Subway tiles: o que é, dicas de paginação e fotos inspiradoras

Por -

Vindos direto dos metrôs de Nova York, Londres e Paris, os subway tiles, ou simplesmente azulejos de metrô, desembarcaram no Brasil junto com a tendência dos revestimentos retrôs, dando um chega pra lá nas tradicionais pastilhas.

Os subway tiles já comemoram 115 anos de história, aparecendo pela primeira vez na inauguração do metrô de Nova York em 1904. Esses pequenos retângulos medindo oito por 22 cm foram criados pelos designers George C. Heins e Christopher Grant La Farge. Na ocasião, os azulejos de metrô eram perfeitos porque conseguiam reunir alta resistência, durabilidade e uma facilidade de limpeza incrível, além, é claro, de possuírem uma estética clean muito agradável, ou seja, ideal para locais públicos de grande circulação. Só que com o passar do tempo, os subway tiles começaram a invadir os projetos de interiores e, agora, podem ser encontrados nos mais diferentes padrões de cores, indo desde o branco, modelo original, até os mais coloridos, como vermelho, amarelo e azul. Para quem prefere um subway tile com características modernas pode apostar no modelo atual fabricado com acabamento bisotado, onde as bordas laterais trazem um leve efeito chanfrado.

Um lado muito interessante desses azulejos é que eles não se caracterizam apenas pela tendência retrô, muito pelo contrário, eles são a cara do estilo moderno industrial. Não é a toa que as referências no Pinterest com azulejos de metrô não para de crescer.

Os subway tiles e a importância do rejunte

O rejunte usado junto aos subway tiles tem grande importância no acabamento final do revestimento. Basicamente, são três as principais opções de rejunte para os azulejos de metrô: o branco, o colorido e o preto.

O rejunte branco com subway tile branco é um clássico e combina super bem com as propostas mais clean e retrô de decoração. Já para quem prefere trazer contraste na composição pode apostar nos subway tiles brancos com rejunte preto ou cinza, essa proposta, inclusive, é perfeita para decorações mais modernas e de estilo industrial e escandinavo. Por fim, os mais ousados podem ficar com a opção do rejunte colorido, mas tome um certo cuidado para não sobrecarregar demais o ambiente.

Onde usar os subway

O revestimento é versátil. Hoje em dia é possível encontrar os subway tiles revestindo cozinhas, banheiros, áreas externas e até ambientes sociais como sala de estar e sala de jantar, nesses casos, porém, é preciso tomar se atentar para não deixar o ambiente impessoal demais, já que estamos falando de um revestimento “frio”.

Paginação dos subway tiles

A paginação dos subway tiles, ou seja, o modo como eles são aplicados na parede também pode variar. O modo tradicional é a aplicação no estilo tijolinho horizontal (figura 3), ou ainda na versão vertical (figura 8) ou diagonal (figura 4).

Outra opção são os formatos lineares e simétricos na posição vertical (figura 6), diagonal (figura 1) e horizontal (figura 7). A paginação do tipo trama (figura 5) também é uma variante muito procurada para os subway tiles, mas nada se compara a paginação preferida do momento, a espinha de peixe (figura 9) e a escama de peixe (figura 2).

Se você deseja manter a característica original dos subway tiles invista no padrão tijolinho, mas se a intenção for repaginar o uso dos azulejos, então vá com tudo no formato espinha de peixe.

Onde comprar, principais marcas e preço dos subway tiles

Mesmo sendo uma proposta gringa de decoração, os subway tiles já podem ser facilmente encontrados à venda aqui no Brasil. As principais marcas que comercializam esse tipo de revestimento são Eliane e Portobello.

Para comprar, basta se dirigir as grandes redes de material de construção como Leroy Merlin, CeC, Telha Norte e Sodimac, lembrando que também é possível fazer a comprar via internet. O preço dos subway tile varia de acordo com a marca e a cor, mas, em média, o metro quadrado do revestimento fica entre R$ 40 a R$ 80.

Eles são lindos, práticos, versáteis e duráveis. Com tantas características positivas, os subway tiles já devem ter conquistado o seu coração também. Por isso se você está na procura de inspirações para usar o revestimento aí na sua casa, não perca a seleção de imagens abaixo. São 60 referências de uso dos subway tiles para te deixar boquiaberto, confira:

63 projetos com subway tiles para você se inspirar

Imagem 1 – Se a grana tiver curta para revistar o banheiro inteiro com subway tiles, use-os somente na área do box.

Se a grana tiver curta para revistar o banheiro inteiro com subway tiles, use-os somente na área do box

Imagem 2 – Um banheiro pra lá de moderno e sofisticado com subway tiles na cor preta e ladrilhos hidráulicos no chão.

Um banheiro pra lá de moderno e sofisticado com subway tiles na cor preta e ladrilhos hidráulicos no chão

Imagem 3 – Subway tiles com paginação espinha de peixe na parede principal do banheiro.

Subway tiles com paginação espinha de peixe na parede principal do banheiro

Imagem 4 – Meia parede da cozinha com subway tiles brancos, o clássico dos clássicos.

Meia parede da cozinha com subway tiles brancos, o clássico dos clássicos

Imagem 5 – O rejunte branco confere um destaque maior para os subway tiles cinza.

O rejunte branco confere um destaque maior para os subway tiles cinza

Imagem 6 – O rejunte branco confere um destaque maior para os subway tiles cinza.

O rejunte branco confere um destaque maior para os subway tiles cinza

Imagem 7 – Os subway tiles também podem ser usados para revestir bancadas, balcões e ilhas.

Os subway tiles também podem ser usados para revestir bancadas, balcões e ilhas

Imagem 8 – Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos.

Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos

Imagem 9 – Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos.

Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos

Imagem 10 – Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos.

Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos

Imagem 11 – Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos.

Na hora de comprar o subway tile repare no tamanho das peças; hoje em dia, existem modelos mais alongados e outros mais estreitos

Imagem 12 – Para um banheiro clean e neutro aposte em um subway tile cinza ou branco, como esse da imagem, aproveite para combiná-lo com peças em preto.

Para um banheiro clean e neutro aposte em um subway tile cinza ou branco, como esse da imagem, aproveite para combiná-lo com peças em preto

Imagem 13 – Linda, linda, linda! Essa cozinha com subway tiles nas cores preto e cinza ganhou uma paginação espinha de peixe deslumbrante.

Linda, linda, linda! Essa cozinha com subway tiles nas cores preto e cinza ganhou uma paginação espinha de peixe deslumbrante

Imagem 14 – E que tal dar uma reforçada no visual dos subway tiles usando iluminação indireta?.

E que tal dar uma reforçada no visual dos subway tiles usando iluminação indireta?

Imagem 15 – Banheiro simples com subway tiles; eles combinam com todo tipo de projeto.

Banheiro simples com subway tiles; eles combinam com todo tipo de projeto

Imagem 16 – Super charmoso e elegante esses subway tiles azul escuro; o tom do revestimento casou muito bem também com o piso e o móvel de madeira.

Super charmoso e elegante esses subway tiles azul escuro; o tom do revestimento casou muito bem também com o piso e o móvel de madeira

Imagem 17 – Uma cozinha moderna com toques retrô, entre eles, o subway tile.

Uma cozinha moderna com toques retrô, entre eles, o subway tile

Imagem 18 – O rejunte preto trouxe modernidade e estilo ao subway tile azul.

O rejunte preto trouxe modernidade e estilo ao subway tile azul

Imagem 19 – O subway tile pode ser combinado também com pedras de mármore ou granito.

O subway tile pode ser combinado também com pedras de mármore ou granito

Imagem 20 – Que tal um Chevron feito com subway tiles?

Que tal um Chevron feito com subway tiles?

Imagem 21 – Que tal um Chevron feito com subway tiles?

Que tal um Chevron feito com subway tiles?

Imagem 22 – O clássico preto e branco marcam presença nesse banheiro com os subway tile e o piso de cerâmica; para quebrar a dualidade, uma banheira azul claro.

O clássico preto e branco marcam presença nesse banheiro com os subway tile e o piso de cerâmica; para quebrar a dualidade, uma banheira azul claro

Imagem 23 – Se preferir, pode apostar em uma combinação com subway tile mais colorida, como a da imagem abaixo.

Se preferir, pode apostar em uma combinação com subway tile mais colorida, como a da imagem abaixo

Imagem 24 – Se preferir, pode apostar em uma combinação com subway tile mais colorida, como a da imagem abaixo.

Se preferir, pode apostar em uma combinação com subway tile mais colorida, como a da imagem abaixo

Imagem 25 – Subway tiles com efeito bisotado nas laterais, repare como o acabamento muda a percepção do revestimento no ambiente, trazendo profundidade e luz para às peças.

Subway tiles com efeito bisotado nas laterais, repare como o acabamento muda a percepção do revestimento no ambiente, trazendo profundidade e luz para às peças

Imagem 26 – Banheiro simples com subway tiles no interior do box; destaque para a paginação criativa feita com o revestimento.

Banheiro simples com subway tiles no interior do box; destaque para a paginação criativa feita com o revestimento

Imagem 27 – Neutros, modernos e minimalistas: os subway tiles não ficam de fora de nenhum estilo de decoração.

Neutros, modernos e minimalistas: os subway tiles não ficam de fora de nenhum estilo de decoração

Imagem 28 – Esse banheiro cheio de estilo próprio optou pelo uso de duas cores de subway tiles e uma paginação que parece estar incompleta.

Esse banheiro cheio de estilo próprio optou pelo uso de duas cores de subway tiles e uma paginação que parece estar incompleta

Imagem 29 – Esse banheiro cheio de estilo próprio optou pelo uso de duas cores de subway tiles e uma paginação que parece estar incompleta.

Esse banheiro cheio de estilo próprio optou pelo uso de duas cores de subway tiles e uma paginação que parece estar incompleta

Imagem 30 – Cozinha branca com subway tile na mesma cor: um casamento perfeito.

Cozinha branca com subway tile na mesma cor: um casamento perfeito

Imagem 31 – O rejunte preto cria um contraste incrível junto ao subway tile branco, especialmente quando o piso também tem detalhes em preto.

O rejunte preto cria um contraste incrível junto ao subway tile branco, especialmente quando o piso também tem detalhes em preto

Imagem 32 – O rejunte preto cria um contraste incrível junto ao subway tile branco, especialmente quando o piso também tem detalhes em preto.

O rejunte preto cria um contraste incrível junto ao subway tile branco, especialmente quando o piso também tem detalhes em preto

Imagem 33 – O rejunte preto cria um contraste incrível junto ao subway tile branco, especialmente quando o piso também tem detalhes em preto.

O rejunte preto cria um contraste incrível junto ao subway tile branco, especialmente quando o piso também tem detalhes em preto

Imagem 34 – E indo na contramão da imagem anterior, um subway tile marrom metalizado.

E indo na contramão da imagem anterior, um subway tile marrom metalizado

Imagem 35 – Mas se preferir menos brilho, aposte em um subway tile fosco.

Mas se preferir menos brilho, aposte em um subway tile fosco

Imagem 36 – O porcelanato simples e neutro se tornou a base perfeita para que o subway tile pudesse reinar.

O porcelanato simples e neutro se tornou a base perfeita para que o subway tile pudesse reinar

Imagem 37 – Já aqui, o banheiro branco se tornou o pano de fundo ideal para o subway tile amarelo.

Já aqui, o banheiro branco se tornou o pano de fundo ideal para o subway tile amarelo

Imagem 38 – Para um banheiro com ares escandinavo aposte em um subway tile branco combinado à peças de madeira e piso preto.

Para um banheiro com ares escandinavo aposte em um subway tile branco combinado à peças de madeira e piso preto

Imagem 39 – Cozinha moderna e industrial combina com o quê? Subway tile!

Cozinha moderna e industrial combina com o quê? Subway tile!

Imagem 40 – Cozinha moderna e industrial combina com o quê? Subway tile!

Cozinha moderna e industrial combina com o quê? Subway tile!

Imagem 41 – Garanta um novo ânimo ao seu banheiro apostando em um subway tile colorido.

Garanta um novo ânimo ao seu banheiro apostando em um subway tile colorido

Imagem 42 – Na vertical, os subway tiles ficam bem diferentes da proposta original, mas ainda assim vale tentar; destaque também para o rejunte amarelo.

Na vertical, os subway tiles ficam bem diferentes da proposta original, mas ainda assim vale tentar; destaque também para o rejunte amarelo

Imagem 43 – Pastilhas e subway tiles: essa combinação dá certo para você?

Pastilhas e subway tiles: essa combinação dá certo para você?

Imagem 44 – O subway tile azul claro colore toda essa cozinha.

O subway tile azul claro colore toda essa cozinha

Imagem 45 – Um arraso esse subway tile dourado na cozinha branca!

Um arraso esse subway tile dourado na cozinha branca!

Imagem 46 – O tom cinza do subway tile casou perfeitamente com os móveis em madeira da cozinha.

O tom cinza do subway tile casou perfeitamente com os móveis em madeira da cozinha

Imagem 47 – Banheiro azul e branco é um clássico e pode ficar ainda melhor com os subway tiles.

Banheiro azul e branco é um clássico e pode ficar ainda melhor com os subway tiles

Imagem 48 – Toda a elegância do subway tile azul escuro combinado aos detalhes em dourado.

Toda a elegância do subway tile azul escuro combinado aos detalhes em dourado

Imagem 49 – E que tal uma versão rosa avermelhada de subway tiles? Sem dúvida, o banheiro ficou mais divertido e animado.

E que tal uma versão rosa avermelhada de subway tiles? Sem dúvida, o banheiro ficou mais divertido e animado

Imagem 50 – Mas tudo bem também se você preferir manter a linha do clássico e tradicional, como esse banheiro aqui, revestido com subway tile branco.

Mas tudo bem também se você preferir manter a linha do clássico e tradicional, como esse banheiro aqui, revestido com subway tile branco

Imagem 51 – A paginação do subway tile faz toda a diferença no resultado final do revestimento.

A paginação do subway tile faz toda a diferença no resultado final do revestimento

Imagem 52 – Azul, dourado e branco, gostou?

Azul, dourado e branco, gostou?

Imagem 53 – Já aqui, o subway tile se intercala nos padrões de branco e preto.

Já aqui, o subway tile se intercala nos padrões de branco e preto

Imagem 54 – Se você sonha com uma cozinha retrô não deixe de usar subway tiles na parede.

Se você sonha com uma cozinha retrô não deixe de usar subway tiles na parede

Imagem 55 – Para diferenciar, o nicho ganhou subway tile de cor azul.

Para diferenciar, o nicho ganhou subway tile de cor azul

Imagem 56 – Na horizontal, o subway tile confere um visual totalmente diferente ao ambiente.

Na horizontal, o subway tile confere um visual totalmente diferente ao ambiente

Imagem 57 – Na horizontal, o subway tile confere um visual totalmente diferente ao ambiente.

Na horizontal, o subway tile confere um visual totalmente diferente ao ambiente

Imagem 58 – Para alguns, a paginação vertical descaracteriza o subway tile, e para você?

Para alguns, a paginação vertical descaracteriza o subway tile, e para você?

Imagem 59 – Subway tile branco na parede e preto para o balcão.

Subway tile branco na parede e preto para o balcão

Imagem 60 – A cozinha de marcenaria clássica preferiu apostar na neutralidade moderna do subway tile cinza.

A cozinha de marcenaria clássica preferiu apostar na neutralidade moderna do subway tile cinza

Imagem 61 – A cozinha de marcenaria clássica preferiu apostar na neutralidade moderna do subway tile cinza.

A cozinha de marcenaria clássica preferiu apostar na neutralidade moderna do subway tile cinza

Imagem 62 – Quer arriscar algo a mais? Subway tile roxo então!

Quer arriscar algo a mais? Subway tile roxo então!

Imagem 63 – Calmaria e tranquilidade nessa cozinha branca revestida com subway tile azul.

Calmaria e tranquilidade nessa cozinha branca revestida com subway tile azul