Vinagre para limpeza: veja onde usar, dicas e as principais vantagens

Por -

Atire a primeira pedra quem nunca usou vinagre para limpar alguma coisa dentro de casa.

Do piso às paredes, do banheiro à cozinha e do tapete às roupas sujas. O vinagre é cheio de utilidades.

E é por isso que o post de hoje é todinho dedicado ao uso do vinagre para limpeza.

Vem ver!

Porque o vinagre funciona como agente de limpeza?

Será que o vinagre realmente tem esse poder de limpeza que a maioria das pessoas acredita que ele tem?

Para entender melhor como o vinagre atua é importante saber que em sua composição existe um ácido chamado ácido acético, o mesmo usado pela indústria para fabricação de diversos tipos de produtos de limpeza.

E é justamente esse ácido que confere ao vinagre funções antibacterianas, desengordurante, desinfetante e desodorizante.

Mas atenção: existe um modo correto de utilizar o vinagre para que ele realmente adquira esse poder de limpeza.

A primeira delas é não misturar o vinagre com outros produtos de limpeza, especialmente o cloro e a água sanitária. Quando combinados, esses ingredientes liberam gases tóxicos prejudiciais à saúde humana.

O segundo ponto a ser observado é a quantidade de vinagre utilizada para a limpeza. Para que o vinagre atue como desinfetante é necessário que ele esteja presente em, no mínimo, 50% da mistura.

Ou seja, para cada parte de água e necessário adicionar uma parte de vinagre. Ao menos é o que afirma a National Sanitation Fundation, uma organização cientifica voltada para estudos, testes e certificações localizada em Michigan, EUA .

Ainda, de acordo com a organização, para que a ação desinfetante do vinagre faça efeito é necessário que a superfície fique em contato com o produto por, pelo menos 30 minutos, o famoso deixar de molho.

Vantagens da limpeza com vinagre

Vantagens da limpeza com vinagre

É barato

O vinagre é um dos ingredientes caseiros mais barato que existe. Ele é muito mais barato, por exemplo, do que o detergente, a água sanitária, o multiuso e o desinfetante.

Uma embalagem de 500 ml custa, em média, R$ 1,50. E se você considerar que o produto será diluído antes do uso, o custo beneficio aumenta ainda mais.

E aqui vale um lembrete: o vinagre usado para limpeza da casa é o de álcool branco. Além de ser a opção mais barata, é o mais recomendado também por não possuir aroma, nem corantes. 

É ecológico e faz bem para sua saúde

O vinagre é um ingrediente natural e isso o torna também sustentável. Isso quer dizer que ao optar pelo uso do vinagre você torna sua casa mais ecológica e amigável ao planeta.

Ainda é importante lembrar que o vinagre não oferece riscos à saúde (exceto quando misturado com água sanitária), ou seja, ele não expõe você e sua família a nenhum tipo de alergia ou intoxicação.

É versátil

O vinagre pode ser usado para tanta coisa que chega a impressionar. Com um único produto é possível limpar o chão, o banheiro, lavar a roupa, limpar a cozinha, entre outras utilidades.

É fácil de usar

Para limpar a casa com vinagre não tem mistério: basta diluir o produto em água e passar pelas superfícies que deseja higienizar.

Em alguns casos específicos pode ser que você precise adicionar mais algum ingrediente, geralmente o bicarbonato de sódio, um parceiro inseparável do vinagre.

Onde usar vinagre na limpeza da casa

Piso

Pisos e azulejos

Para fazer a limpeza habitual dos pisos e azulejos da casa basta diluir um copo de vinagre em um litro de água. Para tornar a limpeza mais eficiente, adicione também um copo de álcool.

Depois é só espalhar essa mistura pelos revestimentos com a ajuda de um pano limpo.

Já para a limpeza dos rejuntes, aplique vinagre puro e aguarde cerca de 30 minutos. Em seguida, esfregue o local com uma escova de dentes.

Vaso sanitário

Para limpar o vaso sanitário com vinagre faça o seguinte: despeje cerca de um copo do ingrediente na parte interna do vaso. Deixe-o de molho por 30 minutos e depois esfregue com uma escova apropriada para esse tipo de limpeza.

Box do banheiro

A gordura do box do banheiro também pode ser limpa com vinagre. Para isso misture água morna, detergente e vinagre e com uma esponja esfregue toda a área do box. Enxague na sequência.

Aproveite e despeje um pouco de vinagre no ralo do banheiro para eliminar os maus odores. 

Pia da cozinha

Sabe quando a cuba da pia fica com aquele aspecto sujo e encardido? Limpe-a com vinagre. Basta espalhar o ingrediente no local, aguardar 30 minutos, esfregar com uma esponja e pronto. 

Louças e panelas

As louças e as panelas ficam mais limpas e brilhantes com o uso do vinagre. Para louças de vidro, basta deixá-las de molho em uma bacia com água e vinagre.

Já no caso de panelas com manchas de gordura e queimado, despeje um pouco de vinagre puro sobre o local, aguarde alguns minutos e lave como de costume.

Lavagem de roupas

O vinagre é ótimo para lavar e amaciar roupas. O ingrediente serve tanto para desinfetar as roupas, quanto para amaciá-las, podendo substituir o amaciante comum.

Para isso, coloque cerca de uma xicara de vinagre no dispenser da máquina de lavar e pronto. Apenas tenha cuidado para não misturar o vinagre com água sanitária e alvejante. 

Eliminação de odores

O vinagre também é um velho conhecido na hora de eliminar odores ruins de dentro de casa. Isso vale para cheiros como cigarro, fritura, mofo e de urina de animais.

Para eliminar o mau cheiro de superfícies, dilua o vinagre com água e passe pelo local. Já para eliminar o mau cheiro do ar, borrife vinagre no ambiente.

O mau cheiro dentro do microondas também pode ser removido com vinagre. Coloque uma xícara com metade de água e metade de vinagre dentro do aparelho e ligue por cerca de 30 segundos. O vapor irá eliminar os cheiros de dentro do aparelho.

Remover manchas de mofo e bolor

Fogão

As manchas de mofo e bolor podem ser removidas com o uso do vinagre. Basta passar um pano umedecido em água e vinagre sobre o local e pronto. Para locais com manchas muito grandes ou de difícil remoção, molhe com vinagre e aguarde alguns minutos. 

Tapetes, colchão e estofados

Use o vinagre também para limpar e remover odores de tapetes, colchões e estofados. Para uma limpeza e desodorização simples dilua em um borrifador uma parte de água, uma parte de vinagre e uma de álcool. Se desejar, acrescente ainda um pouco de amaciante de roupa. Depois é só borrifar pelas superfícies que deseja limpar, tendo o cuidado de não umedecer demais.

Vidros e espelhos

Limpe os vidros e espelhos da sua casa com vinagre. Para isso, adicione no borrifador meia parte de água e meia de vinagre, depois é só borrifar nos vidros e finalizar com um pano. 

Forno e fogão

A limpeza do forno e do fogão fica mais fácil com o vinagre. Para isso deixe a superfície do fogão de molho em vinagre e água. Finalize a limpeza com um pano.

Já para o forno a dica é umedecer um pano com água e vinagre e passar por dentro de todo o aparelho.

Tábuas de cozinha

Desinfete as tábuas da cozinha com uma mistura de água e vinagre em partes iguais. Deixe a mistura de molho sobre a tábua e lave bem em seguida.

Onde não usar vinagre na limpeza da casa

Onde não usar vinagre na limpeza

Mesmo sendo um ótimo aliado da limpeza, existem alguns locais e objetos onde o uso do vinagre não é indicado, uma vez que o produto pode causar danos e deteriorar as superfícies.

Isso acontece, por exemplo, com pisos e móveis de madeira. O vinagre pode deteriorar a camada protetora da madeira e deixá-la exposta ao ataque de insetos e mais suscetível aos danos causados pelo tempo.

Já as bancadas de pedra, como ardósia, granito e mármore, sofrem com a acidez do vinagre.

As telas de celular, TV e tabletes também não devem ser limpas com vinagre. O efeito do ácido também é prejudicial para esses equipamentos.

Nesses casos a dica é usar produtos específicos para esses tipos de limpeza.