Revestimento para banheiro: tipos, modelos e fotos

Conheça os principais revestimentos para banheiro e acerte na escolha da decoração.

Por -

Você já sabe qual o tipo de revestimento para o banheiro que deve escolher? Hoje separamos as melhores dicas de revestimentos com os principais materiais que podem ser aplicados na área do banheiro ou do lavabo.

Para ter o melhor resultado na decoração do banheiro, o ideal é contar com o auxílio de um profissional de decoração de interiores ou arquitetura para projetar e escolher os materiais. Para quem vai montar um banheiro mais simples, procure harmonizar todos os materiais escolhidos e leve em conta as cores de outros itens como bancadas, cubas, gabinetes, armários planejados

Tipos de revestimento para banheiro

Na hora de escolher o revestimento, os moradores devem se atentar as características do material, sua durabilidade, resistência e especificações do fabricante, principalmente quanto a instalação e a manutenção. Alguns materiais não podem receber determinados tipos de produtos químicos na limpeza, outros precisam de impermeabilização para não ficarem escorregadios e assim por diante.

Para facilitar a sua decisão, listamos os principais revestimentos para banheiro que você pode se inspirar na hora de escolher a ideal para o seu projeto. Confira todas as dicas com fotos:

Revestimento de cerâmica

O tipo de revestimento com cerâmica é um dos mais populares, ideal para quem quer gastar menos na reforma da casa. O material apresenta boa resistência e uma de suas vantagens é a grande variedade de opções que se encontram disponíveis no mercado, com cores e formatos variados. Algumas delas são feitas de forma artesanal, apresentando texturas que remetem a materiais como madeira e outras pedras. Por serem vendidas em peças separadas, sua paginação pode ser trabalhada com cores diferentes.

Por ser um item de baixo custo, pode ser trocado com mais facilidade. É importante observar a resistência do material (PEI) na hora da compra, ela deve ser maior do que 3 para áreas de banheiros.

Como desvantagem, a cerâmica é escorregadia e deve estar seca para evitar acidentes. Uma alternativa é a aplicação de produtos químicos para deixá-la antiderrapante.

Revestimento para banheiro de porcelanato

Com preço mais elevado em relação as cerâmicas, o porcelanato é uma opção mais nobre de revestimento, muito mais resistente e menos escorregadio, com pouca absorção de água. No mercado, podem ser encontrados com texturas variadas, de acordo com o fabricante. Algumas delas imitam a madeira, conforme o exemplo da imagem acima. Além do custo de aquisição do material, a instalação requer mão de obra especializada.

Os porcelanatos em geral, são escorregadios e lisos (polidos), os modelos adequados a banheiros possuem propriedades antiderrapantes, assim como para áreas externas, do tipo rústico.

Revestimento para banheiro de ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é a aposta certa para quem quer um ar de nostalgia na decoração. Alguns tem características mais voltadas para o estilo de decoração retrô do que outros modelos. Escolha o que mais lhe agrada e que combine com a proposta, neste caso, todo cuidado é pouco para que a composição continue em harmonia com os outros materiais, já que o ladrilho tem cores e desenhos marcantes. Outro detalhe é em relação a instalação, por serem assentados com junta seca, não há espaçamento entre as peças.

Revestimento para banheiro de pastilhas

Além do vidro, as pastilhas podem ser encontradas em cerâmicas, metal, vidro e inox. Trata-se de um revestimento versátil para área molhada do banheiro, com diferentes materiais e cores: as opções encontradas no mercado são imensas. Contudo, é preciso aliar o bom gosto na hora de escolher os locais para aplicar este revestimento. No piso, elas podem sofrer desgastes com o tempo pela queda de um objeto ou item metálico.

Revestimento para banheiro de mármore ou granito

O mármore e o granito são uma das opções mais nobres e com o custo mais alto do mercado. No entanto, é a opção com mais requinte, sofisticação e luxo. A pedra pode ser aplicada tanto em bancadas, no piso ou nas paredes. Por ser uma pedra natural, seu acabamento é único. Na instalação, também praticamente não é possível reparar na junção entre uma peça e outra. Na conservação no entanto, deve -se atentar que a pedra absorve gorduras e outros líquidos, por isso, a impermeabilização é altamente recomendada.

Revestimento para banheiro pequeno e simples

Para quem precisa decorar um banheiro pequeno, a recomendação é que os revestimentos tenham cores claras e neutras, assim como toda a decoração, ressaltando a amplitude do ambiente. A escolha da cor no revestimento pode aparecer em algum detalhe como uma faixa de pastilhas no box ou em uma das paredes.

Mais fotos de banheiros com diferentes revestimentos

Agora que você já sabe os principais tipos de revestimentos para banheiros, veja mais algumas referências de decoração com diferentes revestimentos para se inspirar. Confira:

Imagem 1 – Banheiro com revestimento de porcelanato.

Neste projeto de banheiro com decoração neutra, o piso recebe um porcelanato claro com peças largas e rejunte branco.

Imagem 2 – Banheiro com revestimento de pastilhas e azulejos.

Esta proposta pode ser seguida para quem prefere fazer um mix de materiais. Como o azul é cor focal desta proposta de decoração, no piso foram instaladas cerâmicas na cor com rejunte claro. Na parede acima da bancada, um jogo de pastilhas com tonalidades da cor.

Imagem 3 – Banheiro com revestimento de pastilhas.

Um belo projeto que alia o piso em cerâmica com as pastilhas na parede. Aqui, o jogo de pastilhas segue com tonalidades cobreadas, deixando o ambiente com aparência nobre e moderna.

Imagem 4 – Banheiro com revestimento de cerâmica no piso.

Imagem 5 – Banheiro com revestimento padronizado.

Imagem 6 – Banheiro com revestimento de pastilhas.

Neste projeto, as tonalidades do azul foram a escolha principal e o banheiro recebe o revestimento de pastilhas com padronagem azul em uma parede e um mix de pastilhas azuis e verdes na parede da banheira.

Imagem 7 – Revestimento para banheiro com cerâmica 3D.

Os azulejos com efeito 3D são outra tendência na decoração. Quer criar um efeito especial e marcante na proposta do seu banheiro? Utilize esta elegante opção conforme o exemplo.

Imagem 8 – Revestimento para banheiro com pastilhas.

Para um toque feminino, este projeto utiliza as pastilhas rosas na área do box para deixar o ambiente com a cara da moradora.

Imagem 9 – Revestimento para banheiro com cerâmicas brancas.

Nesta proposta, o banheiro recebe o piso com cerâmicas com tonalidades do cinza e na parede, tudo na cor branca! Uma projeto quebrar o visual minimalista, um pequeno item de decoração na cor salmão foi inserido.

Imagem 10 – Banheiro com azulejos e porcelanatos.

Imagem 11 – Uma proposta feminina com cerâmicas rosas.

Para um banheiro jovial feminino, a escolha foi pelo revestimento rosa com rejunte cinza escuro para dar contraste a composição com o revestimento.

Imagem 12 –  Banheiro com pastilhas retangulares.

Além do clássico formato quadrado, as pastilhas podem ser encontradas com formatos retangulares, conforme mostra esta proposta que utiliza a cor azul no piso e na parede.

Imagem 13 – Revestimento para banheiro com azulejos subway tiles.

Os azulejos de metrô ou subway tiles são tendência na decoração de interiores, este banheiro utiliza o modelo branco para revestir as paredes do banheiro com muito estilo.

Imagem 14 – Revestimento para banheiro com porcelanato que imita o cimento queimado.

Como vimos anteriormente, os porcelanatos podem ter detalhes de acabamento que imitam um determinado material, esta proposta tem o acabamento de cimento queimado na composição.

Imagem 15 – Banheiro com piso de pastilhas hexagonais.

Esta é outra tendência dos revestimentos, as pastilhas hexagonais são encontradas em diversos tamanhos. Esta proposta utiliza um modelo pequeno para o piso do banheiro.

Imagem 16 – Banheiro com revestimento de mármore.

Nesta proposta, o mármore foi utilizado para revestir a área interna do box, nas paredes e no piso.

Imagem 17 – Porcelanato que imita madeira.

O porcelanato que imita a madeira é resistente a água e pode ser aplicado em áreas molhadas. Perfeito para quem quer o acabamento da madeira sem precisar utilizar o material, que requer cuidados especiais e não é a melhor opção para este local.

Imagem 18 – Revestimento para banheiro com pastilhas.

Uma ideia popular é a utilização de pastilhas em uma faixa do banheiro, seguindo um recorte com os outros revestimentos. Este banheiro segue esta proposta e ainda conta com um nicho de parede para itens de banho.

Imagem 19 – Revestimento para banheiro com ladrilho hidráulico.

Imagem 20 – Revestimento para banheiro com granito.

O granito pode ser aplicado em apenas uma área do banheiro, na bancada e em uma faixa na parede, conforme mostra este projeto de interiores. O banheiro ainda conta com cuba de apoio, gabinete, espelho e nichos.

Esperamos ter lhe ajudado a visualizar os principais revestimentos para banheiro e ter facilitado a sua escolha na decoração!