Porcelanato acetinado: saiba mais sobre o piso, vantagens e desvantagens

Alta resistência, durabilidade e beleza: saiba mais sobre o piso de porcelanato acetinado

Por -

Atualmente existe uma gama enorme de pisos e revestimentos disponíveis no mercado. Entre eles, estão os porcelanatos. Mas, mesmo entre esse tipo de piso, existem variedades e é importante conhecer cada uma delas antes de escolher qual melhor piso para sua casa. No post de hoje vamos falar exclusivamente do porcelanato acetinado ou natural, como também é conhecido.

Os porcelanatos são pisos feitos a partir de uma mistura entre argila, areia e aditivos queimados a mais de 1200º. Contudo, o porcelanato acetinado não recebe ao final do processo a camada de esmalte, responsável pelo alto brilho da peça. Essa ausência de brilho é a principal característica desse tipo de porcelanato, que apresenta uma superfície fosca, suave e menos brilhante.

Essas características colocam o porcelanato acetinado como o piso ideal para quem busca um material resistente, bonito, mais discreto e com aparência mais aconchegante que os pisos polidos tradicionais.

O porcelanato acetinado é indicado para uso interno e externo, podendo, ainda, ser instalado tanto no chão quanto nas paredes. Esse tipo de porcelanato também é encontrado em diversas opções de cores e texturas, imitando inclusive madeira, pedra e mármore.

Mas como tudo na vida possui prós e contras, com o porcelanato acetinado não seria diferente. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens desse tipo de piso:

Vantagens do piso porcelanato acetinado

  • Assim como os demais tipos de porcelanato, a versão acetinada possui acabamento e cores uniformes, além de serem muito resistentes e duráveis;
  • O porcelanato acetinado retém pouca água por ter uma superfície menos porosa, portanto ele é ideal para locais úmidos, como banheiros e áreas externas;
  • O piso acetinado deixa os ambientes mais aconchegantes e agradáveis, já que ele reflete menos a luz;
  • O tipo de acabamento dado ao porcelanato acetinado faz com que ele seja menos propenso a riscos;
  • O porcelanato acetinado mancha menos que as versões esmaltadas e polidas. A ausência de brilho faz com que esse tipo de piso sofra menos com manchas e marcas, além de que o processo de limpeza é muito mais prático e fácil – vamos falar sobre a limpeza do porcelanato acetinado logo mais;
  • Apesar de não ser considerado um piso antiderrapante, o porcelanato acetinado é menos escorregadio e liso quando comparado aos porcelanatos polidos;
  • Variedade de cores e texturas do porcelanato acetinado é a mesma dos demais tipos de porcelanato;
  • O porcelanato acetinado é retificado, assim como os demais modelos de porcelanato, isso garante uma aplicação mais próxima das peças reduzindo a quantidade de argamassa e rejunte, o que resulta em um piso mais uniforme;

Desvantagens do piso porcelanato acetinado

  • Uma das maiores desvantagens do piso porcelanato acetinado é a dificuldade de realizar trocas. Esse tipo de piso é difícil de ser removido, por isso o mais aconselhável é que você tenha muita certeza do piso escolhido para evitar possíveis trocas no futuro. Na dúvida, opte pelos tons mais claros e neutros que se harmonizam bem com qualquer tipo de decoração e não pesam no visual do ambiente;
  • O piso porcelanato acetinado, como qualquer outro porcelanato, se caracteriza por ser um piso frio. Assim, se você está pensando em utilizar esse piso nas áreas internas da casa, como sala e quartos, saiba de antemão que possivelmente terá que usar tapetes para restringir o frio do piso; contudo, essa característica pode acabar se tornando uma vantagem caso você more em uma região quente;

Cuidados e como limpar o piso porcelanato acetinado

Uma das principais dúvidas sobre o porcelanato acetinado é se ele mancha ou não. A resposta para essa pergunta é “depende”. As possibilidades de manchas, marcas e riscos nesse tipo de piso são muito menores quando comparado aos outros tipos de porcelanato. Contudo, é necessário se atentar para o tipo de produto que será usado para limpeza, já que produtos mais abrasivos e corrosivos podem, sim, danificar a superfície do piso.

Portanto, na hora da limpeza do porcelanato acetinado use apenas uma vassoura de cerdas macias ou um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Para o uso de qualquer outro tipo de produto, entre em contato com o fabricante.

Preço do porcelanato acetinado

O preço do piso porcelanato acetinado varia bastante e depende, principalmente, do fabricante, do modelo e do tamanho. Contudo, o preço desse tipo de piso é bem competitivo com os demais porcelanatos disponíveis no mercado.

Para ter uma ideia, um modelo 60×60 centímetros e de cor uniforme da marca Portobello, uma das mais tradicionais, custa em média R$ 32,90 o metro quadrado. Já um modelo semelhante da marca Portinari sai por cerca de R$ 36,90.

Veja 60 fotos e ideias de ambientes com piso de porcelanato acetinado

Veja a seguir uma galeria de imagens com 60 fotos de ambientes decorados com piso porcelanato acetinado. Inspire-se e leve essas ideias para sua casa também:

Imagem 1 – Porcelanato acetinado imita com perfeição a madeira e deixa o cômodo mais aconchegante.

Porcelanato acetinado imita com perfeição a madeira

Imagem 2 – A opção para esse quarto cheio de luz natural foi um porcelanato acetinado de cor clara e com rajados um tom mais escuro.

Porcelanato acetinado de cor clara

Imagem 3 – Porcelanato acetinado na varanda; o tom neutro e claro do piso permite que os demais elementos da decoração apareçam.

Porcelanato acetinado na varanda

Imagem 4 – Banheiro clean nas cores branco e bege apostou no uso de um porcelanato acetinado no chão.

Banheiro branco e bege com porcelanato acetinado

Imagem 5 – A aparência fosca do porcelanato acetinado deixa o ambiente mais agradável e confortável.

Porcelanato acetinado com aparência fosca

Imagem 6 – Para combinar com os tons amadeirados dos móveis e objetos, o porcelanato acetinado dessa área de serviço segue no mesmo padrão.

Área de serviço com porcelanato acetinado

Imagem 7 – Praticamente sem marcas de rejunte, o porcelanato vira uma peça única e uniforme no chão.

Porcelanato acetinado praticamente sem rejunte

Imagem 8 – O porcelanato acetinado dessa cozinha foi usado no piso e na bancada da pia.

Porcelanato acetinado no piso e na bancada da pia

Imagem 9 – Tom cinzento do porcelanato é discreto e, ao mesmo tempo, marcante no ambiente.

Porcelanato acetinado com tom cinzento

Imagem 10 – Se a intenção é criar um ambiente com ar mais sofisticado e elegante, o porcelanato acetinado é a escolha ideal.

Ambiente elegante com porcelanato acetinado

Imagem 11 – A cor dos porcelanatos é a mesma, a diferença está no formato. No chão, o piso é quadrado e na parede, em régua.

Porcelanato acetinado no piso

Imagem 12 – Sala clean e moderna com porcelanato acetinado no piso.

Piso de porcelanato acetinado em sala clean

Imagem 13 – Porcelanato acetinado amadeirado é o que mais se aproxima dos pisos de madeira.

Ambiente integrado com porcelanato acetinado no piso

Imagem 14 – Sóbrio, neutro e discreto: esse porcelanato acetinado é ideal para quem deseja destacar outros pontos do ambiente que não seja o chão.

Porcelanato acetinado na cozinha

Imagem 15 – Para fugir do branco, opte por um tom acima, próximo ao bege.

Porcelanato acetinado bege

Imagem 16 – Porcelanato acetinado branco com textura de mármore.

Textura de mármore no porcelanato acetinado desta varanda

Imagem 17 – Por ser um piso frio, o aconselhável é usar tapetes nas áreas onde a intenção é obter o máximo de conforto e aconchego.

Tapete para maior aconchego em ambiente com porcelanato acetinado

Imagem 18 – Porcelanato acetinado acompanha os tons Off White da decoração desse ambiente integrado.

Tons off white do porcelanato acetinado

Imagem 19 – Branco do porcelanato e dos armários na parede é contrastado pela tom suave da madeira da mesa e das cadeiras.

Ambiente com madeira e piso de porcelanato acetinado

Imagem 20 – Seguindo uma linha mais rústica, você pode optar por um porcelanato acetinado marrom combinado com piso retrô.

Porcelanato acetinado marrom combinado com piso retrô

Imagem 21 – Conceito do “menos é mais” foi aplicado nesse banheiro com sucesso.

Banheiro no estilo "menos é mais"

Imagem 22 – Efeito marmorizado do porcelanato acetinado deixou essa sala de jantar puro luxo.

Efeito marmorizado do porcelanato acetinado deixou essa sala de jantar puro luxo

Imagem 23 – Para valorizar o tom mais escuro dos móveis, a opção foi por um porcelanato acetinado de cor clara.

Porcelanato acetinado de cor clara

Imagem 24 – Para a cozinha um piso claro e neutro, para a área social o piso amadeirado ajuda a trazer conforto.

Piso amadeirado e porcelanato acetinado na cozinha

Imagem 25 – Quanto mais próximo da cor do piso, menos o rejunte aparecerá.

Piso de porcelanato acetinado na sala de jantar

Imagem 26 – Porcelanato acetinado claríssimo permite que o tapete se destaque na decoração

Porcelanato acetinado claríssimo

Imagem 27 – Nesse banheiro, o mesmo porcelanato acetinado utilizado no piso é usado na parede.

Piso e parede com o mesmo porcelanato

Imagem 28 – Existem formatos e tamanhos diferenciados de porcelanato, mas quanto maior a peça mais bonito é o resultado final.

Cozinha com peças grandes de porcelanato

Imagem 29 – Porcelanato acetinado no piso e revestimento de tijolinhos na parede.

Porcelanato acetinado no piso e tijolinhos na parede

Imagem 30 – Decoração rústico chique: porcelanato e mobílias dão o toque elegante para essa sala, enquanto a parede de tijolinhos branco e os detalhes em madeira remetem a um estilo mais rústico.

Decoração rústico chique na parede e no piso

Imagem 31 – A cor de cimento queimado foi utilizada no chão, com o porcelanato acetinado, e nas paredes e teto com a pintura.

Porcelanato acetinado com aparência de cimento queimado

Imagem 32 – Pisos um pouco mais escuros e com texturas, como esse da imagem, facilitam a limpeza e a manutenção, já que não marcam tanto a sujeira.

Piso escuro com texturas

Imagem 33 – Para esse banheiro, a escolha foi por ladrilhos hidráulicos na parede e porcelanato acetinado no chão.

Ladrilhos hidráulicos no banheiro

Imagem 34 – Fosco do porcelanato acetinado deixa o ambiente mais moderno e sofisticado.

Ambiente moderno e sofisticado com o fosco do porcelanato acetinado

Imagem 35 – Quer usar cores escuras como o preto? Então, compense com piso claro, como nessa imagem.

Piso claro de porcelanato acetinado

Imagem 36 – É ou não é a cara do mármore?

Porcelanato acetinado que remete ao mármore

Imagem 37 – Porcelanato acetinado ajuda a compor essa decoração clean, leve e suave.

Decoração clean, leve e suave com porcelanato acetinado

Imagem 38 – Neutralidade absoluta no chão.

Neutralidade absoluta no piso

Imagem 39 – Nessa varanda, o brilho fica apenas por conta da mesa de laca branca.

Mesa de laca branca na varanda com piso de porcelanato acetinado

Imagem 40 – Porcelanato acetinado no banheiro com texturas iguais e cores diferentes.

Porcelanato acetinado no banheiro

Imagem 41 – Simples na composição geral, mas seletivo nos detalhes.

Simples na composição geral, mas seletivo nos detalhes

Imagem 42 – Composição harmoniosa de cores e texturas.

Composição harmoniosa de cores e texturas

Imagem 43 – Parece madeira de pinus, mas é porcelanato acetinado.

Parece madeira pinus, mas é porcelanato acetinado

Imagem 44 – Para valorizar e destacar os azulejos portugueses na parede, somente um piso de cor neutra.

Piso de cor neutra em ambiente com azulejos portugueses

Imagem 45 – Lembre-se de limpar o porcelanato acetinado apenas com pano úmido e um pouco de detergente neutro, assim você não corre o risco de manchar o seu piso.

Porcelanato acetinado com pano úmido

Imagem 46 – Ele não é o protagonista do ambiente, mas tem um papel fundamental.

Papel fundamental do porcelanato acetinado no ambiente

Imagem 47 – A decoração jovem, mas ainda assim sóbria, utilizou um porcelanato acetinado de tom claro, enquanto na parede, o tom escuro prevalece.

Decoração jovem com piso de porcelanato acetinado

Imagem 48 – Fosco, aconchegante e muito bonito! Perfeito para qualquer ambiente.

Fosco, aconchegante e bonito com porcelanato acetinado

Imagem 49 – Casa pequena e toda integrada optou por usar o porcelanato acetinado em todos os ambientes.

Casa pequena integrada com porcelanato acetinado

Imagem 50 – Porcelanato acetinado em toda a varanda: do chão ao teto.

Porcelanato acetinado em toda a varanda

Imagem 51 – Rodapé branco com piso porcelanato acetinado de tom acinzentado.

Rodapé branco com piso de porcelanato acetinado

Imagem 52 – Custo razoavelmente baixo, alta resistência, durabilidade e beleza fazem do porcelanato uma das melhores opções de piso atualmente.

Custo razoavelmente baixo, alta resistência, durabilidade e beleza fazem do porcelanato uma das melhores opções de piso atualmente

Imagem 53 – Tudo cinza nessa casa: chão, teto e paredes.

Tudo cinza nessa casa: chão, teto e paredes

Imagem 54 – Porcelanato acetinado é melhor para áreas externas do que os do tipo polido ou esmaltado, já que ele é menos liso e escorregadio.

Porcelanato acetinado é melhor para áreas externas

Imagem 55 – Mesmo sem tapete, o porcelanato acetinado confere um ar mais aconchegante ao ambiente do que outros tipos de porcelanato.

 o porcelanato acetinado confere um ar mais aconchegante ao ambiente

Imagem 56 – Rejunte no mesmo tom do piso deixa quase imperceptível a junção entre as peças.

Rejunte no mesmo tom do piso deixa quase imperceptível a junção entre as peças

Imagem 57 – Para cada ambiente um piso.

Para cada ambiente um piso

Imagem 58 – Tapete no mesmo tom do piso funciona, nesse ambiente, apenas para deixar o chão mais confortável.

Tapete no mesmo tom do piso

Imagem 59 – Porcelanato acetinado possui baixa absorção de água e, por isso mesmo, é ideal para ser utilizado em banheiros, especialmente dentro do box.

Porcelanato acetinado possui baixa absorção de água

Imagem 60 – Varanda e sala integradas usam o mesmo porcelanato acetinado no chão.

Varanda e sala integradas usam o mesmo porcelanato acetinado no chão