Como aquecer a casa: veja 15 dicas, truques e cuidados para seguir

Por -

Moramos sim num país tropical, mas isso não impede que as baixas temperaturas cheguem! E, na maioria das vezes, é só quando o inverno dá as caras que a gente se lembra que precisa encontrar meios de manter a casa aquecida.

Isso porque as casas brasileiras geralmente não são projetadas para suportar o frio, ao contrário, a grande maioria se prepara para os dias quentes e ensolarados com grandes vãos, portas e janelas.

Mas tem jeito sim de se manter aquecido dentro de casa, sabia? E você nem precisa recorrer a grandes mudanças estruturais.

Quer saber como? Então se enrola aí nos cobertores e continua acompanhando esse post com a gente.

Como manter a casa aquecida: dicas e truques

Confira abaixo as melhores dicas de como aquecer a casa, mesmo sem lareira ou sistema de calefação.

1. Observe as entradas de ar

A primeira e mais importante atitude que você pode ter para uma casa quentinha no inverno é observar todas as entradas de ar.

Verifique por onde as correntes entram e saem. Uma boa maneira de fazer isso é observando as cortinas. Se as suas janelas não estão bem vedadas, muito provavelmente o tecido da cortina ficará “dançando” dentro do quarto ou da sala, mesmo que tudo esteja fechado.

As portas também permitem a entrada e saída de ar, especialmente por aquela frestinha rente ao chão.

O grande problema dessas correntes de ar é que elas levam o ar quente para fora e consequentemente acabam trazendo o ar para dentro, deixando sua casa gelada.

A solução para esse problema está no próximo tópico.

2. Isole tudo o que puder

Depois de avaliar todas as entradas e saídas de ar você deve providenciar o isolamento dessas frestas.

A maneira mais prática, rápida e barata de fazer isso é usando fita isolante. Passe a fita por toda a fresta da janela para impedir que o ar de fora entre.

Já para as portas, uma boa dica é usar aqueles pesos de areia em formato de “cobrinha”.

3. Cortinas são sempre bem vindas

As cortinas possuem um papel fundamental no aquecimento da casa. Isso porque elas ajudam a bloquear a entrada de ar frio.

Mas para isso a dica é optar por tecidos grossos, como as cortinas do tipo “blackout”.

Os tecidos mais leves como vòil, por exemplo, não conseguem fazer essa barreira contra o frio.

4. Hora certa de abrir e fechar a casa

Outra dica importante para manter a casa aquecida é saber o momento certo de abrir e fechar portas e janelas.

Durante o dia, procure abrir as janelas e portas para que o ar circule e o sol possa entrar. Cerca de dez minutos é o suficiente. Mais do que isso, a casa começa a perder calor e ficar fria.

As portas devem ser fechadas antes do entardecer, quando as temperaturas começam a baixar ainda mais.

5. Sem impedimentos

Dê uma volta pelo seu quintal e observe se existem obstáculos que impeçam a entrada de luz e calor do sol para dentro da sua casa.

Pode ser uma árvore, um móvel, qualquer coisa que esteja na frente bloqueando a luz solar.

No caso de uma árvore, faça a poda e se for algum objeto, remova-o do local.

6. Pisos e revestimentos

Os pisos e os revestimentos são o principal fator de conforto térmico dentro de casa.

Os pisos de cerâmica, pedra e cimento, por exemplo, costumam deixar os espaços mais frios.

Já os pisos laminados, vinilicos e de madeira são as melhores opções quando o assunto é aquecer a casa.

Se você mora em um local onde as temperaturas caem com frequência no inverno, o mais recomendado é optar pela troca de piso.

Mas caso não possa (ou não queira) fazer essa substituição, então anote a dica do próximo tópico.

7. Tapetes, por favor!

Uma ótima solução para aliviar a sensação térmica dos pisos frios são os tapetes. E quando mais felpudo e peludinho, melhor.

Assim que o inverno chegar, espalhe-os pela casa. Vale colocar tapetes ao redor da cama, na sala, no home office e até nos corredores.

8. Cores certas

Não é novidade para ninguém que as cores influenciam na sensação de frio e calor. E porque não usar essa característica das cores para ajudar no aquecimento da casa?

As cores claras, especialmente o branco, absorvem mas, ao mesmo tempo, dispersam o calor pelo ambiente.

Já as cores escuras, como o preto, o cinza e os tons escuros de azul e verde absorvem e retêm o calor, não permitindo que ele se dissipe.

Por isso, uma boa ideia é apostar no uso de cortinas, mantas, cobertores e tapetes nessas tonalidades.

9. Fogo

E nada melhor do que o fogo para manter a casa aquecida. Você pode usar velas, lanternas e lamparinas para ajudar no aquecimento, sem contar que esses apetrechos ainda contribuem para deixar a casa mais aconchegante e acolhedora.

Mas, acima de tudo, preserve a sua segurança e da sua família. Sempre apague o fogo antes de dormir ou de sair do cômodo e nunca acenda velas perto de materiais inflamáveis.

10. Tecidos

Aposte no uso de tecidos quentes e aconchegantes para manter a casa aquecida. Algumas boas opções são o veludo, a pelúcia e a camurça.

Você pode trazer esses tecidos para dentro de casa usando-os nas capas de almofadas, mantas e até nas suas roupas.

11. Cozinhe

Por essa você não esperava! A dica aqui é ir para cozinha, acender o forno e preparar algo bem saboroso.

Isso porque todas as vezes que você acende o forno automaticamente contribui com o aquecimento da casa.

Ou seja, você resolve duas coisas numa tacada só.

Outra dica é evitar preparações no vapor, uma vez que elas trazem umidade para dentro de casa.

12. Torneiras e aquecedores

Outro grande problema do inverno é a temperatura da água. Fica praticamente impossível lavar louça e cozinhar com a água congelando embaixo da torneira.

Mas você pode resolver esse problema com a instalação de um aquecedor ou torneira elétrica.

Vai encarecer um pouco sua conta de energia, mas vale a pena pelo conforto.

13. Aqueça a cama

Para muita gente o maior incômodo do frio é na hora de dormir. A cama gelada é um martírio e até ela aquecer você já perdeu o sono.

Mas existe um jeito fácil (na verdade três) de resolver esse problema. O primeiro deles é com a ajuda de um secador de cabelo.

Ligue o secador e direcione o jato de ar quente para o lençol e as cobertas, de modo que elas se aqueçam. Feito isso, desligue o aparelho e corra para cama antes que ela esfrie. Apenas tome cuidado para não deixar o secador ligado embaixo das cobertas, ele pode entrar em curto circuito e provocar um incêndio.

A segunda maneira de aquecer a cama é forrando uma manta por cima do lençol. A ideia é fazer um sanduiche. Dessa forma, ao se deitar, a cama aquece mais rapidamente.

A terceira e última maneira de manter a cama aquecida é usando uma bolsa térmica. Coloque água quente dentro dela e leve a bolsa para debaixo das cobertas.

E uma dica bônus: coloque sua cabeça embaixo das cobertas por alguns minutos. A sua respiração ajuda a aquecer a cama mais rapidamente.

14. Mude de cômodo

Seu quarto é muito grande? Então uma boa alternativa é transferir o quarto provisoriamente para um cômodo menor da casa.

Isso porque quanto maior o ambiente, mais difícil é aquecê-lo. Já espaços menores aquecem mais facilmente.

15. Invista em um aquecedor

Por fim, se o frio bater forte, então compre um aquecedor. Essa é a melhor alternativa para aquecer a casa sem precisar construir uma lareira ou instalar um aparelho de ar condicionado, já que essas opções exigem alterações físicas no imóvel e que nem sempre são possíveis, especialmente em apartamentos ou para quem mora de aluguel.

Hoje em dia existe uma variedade enorme de modelos de aquecedores. Uma boa opção são os modelos elétricos e portáteis que podem ser levados de um cômodo para outro da casa.

Mas antes de comprar o seu, verifique a capacidade de aquecimento do aparelho por metro quadrado.

Além dos aquecedores elétricos, existem também os aquecedores a óleo que possuem uma capacidade energética maior. Avalie suas necessidades e faça a escolha mais adequada para sua casa.

Lembrando que é sempre importante manter aquecedores longe de animais domésticos e crianças, uma vez que eles podem causar queimaduras ao toque.

Cuidados na hora de aquecer a casa

Na tentativa de deixar o lar mais quente, alguns acidentes podem acabar acontecendo. Por isso é importante se atentar para as dicas abaixo:

  • Cuidado ao manusear fogo dentro de casa. Mantenha velas lanternas e lamparinas distantes de materiais inflamáveis e sempre apague o fogo antes de dormir, sair de casa ou deixar o cômodo.
  • Preste atenção na voltagem dos equipamentos utilizados para aquecer a casa, como lareiras elétricas e aquecedores. Respeite as instruções do fabricante.
  • Não acenda fogueira ou churrasqueiras dentro de casa para se aquecer. A fumaça pode causar intoxicação.

Depois de todas essas dicas você pode curtir o inverno e tudo o que ele tem de bom para oferecer.