Tamanho de guarda-roupa: conheça os principais tipos e dimensões

Por - Atualizado em:

Os tamanhos dos guarda-roupas são categorizados em cinco modelos principais: guarda-roupas infantil, de solteiro, de casal, modulado e planejado. As maiores diferenças entre cada categoria são principalmente as diferentes necessidades que cada uma atende.

Os tamanhos de guarda-roupas mais comuns de serem encontrados em lojas são os infantis, de solteiro e de casal. Já os guarda-roupas modulados são um pouco mais recentes e podem ser comprados em conjunto ou cada módulo separadamente. Por fim, os guarda-roupas planejados devem ser encomendados, os tornando um produto mais pessoal.

No artigo de hoje falaremos sobre as diferenças entre os diversos tipos e tamanhos de guarda-roupa e qual a finalidade principal de cada um desses modelos.

Guarda-roupa infantil

O tamanho de guarda-roupa infantil tem uma média próxima dos guarda-roupas de solteiros mais compactos, se aproximando de 1.7 m de altura x 1 m de largura x 60 cm de profundidade. Esse modelo serve principalmente como um primeiro guarda-roupa para a criança, feito especialmente para conseguirem confortavelmente alcançar todas as áreas, além de deixarem seu conteúdo sempre em fácil acesso.

Existem também modelos de maior tamanho de guarda-roupas infantil, contendo até quatro portas e tendo uma largura próxima dos maiores guarda-roupas de solteiro, com os maiores modelos podendo até mesmo ultrapassar 1.5 m de largura. Esses armários infantis maiores são excelentes para irmãos que precisam dividir o guarda-roupa ou para crianças que tenham uma grande quantidade de roupas.

Feitos com um público infantil em mente, os guarda-roupas desta categoria costumam ser mais baratos que os outros, além de virem com adereços e enfeites, ou até mesmo partes adicionais feitas para guardar brinquedos. Por conta das decorações, acaba sendo difícil adultos utilizarem armários infantis, mesmo que a média nos tamanhos de guarda-roupa infantil e de solteiro sejam parecidas.

Guarda-roupa de solteiro

O tamanho médio de um guarda-roupa de solteiro é 2.2 m de altura x 1.8 m de largura x 65 cm de profundidade. Porém, essa medida não é absoluta, e existem armários mais altos ou mais compactos que ainda são considerados parte do tamanho de guarda-roupa de solteiro. As diferenças mais comuns se encontram nas medidas de altura, podendo variar entre 1.8 m até 2.7 m.

Já a largura do armário de solteiro têm uma variância um pouco menor, se baseando principalmente na quantidade de portas. O tamanho de um guarda-roupa de solteiro que tenha apenas duas portas pode variar entre 0,7 m e 1 m. Se o armário tiver três portas, a tendência é ficar entre 0.75 m até 1.6 m. Já os modelos que são usados como média normalmente têm quatro portas e medem entre 1,3 m até 2 m.

Nos últimos anos a tendência tem sido uma redução nos tamanhos de guarda-roupa de solteiro, já que muitas pessoas começaram a morar em apartamentos e têm acesso a espaços mais compactos. Essa diminuição no espaço disponível começou a gerar uma tendência de armários mais altos, para compensar o espaço perdido na largura.

Além disso, muitos tamanhos de guarda-roupa de solteiro compensam a curta largura com gavetas e uma melhor distribuição das divisões no espaço interno, além de tenderem a ser mais profundos. Neste caso os modelos conseguem um melhor aproveitamento do ambiente interior do armário.

Por fim, o tamanho dos guarda-roupas de solteiro mais compactos se assemelha bastante com os modelos infantis, com a principal diferença sendo a altura maior que a média dos guarda-roupas para crianças. Essa similaridade torna os armários de solteiro uma excelente escolha para pais que preferem investir em um guarda-roupa infantil que irá durar por bastante tempo.

Guarda-roupa de casal

O tamanho do guarda-roupa de casal médio fica na faixa de 2.2 m de altura x 3 m de largura x 70 cm de profundidade. Esse tamanho médio é normalmente associado com armários de seis portas, mas também existem alternativas mais compactas para guarda-roupa de casal, bem como opções maiores e mais luxuosas.

Não é incomum encontrar um guarda-roupa de casal com medidas próximas a 2 m de largura, sendo consideravelmente menor do que a média. Novamente gavetas e divisórias bem colocadas conseguem melhorar drasticamente o aproveitamento de espaço nesses modelos de tamanho compacto. Além disso, é possível encontrar guarda-roupas de casal que cobrem paredes inteiras, se aproximando de 4 m de largura.

Porém, o maior fator que influencia o tamanho do guarda-roupa escolhido é a quantidade de roupa que o casal tem. Para encontrar o tamanho ideal do guarda-roupa de casal para você e seu parceiro é preciso ter em mente que ambos precisam ter uma boa ideia de quais necessidades o imóvel deve atender.

Muitas vezes, por exemplo, apenas o tamanho do guarda-roupa não é o suficiente para garantir uma boa organização. Em alguns casos é de extrema valia analisar com cuidado a distribuição do espaço interno do armário. Gavetas, prateleiras e divisórias são excelentes formas de dividir o interior de um guarda-roupa, dando um melhor aproveitamento para a área interior do móvel.

Guarda-roupa modulado

Diferente dos modelos de peça única, o tamanho dos guarda-roupas modulados não é fixo, já que este tipo de guarda-roupas é dividido em diversas partes que se juntam para montar uma estrutura maior. Essa versatilidade os tornam ideais para pessoas que gostam de mudar a organização do quarto com frequência e facilitam na hora da limpeza.

O tamanho do guarda-roupa modulado depende principalmente de seus módulos (as peças que o compõem), que podem variar entre 1.8 m até 2.3 m de altura e ter entre 0.4 m até 0.7 m de largura, gerando uma grande flexibilidade na hora de construir o armário ideal. Além disso, por serem modulares, estes modelos de guarda-roupa oferecem uma facilidade maior na hora de transportar e montar cada módulo, os tornando muito práticos para pessoas que precisam se mudar com frequência.

Os guarda-roupas modulados são normalmente vendidos em conjuntos e seus módulos podem ser comprados separadamente para agregar novas partes ou substituir em caso de danos a algum módulo específico. As medidas finais do armário montado pelas peças do conjunto de guarda-roupa modulado são próximas do tamanho de um guarda-roupa de solteiro padronizado.

Guarda-roupa planejado

Feitos especificamente para terem tamanhos e funcionalidades que seus donos precisam, os guarda-roupas planejados vêm se popularizando nos últimos anos. Essa categoria de armários pode ser mais cara que os modelos padronizados, mas são exatamente como seus donos querem que sejam. Um guarda-roupa planejado não tem tamanhos ou divisórias fixas, ele é exatamente como você quer que seja.

Para encontrar as medidas para seu guarda-roupa planejado, você precisa decidir como vai ser o modelo do armário, estudar o ambiente do quarto, medir todo o espaço que ele irá ocupar para ter a certeza de que as medidas estão corretas e que o móvel irá ser exatamente como você quer. Além disso, é sempre bom utilizar simuladores de espaço (como o Mooble ou o Simulador 3D) para ter uma noção melhor de como tudo vai ficar.

Os simuladores de móveis planejados também ajudam a alcançar as medidas desejadas para criar o seu guarda-roupa dos sonhos, proporcionando exatamente o que você quer. Entretanto, mesmo que ainda tenha dúvidas após já ter tudo planejado, não se preocupe. Lojas especializadas e marcenarias que fazem móveis planejados têm funcionários que irão te ajudar durante o processo.

Após a compra, o guarda-roupa planejado é produzido pela loja especializada. Essa etapa tem uma duração que depende muito do local onde foi comprado, disponibilidade de matéria-prima, complexidade do projeto e tamanho do guarda-roupa planejado. A certeza, porém, é que no final o móvel planejado será exatamente o que se espera e a demora quase sempre vale a pena.

Descubra qual o tipo de guarda-roupa ideal para você

Existem muitos tipos e tamanhos de guarda-roupa diferentes para escolher. Entretanto, cada um deles acaba atendendo um nicho e são melhor usados por pessoas distintas. Por exemplo: para pessoas que prezam por um melhor aproveitamento de espaço, o guarda-roupa planejado é o ideal. Por outro lado, muitas pessoas preferem guarda-roupas de solteiro por conta da praticidade que oferecem.

Praticidade e volume importam, mas no fim do dia o tamanho de guarda-roupa ideal é aquele que melhor atende suas necessidades. Meça corretamente o espaço que você tem disponível, faça pesquisa de mercado, analise suas escolhas e veja qual é a melhor para sua situação. Encontrar o guarda-roupa certo é o caminho para ter anos de conforto e praticidade sem dores de cabeça para fazer a organização do quarto.