Coisas para eliminar do guarda-roupa: 7 dicas essenciais para a sua arrumação

Por - Atualizado em: Tags:

A sensação de abrir o guarda-roupa e não saber nem por onde começar a se vestir, porque está tudo tão bagunçado e confuso lá dentro, que você nem sabe o que tem é muito mais comum do que parece. Às vezes, é difícil saber por onde começar uma arrumação e foi pensando nisso que preparamos este artigo sobre coisas para eliminar do guarda-roupa.

A bagunça do guarda-roupa faz com que você perca muito tempo na hora de escolher os looks do dia e, também, causa stress e frustração misturado àquele sentimento de não ter nada para vestir, mesmo com um armário lotado de peças.

Muitas vezes, as pilhas de roupas, sapatos e acessórios que acumulamos com o tempo nos deixam completamente perdida, principalmente se não criamos o hábito de arrumar o guarda-roupa de tempos em tempos.

A boa notícia é que com um pouco de disposição e seguindo algumas dicas, é possível mudar tudo isso! Com uma limpeza e um método de organização prático, você terá tudo à mão e saberá exatamente o que tem dentro do seu guarda-roupa.

Neste post, você irá aprender a colocar a vida e o armário em ordem! Siga a leitura e confira as principais coisas para eliminar do guarda-roupa, mãos à obra!

Coisas para eliminar do guarda-roupa: 7 dicas essenciais para a sua arrumação

O primeiro passo para ter um guarda-roupa mais arrumado e funcional é estar com disposição para fazer a limpa! Separe um tempo na sua rotina especialmente para se dedicar à faxina dos seus armários e siga as dicas que apresentamos abaixo.

1. Esvazie todo o guarda-roupas

Sim! A primeira coisa que você irá fazer para começar a sua arrumação será tirar todas as roupas de dentro do armário. Assim, você conseguirá analisar peça por peça e identificar as coisas para eliminar do guarda-roupa.

Portanto, coragem! Esvazie o seu armário e coloque todas as roupas em cima da cama, separe os sapatos no chão e tire, também, qualquer outro acessório que você guarda dentro do guarda-roupas. A visualização de tudo o que você possui é muito importante para eliminar o que não serve mais e, assim, organizar de forma prática o que restou.

2. Separe o que não serve mais

O próximo passo é separar todas as roupas, sapatos e acessórios que não servem mais. Mesmo que seja doloroso admitir que aquela roupa que você ama, já não fica bem em você, chegou a hora de eliminar do guarda-roupas aquilo que você não usa!

A calça jeans que não entra mais; o vestido que fica muito apertado; a blusa que deixa a barriga à mostra e você não gosta; aquele short desconfortável demais para ser usado; a saia muito curta; roupas largas demais ou que não caem bem… Elimine todas essas peças!

Separe em uma pilha para doação as que estão em boas condições e pense nisso como uma oportunidade de ajudar quem precisa. O desapego é muito importante nesse momento, tente focar no seu objetivo: um guarda-roupa mais prático e organizado, com espaço para roupas novas caso seja necessário.

3. Selecione aquilo que você não usa há 6 meses

Seguindo um pouco da lógica do passo anterior, agora você irá separar todas aquelas roupas e acessórios, incluindo os sapatos, que você não usa há, pelo menos, 6 meses. Muito provavelmente, se você não usou nada disso nos últimos meses, você não irá usar nos próximos.

Muitas das roupas e acessórios que você não utilizou, você nem lembra da existência, certo? Então, desapegue! Eles com certeza não farão falta no seu dia a dia. Aproveite para retirar do armário, também, aquelas roupas e sapatos comprados por impulso. Coisas que você tem certeza de que não irá usar nunca.

Não fique com dó de doar ou vender essas roupas para algum brechó, a sua arrumação irá valer à pena!

4. Elimine os itens velhos e danificados

Todo mundo tem, dentro do guarda-roupas, aquelas peças de roupa amareladas, rasgadas ou desgastadas demais. Meias furadas; colares quebrados; blusas com botões faltando; sapatos gastos e velhos, tudo isso você irá eliminar sem dó de dentro do seu armário.

Esses itens podem ter algum valor sentimental para você, mas, convenhamos, eles só estão ali para ocupar espaço. Livre-se das meias sem par, dos sutiãs sem alça e de todos os itens que já não têm mais sentido.

Separe aquilo que você acredita que tem conserto, mas não guarde de volta no guarda-roupas! Leve a uma costureira, sapateiro, ou arrume você mesma antes de guardar. Já o que está em condições ruins demais para salvação, descarte!

5. Desapegue de roupas, sapatos e acessórios que não combinam mais com você

Separe tudo aquilo que, por algum motivo, não combina mais com o seu estilo pessoal. É normal que, com o tempo, o nosso estilo de vestir mude e que algumas peças já não façam mais parte de nossa estética. Portanto, não faz sentido guardar aquilo que não combina mais com nada que você usa em seu dia a dia.

Tire do guarda-roupas aqueles itens que já saíram de moda e você não gosta mais, acessórios sem utilidade, todas essas são coisas para eliminar do guarda-roupa de uma vez por todas!

6. Separe o que é desconfortável

Já falamos um pouco sobre eliminar aquilo que não serve mais, ou que você não usa há 6 meses, certo? Mas, é importante que você elimine do seu armário, também, aqueles acessórios, sapatos e peças de roupa que não são confortáveis para você.

Talvez, você até use algumas dessas coisas, mas sempre se arrepende depois. Pense, então, qual o sentido de manter o item em seu armário se ele é desconfortável? Alguns deles, até evitamos de usar porque machucam os pés, pinicam, são péssimos para serem usados por muitas horas…

Para que mantê-los guardados, então? É possível encontrar itens mais confortáveis e que tenham as mesmas funções! Desapegue e elimine tudo o que não traz conforto.

7. Se desfaça dos itens muito parecidos

Se você tem, no seu guarda-roupas, duas camisas muito semelhantes, dois vestidos quase idênticos, calças parecidíssimas, livre-se de uma delas!

Roupas e acessórios duplicados só ocupam espaço e não te dão mais opções do que vestir. Portanto, não mantenha itens muito parecidos dentro do seu armário, prefira guardar espaço para o que é diferente e original.

Capriche na arrumação e mantenha tudo organizado!

Após separar todas as coisas para eliminar do guarda-roupa, chegou a hora de organizar o que você, de fato, precisa guardar. Faça uma boa limpeza no interior do armário, tire o pó dos cabides e gavetas antes de guardar as roupas e acessórios de volta.

A dica de ouro, depois de tudo arrumado, é manter a organização e ser seletiva na hora de comprar e guardar coisas no armário. Evite acumulação!

Viu como não foi complicado organizar o guarda-roupas? Deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões de coisas para eliminar do guarda-roupa.