Como desentupir fogão: cuidados essenciais e dicas passo a passo

Por - Atualizado em:

Fogão entupido é igual a receita que não dá certo. E isso não é nada bom! Mas ainda bem que tem jeito e um jeito bem simples por sinal.

Afinal, de nada adianta ter um fogão que não acende, não é mesmo?

Por isso no post de hoje vamos te ensinar como desentupir fogão para que você possa voltar a preparar quitutes maravilhosos em casa. Bora aprender?

O fogão está mesmo entupido?

Antes de querer desentupir o fogão você precisa ter certeza de que ele está realmente entupido. E como saber disso? Simples!

A primeira coisa que você deve observar é a coloração da chama. O normal é que a chama seja azul. No entanto, quando as bocas do fogão estão entupidas a chama passa a ter uma coloração laranja amarelada. Esse é o primeiro indicio.

O segundo ponto a ser observado é a intensidade da chama. Um fogão com a boca entupida possui chama fraca e, em alguns casos mais severos, a boca do fogão simplesmente não acende e você sente apenas um cheiro forte de gás.

Portanto, se a chama estiver fraca e com uma coloração amarelada existem fortes possibilidades de que a boca do fogão esteja entupida e, nesse caso, você pode partir para as orientações a seguir.

Como desentupir boca de fogão

Como desentupir boca de fogão

Acredite se quiser, mas o processo para desentupir boca de fogão é muito mais simples e descomplicado do que pode parecer.

Você vai precisar apenas de uma agulha de costura ou uma agulha própria para essa finalidade. Caso não tenha uma, não se preocupe, é bem barato e fácil de achar em qualquer loja de armarinho ou material de construção.

A única coisa que você vai ter que ter é um pouco de paciência. Por isso é recomendado tirar pelo menos uma hora do seu dia para realizar essa tarefa que apesar de simples é um pouco trabalhosa.

Confira o passo a passo de como desentupir boca de fogão:

Passo 1: Desligue o gás. Isso é fundamental para sua segurança. Não pule essa etapa.

Passo 2: Com a saída de gás fechada, remova as trempes do fogão que estão obstruídas. A trempe é a grade onde se apoia as panelas.

Passo 3: Em seguida, enfie a agulha nos buraquinhos da boca do fogão. Se necessário, gire a agulha até sentir que a sujeira que estava obstruindo a boca foi removida.

Passo 4: Por via das dúvidas, realize esse procedimento com todas as bocas do fogão para evitar novos entupimentos.

Passo 5: Encaixe as trempes de volta ao lugar. Ligue a saída de gás e faça o teste para saber se as bocas foram desentupidas. Verifique se a coloração azulada voltou e se a intensidade da chama está normalizada. Caso note que alguma das bocas ainda está entupida, realize o procedimento novamente.

Como desentupir forno de fogão

Como desentupir forno de fogão

Pode ser que além das bocas, o seu fogão também esteja com a saída de gás do forno entupida. Mas não se preocupe, porque o procedimento para desentupir o forno também é bem simples.  Na verdade, é o mesmo utilizado para desentupir as bocas do fogão.

Anote o passo a passo.

Passo 1: Desligue o gás.

Passo 2: Remova a grade que cobre o queimador do forno.

Passo 3: Observe se existem sujeiras e resíduos de alimentos cobrindo o queimador. Se sim, retire. Em seguida, pegue a agulha (a mesma utilizada para desentupir as bocas do fogão) e coloque-a dentro dos buraquinhos do queimador, girando-a para remover qualquer tipo de sujeira.

Passo 4: Coloque a grade de volta no lugar e em seguida ligue o gás. Verifique se a chama está azulada e se a intensidade da chama está normal. Se o problema continuar, repita o procedimento de limpeza.

Cuidados na hora de desentupir o fogão

Apesar de ser um procedimento simples, alguns cuidados são essenciais para garantir sua segurança e a durabilidade do seu fogão. Por isso separamos algumas dicas importantes para você seguir:

  • Sempre que for fazer a limpeza do fogão e do forno, especialmente em partes mais internas é fundamental desligar a saída de gás para evitar vazamentos.
  • Não utilize produtos químicos para fazer o desentupimento das bocas do fogão e do forno. Isso porque ao acender o gás novamente, as substâncias químicas presentes podem causar combustão e possíveis acidentes.
  • Espere o forno e o fogão esfriar para realizar a limpeza. Além de ser mais seguro, evitando queimaduras, por exemplo, o resfriamento é importante para prevenir rachaduras, trincas e outras deformidades no aparelho.
  • Não utilize materiais pontiagudos e perfurantes na hora de desentupir o fogão.

Cuide do seu fogão

Cuide do seu fogão

Manter a limpeza do seu fogão em dia é importante para evitar novos problemas com o entupimento das bocas.

Muitas vezes a limpeza do dia a dia não é suficiente para remover sujeiras mais difíceis. Por isso, a dica é que seja feita uma limpeza mais cuidadosa ao menos uma vez por semana.

Nesse dia remova todas as trempes e passe a agulha por todos os buraquinhos, mesmo que o fogão não esteja entupido.

Em seguida, com a ajuda de um palito de churrasco envolto em um pano macio faça a limpeza dos locais de acesso mais difícil.

Para finalizar, use uma esponja macia para remover a gordura e os restos de alimentos. Pode ser aquela usada para lavar louça, mas lembre-se apenas de que só deve usar o lado amarelo que não é abrasivo.

Para a limpeza do forno, o aconselhável é remover a grade e deixá-la de molho em água morna com vinagre. Assim ela solta todas as crostas de sujeira que possam estar grudadas.

Enquanto aguarda o tempo do molho da grade pegue uma esponja macia e passe por todo o interior do forno.

Remova a grade de proteção dos queimadores e passe a agulha por todos os buraquinhos para garantir que nenhum resíduo esteja obstruindo a saída de gás. Evite usar produtos com cheiro dentro do forno.

Finalize com um pano seco.

Uma dica: verifique o tipo de material com que seu fogão é fabricado. Os modelos em inox, por exemplo, são mais suscetíveis a manchas e arranhões. Nesse caso é ainda mais importante evitar uso de materiais ásperos, pontiagudos ou abrasivos.

De modo geral, uma limpeza com detergente e esponja macia já é suficiente para deixar o seu fogão limpo e funcionando perfeitamente.

Agora que você já sabe como desentupir fogão e só cuidar desse seu amigo de todas as horas.