Como cortar garrafa de vidro: veja passo a passo e dicas essenciais

Por -

Uma garrafa de vidro pode ser só uma garrafa de vidro. Mas se você olhar melhor ela pode se transformar em um vaso, em um porta lápis, em uma luminária ou no que mais você quiser. Como? Basta cortar a garrafa de vidro.

Não havia pensado nisso ainda? Sem problemas! E por isso que nós estamos aqui! Para te ensinar esses truques e ideias geniais.

Bora então aprender como cortar garrafa de vidro? Vem com a gente:

Cuidados ao cortar a garrafa de vidro

Em primeiríssimo lugar vamos falar sobre segurança e cuidados antes de manusear a garrafa de vidro.

O vidro é um material cortante e perfurante e, por isso, deve ser manipulado com cuidado.  A primeira precaução é evitar cortar garrafas de vidro perto de crianças e animais domésticos.

A pessoa que está executando o trabalho também deve se prevenir, usando para isso luvas grossas e óculos de proteção. Também é importante estar com calçados nos pés, ok? Dessa forma, se por ventura, alguma lasca de vidro cair no chão, você não se corta.

Outro cuidado importante é evitar a proximidade com materiais inflamáveis. Isso porque a maioria das técnicas envolve fogo.

Tomando as devidas precauções você verá que é muito simples, fácil e seguro cortar uma garrafa de vidro.

Como cortar garrafa de vidro: técnicas e passo a passo

Para cortar uma garrafa de vidro não existe muito segredo, nem grandes dificuldades. Você vai precisar de poucos materiais.

O primeiro deles é a garrafa de vidro. Você pode optar pela garrafa que quiser. Isso inclui garrafas de vinho, de cerveja, de sucos e por aí vai. Tudo vai depender do que você deseja fazer com ela.

Por exemplo, as garrafas de cerveja do tipo long neck são ideais para fazer copos. Já as garrafas de suco, normalmente maiores e mais largas, ficam perfeitas como vasos.

A cor também é você quem escolhe. Existe hoje em dia uma variedade enorme de cores de garrafas de vidro, desde as transparentes até aquelas verdes, azuis e vermelhas. Inclusive, quando for comprar alguma bebida já tenha em mente o que pode fazer com a garrafa depois, assim você escolhe a garrafa pela cor e pelo formato que mais se adaptarão ao seu futuro projeto. 

Os demais materiais variam de acordo com a técnica que está sendo utilizada, por isso, tome nota de cada uma delas a seguir:

Como cortar garrafa de vidro com barbante

A técnica do barbante é a mais conhecida e popular entre as diferentes maneiras de como cortar uma garrafa de vidro. Para realizar essa técnica você vai precisar de:

  • 1 garrafa de vidro da sua preferência
  • Barbante (em quantidade suficiente para dar três voltas em torno da garrafa)
  • Álcool ou acetona
  • Isqueiro, fósforo ou maçarico
  • Balde com água fria e gelo
  • Lixa grossa

Passo 1: Encha a garrafa com água até a altura que deseja cortar. Aproveite também para encher o balde com água fria e pedras de gelo.

Passo 2: Enrole o barbante ao redor da garrafa, criando três voltas. Em seguida retire o barbante e o umedeça no álcool ou na acetona.

Passo 3: Coloque o barbante novamente na garrafa e ateie fogo nele com a ajuda de um isqueiro, fósforo ou maçarico.

Passo 4: Aguarde o fogo apagar e rapidamente mergulhe a garrafa dentro do balde de água fria com gelo.

Passo 5: A garrafa deve se partir sozinha, mas caso isso não aconteça dê algumas leves batidinhas no balde ou gire a garrafa para que as partes se soltem. Se mesmo assim a garrafa não se partir, repita todo o procedimento.

Passo 6: Depois que a garrafa estiver partida, lixe bem a borda garantindo uma superfície lisinha. Pronto, sua garrafa já está pronta para ser reaproveitada.

Ficou com alguma dúvida? O vídeo a seguir traz o passo a passo ilustrado para você entender melhor todo o processo, confira:

Como cortar garrafa de vidro com vela

Outra técnica simples e fácil para cortar garrafas de vidro é com a ajuda de uma vela. A ideia aqui é muito semelhante a anterior: aquecer e resfriar a garrafa, provocando um choque térmico capaz de partir o vidro. Anote os materiais necessários e mãos a obra:

  • Garrafa de vidro da sua preferência
  • Vela
  • Cortador de vidro ou uma broca
  • Balde com água fria
  • Lixa grossa

Passo 1: Comece marcando uma linha em torno da garrafa na altura em que deseja cortá-la. Tome cuidado aqui para fazer uma linha certinha, se preferir, pode usar um apoio para garantir um traço firme e seguro.

Passo 2: Encha um balde com água fria e gelo.

Passo 3: Acenda uma vela e comece a passar a chama em torno da linha que foi criada na garrafa. Aqui é importante ressaltar que você deve aquecer somente a área correspondente a linha para facilitar o corte.

Passo 4: Logo após aquecer bem toda a linha em torno da garrafa, mergulhe-a no balde com água fria.

Passo 5: Se a garrafa não se partir na primeira tentativa, repita o processo. Talvez sejam necessários até três tentativas para que a garrafa se parta.

Passo 6: Após partir a garrafa lixe bem toda a superfície. A garrafa já está pronta para ser usada como e onde quiser.

O vídeo a seguir mostra o passo a passo dessa técnica, confira:

Como cortar garrafa de vidro na diagonal

Que tal agora variar no formato e investir em uma garrafa de vidro com corte diagonal? Para isso, você pode utilizar qualquer uma das técnicas acima, a diferença está no direcionamento do barbante (no caso da técnica 1) ou da linha (técnica 2) que devem estar na diagonal.

Os materiais utilizados para esse tipo de corte também variam a partir da técnica escolhida. 

Onde e como usar garrafa de vidro cortada

Depois de cortadas, as garrafas de vidro podem ser usadas para inúmeras funções. Veja abaixo algumas sugestões de uso:

Copos

O jeito mais popular de inserir as garrafas de vidro cortadas no dia a dia é transformando-as em copos. Isso mesmo! Após cortá-las é só lixar bem e tratar as bordas da garrafa para não causar nenhum corte.

Depois é só colocar seus novos copos em uso. Uma dica é variar nas cores para criar uma coleção divertida. Se quiser também é possível pintar e personalizar as garrafas de acordo com o seu gosto pessoal.

Também está em alta hoje em dia usar garrafas de cerveja cortadas para fazer copos. Nesse caso, mantenha o rótulo, ok?

Luminárias

Vale a pena pensar na possibilidade de criar luminárias com garrafas de vidro. Elas são originais, modernas e super estilosas. Para isso, escolha garrafas com formatos diferenciados e cores que combinem com o seu ambiente. Você pode fazer uma luminária pendente com apenas uma garrafa ou então apostar em um lustre com várias garrafas juntas. 

Centro de mesa para festa

Outro modo muito interessante de usar as garrafas de vidro cortadas é reaproveitando-as como centros de mesa para festa. Aqui, vale usar as garrafas como vasos de flores, como porta doces ou como porta velas. O resultado final fica lindo, pode acreditar!

Vaso

Que tal usar as garrafas de vidro para fazer vasos? Após cortadas, as garrafas de vidro podem se transformar em lindos vasos para arranjos de flores ou até mesmo para plantar pequenas espécies como cactos e suculentas. Mas atenção: plante apenas espécies que necessitem de pouca água, já que não é possível fazer um sistema de drenagem nesse tipo de vaso.

Porta trecos

Quem não gosta e não precisa de um porta trecos, não é mesmo? E as garrafas de vidro cortadas atendem muito bem a esse propósito. Para isso, escolha as garrafas a partir daquilo que deseja armazenar, ou seja, para quem tem muitas coisas, o ideal é uma garrafa larga, para quem tem poucas coisas, uma garrafa pequena e estreita já serve.

A altura do corte da garrafa também faz diferença por aqui. Caso deseje guardar objetos longos, como pincéis, canetas e lápis, faça um corte numa altura um pouco maior. Mas se a intenção é armazenar pequenos objetos, corte a garrafa em uma altura baixa.

Porta-velas

As garrafas de vidro cortadas também rendem lindos porta-velas. Você pode usá-las com água e velinhas flutuantes ou ainda optar por velas grandes, como se fossem candelabros.

O porta-velas de garrafa de vidro pode ser usado em decorações de casas e na decoração de festas.

Viu só? Não tem mistério nenhum cortar uma garrafa de vidro. Agora é só escolher a melhor garrafa e fazer sua arte. Além de conseguir uma decoração original e personalizada, você ainda contribui com a sustentabilidade do planeta, legal né? .