Como limpar porcelanato: dicas para manter este piso sempre limpo

Conheça os principais materiais necessários e como deixar o piso de porcelanato brilhando

Por -

O porcelanato é um material que está em alta no revestimento de pisos internos pela sua beleza, elegância e durabilidade. Além disso, esse tipo de revestimento é encontrado em diversas cores e texturas e é muito versátil, pois podem ser instalados tanto no piso quanto nas paredes. Ao final deste artigo, você saberá como limpar porcelanato corretamente:

Além da beleza e durabilidade, o porcelanato tem baixa absorção de água, o que mantém as suas características por muito mais tempo, a coloração fica bastante uniforme e ele é altamente resistente à abrasão física e química.

Claro que se trata de uma opção de valor mais alto se comparado com os revestimentos cerâmicos, mas em geral vale o investimento.

Tipos de porcelanato

Como limpar porcelanato: ambiente que leva o material

Por ser um produto altamente versátil, existem diversos tipos de porcelanato disponíveis para aplicação em qualquer ambiente da casa. Confira os detalhes de cada um deles:

Porcelanato polido

Os revestimentos de porcelanato polido são os mais conhecidos. Eles possuem a superfície mais lisa, pois recebem um polimento e uma camada protetora. São mais recomendados para áreas secas como salas, corredores e quartos, pois são extremamente escorregadios quando molhados.

Porcelanato esmaltado

Aqui as peças recebem uma camada de esmalte com o desenho desejado. Eles podem ser lisos ou ásperos, brilhantes ou foscos. É um revestimento que pode ser utilizado para uso residencial, comercial e até mesmo industrial.

Porcelanato acetinado

Já o acabamento acetinado tem característica fosca e é mais resistente a riscos e manchas do que o polido. Se você procura por um piso que não seja tão brilhante, então o caminho é investir no porcelanato acetinado.

Porcelanato rústico

Esse é o mais indicado para áreas externas e úmidas como sauna, box do banheiro, garagens e decks de piscinas. Ele tem uma superfície levemente abrasiva, é ainda mais resistente que os outros tipos de acabamento e pouco escorregadio.

Como limpar porcelanato

Primeira limpeza – pós-obra

assentar piso de porcelanato

A primeira limpeza do seu piso deve ser feita até 15 dias depois da aplicação do rejunte e, se for bem feita, vai ajudar a evitar manchas e facilitar a manutenção do seu piso ao longo da vida útil do produto.

Essa limpeza pós-obra deve ser feita cuidadosamente para evitar riscos no porcelanato polido e você vai precisar apenas de uma esponja umedecida em água.

O primeiro passo é passar a esponja úmida devagar observando se existem resquícios de materiais abrasivos como cimento, argamassa e grãos de areia.

Na sequência aplique algum produto específico para limpeza pós-obra e que seja próprio para esse tipo de revestimento. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção e eles removem manchas e sujeiras deixando o piso com aparência perfeita.

Como limpar porcelanato: limpando o rejunte

Como limpar porcelanato: esponja

Em muitas ocasiões o rejunte também precisa ser limpo e essa tarefa também é simples. Espere no mínimo sete dias depois da aplicação para fazer a primeira limpeza e utilize um produto pós-obra específico diluído em água. Deixe o produto agir pelo tempo especificado na embalagem e limpe com uma esponja macia.

O rejunte também pode ser limpo com saponáceo cremoso. Basta aplicar o produto com uma esponja sem diluir e deixar agir por 10 minutos. Depois limpe com a parte amarela da esponja.

Antes de aplicar outros produtos, faça um teste para verificar se não vai danificar o seu piso.

Dilua o produto em água e aplique apenas em uma parte da peça. Observe se aparece alguma mancha ou descoloração.

O vinagre também é um ótimo produto caseiro para limpar o seu porcelanato, pois ele ajuda a remover o excesso de rejunte que fica na peça sem danificar o seu piso.

Como limpar porcelanato: limpeza diária

Como limpar porcelanato com aspirador

O porcelanato é um material muito fácil de cuidar de manter limpo. Basicamente você vai precisar de:

  • Uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó;
  • Detergente neutro diluído em água;
  • Panos secos;
  • Álcool ou limpa vidros.

O processo é simples, você deve primeiramente varrer o piso com a vassoura de cerdas macias para retirar o grosso da sujeira. Se preferir, aspire com o bico do aspirador que tem escova para evitar que o seu piso fique arranhado.

Prepare a solução de limpeza diluindo uma colher de sopa de detergente neutro em 2 litros de água junto com algumas gotas de solução limpa vidros. Aplique sobre o piso usando um pano macio levemente umedecido.

Repita a operação quantas vezes for necessário para retirar toda a sujeira e para finalizar passe um pano macio com álcool.

Se você quiser, pode fazer a limpeza diária esfregando a solução com uma escova ou com a vassoura de cerdas macias e depois finalizar secando o piso com um pano macio. Nunca deixe o seu piso excessivamente molhado.

Como limpar porcelanato: mais dicas de limpeza

Como limpar porcelanato com dicas de limpeza

Ainda temos mais algumas dicas de limpeza para você seguir seguir:

  • Como o detergente neutro não deixa aquele cheirinho de limpeza no ar, use um spray perfumado para ambientes ou um difusor.
  • Manchas de tinta de caneta, canetinhas hidrocor, esmaltes de unha ou outros pigmentos podem ser retirados com álcool, thinner ou acetona. Mas aplique só o suficiente para retirar a mancha e seque logo em seguida.
  • Em caso de moradores alérgicos a produtos de limpeza, utilize vinagre diluído em água para tirar a sujeira do seu piso de porcelanato. O vinagre não mancha, não danifica o brilho e higieniza muito bem a superfície.
  • Porcelanatos acetinados e rústicos, por não terem aquela camada de brilho, são mais fáceis de limpar e você pode caprichar na esfregação.
  • Se por acaso você derrubar bebidas alcoólicas ou café, dilua um pouquinho de água sanitária em um recipiente com 200ml de água e passe essa mistura com uma esponja macia somente no local manchado. Limpe bem com água pura e nunca aplique o produto direto no piso.

O que evitar na limpeza do seu porcelanato

O porcelanato é um piso que tem uma durabilidade considerável, mas é sempre bom ter cuidado na hora de limpar para evitar riscos ou manchas e deixá-lo sempre brilhante. Os produtos que você deve evitar na hora da limpeza são:

  • Saponáceo em pó;
  • Escovas de cerdas duras;
  • Cera líquida ou pastosa;
  • Sabão em pó;
  • Amoníaco;
  • Água sanitária;
  • Soda cáustica;
  • Produtos que contenham ácido fluorídrico;
  • Palha de aço.

Cuidados para uma boa conservação do seu porcelanato

Siga estes passos para ter um piso de porcelanato sempre conservado:

  1. Limpe o seu porcelanato assim que houver algum “acidente”, pois deixar para depois vai fazer com que o material impregne no piso causando manchas permanentes.
  2. Use e abuse de tapetes, especialmente na entrada da casa ou dos cômodos, assim você diminui a sujeira no piso.
  3. Evite misturar produtos de limpeza. Esse é um hábito muito comum entre as donas de casa ou pessoas responsáveis pela limpeza e pode danificar o seu piso.
  4. Coloque feltro embaixo dos móveis para diminuir a possibilidade de riscar o seu piso quando for movimentar algum móvel.
  5. Evite usar o mesmo pano na limpeza de todos os cômodos.
  6. Nunca use utensílios ásperos como palha de aço ou o lado verde da esponja.

Como já dissemos anteriormente, o piso de porcelanato é mais resistente e dá um acabamento muito elegante à sua residência, portanto ele merece todo o cuidado que você puder ter para que ele permaneça novinho por mais tempo.