Como fazer pompom de lã: conheça as 4 formas e dicas essenciais

Conheça as dicas essenciais e formas de fazer pompom de lã com passo a passo

Por -

O pompom de lã é muito comum nos enfeites de natal e também nas roupas de inverno. Eles dão um toque decorativo e diferente ao local em que são aplicados e são muito fáceis de fazer.

Geralmente, no caso das roupas é comum encontrá-los em gorros e roupas de lã infantis. Ainda assim, os adultos também podem contar com os pompons para enfeitar a suas roupas.

A técnica era bastante utilizada pelas vovós, que viviam fazendo algo em tricô para seus netos. Hoje é vista como parte do artesanato e pode ser feita por quem estiver disposto a aprender.

Como fazer pompom de lã

Saiba agora como você pode fazer pompom de lã:

Materiais necessários

Confira os materiais necessários para começar a fazer pompons de lã:

Materiais necessários para fazer pompom de lã

Para fazer um – ou mais – pompom de lã você vai precisar de:

  • Lã de sua preferência;
  • Barbante;
  • Tesoura;
  • Objeto escolhido para fazer o pompom: garfo, rolo de papel higiênico, molde para pompom.

Dica: Para pompons menores, conte com a ajuda de uma tesoura mais fina, já para os maiores aposte nas tesouras de costura.

O barbante não é um material obrigatório na hora de fazer pompons. A ideia é que ele facilite na hora de prender o rolinho de lã, deixando-o mais firme e apertado na hora do corte.

Ainda assim, nada impede que você use um pedaço do próprio fio de lã para prender o meio do pompom.

Formas de fazer pompom de lã

1. Com garfo

Pompom de lã com garfo

O garfo é um ótimo aliado de quem deseja fazer pompons menores. A técnica é super fácil e prática de fazer.

Primeiramente você deve enrolar uma boa quantidade de lã nos dentes do garfo. Pense no quanto você gostaria que o pompom ficasse fofinho e gordinho, mas geralmente você irá enrolar bastante fio.

Corte o fio. Pegue então outro pedaço de fio, não precisa ser muito grande, apenas o suficiente para passar pelos dentes do garfo e amarrar a quantidade de fio que você enrolou, bem no meio.

Aperte bem e dê um nó para que o fio não se solte. Dê um novo nó com o talher virado de cabeça para baixo e então tire a lã do garfo.

Com a ajuda da tesoura vá cortando as laterais dos fios que foram enrolados no garfo. Depois é só cortar as pontas do pompom para deixar no tamanho desejado.

Apesar de ser uma técnica prática, há o risco de machucar os dedos caso o garfo escape das suas mãos e só produz um único tamanho de pompom.

Confira o passo a passo em vídeo para fazer um mini pompom:

2. Com rolo de papel higiênico

rolo de papel higiênico

Ideal para pompons maiores, utiliza dois rolos de papel higiênico vazios.

Para fazer o pompom, basta enrolar a lã de sua escolha envolta de dois rolos de papel higiênico. Dê várias voltas até obter um rolinho cheio de lã.

Corte um pedaço de fio e passe no encontro entre os dois rolos. Retire os rolos com cuidado. Aperte bem e dê um nó, para garantir que os fios do pompom não se soltem depois.

Com a ajuda da tesoura vá cortando as laterais e dê vida ao seu pompom.

A técnica é bastante prática, no entanto pode ser preciso trocar os rolos de papel higiênico conforme forem se amassando.

3. Com as mãos

Fazendo pompom de lã com as mãos

Você também pode usar as mãos para fazer pompom de lã. Para isso, basta enrolar uma boa quantidade de lã em dois ou três dedos da mão que você não usa com frequência (destros devem fazer isso na mão esquerda e canhotos na mão direita).

Passe um fio por entre os dedos e enlace nos fios enrolados. Tire dos dedos e então dê um nó bem apertado.

Basta então pegar a tesoura e começar a cortar as laterais para que o pompom fique pronto.

É mais indicada para quando você precisa de poucos pompons, já que você pode acabar machucando os dedos. Também é a técnica mais econômica, já que você usa apenas a lã e a tesoura.

4. Com molde

Nessa técnica você pode usar um molde de papelão ou um molde pronto para pompons. A forma de fazê-los é a mesma.

Enrole a lã no molde e então passe um fio para prender o meio. Aperte bem e dê um nó. Tire o molde e corte as laterais do pompom.

Se a ideia é usar um molde de papelão, você terá bastante trabalho para nivelar as pontas do pompom, o que vai resultar em um pouco de desperdício de lã. Além disso, pode ser necessário trocar o molde de tempos em tempos, já que ele tende a amassar e perder sua utilidade conforme o uso.

Video passo a passo para fazer pompom

O que dá para fazer com os pompons?

Apesar das roupas de inverno serem mais famosas pelo uso dos pompons, você pode fazer várias outras coisas com eles:

1. Moda

Gorro com pompom de lã

A moda está mais relacionada com as roupas. Você pode colocar pompons no topo de gorros, em cachecóis e até mesmo como enfeite de ponchos e outras peças de lã.

Tiaras de cabelo, pulseiras e até mesmo canetas podem contar com pompons.

2. Decoração

Pompons na cortina

Na decoração os pompons podem aparecer como detalhes em vasos de plantas artificiais, detalhes em cortinas da casa e até mesmo como acessório para embrulhos.

Marcador de livro, clips estiloso e parte de detalhes da decoração do quarto das crianças também podem ter os pompons como aliados.

3. Brinquedos

Bonecas com pompom de lã

As bonecas podem ganhar um toque especial com os pompons. Podem ser colocados como detalhes de suas roupas e até mesmo de seus cabelos.

É possível também fazer acessórios, como pulseiras, tiaras para os cabelos e até mesmo prendedores de cabelo. A ideia é deixar as bonecas mais bonitas e animar as crianças mesmas a fazer seus acessórios.

4. Enfeites de Natal

Árvore de natal com pompom de lã

Já pensou que legal criar sua própria árvore de Natal decorada com pompons? Pois eles também podem ser utilizados como parte da decoração natalina, substituindo bolas de natal e até mesmo servindo como acessórios de embrulhos de presente.

Os festões colocados na janela das casas ou na árvore de Natal também podem ser feitos de pompom. Assim você dá um toque diferenciado a sua decoração natalina e ainda economiza!

Agora você já sabe como fazer pompom e onde você pode usar. Que tal começar ainda hoje?