Como desentupir pia de cozinha: veja o passo a passo simplificado

Por -

A pia da cozinha é um local bastante suscetível a entupimentos. Isso porque é natural que durante a tarefa de lavar a louça alguns restos de alimentos acabem caindo por ali. Sem contar quando alguém na casa tem o hábito de jogar óleo na pia.

Apesar da prevenção ser a melhor forma, nem sempre é possível evitar o entupimento da pia da cozinha e nesse caso é preciso buscar por métodos que resolvam o problema rapidamente. Há opções caseiras, com uso de produtos que você possui em casa ou aquelas específicas para desentupir.

Saiba agora o que você deve fazer caso a pia da cozinha entupa:

Formas para desentupir pia de cozinha

Desentupir pia de cozinha

Existem algumas formas para desentupir a pia da cozinha. Vamos falar sobre cada uma delas, dando dicas de como fazer:

Desentupidor comum

O desentupidor é a forma mais prática para resolver o problema. A grande maioria das pessoas têm um em casa, mas se não tiver você poderá encontrá-lo até mesmo nos supermercados.

Esvazie a pia de qualquer coisa que esteja ali dentro. O indicado é até mesmo tirar o escorredor de louças de perto, pois pode ser que você faça um pouco de sujeira enquanto está desentupindo a pia.

Encaixe o desentupidor no ralo da pia e faça movimentos de sucção, no caso de vai e vem. Se o problema é causado por restos de alimentos ou pequenas partículas que caíram nos canos, elas provavelmente serão sugadas e o entupimento será resolvido.

Abra a torneira e deixe cair um pouco de água. Se a pia esvaziar, o problema foi resolvido, se não, repita o movimento de sucção.

Desobstruindo os canos

Desobstruindo os canos

O desentupidor não resolveu? Então será preciso desobstruir os canos manualmente. Primeiro esvazie toda a água que está acumulada ali. Então retire tudo que estiver guardado no armário da pia e coloque um balde embaixo enquanto desrosqueia os canos, separando-os da pia e do sifão.

Em seguida, jogue um pouco de água sanitária, com o objetivo de limpar os canos. Observe se o produto químico consegue seguir caminho ou logo o cano está devolvendo tudo. Caso isso aconteça, o entupimento pode ser mais grave e o ideal é chamar uma desentupidora. Indica que pode ser necessário técnicas e produtos específicos para desentupir.

Limpeza do sifão

Limpeza do sifão

O sifão pode estar sujo e com substâncias que não deixam a água descer em direção ao esgoto. É aquele cano em forma de S que liga a pia ao encanamento da casa. Desconecte-o e lave-o normalmente usando um pouco de detergente e uma esponja.

Observe se há algum resíduo acumulado dentro do sifão, pode ser gordura seca ou congelada ou até mesmo outras sujeiras. Use algum objeto para raspar, como uma espátula, se a limpeza com água e detergente não resolver.

Enquanto limpa o sifão, mantenha um balde embaixo da pia, para evitar que água e sujeiras caiam direto no chão ou no armário que a envolve. Caso o sifão esteja muito sujo, jogue um pouco de água sanitária dentro dele e deixe agir por alguns minutos. Enxague bem em seguida.

Vinagre e bicarbonato

O bicarbonato de sódio e o vinagre são ótimos aliados para quem precisa desentupir a pia da cozinha. Primeiramente você deverá retirar qualquer água que tenha ficado parada desde o entupimento e então começar a preparar a mistura de vinagre e bicarbonato.

Primeiro você irá jogar uma xícara de bicarbonato no ralo da pia. Você deve emburrar o pó para dentro do ralo usando algum objeto que permita isso. Pode ser a própria colher. Depois que conseguir fazer todo o bicarbonato entrar no ralo, jogue uma xícara de vinagre em cima.

Use uma tampa na pia de forma a impedir que o vinagre retorne pelo ralo e ocorra a mistura com o bicarbonato. Espere aproximadamente cinco minutos e destampe a pia para jogar uma xícara de água quente. Observe se a água escorre normalmente. Se sim você conseguiu resolver o entupimento.

Caso contrário, repita todo o processo novamente.

Sal

O método do sal é muito semelhante ao anterior, em que se usa bicarbonato e vinagre. Com a diferença de que aqui vamos usar apenas sal e água. Coloque bastante sal no ralo, se necessário pode usar uma colher, para garantir que chegue até os canos que estão entupidos.

Esquente uma leiteira com água quente e vire sobre o ralo. Observe se a água desce normalmente ou se volta. O pouco que conseguir fazer descer, tampe em seguida a pia com uma tampa ou pano.

Repita o processo quantas vezes for necessário.

Água quente e detergente

Se o entupimento estiver ligado ao excesso de gordura nos canos, talvez o desentupidor comum e a limpeza do sifão apenas não resolvam a situação. Mas antes de chamar a desentupidora você pode tentar uma última alternativa que é bastante eficiente.

Esquente uma chaleira cheia de água quente. Se não tiver uma chaleira pode ser uma panela grande, como aquelas de sopa. Quando ferver, misture um pouco de detergente na água. Pode ser o próprio detergente lava-louças ou um desengordurante de cozinha.

Jogue a mistura no ralo e observe se a pia desentope. A água quente e o detergente irão derreter a gordura que pode ter congelado ou endurecido e se fixado nos canos. Se o problema é causado apenas por isso e não está tão grave, repetir esse processo por vários dias irá eliminar o entupimento.

Dica extra: Mesmo que a pia não esteja entupida, caso tenha lavado pratos ou panelas que estavam muito gordurosos, jogue um pouco da mistura água quente e detergente logo após terminar de limpar a pia. Assim você evita o problema.

Produtos à base de soda

Se nenhuma das dicas resolveu e você ainda não quer ligar para a desentupidora, há uma última alternativa. Compre no mercado algum produto à base de soda, próprio para desentupimento. Mas saiba que esses produtos são bastante perigosos, então tome muito cuidado ao manuseá-los.

Use luvas e jogue a substância no ralo. Cuide para não deixar cair na pele, pois o produto queima. Espere o tempo recomendado na embalagem e em seguida jogue água corrente para limpar os restos. Não encoste na pia enquanto o produto estiver agindo! E deixe bastante água cair para limpar bem!

Se achar mais seguro você pode desrosquear o sifão e despejar a substância apenas ali, para que vá em direção aos canos. No entanto o cuidado deve ser maior para que o produto não volte e caia em sua pele. Por isso ainda é indicado jogá-lo no ralo.

Cuidados e manutenção com a pia da cozinha

Pia de cozinha

Depois de desentupir a pia é preciso manter alguns cuidados diários que ajudam a evitar esse problema, como:

Evitar despejar óleo quente

Não apenas o óleo quente como qualquer tipo de gordura não deve ser despejada na pia. Além de estar prejudicando o meio ambiente você também está acumulando gordura seca nos canos de esgoto da casa.

Separe restos de óleo em uma garrafa e entregue em local adequado, para que receba a correta destinação final.

Evitar jogar borra de café

A borra de café é um dos principais responsáveis por entupir a pia. Assim como a gordura, vai grudando e se acumulando nos canos. Se você usa o filtro de pano, jogue a borra no lixo.

Fugir de instrumentos perfurantes

Se aconteceu algum entupimento, não use objetos perfurantes para limpar o cano, como facas ou espátulas de inox. No máximo uma espátula de plástico para raspar a gordura do sifão.

Qualquer instrumento perfurante vai acabar furando os canos e aí são dois trabalhos: resolver o entupimento e trocar os canos!

Manutenção regular da caixa de gordura

A caixa de gordura precisa de limpeza regular para evitar o mau cheiro na pia e até mesmo o próprio entupimento. Muitas vezes o problema está lá e não na sua pia. A função da caixa de gordura é impedir que esta chegue até o esgoto, deixando passar apenas a água. A gordura fica acumulada ali.

Os restos de gordura viram uma espécie de casca que deve ser removida e jogada no lixo comum. Esse procedimento precisa ser feito de seis em seis meses em média. Há a opção de usar as bactérias que comem gordura. Ainda assim, o melhor nesse caso é chamar uma empresa especializada para realizar a limpeza.

Uso do filtro de proteção

O filtro de proteção é uma medida simples e prática que vai evitar que restos de alimentos caiam dentro do ralo da pia. Pode ser uma simples peneirinha, quase todas as pias vem com um filtro e você também pode comprar outros.

Depois de lavar a louça, bata o filtro no lixo e remova tudo que se acumulou ali.

Limpar bem os restos de comida das panelas e pratos

Sobrou comida no prato ou na panela? Antes de levar até a pia, raspe bem no lixo. Restos de alimentos vão para o lixo orgânico e não para a pia. Assim você torna mais prático o processo de lavar a louça e evita derrubar restos de alimentos no ralo.

Dar preferência aos canos mais largos

Canos mais largos também são uma ótima opção. Assim se há acumulo de gordura ou outra sujeira, o cano continua a permitir a passagem da água. Essa dica é válida para quem está construindo ou reformando a casa.

Desentupir a pia é um processo bastante prático, ainda assim, se nenhum dos métodos resolver, não deixe de chamar uma desentupidora! Conhece outras técnicas ou sugestões para evitar entupimentos? Conte nos comentários!