Como clarear pano de prato: dicas essenciais e passo a passo fácil

Por - Atualizado em:

Ele seca a louça, ajuda a pegar panelas quentes, seca frutas e legumes, entre milhares de outras tarefas. Pensou no pano de prato, né? Pois você acertou!

O pano de prato é tudo na cozinha e dificilmente alguém consegue preparar uma refeição sem ele por perto.

E depois de tanto trabalho nada mais justo do que oferecer um banhinho renovador para esse grande amigo.

Só que antes disso você precisa aprender como lavar pano de prato e, principalmente, descobrir como desencardir pano de prato, afinal, ninguém merece ver um pano todo encardido.

A gente te ajuda com várias dicas aqui nesse post, vem ver.

Pano de prato e algumas dúvidas essenciais

Usar pano de prato na cozinha é algo tão corriqueiro e natural que certas questões podem acabar passando despercebidas, mas é importante dar uma atenção a elas para garantir que você e seu pano de prato tenham uma relação duradoura.

Quantos panos de prato é preciso ter?

Isso depende do quanto você utiliza a cozinha. Quanto mais refeições preparar, mais panos terá que ter.

Mas podemos estabelecer como número ideal uma média de quatro a cinco panos de prato para quem não cozinha com frequência e entre oito e dez panos de prato para quem cozinha todos os dias.

Isso garante uma boa rotatividade entre os panos e a cozinha fica sempre com panos limpinhos.

E lembrando: o pano que você usa para secar a louça não deve ser o mesmo de limpar a bancada e o fogão, ok? Tenha panos diferentes para cada uma dessas situações. Para facilitar, escolha panos de cores diferentes, assim não tem confusão.

Quando colocar o pano de prato para lavar?

O ideal é colocar o pano de prato para lavar todos os dias ao final do dia. Ou seja, acabou a louça do jantar, coloque o pano de prato de molho e já o substitua por outro limpo.

É importante colocar os panos para lavar todos os dias para evitar o acúmulo de germes e bactérias, além do mau cheiro.

Quando são lavados com frequência, você também evita que as manchas se tornem difíceis de sair, uma vez que elas não estarão tão impregnadas ainda no tecido.

 Como lavar pano de prato

A lavagem dos panos de prato é simples e, no geral, bem rápida, desde que você não deixe os panos sujarem demais.

Veja a seguir como fazer para lavar os panos de prato em casa: 

Na mão

Você pode lavar os panos de prato na mão sem problema nenhum. Para isso, a dica é ensaboar bem os panos com sabão de coco e, em seguida, colocá-los de molho em um balde com água.

Deixe-os lá por algumas horas para facilitar a remoção das manchas. Após esse tempo, esfregue-os mais um pouco, enxague e coloque para secar.

Na máquina

Você também pode usar a máquina de lavar para os seus panos de prato. Nesse caso, comece ensaboando os panos com sabão de coco e deixe-os de molho por algumas horas, como no passo anterior.

Em seguida, ajuste a máquina para o nível baixo de água. Coloque os panos e deixe a máquina finalizar o trabalho. Ao final, basta estender no varal e pronto.

Como desencardir pano de prato

Existem algumas receitinhas caseiras que ajudam a desencardir os panos de prato, deixando-os branquinhos de novo. Confira:

Água quente e limão

A ideia aqui é bem simples e costuma funcionar bem. Primeiro coloque água para ferver em uma panela junto com algumas rodelas de limão. Em seguida, mergulhe o pano de prato e deixe-o ferver.

Sal e bicarbonato

A dica aqui é parecida com a anterior, só que ao invés de usar limão você vai precisar de sal e bicarbonato de sódio. Comece então colocando água para ferver em uma panela junto com uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de chá de sal.

Mergulhe o pano nessa mistura e deixe ferver. Essa dica é válida também para casos de mancha de mofo e bolor no pano de prato.

Água sanitária

A água sanitária é outro ótimo recurso para desencardir pano de prato. Mas o produto só deve ser usado em panos brancos, sem pintura, estampas ou apliques de qualquer tipo, já que a água sanitária desbota tecidos coloridos.

Coloque água em um balde e em seguida adicione meia xícara de água sanitária. Ensaboe o pano com sabão de coco e mergulhe-o no balde. Deixe-o de molho por algumas horas, em seguida esfregue, enxague e coloque para secar.

Sabão de coco e sol

Essa dica aqui é bem conhecida das pessoas mais velhas. É o tal do deixar “quarar”. Mas para isso é preciso ter sol.

Comece ensaboando o pano com sabão de coco, na sequência coloque-o aberto dentro de uma bacia e o exponha ao sol por algumas horas.

O pano vai clarear e ficar branquinho de novo.

Como tirar manchas de pano de prato

Além do aspecto encardido, o pano de prato também pode sofrer com manchas (de todos os tipos e cores). Por isso é sempre bom contar com um arsenal de dicas para ajudar a sobreviver a todas essas manchas.

Começando pelas manchas de gordura, como molho de tomate, por exemplo. Nesse caso tente primeiro remover a mancha com detergente e água quente. Se o pano for branco vale pingar umas gotinhas de água sanitária para ajudar na limpeza.

Para manchas de vinho, café e suco de uva, o ideal é deixar o pano de molho em uma misturinha de água, sabão de coco e vinagre.

E por falar em vinagre, se por acaso o seu pano de prato estiver com cheiro ruim dê um banho de vinagre nele. Isso mesmo! Coloque-o de molho em um balde com água e meio copo de vinagre, além de ajudar na limpeza, o vinagre também é ótimo para eliminar odores.

Dicas para lavar pano de prato

  • Nunca misture os panos de prato com outras roupas ou com panos de limpeza. Lave-os separadamente para evitar contaminação.
  • Os panos de prato coloridos devem ser lavados separados dos panos brancos para evitar manchas.
  • Além de quarar, o sol também é ótimo para secar os panos de prato, já que ajuda a eliminar fungos, bactérias e ácaros.
  • Quanto antes você lavar os panos de prato, mais fácil fica remover as manchas. Por isso, a dica é colocar o pano de molho sempre que acabar a louça do jantar.
  • Não deixe os panos de prato acumularem na lavanderia, especialmente se estiverem molhados. O mofo pode atacar o tecido e você não vai querer lidar com esse tipo de mancha, acredite.
  • Cuidado com o uso excessivo de água sanitária nos panos de prato. Apesar do produto ajudar na remoção de manchas, ele também pode causar o apodrecimento das fibras do tecido. Use apenas quando necessário e em pouca quantidade.
  • A água oxigenada volume 10 (aquela vendida em farmácias) é perfeita para remover manchas difíceis de panos de prato. Basta pingar umas gotas do produto diretamente sobre a mancha, esfregar um pouquinho e deixar de molho por alguns minutos. Enxague em seguida.

Mesmo tomando todos esses cuidados, cedo ou tarde, o seu pano de prato vai apresentar sinais de que precisa ser trocado, como um rasguinho aqui, um furinho ali, um esgarçado acolá. Nesse momento, aceite o fato, desapegue-se e compre um pano novo.