Como lavar travesseiro: como tirar manchas, cuidados e passo a passo

Por - Atualizado em:

Você sabia que é muito importante lavar os travesseiros? Sim! A lavagem periódica dos travesseiros é fundamental para garantir a vida útil do produto e para cuidar da sua saúde.

Mas existe um jeito certo de fazer isso e no post de hoje a gente te ensina como. Fique por aqui e aprenda como lavar travesseiro.

Porque você deve lavar o travesseiro

Os fabricantes recomendam e o bom senso também: lavar os travesseiros é benéfico para sua saúde.

Mas porquê? Os travesseiros acumulam diversos tipos de micro-organismos, como ácaros, fungos, bactérias, bolor e restos de pele morta. Isso graças ao contato constante entre o travesseiro e a pele e os cabelos.

Mesmo usando fronha? Mesmo usando fronha!

A presença desses micro-organismos pode provocar alergias, como rinite e sinusite, além de até mesmo desencadear quadros de asma.

Portanto, a higienização dos travesseiros não é frescura, é necessidade.

Mas existe outro motivo por trás da importância de lavar os travesseiros e esse motivo é a durabilidade do produto.

Quando você opta por lavar os travesseiros consequentemente acaba também prolongando a vida útil do material, uma vez que ele fica livre de agentes que aceleram a deterioração.

Bora lavar os travesseiros então, né? Mas antes veja como fazer isso. 

Como lavar travesseiro: na máquina ou na mão?

A maior parte dos travesseiros podem ser lavados tanto na mão, quanto na máquina. A diferença aqui está na delicadeza do processo, uma vez que a lavagem a mão costuma causar menos atrito e conservar melhor as fibras do tecido.

Mas você pode resolver isso ajustando o ciclo da sua máquina para o modo suave / delicado.

A única exceção é com os travesseiros de espuma e de viscoelastico, conhecidos como travesseiros NASA. Esses sim devem ser lavados na mão, não tem outro jeito.

Confira abaixo o processo de lavagem para cada tipo de travesseiro. Se tiver dúvidas sobre o seu, basta consultar a etiqueta.

Travesseiro de espuma

Vamos começar falando sobre o travesseiro de espuma. Aqui, como mencionado anteriormente, você não tem muita opção a não ser escolher a lavagem manual.

Para isso, coloque o travesseiro de molho por cerca de 20 minutos em uma bacia grande ou dentro do tanque de lavar roupas com um pouco de sabão em pó bem diluído.

Em seguida, esfregue delicadamente todas as partes do travesseiro com as mãos. Retire o excesso de água e espuma e coloque o travesseiro de molho em água limpa para fazer o enxague.

Após retirar todo o sabão, retire novamente o excesso de água e coloque o travesseiro para secar ao sol.  Evite a secadora para esse tipo de travesseiro.

Travesseiro de pena

O travesseiro de pena pode ser lavado tanto na mão, quanto na máquina. A lavagem manual é a mesma indicada para o travesseiro de espuma.

Já se a sua intenção for lavar o travesseiro na máquina, então faça o seguinte. Encha a máquina com água e sabão em pó.

Não utilize muito sabão para que não sobre resíduos no travesseiro. Se puder, prefira sabão liquido que é mais facilmente removido na água do enxague.

Regule a máquina para o ciclo suave ou delicado. Deixe a máquina completar todo o processo.

Uma dica: não coloque mais do que dois travesseiros por vez dentro da máquina. Apesar de leves, quando molhados os travesseiros ficam pesados e isso pode acabar forçando o motor da sua máquina de lavar. Também é importante distribui-los bem dentro do cesto da lavadora.

Em seguida, retire o travesseiro da máquina e coloque-o para secar no sol ou na secadora.

Travesseiro de poliéster

O travesseiro de poliéster é super fácil de lavar. Ele aceita bem tanto a lavagem na máquina, quanto manual.

O processo é o mesmo indicado nos passos anteriores.

Travesseiro NASA

Os travesseiros de viscoelástico, popularmente conhecidos como travesseiros NASA, podem ser lavados à mão, mas é recomendado evitar o uso de máquinas de lavar e secadora.

Secagem do travesseiro

Uma das partes mais importantes de como lavar travesseiro é a secagem. Mesmo que você tenha secadora, prefira o sol para secá-los. Por isso, aqui vai mais uma dica importante: consulte a previsão do tempo e veja se fará sol no dia em que pretende lavar seus travesseiros, lembrando que a secagem completa pode levar até mais do que um dia.

É muito importante que o travesseiro fique completamente seco antes de ser usado novamente. Jamais guarde um travesseiro úmido.

A umidade pode resultar em mofo, bolor e na proliferação de bactérias, isso sem contar o mau cheiro.

Lavagem a seco do travesseiro

Você sabia que é possível fazer lavagem a seco do travesseiro? Pois é, dá sim. Na verdade, não é bem uma lavagem, apenas uma higienização rápida.

Para isso, você deve apenas passar o aspirador de pó em todo o travesseiro. Não se esqueça de remover a fronha, tá?

O aspirador de pó consegue retirar grande parte da poeira, dos ácaros e dos restos de pele morta presentes no travesseiro. Assim, entre uma lavagem e outra você garante que o travesseiro esteja sempre bem limpinho.

Como tirar mancha de travesseiro

Com o tempo de uso é natural que o travesseiro crie manchas e marcas, especialmente aquelas amareladas.

A dica para remover esse tipo de mancha de travesseiro é apostar na água oxigenada volume 10.

Dilua cerca de uma colher de sobremesa de água oxigenada em uma xícara de água. Passe essa mistura sobre a mancha do travesseiro, aguarde alguns minutos e em seguida inicie o processo de lavagem conforme explicado acima.

Cuidados na hora de lavar o travesseiro

  • Não use amaciante de roupas na lavagem do travesseiro. Qualquer resíduo no travesseiro pode aumentar a proliferação de micro-organismos, sem contar que o cheiro do produto também é um fator de alergia para muitas pessoas.
  • Seque o travesseiro de preferência no sol. O nosso astro rei tem o poder de secar e ainda eliminar ácaros. Ele é sempre a melhor opção.
  • O sabão liquido é mais indicado para lavagem de travesseiro do que o sabão em pó, já que é mais fácil de ser removido no enxague.
  • O sabão de coco é o mais indicado para lavar travesseiro, justamente por fazer uma lavagem mais delicada e menos agressiva das fibras.
  • Sempre consulte as instruções de lavagem do travesseiro na etiqueta. Aproveite também para se certificar com qual tipo de material ele foi fabricado.
  • No final da lavagem, antes do enxague, você pode fazer uma misturinha de vinagre, bicarbonato e água e deixar o travesseiro de molho por aproximadamente 15 minutos. Essa mistura ajuda a limpar e higienizar o travesseiro, além de deixá-lo mais branquinho.
  • Evite usar produtos muitos abrasivos na lavagem, como água sanitária e produtos multi uso. Esses produtos danificam as fibras do tecido do travesseiro e reduzem sua durabilidade.
  • Lembre-se de também lavar a capa protetora do seu travesseiro.

Cuide do seu travesseiro

Mais do que lavar, você deve manter uma rotina de cuidados com o seu travesseiro. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar bem do seu amigo de todas as noites, confira:

  • Pelo menos uma vez por semana deixe o seu travesseiro respirar. Retire a capa protetora e a fronha e o exponha ao sol por cerca de meia hora. Se não tiver sol, tudo bem também, coloque-o apenas para tomar um ar na janela.
  • Aproveite esse momento e passe o aspirador de pó em todo o travesseiro.
  • Diariamente, ao fazer a cama, bata os travesseiros para retirar o acúmulo de poeira, pele morta e ácaros.
  • Caso ainda não tenha, invista em uma capa protetora. Elas aumentam a durabilidade do travesseiro e o conservam limpo por mais tempo, sem contar que elas ainda facilitam o processo de limpeza e lavagem.
  • Guarde o seu travesseiro em um local arejado e evite amassá-lo ou dobrá-lo. Também não é recomendado deixá-lo o dia todo sobre a cama, já que isso aumenta a exposição a poeira. Para arrumar a cama prefira travesseiros decorativos, usados apenas para isso.
  • Os travesseiros devem ser lavados a cada seis meses, em média. Já a substituição por um novo deve acontecer a cada dois anos, mais ou menos.
  • Troque a roupa de cama semanalmente, incluindo lençóis e fronhas.
  • Caso tenha pets em casa, evite que eles tenham contato com o seu travesseiro. Os bichanos costumam soltar pelos e vai que uma pulga mal intencionada está por ali também, né? Melhor não arriscar.

Anotou todas as dicas? Agora é só colocá-las em prática e deixar seus travesseiros sempre limpinhos e cheirosos.