Porcelanato branco: dicas para escolher, como limpar e fotos inspiradoras

Por -

Se você está na dúvida de qual piso escolher para sua casa nós temos uma ótima sugestão: porcelanato branco.

O porcelanato branco consegue unir a qualidade de um material super resistente com a versatilidade de uma cor que se encaixa em todo tipo de projeto, ou seja, não tem como errar com essa combinação.

Mas antes de ir comprar o seu porcelanato é importante conhecer alguns detalhes para que tudo fique realmente do jeitinho que você deseja.

Por isso, vamos começar explicando o que é o porcelanato e quais os tipos disponíveis hoje em dia no mercado, confira:

O que é porcelanato? Como escolher?

O porcelanato é um piso cerâmico, mas que se diferencia dos pisos convencionais pelo modo de produção. O porcelanato recebe um tratamento diferenciado que inclui a queima em temperaturas superiores a 1200°C.

O resultado desse processo de fabricação é um piso muito mais resistente, homogêneo e de acabamento vitrificado. O porcelanato também se destaca pela baixa absorção de água, tornando-o mais durável e indicado para áreas de grande fluxo.

As principais características do porcelanato ainda incluem juntas de rejuntes discretas e pouco aparentes e uma imensa variedade de acabamentos, cores e texturas, indo desde o brilhante até o fosco, passando por superfícies de aparência marmorizada e amadeirada. Outra característica importante do porcelanato é que ele pode ser usado tanto em área interna, quanto externa.

Veja a seguir os três tipos de porcelanato que existem no mercado e para quais projetos cada um deles é recomendado:

Porcelanato polido

O porcelanato polido possui acabamento alto brilho, deixando os ambientes mais amplos e iluminados, uma vez que eles refletem o espaço ao redor. O porcelanato polido é indicado para áreas internas, com exceção de banheiros, cozinhas e áreas de serviço, já que a superfície lisa desse tipo de piso o torna escorregadio em áreas úmidas e molhadas.

A única desvantagem desse tipo de piso é a limpeza. O porcelanato polido deixa marcas mais aparentes e com isso exige manutenção maior e constante.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado possui superfície fosca e com textura mais áspera, sendo muito recomendado para áreas externas e ambientes molhados, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço.

Porcelanato esmaltado

O porcelanato esmaltado é o tipo mais versátil que existe. Esse piso recebe uma camada de esmalte em sua superfície e pode assumir um acabamento liso, áspero ou brilhante. Só tenha o cuidado de escolher o porcelanato esmaltado com maior número PEI (Porcelain Enamel Institute), referência utilizada para classificar o piso de acordo com a resistência.

Quanto maior for essa numeração, mais resistente é o porcelanato. Numerações muito baixas devem ser usadas preferencialmente em locais de pouco trafego.

Dicas para escolher o porcelanato branco ideal

  • Observe o estilo que você deseja dar para o seu ambiente. Espaços mais clássicos, elegantes e sofisticados vão bem com um porcelanato branco polido, evidenciado o aspecto glamoroso do ambiente. Já se a intenção for criar espaços mais rústicos ou contemporâneos, uma boa pedida é o porcelanato branco acetinado.
  • Em banheiros prefira o porcelanato branco esmaltado que é mais resistente a manchas e possui uma superfície mais áspera, trazendo mais segurança ao espaço.
  • O tamanho das placas do porcelanato também é um item importante que deve ser levado em consideração. Os pisos muito grandes ficam mais harmoniosos em espaços igualmente grandes, já ambientes pequenos devem preferir placas menores, que acompanhem o tamanho do espaço.
  • O porcelanato branco pode ainda ser combinado com porcelanatos de outras cores, dependendo do projeto e do estilo de decoração predominante. Uma boa pedida, especialmente para ambientes modernos, é a combinação de porcelanato branco com cinza.
  • O porcelanato branco é um ótimo truque para ampliar visualmente ambientes pequenos. Por isso a dica aqui é escolher um piso porcelanato retificado com juntas de até 1,5 mm. Isso garante a sensação de um piso único, monolítico.
  • O porcelanato branco nem sempre precisa ser liso por completo. Existem alguns modelos com textura que se encaixam perfeitamente em diferentes projetos de decoração. Uma sugestão é apostar no piso porcelanato branco com efeito marmorizado, criando um ambiente refinado e elegante.

Como limpar porcelanato branco

A limpeza e manutenção do porcelanato branco é o que vai garantir a beleza e a durabilidade do revestimento. Por isso, tome nota das dicas abaixo para que você mantenha seu piso sempre em ordem:

  • O porcelanato branco, apesar da cor, é fácil e simples de limpar, uma vez que a superfície do piso não absorve umidade, ou seja, não mancha. Comece a limpeza do porcelanato com uma vassoura de cerdas macias para remover a poeira e resíduos soltos. Se preferir, pode usar um aspirador de pó.
  • Em seguida, dilua em um balde cinco de litros de água, 4 colheres de detergente neutro e uma colher de água sanitária. Espalhe essa mistura no piso e com a ajuda de um esfregão, remova a sujeira mais difícil. Em seguida, despeje água limpa, remova o excesso com um rodo e seque com um pano macio e seco.
  • Não utilize produtos abrasivos sobre o porcelanato, como ácidos, por exemplo. Também não é recomendado o uso de cera, já que o produto pode manchar e engordurar a superfície do piso.
  • Para a limpeza do rejunte você pode optar por uma misturinha caseira de vinagre com bicarbonato de sódio. Basta espalhar a pastinha sobre o rejunte e depois esfregar com uma escovinha até remover a sujeira impregnada.

Confira agora uma seleção de fotos de ambientes decorados com porcelanato branco e inspire-se com cada uma delas:

Imagem 1 – Porcelanato branco acetinado para integrar visualmente os ambientes. A tonalidade do piso ainda se harmoniza com toda a decoração.

Porcelanato branco acetinado para integrar visualmente os ambientes. A tonalidade do piso ainda se harmoniza com toda a decoração

Imagem 2 – Porcelanato branco combinado com uma faixa cinza, também em porcelanato. Um piso bonito e resistente para a cozinha.

Porcelanato branco combinado com uma faixa cinza, também em porcelanato. Um piso bonito e resistente para a cozinha

Imagem 3 – Porcelanato branco marmorizado para trazer charme e elegância para a cozinha pequena.

Porcelanato branco marmorizado para trazer charme e elegância para a cozinha pequena

Imagem 4 – Aqui, as placas grandes de porcelanato ajudam a deixar o ambiente mais amplo.

Aqui, as placas grandes de porcelanato ajudam a deixar o ambiente mais amplo

Imagem 5 – Porcelanato branco polido para todos os ambientes da casa. O resultado é a uniformização visual.

Porcelanato branco polido para todos os ambientes da casa. O resultado é a uniformização visual

Imagem 6 – Sala de estar e jantar integradas pelo porcelanato branco. Repare que as juntas do rejunte praticamente não aparecem

Imagem 7 – Um banheiro sofisticado com piso porcelanato branco e banheira revestida com mármore preto.

Um banheiro sofisticado com piso porcelanato branco e banheira revestida com mármore preto

Imagem 8 – Piso porcelanato branco marmorizado com veios marrons dialogando diretamente com os demais elementos da decoração.

Piso porcelanato branco marmorizado com veios marrons dialogando diretamente com os demais elementos da decoração

Imagem 9 – Banheiro clean e muito bem decorado com piso porcelanato branco e painel de madeira.

Banheiro clean e muito bem decorado com piso porcelanato branco e painel de madeira

Imagem 10 – O porcelanato branco é uma ótima pedida para quem deseja criar um estilo moderno e industrial. Repare que aqui a parede de cimento queimado se harmonizou muito bem com o piso

O porcelanato branco é uma ótima pedida para quem deseja criar um estilo moderno e industrial. Repare que aqui a parede de cimento queimado se harmonizou muito bem com o piso

Imagem 11 – Nessa cozinha, o porcelanato branco reforçou a sensação de amplitude e luminosidade.

Nessa cozinha, o porcelanato branco reforçou a sensação de amplitude e luminosidade

Imagem 12 – Porcelanato branco polido para o quarto e o closet. A combinação com o cinza deixou o ambiente sóbrio e moderno.

Porcelanato branco polido para o quarto e o closet. A combinação com o cinza deixou o ambiente sóbrio e moderno

Imagem 13 – Cozinha branca moderna com piso porcelanato branco esmaltado.

Cozinha branca moderna com piso porcelanato branco esmaltado

Imagem 14 – A casa de estilo contemporâneo optou por usar o mesmo porcelanato branco com textura em todos os ambientes.

A casa de estilo contemporâneo optou por usar o mesmo porcelanato branco com textura em todos os ambientes

Imagem 15 – Sala com porcelanato branco polido. Luz e amplitude para o ambiente pequeno.

Sala com porcelanato branco polido. Luz e amplitude para o ambiente pequeno

Imagem 16 – O mesmo porcelanato usado no chão pode ser utilizado na parede do box do banheiro, criando uma identidade visual.

O mesmo porcelanato usado no chão pode ser utilizado na parede do box do banheiro, criando uma identidade visual

Imagem 17 – O branco é a marca registrada dessa cozinha. A cor aparece no piso porcelanato, na pintura e nos móveis.

O branco é a marca registrada dessa cozinha. A cor aparece no piso porcelanato, na pintura e nos móveis

Imagem 18 – Porcelanato branco com efeito marmorizado cinza: uma ótima pedida para quem deseja disfarçar leves sujeirinhas no piso.

Porcelanato branco com efeito marmorizado cinza: uma ótima pedida para quem deseja disfarçar leves sujeirinhas no piso

Imagem 19 – Aqui nessa sala, as placas retangulares de porcelanato branco acompanham o formato do ambiente.

Aqui nessa sala, as placas retangulares de porcelanato branco acompanham o formato do ambiente

Imagem 20 – Com juntas arredondadas, esse porcelanato branco denuncia com mais evidência o rejunte entre as placas.

Com juntas arredondadas, esse porcelanato branco denuncia com mais evidência o rejunte entre as placas

Imagem 21 – Quer uma cozinha moderna e minimalista? O porcelanato branco acetinado é ideal para essa proposta.

Quer uma cozinha moderna e minimalista? O porcelanato branco acetinado é ideal para essa proposta

Imagem 22 – Na dúvida, o porcelanato branco é a melhor escolha de piso. Combina com tudo e com todos os ambientes.

Na dúvida, o porcelanato branco é a melhor escolha de piso. Combina com tudo e com todos os ambientes

Imagem 23 – Porcelanato branco para varanda. Atenção para umidade que pode deixar o piso escorregadio, prefira as versões acetinada ou esmaltada.

Porcelanato branco para varanda. Atenção para umidade que pode deixar o piso escorregadio, prefira as versões acetinada ou esmaltada

Imagem 24 – Os móveis amadeirados formam uma bela combinação com o piso porcelanato branco.

Os móveis amadeirados formam uma bela combinação com o piso porcelanato branco

Imagem 25 – Piso e teto branco para ampliar e iluminar o ambiente integrado.

Piso e teto branco para ampliar e iluminar o ambiente integrado

Imagem 26 – Porcelanato branco e móveis pretos: uma combinação clássica que nunca sai de moda.

Porcelanato branco e móveis pretos: uma combinação clássica que nunca sai de moda

Imagem 27 – Anote aí essa dica de paleta de cores para cozinha: branco no piso e cinza com madeira nos móveis.

Anote aí essa dica de paleta de cores para cozinha: branco no piso e cinza com madeira nos móveis

Imagem 28 – Porcelanato branco acetinado para a cozinha do espaço gourmet. Livre de acidentes e escorregões.

Porcelanato branco acetinado para a cozinha do espaço gourmet. Livre de acidentes e escorregões

Imagem 29 – A casa de pé direito alto e super iluminada ficou ainda mais destacada com o piso porcelanato branco polido.

A casa de pé direito alto e super iluminada ficou ainda mais destacada com o piso porcelanato branco polido

Imagem 30 – Sala de jantar moderna com porcelanato branco e móveis cinza.

Sala de jantar moderna com porcelanato branco e móveis cinza

Imagem 31 – Porcelanato branco na sala, apesar de ser um piso frio, o ambiente não perdeu aconchego e conforto.

Porcelanato branco na sala, apesar de ser um piso frio, o ambiente não perdeu aconchego e conforto

Imagem 32 – Quer apostar em móveis escuros? Então aposte em um piso branco.

Quer apostar em móveis escuros? Então aposte em um piso branco

Imagem 33 – Porcelanato branco para o hall de entrada.

Porcelanato branco para o hall de entrada

Imagem 34 – Sofisticação na sala de estar integrada ao home office graças ao piso porcelanato branco marmorizado.

Sofisticação na sala de estar integrada ao home office graças ao piso porcelanato branco marmorizado

Imagem 35 – A simplicidade de um piso branco às vezes é tudo o que você precisa.

A simplicidade de um piso branco às vezes é tudo o que você precisa

Imagem 36 – Quer usar porcelanato branco no banheiro? Então prefira as versões acetinada e esmaltada que são mais ásperas e não provocam escorregões.

Quer usar porcelanato branco no banheiro? Então prefira as versões acetinada e esmaltada que são mais ásperas e não provocam escorregões

Imagem 37 – Mas em ambientes como a sala de estar e a sala de jantar o porcelanato polido branco está mais do que liberado.

Mas em ambientes como a sala de estar e a sala de jantar o porcelanato polido branco está mais do que liberado

Imagem 38 – Nesta sala, os detalhes em dourado complementam a beleza do piso porcelanato branco.

Nesta sala, os detalhes em dourado complementam a beleza do piso porcelanato branco

Imagem 39 – Ambientes descontraídos também se beneficiam do uso do porcelanato branco.

Ambientes descontraídos também se beneficiam do uso do porcelanato branco

Imagem 40 – Um luxo esse banheiro todo revestido com porcelanato branco.

Um luxo esse banheiro todo revestido com porcelanato branco

Imagem 41 – Uma bela inspiração para você: porcelanato branco combinado a madeira clara.

Uma bela inspiração para você: porcelanato branco combinado a madeira clara

Imagem 42 – Já nesse banheiro a opção foi por usar porcelanato branco liso no chão e porcelanato branco marmorizado na parede.

Já nesse banheiro a opção foi por usar porcelanato branco liso no chão e porcelanato branco marmorizado na parede

Imagem 43 – Parece cerâmica comum, mas é porcelanato em placas pequenas.

Parece cerâmica comum, mas é porcelanato em placas pequenas

Imagem 44 – Cadê o rejunte? As placas grandes e as juntas retificadas fazem o rejunte “sumir” do chão.

Cadê o rejunte? As placas grandes e as juntas retificadas fazem o rejunte “sumir” do chão

Imagem 45 – Decoração leve, clean e sofisticada nesse banheiro de porcelanato marmorizado.

Decoração leve, clean e sofisticada nesse banheiro de porcelanato marmorizado

Imagem 46 – Repare no brilho que o porcelanato polido oferece. Um piso capaz de iluminar ainda mais o ambiente, literalmente!

Repare no brilho que o porcelanato polido oferece. Um piso capaz de iluminar ainda mais o ambiente, literalmente!

Imagem 47 – Que tal contrastar o porcelanato branco com paredes em tons marcantes?

Que tal contrastar o porcelanato branco com paredes em tons marcantes?

Imagem 48 – Banheiro com porcelanato branco: um coringa para quem não quer ousar demais.

Banheiro com porcelanato branco: um coringa para quem não quer ousar demais

Imagem 49 – Rusticidade também combina com porcelanato branco.

Rusticidade também combina com porcelanato branco

Imagem 50 – Sala de jantar sóbria, neutra e sofisticada. O porcelanato branco oferece a base do projeto.

Sala de jantar sóbria, neutra e sofisticada. O porcelanato branco oferece a base do projeto

Imagem 51 – Pensando em como montar uma cozinha clean? Então insira o porcelanato branco no projeto.

Pensando em como montar uma cozinha clean? Então insira o porcelanato branco no projeto

Imagem 52 – Porcelanato branco marmorizado no piso e na parede do box. Para finalizar e diferenciar o projeto, uma divisória de madeira.

Porcelanato branco marmorizado no piso e na parede do box. Para finalizar e diferenciar o projeto, uma divisória de madeira

Imagem 53 – A divisória amarela de acrílico “acendeu” esse banheiro moderno de tons neutros e porcelanato branco.

A divisória amarela de acrílico “acendeu” esse banheiro moderno de tons neutros e porcelanato branco

Imagem 54 – O clássico preto e branco passa pelo piso porcelanato nessa cozinha.

O clássico preto e branco passa pelo piso porcelanato nessa cozinha

Imagem 55 – E que tal romantizar um pouco o banheiro de porcelanato branco? Para isso, invista em paredes e móveis em tons delicados de rosa.

E que tal romantizar um pouco o banheiro de porcelanato branco? Para isso, invista em paredes e móveis em tons delicados de rosa

Imagem 56 – Amplitude é a palavra que define esse ambiente com porcelanato branco.

Amplitude é a palavra que define esse ambiente com porcelanato branco

Imagem 57 – Porcelanato branco marmorizado com veios pretos para quebrar a brancura do ambiente.

Porcelanato branco marmorizado com veios pretos para quebrar a brancura do ambiente

Imagem 58 – A frieza do porcelanato branco pode ser contrastada com o uso de móveis e elementos em madeira.

A frieza do porcelanato branco pode ser contrastada com o uso de móveis e elementos em madeira

Imagem 59 – Banheiro com porcelanato branco para uniformizar o espaço.

Banheiro com porcelanato branco para uniformizar o espaço

Imagem 60 – O porcelanato branco também é um ótimo recurso quando a intenção é destacar outros elementos do projeto.

O porcelanato branco também é um ótimo recurso quando a intenção é destacar outros elementos do projeto