Como limpar colchão: 9 passos e dicas para tirar manchas

Saiba todos os cuidados que você deve ter para manter seu colchão sempre limpo.

Por -

Uma boa noite de sono é indispensável para a recuperação do corpo e da mente, e são diversos os fatores que contribuem para que você durma com os anjinhos, sem incômodos e sem interrupções. É preciso um ambiente relaxante, silencioso, com temperatura agradável e iluminação adequada para que possamos fechar os olhos e relaxar adequadamente à noite. Neste artigo, você aprenderá como limpar colchão corretamente.

E além de tudo isso também é preciso conforto, a densidade correta do colchão, maciez e texturas agradáveis nos lençóis e travesseiros e, claro, um mínimo de higiene na sua cama.

Por que é importante limpar o colchão?

Pode parecer desnecessário incluir os colchões na limpeza regular da casa e muita gente realmente negligencia a higiene desse item, o que pode trazer riscos à saúde de todos os moradores.

A vida útil de um colchão é de aproximadamente 10 anos, dependendo da forma como você o mantém, portanto passamos um terço das nossas vidas sobre ele. Pensando dessa forma, acho que fica mais claro porque é necessário dispensar atenção à limpeza desse artigo.

Outra informação que talvez você não saiba é que, a espuma do seu colchão é o lar de mais de 1 milhão de ácaros, animais invisíveis a olho nu e responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos como a rinite, asma, conjuntivite e até mesmo dermatites.

Os ácaros adoram lugares úmidos e estima-se que após 2 anos de uso, cerca de 10% do peso de um colchão é comporto por ácaros e seus resíduos. Consegue imaginar? E além do colchão, os travesseiros também são focos de ácaros, o que torna importante fazer a higienização frequente desses itens também.

Como limpar colchão: materiais necessários para fazer a limpeza

Aspirador de pó

Conheça agora os materiais necessários para fazer para fazer a limpeza do colchão:

  • Aspirador de pó;
  • Sabão em pó diluído em água;
  • Limpador de estofados;
  • Esponja ou escova macia;
  • Vinagre branco;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Tira manchas;
  • Panos secos;
  • Ventilador;

Como limpar colchão: passo a passo da limpeza

Mão do colchão

Saiba agora o passo a passo completo para fazer a limpeza do colchão:

  1. Retire os lençóis, colchas e, se a sua cama for modelo box e tiver saia, retire a saia também.
  2. Coloque a roupa de cama para lavar.
  3. Aspire o seu colchão em toda a sua extensão e nas laterais também com um bom aspirador de pó. Não esqueça das costuras, dos cantos e dos gomos.
  4. Aplique um produto para limpar o colchão e que ajude a eliminar os ácaros. Você pode usar um produto específico para estofados ou uma solução de sabão em pó diluída em água.
  5. Com a ajuda de uma esponja, esfregue as áreas sujas do colchão em movimentos circulares.
  6. Antes de aplicar qualquer produto, faça um teste em uma área escondida do colchão para se certificar de que o produto não vai danificar o tecido.
  7. Deixe o colchão secar totalmente, lembre-se de que a umidade favorece o aparecimento de mais ácaros. Para acelerar o processo, coloque-o no sol ou ligue um ventilador perto do colchão.
  8. Assim que ele estiver bem seco, passe o aspirador mais uma vez para garantir que todos os resíduos foram eliminados.
  9. Agora é a hora de colocar roupa de cama limpinha e cheirosa, inclusive as fronhas devem ser trocadas periodicamente.

Como tirar manchas do colchão

Esponja para limpeza

Com o passar do tempo acaba sendo inevitável que algumas manchas apareçam no seu colchão, afinal esse é um item que usamos por muitas horas durante toda a nossa vida e acidentes acontecem. Confira as dicas para eliminar as manchas:

  • Umedeça uma esponja macia com vinagre branco e esfregue a mancha. Deixe descansar por cinco minutos.
  • Cubra a mancha com bicarbonato de sódio e quando ele estiver totalmente seco, retire o pó com a ajuda de um aspirador.
  • Se a mancha persistir, aplique água oxigenada, sempre umedecendo a esponja e esfregando em movimentos circulares até que ela desapareça.
  • Outro produto interessante e eficaz na retirada de manchas em colchões são os removedores de manchas vendidos em pet shops. Aplique o produto, deixe agir por 15 minutos e passe um pano úmido.
  • Manchas de urina também podem ser retiradas com vinagre branco ou 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado em 20ml de água.
  • O importante é secar bem o local das aplicações antes de usar o colchão.

Como tirar odores indesejados do colchão

Às vezes o colchão não tem manchas aparentes ou sujeira impregnada, mas fica com odores desagradáveis à medida que o tempo passa e ele vai sendo utilizado. Existem formas de neutralizar esses odores, dá uma olhada:

  • Espalhe bicarbonato de sódio por todo o colchão e deixe agir por uma noite inteira. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador de pó.
  • Aplique algum produto de limpeza à base de cítricos (limão, por exemplo), deixe secar bem e finalize com o aspirador de pó.
  • O vinagre branco também é bem eficiente, aplique uma mistura de meio de litro de água com meio litro de vinagre com um borrifador e espere secar. O colchão vai ficar com um leve cheiro de vinagre por alguns dias, mas os odores desagradáveis terão desaparecido.
  • Os fumantes acabam passando o odor de cigarro para as roupas de cama e para o colchão. É importante lavar as roupas de cama com frequência maior (no mínimo 1 vez por semana) e limpar o colchão com uma mistura de 1 colher de sopa de detergente líquido e duas xícaras de água fria. Espere que a solução seja totalmente absorvida e seque o colchão. Vinagre de álcool também ajuda.

Limpeza do box

Colchão box

As camas de modelo box, aquelas que possuem uma base de madeira revestida de tecido que funciona como suporte para o colchão, também precisam de atenção especial na limpeza. Nesse caso não basta limpar bem o seu colchão se a base continuar suja.

Utilize os mesmos materiais, produtos e soluções caseiras usadas para limpar o colchão na base da cama box e seque bem antes de colocar o colchão de volta no lugar. Capriche na aspiração, pois essa parte costuma juntar bastante poeira já que está bem rente ao chão.

Dicas importantes

Produto de limpeza

  1. Na hora de fazer a limpeza com produtos específicos para estofados ou com soluções caseiras, evite encharcar o colchão ou deixá-lo muito úmido. Lembre-se que os ácaros adoram umidade e o seu excesso também pode favorecer o aparecimento de fungos.
  2. Limpe as manchas assim que você se der conta delas ou assim que o acidente acontecer para que o líquido ou a sujeira não fiquem impregnados.
  3. Procure usar capa protetora para o colchão e também para os travesseiros. Atualmente existem capas feitas com material antialérgico, porém não descuide da limpeza desses materiais, lave as capas a cada 15 dias.
  4. Procure deixar o seu colchão ao sol sempre que possível.
  5. Para garantir maior durabilidade ao seu colchão, vire-o periodicamente, pois assim você evita a deformação causada pelo peso do corpo e também faz com que ele fique arejado por igual.

Por fim, é importante observar a etiqueta do seu colchão e as dicas do fabricante para encontrar orientações mais precisas sobre como limpar colchão de maneira apropriada. Assim você vai manter seu colchão sempre limpinho e apropriado para uma ótima noite de sono.