Lavar a louça: dicas, ordem certa e como lavar mais rápido

Por -

Quer você goste ou não a louça suja vai se acumular na pia. E a única coisa que resta fazer é espantar a preguiça e lavar tudo.

Mas você sabia que dá para facilitar o processo de lavar louça e torná-lo mais rápido e fácil? Pois é, dá sim!

E nos vamos te contar todos esses macetes milagrosos que farão toda diferença na sua vida. Acompanhe o post com a gente.

Como lavar louça: ordem certa para lavagem

O primeiro passo para tornar o processo de lavar louça menos chato e cansativo é organizando e separando a louça. Confira o passo a passo completo:

Passo 1: Separe a louça

Ao recolher os pratos e talheres forme quatro grupos sobre a bancada da pia: o primeiro grupo é o de copos e taças, o segundo grupo é o dos talheres, o terceiro grupo é dos pratos e o quarto e último grupo é o de panelas, travessas e vasilhas.

Passo 2: Elimine o excesso de sujeira

Separou tudo? Agora comece a remover o excesso de sujeira das louças, começando pelos pratos. Recolha em um cestinho as sobras de comida, se precisar conte com a ajuda de um papel toalha para isso.

O importante é que os restos de comida não sejam depositados na cuba da pia, isso pode causar entupimentos na rede de esgoto, além de causar mau cheiro e contribuir com a proliferação de germes e bactérias.

Passo 3: Comece pelo mais fácil primeiro

Comece a lavagem da louça pelos copos e taças. A explicação é simples: essas louças, geralmente, estão livres de gordura e são mais fáceis de lavar.

Fora isso, enquanto você lava essas louças a água do enxague molha e ajuda a amolecer a sujeira das louças que serão lavadas em seguida, no caso os talheres e pratos.

Passo 4: Hora dos talheres e dos pratos

Depois de lavar os copos e taças, comece a lavagem dos talheres e dos pratos. Mas é importante que eles já tenham ficado “de molho” dentro da pia enquanto você estava lavando os copos, lembra do passo anterior?

Por isso, lembre-se de colocar os talheres e os pratos dentro da cuba da pia antes de iniciar a lavagem dos copos.

Passo 5: Panelas e louças mais difíceis

Por último devem ser lavadas as panelas, formas, vasilhas e tigelas utilizadas no preparo e na hora de servir as refeições.

Essas louças costumam estar mais sujas e engorduradas e, por isso, acabam exigindo uma atenção maior.

A dica aqui é ir colocando as vasilhas e panelas dentro da cuba da pia na medida em que você vai enxaguando os pratos e talheres (lembra do passo anterior, né?). Essa atitude simples ajuda a amolecer e remover o excesso de sujeira.

Mas e no caso daquelas panelas super sujas e cheias de gordura? Aqui, a sua melhor amiga é a água quente. Pode ser da própria torneira (se você tiver um aquecedor) ou do fogão.

Para isso, coloque um pouco de água (bem pouco mesmo, o suficiente para cobrir o fundo) e algumas gotas de detergente na panela que deseja lavar e leve ao fogo. A quentura e o sabão vão ajudar na remoção da gordura.

Vale lembrar que não é legal você jogar resto de óleo diretamente na pia. O óleo pode entupir o encanamento, além de contaminar e poluir o meio ambiente ao ser despejado no esgoto.

Para evitar esse problema tenha sempre em mãos uma garrafa pet ou outro recipiente para armazenar o resto de óleo utilizado na cozinha. Quando o recipiente estiver cheio leve-o para algum centro de coleta de óleo usado.

Hoje em dia até escolas e igrejas recolhem óleo, então não tem desculpa.

Passo 6: secar ou não secar a louça?

Essa dúvida gera polêmica. Tem quem seja adepto do pano de louça e seca tudo assim que finaliza a lavagem. Outras pessoas, no entanto, preferem deixar a louça secando naturalmente sobre um escorredor ou um tapetinho absorvente.

Não existe um certo e errado aqui, essa decisão vai de cada um. Quer poupar tempo e esforço? Deixe a louça secando sozinha, depois é so guardar.

Quer deixar a cozinha organizada e impecável? Seque e guarde tudo.

Caso decida secar a louça, tome cuidado apenas com copos e taças, já que o pano acaba deixando fiapos no vidro. O ideal é usar um papel toalha para fazer a secagem desse tipo de louça.

Passo 7: Limpe a pia e o fogão

Acabou de lavar as panelas? Ufa! A missão da louça já acabou, agora começa a outra parte: limpeza da bancada e do fogão.

Pois é, não tem como fugir dessa tarefa. Comece limpando o fogão. O modo de limpeza do aparelho vai depender do quão sujo ele está.

No dia a dia, em geral, uma passada de pano com detergente já é suficiente. Mas caso tenha feito frituras ou outros preparos que tenham deixado o fogão irreconhecível, então será necessário lavar chapinhas e botões.

Quando concluir a limpeza do fogão comece a limpar a bancada da pia. O ideal é ter uma esponja só para limpara o fogão e a bancada, ok?

Lave, enxague e seque.

Pronto! Sua pia está limpa e higienizada.

Como lavar louça rápido

Você viu como lavar a louça de modo simples e prático, mas será que dá para agilizar esse processo?

A resposta é sim!

E sabe a melhor forma de fazer isso? Limpando e organizando a pia enquanto prepara a refeição. Acredite, isso fará você economizar um bom tempo na hora de lavar a louça.

Por isso, habitue-se a guardar o que não está utilizando, como ingredientes que estão sobre a bancada e eletrodomésticos que não serão mais necessários.

Aproveite e também jogue no lixo (reciclável, orgânico ou na composteira) as cascas de legumes, as embalagens ou sobras de ingredientes.

Sujou alguma louça enquanto prepara a comida? Então já dê um jeito de lavá-la.

Ao final, você vai ter apenas os pratos, copos e talheres para lavar.

Anota mais uma dica legal para lavar louça rápido: ensaboe tudo primeiro (respeitando cada grupo de louça) e depois enxague.

Quer mais uma dica? Não exagere na quantidade de detergente. Isso você vai fazer você perder mais tempo no enxague para remover todo o sabão. 

Como lavar louça no frio

E se lavar louça já é uma tarefa chatinha, nos dias frios é ainda pior. A água gelada que sai da torneira é uma verdadeira tortura.

Mas como conciliar a necessidade de lavar louça sem ter que ficar com as mãos congeladas?

A solução mais prática é instalar um aquecedor. Mas isso vai representar um gasto extra na sua conta de energia elétrica.

Se você quer fugir de despesas extras, então uma boa saída é usar luvas enquanto lava a louça. Isso fará com que suas mãos não sintam o frio.

Por outro lado, a água fria torna a lavagem da louça um pouco mais difícil, já que a gordura sai com mais facilidade na água quente.

Mas você pode resolver esse embate esquentando uma chaleira de água e despejando-a sobre as louças mais sujas.

Dá para ficar sem lavar louça?

Essa talvez seja a pergunta mais importante para você. E a resposta é sim, dá para ficar sem lavar louça.

Mas não se iluda achando que a louça vai se lavar magicamente e sozinha. A única solução nesse caso é investir em uma máquina de lavar louça.

Só que mesmo assim você ainda terá que cumprir algumas tarefas, como remover o excesso de sujeira da louça antes de colocá-la na máquina.

Existem centenas de modelos diferentes de lava louças no mercado. Você deve escolher aquela que atende as suas necessidades. Mas só para ter uma ideia, o preço médio de um aparelho desses começa na casa dos R$ 1500.

Antes de comprar a lava louça também é importante analisar o espaço que você tem disponível na cozinha, uma vez que esses aparelhos costumam ter um tamanho considerável e podem acabar entulhando a sua cozinha.

Como economizar água para lavar louça

Independente de como você vai lavar a louça (na máquina, na mão, na água fria ou na água quente) uma coisa é certa: o consumo de água é necessário.

Portanto, vale a pena conferir algumas dicas para saber como economizar água na hora de lavar louça:.

  • Feche a torneira! Essa dica parece óbvia, mas tem muita gente ainda que lava louça com a torneira aberta.
  • Também não precisa deixar aquele fiozinho de água, muito menos aquela pingadeira. Quando falamos em fechar a torneira é para fechar mesmo. Sem dó.
  • Para economizar água você também pode ensaboar toda louça primeiro antes de enxaguar.
  • Aproveite essa água do enxague para deixar as outras louças de molho.
  • Sabe aquela dica de remover o resto de comida dos pratos e demais louças? Além de facilitar o processo ainda te ajuda a economizar água.
  • E por falar em sabão, use apenas a quantidade necessária para cada louça. Os copos, por exemplo, podem ser lavados com uma quantidade mínima de detergente, enquanto as panelas devem receber a dosagem de sabão de acordo com seu grau de gordura e sujeira. Lembrando que quanto menos detergente tiver na louça, mais rápido será o enxague e menor o consumo de água.

E, então, bora agora lavar uma loucinha?