Como limpar quadro branco: confira o passo a passo prático

Por -

Os quadros brancos vieram para ficar! Eles estão nas salas de aula, nos escritórios e onde mais for preciso anotar, ensinar ou informar alguma coisa.

E a razão para isso é bem simples: eles são práticos, não fazem aquela poeirada toda e são a salvação de quem tem rinite e sofre com alergias.

Só que toda essa comodidade tem um preço. Os quadros brancos podem ser mais difíceis de limpar se algumas dicas não forem seguidas direitinho.

Por isso, no post de hoje trouxemos dicas para você aprender como limpar quadro branco de forma eficiente e rápida. Vem ver:

Passo a passo para limpar quadro branco

Como limpar quadro branco

Os quadros brancos são bem versáteis no que diz respeito ao modo de limpeza. A grande maioria dos produtos disponíveis no mercado pode ser usada para limpar o quadro.

As únicas restrições são com produtos ásperos e abrasivos que podem riscar o quadro como, por exemplo, esponjas de aço, sapólios e até mesmo o bicarbonato, já que o pozinho pode causar arranhões na superfície do quadro.

De resto, você pode usar praticamente tudo que tiver em casa. Confira abaixo a lista dos principais produtos de limpeza indicados para limpar quadro branco:

  • Álcool etílico
  • Acetona ou removedor de esmaltes
  • Água oxigenada
  • Multiusos (Veja, Mr. Músculo, entre outros)
  • Detergente neutro
  • Sabão em pó
  • Limpador de vidros
  • Lenço Umedecido

Existem ainda produtos específicos para limpeza de quadro branco, facilmente encontrados a venda em lojas de papelaria e artigos para escritório.

Com o produto em mãos, seja ele qual for, é só partir para a limpeza. Veja o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, remova tudo o que estiver escrito no quadro usando o apagador convencional.
  2. Na sequência, aplique um pouco do produto para limpeza com o auxilio de um pano úmido. O álcool costuma funcionar muito bem, por isso, se ficar na dúvida, aposte nele.
  3. Passe o produto por todo o quadro e, logo depois, seque com um pano macio e seco.
  4. Pronto! Seu quadro já está limpinho e pronto para ser usado novamente.

Essa é a limpeza básica que você deve fazer no quadro branco diariamente ou, no mínimo, a cada dois dias.

Como limpar manchas difíceis do quadro branco

A dica agora é para o caso do seu quadro branco apresentar manchas insistentes e difíceis de serem removidas.

O jeito mais comum e prático de fazer a remoção desse tipo de mancha é aplicando álcool ou acetona em um pano levemente umedecido.

Outra forma que costuma funcionar bem é escrevendo com o marcador sobre a mancha. A ideia é que a tinta recém aplicada consiga diluir a tinta ressecada que está por baixo e, assim, limpar o quadro branco.

Após escrever sobre a mancha, aguarde um pouco e remova com o uso do apagador.

Se nada disso der certo, você pode ainda optar por outras receitinhas simples, como o uso de graxa de sapato.

Use graxa incolor sobre a mancha, aguarde um pouco e faça a remoção com um pano seco. O quadro ficará como novo.

Sabe o que mais limpa quadro branco? Pasta de dente! Isso mesmo! Você pode usar o produto para remover manchas difíceis do seu quadro branco. Basta espalhar um pouco de pasta sobre a superfície do quadro, aguardar um pouco e remover na sequência com um pano umedecido.

Como limpar apagador de quadro branco

Do que adianta ter um quadro branco limpinho se o apagador está todo sujo? Não combina, né? Por isso, além de limpar o quadro, também é importante saber como limpar o apagador direitinho. Confira as instruções:

Água e detergente

Esse é o processo mais simples e eficaz de todos, pode acreditar! Para isso, basta encher uma bacia com água e detergente e colocar o apagador de molho nessa mistura.

Deixe-o lá por cerca de 30 a 40 minutos. Depois, dê uma leve esfregada com as mãos para ajudar a soltar a sujeira. Enxague e seque com a ajuda de uma toalha macia ou com papel toalha.

Dica: espere o apagador secar completamente antes de usá-lo novamente.

Outra boa maneira de limpar o apagador de quadro branco é com a ajuda de uma mangueira. A pressão do jato ajuda a soltar a tinta mais facilmente. Contudo, faça isso em um local aberto e diretamente no chão, já que a tinta liberada na lavagem pode sujar as paredes e móveis que estiverem por perto.

Quando notar que a água está clara e sem resquícios de tinta é sinal de que o apagador está limpo.

Coloque-o para secar no sol ou use uma toalha macia para a agilizar o processo de secagem.

Cuidados na hora de lavar o apagador de quadro branco

  • Não use água quente. Prefira água em temperatura ambiente ou no máximo morna.
  • Não use produtos químicos, como alvejantes e multiusos. Eles podem danificar o feltro do apagador. Apenas detergente já é suficiente para a limpeza.
  • Caso note que o apagador ainda está sujo, mesmo depois de seco, faça a limpeza novamente. E, lembre-se: os apagadores possuem uma vida útil curta, por isso, após algumas lavagens pode ser necessário realizar a troca.

Como manter o quadro branco limpo por mais tempo

Depois de todas as dicas de limpeza é importante falar também sobre a manutenção e os cuidados de conservação com o quadro branco. Veja a seguir:

  • Sempre apague o conteúdo escrito no quadro branco. Caso a tinta do marcador permaneça por muito tempo sobre a superfície do quadro, as chances dele ficar manchando são muito grandes.
  • Use marcadores específicos para quadro branco.
  • Não use canetas permanentes, canetinhas, giz de cera ou outro tipo de marcador que não seja indicado para quadro branco.
  • Limpe o apagador com regularidade.

Anotou todas as dicas? Então agora é só ir lá e fazer a limpeza do seu quadro branco e deixá-lo prontinho para o próximo uso.