Como espantar moscas: veja truques caseiros e dicas essenciais

Por -

Quem é que gosta daquele zum zum zum de mosca no pé do ouvido? Mas pior do que o barulho irritante é o lado nada higiênico desses insetos.

Só para você ter uma ideia, um estudo publicado pelo jornal londrino Scientific Reports, demonstrou que uma única mosca pode carregar até 351 tipos de bactérias diferentes.

De acordo com o estudo, essas bactérias podem causar diversos problemas de saúde aos seres humanos, incluindo desde doenças gastrointestinais e do trato urinário, até mesmo doenças respiratórias e infecções cutâneas.

Tudo isso porque as moscas adoram pousar em tudo o que encontram pela frente, especialmente aquilo que elas entendem como alimento.

Ou seja, elas pousam em restos de comida, em fezes, esgoto, carniça de outros animais e por aí vai.

E depois de fazer essa turnê pelas coisas mais sujas possíveis, sabe onde a mosca vai parar? Na sua cozinha.

Mas ainda tem a parte pior. Basta que a mosca toque por apenas um segundo sua comida para que ela transmita todas as bactérias e microorganismos presentes em suas asas e patas. Isso sem contar que elas botam ovos na comida.

Nojento demais! E é por essas e por outras que não dá para descuidar e o melhor remédio é a prevenção.

Por isso trouxemos no post de hoje muitas dicas para você aprender como espantar as moscas da sua casa, confira.

O que as moscas querem?

As moscas querem apenas duas coisas: comida e água. E se elas encontrarem essas duas coisas aí na sua casa pode ter certeza que vão acabar ficando.

A situação fica ainda mais atraente para elas caso o ambiente seja quente e úmido. Aí elas adoram!

Na maioria das vezes as moscas acabam indo direto para a cozinha, mas outros ambientes da casa também estão sujeitos a invasão desses insetos, especialmente se houver oferta de comida fácil.

Entenda como oferta de comida qualquer migalha caída no chão ou um simples resquício de alimento no sofá ou na poltrona.

Sabe aquele pedacinho de chocolate que caiu no sofá ou aquela gota de iorgute que respingou na cadeira? Já são suficientes para chamar a atenção das moscas.

Como espantar moscas da cozinha

Como espantar moscas da cozinha

Já que a cozinha é o ambiente preferido das moscas, então é mais do que justo aprender como espantá-las desse local da casa.

E é claro que se você não tem moscas na cozinha, muito provavelmente não terá em outros locais da casa.

Limpeza

Nada é mais eficaz para manter as moscas afastadas do que uma boa limpeza. E, nesse caso, a dica é começar limpando a bancada da cozinha onde você prepara as refeições.

Evite manter a superfície da bancada suja com restos de alimento e liquido derramado, especialmente sobras de carne, ossos e gordura animal.

Os alimentos doces também chamam muita atenção das moscas, por isso limpe imediatamente todo suco que deixar cair na pia, entre outros vestígios de comida.

O chão também merece uma atenção especial. Uma simples gota de suco ou creme já pode ser o suficiente para atrair as moscas.

Portanto, habitue-se a manter um pano sempre por perto para eliminar os restos de comida que caírem sobre a bancada ou o chão.

Lixo lá fora

Evite também manter lixeiras dentro da cozinha. Elas são um atrativo muito interessante para as moscas.

Prefira uma lixeira do lado de fora da casa, mas lembre-se de mantê-la sempre bem fechada.

Não deixe a pia suja

Não deixe a pia suja

Todo acúmulo de louça na pia atrai as moscas. Isso é bem óbvio, já que pratos, copos e talheres sempre acabam ficando com um restinho de comida.

Portanto, sempre lave a louça depois das refeições, ok? Ah, e aproveite para passar um pano no fogão também.

Vinagre e álcool

O vinagre e o álcool são os melhores aliados que você pode ter para manter as moscas bem longe da sua casa.

Além de desinfetarem as superfícies, o álcool e especialmente o vinagre possuem um cheiro desagradável para as moscas, fazendo com que elas saiam dos ambientes rapidinho.

Cubra os alimentos e tampe as panelas

Jamais deixe alimentos descobertos na cozinha, crus ou cozidos, tanto a faz, as moscas possuem um paladar bem versátil.

Se necessário compre aquelas redinhas de proteção para cobrir pães e bolos. As panelas também devem permanecer sempre bem tampadas. 

Recolha a louça da casa

De nada adianta você lavar a louça que está na pia e se esquecer de recolher os copos que estão na sala ou o pratinho de sobremesa lá da varanda.

Se você não achar a sua louça pode ter certeza que as moscas vão encontrar.

Cuidado com as frutas

Fruteira

As frutas mais maduras costumam chamar bastante atenção das moscas. Não só pela oferta de comida, mas porque elas gostam de depositar ovos nesses locais.

Por isso não deixe as frutas amadurecerem demais na fruteira. Compre apenas aquilo que é necessário para sua família, assim você também evita desperdício.

Atenção com os pets

Se você tem animais domésticos em casa precisa tomar cuidado com os potinhos de comida e com o local onde eles fazem as necessidades.

As moscas vão acabar pousando no resto de comida que ficou no comedouro e adivinha? Também não vão perder a oportunidade de dar aquela passadinha rápida pelo cocô do seu bichano.

Por isso, atente-se para a limpeza desses locais.

Truques caseiros para espantar moscas

Limão

Limão

O cheiro acido e forte do limão é maravilhoso para espantar as moscas. Uma boa forma de fazer isso é cortando um limão ao meio e colocando-o dentro do forno ou do microondas.

Quando sentir que o limão começou a exalar seu aroma, desligue o aparelho e mantenha a porta do forno aberta para que o cheiro se espalhe pelo ambiente.

Você também pode optar por usar óleo essencial de limão em um difusor. Pingue algumas gotas no aparelho e deixe o aroma invadir a casa.

Cravo

O cravo da índia também tem potencial para afugentar as moscas. Você pode usar a especiaria dentro de saquinhos de voil ou TNT e espalhá-los pela casa, especialmente nos locais onde as moscas mais se acumulam.

Outra maneira é unir o cravo com o limão. Nesse caso, basta espetar os cravinhos em um limão inteiro e deixar a fruta sobre a bancada da pia enquanto faz a comida.

Citronela

Citronela

A citronela é muito conhecida para espantar insetos. E de fato a planta funciona. Mas para obter o máximo de eficácia da planta não adianta apenas colocar umas folhas espalhadas pela casa.

O que torna a citronela um inseticida natural são os seus óleos (citronelal, geraniol e limoneno). Acontece que esses óleos só são liberados quando a planta é aquecida. Por isso, a dica é fazer a vaporização da citronela no ambiente, colocando água para ferver junto com as folhas da planta.

Outro jeito eficaz é usar óleo essencial de citronela em um difusor. A casa fica perfumada e livre de moscas, alias não só de moscas, mas de pernilongos, traças, baratas e formigas. 

Fresta de luz

Um outro truque caseiro que funciona para espantar as moscas é fechar as janelas e cortinas do ambiente, mantendo apenas uma frestinha de luz.

A ideia é que as moscas sejam atraídas por esse pequeno ponto de luz e acabem indo embora.

E o saquinho com água funciona?

Sim! Funciona mesmo! O antigo hábito popular de espantar moscas com sacos plásticos cheios de água no batente de portas e janelas foi testado e aprovado.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) fizeram o teste e comprovaram o que a crendice popular já sabia.

Segundo os pesquisadores envolvidos na pesquisa, as moscas veem o saco com água como um espelho.

O reflexo da mosca acaba provocando uma reação instintiva de defesa fazendo com que o inseto mude a rota do voo e vá para outro lugar.

Para usar esse truque na sua casa basta preencher um saco plástico transparente com água até a metade. Dê um nó e pendure no batente da porta.

Essa dica é muito útil principalmente em dias de churrasco quando as moscas se sentem atraídas pelo cheiro da carne. Pendure o saquinho sobre a churrasqueira e perto das mesas.

Inseticida

Inseticida

Por fim, existe a opção de usar inseticidas industrializados para espantar moscas. Contudo, vale lembrar que esses produtos são químicos e tóxicos para nós, seres humanos, para os animais e para as plantas.

Ou seja, vale a pena considerar os outros meios de espantar moscas e utilizar os repelentes químicos apenas quando nada mais funcionar.