Tipos de ar condicionado: conheça os principais e escolha o ideal para sua casa

Por -

No Brasil há regiões tão quentes que o ar-condicionado nem chega a ser artigo de luxo, mas de sobrevivência. Em ambientes fechados onde há um grande fluxo de pessoas, então, chega a ser fundamental.

Todos nós já desejamos adquirir um ar-condicionado quando chega o calor. Mas será que você conhece os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado e quais são as suas características e particularidades na instalação? Como escolher o ar-condicionado adequado sem destruir a estética do ambiente e sua conta bancária?

Veja a seguir quais são os tipos de ar-condicionado disponíveis, suas vantagens e desvantagens.

Quais são os tipos de ar-condicionado?

Estes são os tipos mais comuns no mercado:

  1. Ar-condicionado portátil
  2. Ar-condicionado de janela
  3. Ar-condicionado split
  4. Split inverter
  5. Split hi-wall
  6. Multisplit
  7. Split piso-teto
  8. Split cassete
  9. Split quatro lados
  10. Split canto teto
  11. Window split

A seguir, conheceremos melhor cada um desses tipos de ar-condicionado. Com certeza um deles é mais adequado para trazer frescor ao seu ambiente.

1. Ar-condicionado portátil

Ar condicionado portátil

Vamos começar pelo tipo de ar-condicionado mais prático. Muitas vezes pode acontecer de você não poder instalar um ar-condicionado no seu cômodo. Nesse caso, o modelo portátil oferece uma grande vantagem, pela mobilidade e, também, porque os preços são mais acessíveis.

Embora você tenha liberdade de posicioná-lo onde preferir, ele funciona melhor em ambientes menores e é importante que o ar-condicionado portátil fique próximo à janela para expulsar o ar quente do local.

Uma desvantagem é que as pessoas consideram esse tipo de ar-condicionado muito barulhento e com menor capacidade de refrigeração, quando comparado aos outros.

2. Ar-condicionado de janela

Este é um dos tipos de ar-condicionado usado há mais tempo. Como o próprio nome já diz, ele é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou em um furo feito na parede. É indicado para ambientes pequenos e médios e costuma ser mais usado em residências.

No ar-condicionado de janela, o sistema de escape de ar fica voltado para o lado de fora do ambiente e o sistema de retorno de ar fresco fica para dentro.

Suas principais vantagens são que, devido à baixa potência, esse ar-condicionado é mais barato e consome menos energia. Como se trata de um modelo com tecnologia mais antiga, a desvantagem é que ele é mais barulhento.

3. Ar-Condicionado Split

Para quem procura um ar-condicionado mais moderno e com bom custo-benefício, os modelos split são uma boa opção. Trata-se de uma evolução do ar-condicionado de janela.

O aparelho é basicamente dividido em duas partes: a evaporadora e o motor. A primeira fica dentro do ambiente, projetando o ar refrigerado, e a segunda fica na parte externa do imóvel. Por isso, esse tipo de ar-condicionado tem a vantagem de ser mais silencioso, mais potente e apresentar design mais moderno e discreto.

Entre os tipos de ar-condicionado adequados ao ambiente comercial, o modelo split é a melhor opção. O ar-condicionado split é indicado também para projetos residenciais ou comerciais que prezam pelo conforto acústico e que querem manter a estética do ambiente.

Lembre-se: Em alguns prédios mais antigos, a instalação de tipos de ar-condicionado split não é permitida, ou necessita de algumas orientações de instalação. Por isso, sempre consulte o regulamento do condomínio antes de instalar o aparelho.

4. Split Inverter

Split Inverter

O inverter é uma tecnologia presente em vários tipos de ar-condicionado. Nos aparelhos split convencionais, depois que o ar-condicionado é acionado, o compressor liga e desliga para manter a melhor climatização de acordo com a temperatura do ambiente. Essas variações na temperatura acabam gerando picos de energia e, consequentemente, mais custos na conta de luz no final do mês.

Já em tipos de ar-condicionado split inverter, o fluxo é mantido ligado, liga-se e desliga-se o compressor completamente, apenas variando de acordo com a necessidade de refrigeração. Por isso, esses tipos de ar-condicionado split inverter são ainda mais silenciosos e geram economia de energia.

5. Split Hi-Wall

Na categoria split está o Split Hi-Wall. Trata-se de um dos tipos de ar-condicionado mais usados. Suas vantagens são que o design fino e o baixo ruído garantem beleza e conforto térmico. A instalação na parede é feita de forma prática e sua manutenção é simples.

A desvantagem desse modelo em relação ao ar-condicionado de janela é que seu custo é maior. Além disso, o Split Hi-Wall não é indicado para espaços muito amplos e com grande fluxo de pessoas.

6. Multisplit

Multisplit

Esse tipo de ar-condicionado é semelhante aos outros modelos split, exceto pelo fato de que é possível ter até 8 evaporadoras com apenas uma condensadora. Isto é, é possível climatizar até 8 ambientes com uma única saída externa do ar.

O compressor do ar-condicionado multisplit também apresenta a tecnologia inverter –que regula a potência e o consumo energético de acordo com a quantidade de unidades internas em funcionamento – e pode ser usado em ambiente comercial ou residencial.

A principal vantagem deste tipo de ar-condicionado é a economia de energia. Além disso, ele é ideal em projetos sem espaço para a instalação de uma condensadora para cada aparelho.

A desvantagem é que a performance dos aparelhos pode ser reduzida. Além disso, o custo do aparelho costuma ser maior.

7. Split Piso-Teto

Split piso teto

O Split Piso-Teto é semelhante ao modelo Split Hi-Wall. A diferença é que, como o próprio nome diz, ele é instalado no piso ou no teto, e não na parede.

A vantagem desse tipo de ar-condicionado é que ele é ideal para projetos comerciais e residenciais com espaços amplos e grande fluxo de pessoas, como lojas e restaurantes, por exemplo.

A desvantagens é que esse é um dos tipos de ar-condicionado que mais consomem energia quando usados em ambientes compactos. Além disso, ele demanda mais espaço no teto ou no piso.

8. Split Cassete

Split Cassete

Para quem procura um ar-condicionado que não comprometa em nada a decoração do ambiente, o Split Cassete é a opção mais indicada. Esse tipo de ar-condicionado split é embutido no teto e disfarçado pelo forro ou gesso.

Ele conta com uma bomba de dreno em seu interior e, por isso, não precisa escoar a água produzida durante o funcionamento.

As vantagens do Split Cassete são que ele tem até quatro saídas de ar. Além de liberar espaço na parede, ele tem um alto desempenho e baixo ruído. É ideal para lojas, supermercados, escritórios ou projetos que pretendem manter a parede livre para decoração.

A desvantagem é que esse é um dos tipos de ar-condicionado que tem custo maior. Outra desvantagem é que ele só pode ser usado em projetos que preveem o rebaixamento do forro para instalação.

9.  Split Quatro Lados

O Split Quatro Lados também tem quatro saídas de ar e pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto do teto. A diferença é que ele não precisa de rebaixamento de forro para instalação.

Este tipo de ar-condicionado é indicado para locais de médio porte e distribui ar por todo o ambiente. Sua principal vantagem é a versatilidade. A desvantagem é que esse modelo ainda é difícil de ser encontrado no mercado e seu custo de compra e instalação costuma ser maior.

10.  Split Canto Teto

O Split Canto Teto é bem semelhante aos modelos piso-teto e cassete, exceto pelo fato de que a evaporadora (sua unidade interna) é instalada no encontro de duas paredes.

Essa característica traz um design diferenciado para o aparelho. Pode ser uma solução para aproveitar melhor as áreas de médio porte, como residências e escritórios.

A desvantagem é que, por conta da sua limitação de espaço, o uso desse tipo de ar-condicionado acaba ficando restrito em algumas situações.

11.  Window Split

Assim como o Ar Janela, o Window Split é instalado em uma janela padrão ou um buraco na parede, mas a sua tecnologia é mais avançada. Ele é perfeito se você quiser aproveitar o buraco do ar-condicionado antigo e, ao mesmo tempo, quer um aparelho mais potente.

Assim como os outros modelos split, esse tipo de ar-condicionado tem um design elegante e baixo ruído. A desvantagem é que, devido a tecnologia mista, ele costuma ser mais caro do que os aparelhos modelos split e não são tão comuns no mercado.

Gostou dessas dicas sobre os tipos de ar-condicionado?

Esperamos ter “refrescado” a sua ideia com essas informações. Você tem alguma experiência com boas escolhas de ar-condicionado? Comente aqui!