteis quanto a cerâmica para parede. Hoje em dia é possível encontrar versões de cerâmica em formatos tradicionais, como o quadrado e o retangular, mas também em formatos mais modernos, como os hexagonais. 

Outra novidade é o tamanho das peças. Atualmente, os modelos preferidos são aqueles em grandes formatos, que imprimem um visual mais clean e moderno para os ambientes. 

As cores e as texturas também impressionam. As cerâmicas de parede podem vir desde o branco clássico até as texturas mais tecnológicas, como aquelas que simulam madeira, pedra e cimento queimado, por exemplo. 

Custo-benefício

Diante de tantas vantagens, a impressão que se tem é que a cerâmica para parede é um revestimento caro. 

Mas não é! Esse é um dos revestimentos com melhor custo beneficio do mercado. 

Como escolher cerâmica para parede

Na hora de escolher a cerâmica para parede, você precisa levar três itens em consideração: estilo da sua casa, orçamento disponível e local de aplicação.

O estilo arquitetônico e decorativo vai influenciar diretamente na escolha das cores, texturas e tamanho da cerâmica. Para um ambiente mais moderno, por exemplo, vale trazer cerâmicas de cores neutras e peças grandes. 

Já em um ambiente clássico pede por cerâmicas de cores claras com acabamento acetinado. Por outro lado, ambientes com uma pegada um tanto retrô fica incrível com cerâmicas que simulam ladrilhos hidráulicos.

Verifique ainda quantas paredes receberão o revestimento cerâmico. Lembrando que quanto mais paredes, mais neutra e clean deve ser a cerâmica para não carregar visualmente o ambiente.

O orçamento que você tem em mãos para comprar a cerâmica é outro ponto importante. Se for necessário, revise o projeto e tente adequá-lo para caber no seu bolso. 

Por sorte, hoje em dia existem inúmeras opções de cerâmica para parede com bom preço e qualidade. Mas tem que pesquisar. 

Por fim, você ainda precisa analisar o local de aplicação da cerâmica. Em ambientes externos ou úmidos, o ideal é optar por cerâmicas de melhor qualidade e resistência, já que as peças ficaram expostas a água, ao sol e ao vento e, dependendo do material, elas podem facilmente desbotar e perder a cor. 

Tipos de cerâmica para parede

Cerâmica para parede 3D

A cerâmica para parede 3D é uma das preferidas do momento. Esse tipo de revestimento possui textura em alto relevo, podendo simular materiais naturais, como pedras e madeira ou ainda trazer estampas decorativas, como as geométricas. 

A cerâmica 3D é normalmente utilizada em ambientes internos valorizando o projeto decorativo. Entretanto, por ser uma cerâmica de grande apelo visual, ela deve ser, preferencialmente, aplicada em apenas uma das paredes.

Pastilhas

As pastilhas não morreram! Elas continuam sendo utilizadas tanto em projetos internos, quanto externos. 

E apesar de serem tradicionais em espaços como cozinhas e banheiros, as pastilhas também passaram a fazer parte de outros ambientes, como quartos e salas, especialmente nas versões mais modernas, com formatos e tamanhos diferenciados.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é outro tipo popular de cerâmica para parede. Geralmente super colorido e estampado, esse tipo de cerâmica complementa muito bem propostas rústicas e retros de decoração, apesar de também ser usada em projetos modernos de visual arrojado.

Faixa de parede

Para quem deseja uma cerâmica de efeito decorativo uma boa opção é a faixa de parede. 

Essa cerâmica forma um detalhe diferenciado na parede, realçando os ambientes e também servindo de proteção em espaços molhados, como a área da bancada da pia ou do banheiro.

Cerâmica para parede quarto

Sabia que dá para usar cerâmica na parede do quarto? Pois é! Mesmo sendo considerado um piso frio, a cerâmica acrescenta elegância e sofisticação ao projeto. 

O ideal é escolher uma parede de destaque do quarto (quase sempre a da cabeceira) para a aplicação das peças. 

Cerâmica para parede sala

Assim como no quarto, a cerâmica para parede também pode ser usada para destacar a decoração da sala de estar. Nesse caso, a dica é escolher a parede de maior impacto, como aquela onde fica a TV. 

Inclusive, você pode optar por criar um painel para a TV usando as cerâmicas. 

Cerâmica para parede cozinha

Antigamente, era comum usar cerâmica em todas as paredes da cozinha. Hoje em dia, no entanto, a cerâmica é mais utilizada apenas na parede da pia para reter a umidade e facilitar a limpeza. 

Uma boa dica de cerâmica para cozinha são os ladrilhos hidráulicos e as pastilhas. 

Cerâmica para parede banheiro

Praticamente impossível pensar em banheiro sem pensar em cerâmica. Por isso, capriche na escolha das peças que serão utilizadas, uma vez que elas terão um papel de destaque no projeto. 

Para sair do comum, opte por cerâmicas de cores além do branco e bege. E ouse também na paginação. 

Cerâmica para parede externa

Além de proteger a parede contra as intempéries do clima, a cerâmica ainda confere beleza e elegância para a fachada e facilita a manutenção. 

Uma boa opção é escolher cerâmicas que simulem materiais como mármore e madeira, por exemplo.

Paginação da cerâmica na parede

Vertical

A paginação vertical é aquela onde as peças são instaladas com o lado maior posicionado para cima. Esse tipo de paginação favorece espaços de pé direito baixo, dando a impressão de que os ambientes são mais altos. 

Horizontal

A paginação horizontal consiste na aplicação das peças “deitadas”. Isso significa instalar as cerâmicas com o lado maior posicionado para baixo. 

Essa paginação é ideal para ambientes pequenos, já que a horizontalidade das peças causa a sensação de amplitude e profundidade.

Diagonal

Nem em pé, nem deitada. A paginação diagonal é aquela onde as peças são instaladas com uma leve inclinação. 

No entanto, esse tipo de paginação não é recomendada pelo alto desperdício das peças, podendo chegar a 25% do total.

Escama de peixe

A paginação escama de peixe é uma das preferidas do momento. Utilizada em cerâmicas de formato estreito e retangular, a paginação escama de peixe é instalada com faixas de peças na horizontal e vertical, formando um ângulo de 90º.

Aqui, a taxa de desperdício de material também é alta, podendo chegar a 30%.

Espinha de peixe

A espinha de peixe é um tipo de paginação de cerâmica para parede com formato parecido ao da escama de peixe, mas com a diferença de que as peças são alinhadas a um ângulo de 45º. 

As cerâmicas nesse tipo de paginação formam uma espécie de zig zag, por isso também acabam sendo chamadas de paginação Chevron.

Alinhada

A paginação alinhada, como o nome sugere, é aquela mais “certinha” e ordenada. Aqui, as peças são colocadas uma sobre a outra, retas e na mesma linha. 

Transpasse

Ao contrário da paginação alinhada, a paginação estilo transpasse é aquela que se assemelha ao formato de tijolinhos, com peças intercaladas e desencontradas entre si.

Veja a seguir 50 ideias de cerâmica para parede para inspirar o seu projeto:

Imagem 1 – Cerâmica para parede cozinha com uma paginação original e contemporânea.

Cerâmica para parede cozinha com uma paginação original e contemporânea

Imagem 2 – Cerâmica para parede banheiro com paginação escama de peixe.

Cerâmica para parede banheiro com paginação escama de peixe

Imagem 3 – Cerâmica decorativa para parede do balcão da cozinha.

Cerâmica decorativa para parede do balcão da cozinha

Imagem 4 – Cerâmica para parede externa: uma obra de arte.

Cerâmica para parede externa: uma obra de arte

Imagem 5 – Cerâmica para parede banheiro com paginação vertical.

Cerâmica para parede banheiro com paginação vertical

Imagem 6 – O destaque desse banheiro é a cerâmica para parede.

O destaque desse banheiro é a cerâmica para parede

Imagem 7 – Cerâmica para parede área externa valorizando o projeto da área gourmet.

Cerâmica para parede área externa valorizando o projeto da área gourmet

Imagem 8 – Tijolinhos? Não! É cerâmica.

Tijolinhos? Não! É cerâmica

Imagem 9 – Cerâmica para parede cozinha: simples e neutra.

Cerâmica para parede cozinha: simples e neutra

Imagem 10 – Cerâmica super decorativa para a parede do banheiro.

Cerâmica super decorativa para a parede do banheiro

Imagem 11 – Que tal uma cerâmica vermelha para cozinha?

Que tal uma cerâmica vermelha para cozinha?

Imagem 12 – Cerâmica para parede banheiro combinando com o piso.

Cerâmica para parede banheiro combinando com o piso

Imagem 13 – Colorida e moderna, essa cerâmica para parede tira qualquer ambiente do óbvio.

Colorida e moderna, essa cerâmica para parede tira qualquer ambiente do óbvio

Imagem 14 – Cerâmica para parede cozinha no mesmo tom do armário.

Cerâmica para parede cozinha no mesmo tom do armário

Imagem 15 – Ladrilhos hidráulicos para uma cozinha cheia de cor e alegria.

Ladrilhos hidráulicos para uma cozinha cheia de cor e alegria

Imagem 16 – Cerâmica para parede sala: neutra e sofisticada.

Cerâmica para parede sala: neutra e sofisticada

Imagem 17 – Já nessa cozinha, a opção foi pelas pastilhas em formato hexagonal.

Já nessa cozinha, a opção foi pelas pastilhas em formato hexagonal

Imagem 18 – Forme um mural na área externa com a cerâmica para parede.

Forme um mural na área externa com a cerâmica para parede

Imagem 19 – Cerâmica para parede cozinha vermelha em contraste com o armário verde.

Cerâmica para parede cozinha vermelha em contraste com o armário verde

Imagem 20 – Cerâmica para parede 3D na cozinha moderna.

Cerâmica para parede 3D na cozinha moderna

Imagem 21 – Cerâmica para parede banheiro em formato de escama de peixe.

Cerâmica para parede banheiro em formato de escama de peixe

Imagem 22 – Combine as cores da cerâmica com as cores da decoração.

Combine as cores da cerâmica com as cores da decoração

Imagem 23 – Azulejos para o banheiro: charme retrô na decoração.

Azulejos para o banheiro: charme retrô na decoração

Imagem 24 – Cerâmica para parede branca e piso azul.

Cerâmica para parede branca e piso azul

Imagem 25 – Cerâmica para parede externa. Aqui, as peças formam um portal na entrada da casa.

Cerâmica para parede externa. Aqui, as peças formam um portal na entrada da casa

Imagem 26 – Cerâmica para parede da sala em harmonia com a decoração.

Cerâmica para parede da sala em harmonia com a decoração

Imagem 27 – Tons neutros na parede para equilibrar com o tom escuro do piso.

Tons neutros na parede para equilibrar com o tom escuro do piso

Imagem 28 – Cerâmica para parede do quarto de casal em paginação espinha de peixe.

Cerâmica para parede do quarto de casal em paginação espinha de peixe

Imagem 29 – Aqui, o destaque vai para o tom dos rejuntes em contraste com a cor das cerâmicas.

Aqui, o destaque vai para o tom dos rejuntes em contraste com a cor das cerâmicas

Imagem 30 – Cerâmica para parede cozinha verde arrasando com os detalhes em dourado.

Cerâmica para parede cozinha verde arrasando com os detalhes em dourado

Imagem 31 – Aquele diferencial na decoração…

Aquele diferencial na decoração...

Imagem 32 – Cerâmica para parede cozinha branca e simples

Imagem 33 – Que tal uma espinha de peixe no banheiro?

Que tal uma espinha de peixe no banheiro?

Imagem 34 – Cerâmica para parede cozinha com estampas vivas e modernas.

Cerâmica para parede cozinha com estampas vivas e modernas

Imagem 35 – Granilite no piso, cerâmica na parede.

Granilite no piso, cerâmica na parede

Imagem 36 – Cerâmica para parede cozinha cinza em sintonia com a cor da bancada.

Cerâmica para parede cozinha cinza em sintonia com a cor da bancada

Imagem 37 – Pastilhas cor de rosa para o banheiro.

Pastilhas cor de rosa para o banheiro

Imagem 38 – Parece madeira né? Mas é só a cerâmica para parede externa.

Parece madeira né? Mas é só a cerâmica para parede externa

Imagem 39 – Peças amplas para o banheiro moderno

Imagem 40 – De um lado, piso e cerâmica iguais. Já para a bancada da pia, a escolha foi por uma cerâmica decorativa para parede.

De um lado, piso e cerâmica iguais. Já para a bancada da pia, a escolha foi por uma cerâmica decorativa para parede

Imagem 41 – Cerâmica para parede quarto realçando a área da penteadeira.

Cerâmica para parede quarto realçando a área da penteadeira

Imagem 42 – Garanta aquele destaque para o hall de entrada com a cerâmica 3D.

Garanta aquele destaque para o hall de entrada com a cerâmica 3D

Imagem 43 – Cerâmica para todas as paredes do banheiro.

Cerâmica para todas as paredes do banheiro

Imagem 44 – Cerâmica tijolinho e cerâmica decorativa juntas nesse banheiro.

Cerâmica tijolinho e cerâmica decorativa juntas nesse banheiro

Imagem 45 – O que acha de uma cerâmica para parede banheiro azul e chiquérrima?

O que acha de uma cerâmica para parede banheiro azul e chiquérrima?

Imagem 46 – Simplicidade com bom gosto.

Simplicidade com bom gosto

Imagem 47 – Banheiro branco não precisa ser sem graça.

Banheiro branco não precisa ser sem graça

Imagem 48 – A iluminação realça a cerâmica para parede banheiro.

A iluminação realça a cerâmica para parede banheiro

Imagem 49 – Cerâmica para parede em preto e branco: um luxo!

Cerâmica para parede em preto e branco: um luxo!

Imagem 50 – Faixa de cerâmica decorativa para parede do banheiro.

Faixa de cerâmica decorativa para parede do banheiro