Como colocar forro de PVC: guia completo para instalar

Conheça os prós e contras do forro de PVC e o passo a passo de como instalar

Por -

Os forros de teto são acabamentos que facilitam a instalação elétrica e a iluminação dos ambientes, além de fornecerem conforto térmico e acústico aos cômodos. Por isso é importante planejar o tipo de forro mais adequado para a sua casa durante uma reforma ou construção. Neste artigo você saberá como colocar forro de PVC:

Prós e contras do forro de PVC

O forro de PVC é ideal para ambientes úmidos, mas pode ser instalado em todos os cômodos da casa. É fácil de instalar, é resistente tanto em climas quentes e secos como em locais mais úmidos e frios. Além disso, é um material que não deforma com facilidade, está imune ao ataque de pragas como cupins, não precisa de acabamento com tinta ou verniz e a relação custo-benefício é excelente.

Você encontra disponíveis no mercado forros de PVC com acabamento liso ou frisado, lâminas largas ou estreitas, produtos rígidos ou flexíveis e que podem ser adquiridos com o tamanho e a quantidade exatas para a instalação no seu imóvel.

Além das lâminas propriamente ditas, você terá que adquirir alguns acessórios como cantoneiras que servem de apoio às lâminas, emendas que devem ser utilizadas quando existirem desníveis e outras peças que servem de suporte e acabamento.

Caso você não abra mão do acabamento amadeirado no forro, saiba que existem lâminas de PVC com cores e padronagens que simulam tanto a madeira clara quanto a madeira escura. E com relação à iluminação, o forro de PVC é tão versátil que permite tranquilamente a instalação de luminárias embutidas.

As desvantagens do forro de PVC são poucas, mas precisam ser consideradas de acordo com o objetivo de cada cômodo. O PVC é um material que não isola o calor e nem o barulho adequadamente. Se você precisa de isolamento acústico ou diminuir o calor em um cômodo, é melhor investir em outro tipo de material.

Como colocar forro de PVC: materiais necessários para a instalação

Ilustração de metalon

Instalar um forro de PVC não é tarefa das mais complicadas. Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Estrutura de metalon (pode ser de madeira também);
  • Lâminas de PVC na cor e textura que você achar melhor;
  • Réguas de acabamento para serem usadas como moldura e para dar suporte para as lâminas;
  • Cantoneiras usadas para juntar as réguas de acabamento nos cantos da parede;
  • Emendas;
  • Parafusos;
  • Cabos de aço;
  • Grampos para cabo de aço;

Ferramentas utilizadas para colocar forro de PVC

Nível na parede

Você vai precisar também de algumas ferramentas:

  • Prumo e/ou nível;
  • Serra e arco para serra;
  • Martelo;
  • Trena;
  • Furadeira;
  • Serra copo;
  • Espátula;
  • Chave de fenda;
  • Escada;
  • Lápis;
  • Estilete;
  • Materiais de segurança como luvas, óculos de proteção, etc.

Como colocar forro de PVC: passo a passo para a instalação

Antes de começar, verifique se as lâminas estão em bom estados e se foram armazenadas em local seco, coberto e dentro da embalagem original. Certifique-se de que o telhado está em bom estado, sem infiltrações ou problemas estruturais. Assegure-se de estar usando equipamentos que o protejam devidamente contra acidentes.

1. Defina a altura do forro

O primeiro passo é definir qual será a altura do seu forro de PVC. O ideal é que ele tenha, no mínimo, 1 metro de distância do telhado e 2,80m de altura do chão. Faça a medida e marque nas paredes onde o forro vai ficar depois de instalado.

2. Faça os furos

Agora é hora de marcar os pontos de furação para que você coloque a estrutura metálica que vai segurar o forro. Os pontos de furação devem ficar com 50cm de distância entre um e outro e todos devem estar alinhados com os furos da parede oposta. Use a serra copo para fazer os furos.

3. Monte a estrutura de metalon

Para montar a estrutura de metalon, meça as barras e encaixe-as nos furos das paredes. Elas vão sendo encaixadas de parede a parede, de um lado a outro, formando um xadrez no teto. Para que a estrutura fique mais resistente, você pode amarrar o metalon no telhado com cabos de aço.

4. Fixe as réguas de acabamento

As réguas de acabamento são fixadas na parede, com parafusos, logo abaixo da estrutura de metalon. Para unir uma com a outra nos cantos das paredes, use as cantoneiras e fique sempre atento ao alinhamento e nivelamento das peças. Para não danificar a parede, você pode instalar as réguas com silicone. Passe uma camada generosa de silicone na base e fixe-a na parede, acima da marcação do nível. Verifique se ele precisa ser alinhado e vá movendo até aprumar.

5. Monte as lâminas

Comece encaixando a partir do acabamento a primeira lâmina de PVC. A partir dela você vai encaixando a próxima, sempre com o lado macho no lado fêmea. Não é preciso parafusar ou colar, basta encaixar uma na outra. E para aproveitar melhor o espaço e o material, coloque as lâminas paralelas à maior parede do ambiente.

6. Parafuse

Fixe as lâminas de PVC na estrutura de metalon com parafusos à medida que for encaixando uma na outra. Se for necessário, coloque emendas. Se a estrutura de sustentação for feita de madeira e não metalon, use pregos para fixar as lâminas.

7. Finalize

O encaixe da última lâmina requer alguns truques para que o acabamento fique perfeito. Coloque primeiro uma das pontas na régua de acabamento e empurre até o fim. Com uma espátula, vá encaixando a outra ponta na lâmina anterior.

Cuidados com o seu forro de PVC

Forro de PVC durante instalação

O forro de PVC é muito versátil, não cria bolor, não fica com aparência de pintura gasta e sua limpeza e conservação é muito simples, basta usar água e detergente neutro. Além disso, esse produto tem longa durabilidade, ele pode permanecer por até 50 anos se for bem instalado e mantido.

Para limpar, dilua ½ xícara de detergente neutro em 1 litro de água, misture até que forme espuma e aplique no PVC com uma esponja ou pano macio umedecido.

A sujeira sai facilmente, basta esfregar gentilmente e depois secar com um pano que não solte fiapos. Evite aplicar muita força ou fazer movimentos bruscos para não danificar o seu forro, lembre-se de que se trata de uma superfície sensível e o material é bastante flexível.

Evite produtos químicos ácidos, água sanitária ou abrasivos, mesmo na cozinha onde é mais fácil acumular gordura no PVC. Por ser um revestimento plástico, é muito fácil remover vestígios de gordura, basta caprichar na esponja com solução de detergente diluído em água.

Com o tempo os forros de PVC tendem a ficar amarelados, isso é normal, mas só deve acontecer depois de muitos anos. Portanto com o cuidado certo, seu forro vai se manter bonito por bastante tempo.

O forro de PVC é um acabamento prático e que tem um excelente custo-benefício diminuindo os gastos com a obra. Não é um dos acabamentos mais bonitos, mas se for bem instalado e projetado, garante um visual agradável para qualquer ambiente.

Faça também uma manutenção periódica no seu telhado arrumando telhas quebradas ou outros danos, pois a existência de goteiras podem acumular água da chuva danificando o seu forro.

Agora que você já sabe como instalar o forro de PVC e como mantê-lo, procure materiais de boa qualidade e sempre use equipamentos de segurança. Caso considere esse tipo de tarefa algo muito complicado, sempre há a possibilidade de contratar um bom profissional para finalizar o seu forro.