Dicas de limpeza: veja como deixar cada ambiente da casa limpinho

Por - Atualizado em:

Nada melhor do que um empurrãozinho na hora de limpar a casa, não é mesmo? Por aqui esse empurrãozinho tem nome e se chama dicas de limpeza.

Pois é! Com as dicas certas todo o processo de limpeza fica mais rápido, prático e eficiente. Por isso, sem perder mais tempo, vamos conferir como limpar a casa numa boa e sem estresse. Aproveita e já vai colocando sua playlist de faxina para tocar!

Dicas de limpeza rápida

Dicas de limpeza rápida

De trás para frente

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas não custa nada relembrar. Toda e qualquer limpeza deve ser feita de trás para frente. Ou seja, do último cômodo da casa até o primeiro que dá acesso a entrada principal.

Por quê? Simples! Dessa forma você evita que os cômodos voltem a ficar sujos, uma vez que não precisa ficar indo e voltando para os locais que já estão limpos. 

De cima para baixo

Aqui, a dica é parecida com a anterior. Isso quer dizer: evitar limpar novamente aquilo que já foi limpo. 

Por isso, comece a limpeza sempre do ponto mais alto (teto, luminárias, paredes, prateleiras) até o ponto mais baixo (móveis, tapetes e piso).

Faxina x atividades do dia a dia

No dia da faxina evite fazer atividades corriqueiras do dia a dia, como lavar roupa, por exemplo. Tire o dia apenas para limpar a casa.

Assim você não precisa dividir sua atenção com milhares de outras coisas. Se possível, evite até mesmo preparar refeições nesse dia. Peça um delivery ou coma algo que você tem na geladeira. 

Separe um dia para áreas especificas

Não adianta querer fazer tudo em um dia só. Deixe a limpeza de armários e guarda roupa, por exemplo, para outro dia. 

O mesmo vale para a geladeira e outros pontos específicos da casa, como lavar tapetes ou lavar cortinas. O dia da faxina deve incluir apenas a limpeza bruta. 

Mantenha a faxina

Depois de tudo limpo você deve cuidar para que tudo permaneça dessa maneira (ou o mais próximo possível).

Para isso é importante ter um cronograma de atividades diárias que, entre outras coisas, deve incluir varrer e aspirar o chão, os tapetes e os estofados, remover a poeira dos móveis, manter o banheiro limpo e a cozinha organizada. 

Ao fazer isso, além de manter a casa limpa por mais tempo, você ainda garante que a próxima faxina seja ainda mais rápida e prática, uma vez que a sujeira acumulada é menor.

Dicas de limpeza para o banheiro

Dicas de limpeza para banheiro

O banheiro é sem duvida nenhuma um dos lugares que mais precisam de atenção na hora da limpeza da casa. 

O local é o reduto perfeito para proliferação de diferentes germes e bactérias, algumas delas, inclusive, muito prejudiciais a saúde humana, como a Salmonella, Enterococcus e Rotavirus.

Veja as dicas:

Água sanitária

A água sanitária pode e deve ser uma das suas melhores amigas na hora de limpar o banheiro, especialmente as louças sanitárias. 

Para isso, basta espalhar um pouco do produto em torno do vaso, na tampa e nos botões de descarga. Deixe o produto agir por alguns minutos e limpe em seguida com aquela escova apropriada para limpeza do vaso. Para tampa e os botões use uma esponja de limpeza ou um pano macio.

Desinfetante

Para o dia a dia invista em um bom desinfetante para o vaso sanitário. Despeje um pouco do produto e deixe-o agindo. Não precisa enxaguar. 

Limpeza da área do banho

A área do box do chuveiro também precisa ser limpa com frequência, uma vez que o espaço acumula gordura e vários outros tipos de sujeira.

Para a limpeza rápida do box do banheiro a dica é borrifar um pouco de água sanitária na região e esfregar tudo.

Na sequência esfregue o local com uma esponja macia embebida em detergente neutro.

Dicas de limpeza para cozinha

Dicas de limpeza para cozinha

A cozinha, assim como o banheiro, precisa de atenção especial. Afinal de contas é ali que você prepara as refeições e manipula alimentos, portanto, todo cuidado é pouco para evitar a contaminação por germes e bactérias. 

Bancada e balcão

Comece a limpeza pela bancada da pia. O local deve ser limpo diariamente com uma esponja macia e detergente neutro. Finalize com um pano macio embebido em álcool.

Lave a louça

Não precisa nem dizer que a louça deve ser lavada todos os dias, não é mesmo? Mas o que talvez você não saiba é da importância de seguir uma ordem na hora da lavagem, assim você facilita o processo e as louças ficam mais limpinhas.

A dica é sempre começar pelas louças com menos sujeira e gordura, como é o caso de copos e talheres. Depois lave os pratos, mas antes lembre-se de retirar os restos de comida e jogar no lixo ou na composteira, se for o caso.

Dica de ouro: deixe as louças com sujeira impregnada (pratos, panelas e travessas) dentro da cuba da pia. Dessa forma a água que você está usando para enxaguar a louça já vai amolecendo essa sujeira, fazendo com que você economize água e tempo.

Forno e fogão

Após o preparo de cada refeição é fundamental fazer a higienização desse espaço. Mas atenção: não use produtos e materiais abrasivos para não danificar o aparelho. Evite, por exemplo, esponjas de aço e sapólios.

Prefira sempre usar esponja macia (aproveite para substituir a bucha convencional por bucha vegetal, uma opção mais sustentável) e detergente neutro. Finalize com um pano macio.

Armários e geladeira

Os armários da cozinha e a geladeira também devem ser limpos periodicamente. Para a geladeira, recomenda-se a limpeza uma vez por mês, de preferência, antes de você ir as compras. 

Limpe a geladeira com um pano úmido e detergente neutro. Depois seque com um pano macio. Lembre-se de desligar o aparelho antes de fazer a limpeza. Esse também é o momento de se livrar daqueles potinhos com restos de comida que estão há um tempão na geladeira. Aproveite e verifique a validade dos produtos que já estão abertos, descartando aqueles que já passaram do prazo.

Piso

Depois de tudo limpinho na parte de cima, chegou a hora de cuidar do piso da cozinha. 

Aqui, o maior problema é a gordura e os restos de alimentos que podem respingar. Por isso, a dica é passar um pano umedecido com detergente. Em seguida, repita o processo, mas desta vez usando um desinfetante da sua preferência.

Panos de prato

Crie o hábito de trocar diariamente os panos de prato da sua cozinha. Pode não parecer, mas eles acumulam muita sujeira e bactérias. 

Dicas de limpeza para o quarto

Dicas de limpeza para o quarto

No dia a dia, aprenda a arrumar a cama após acordar. Recolha a roupa que possa estar jogada pelo ambiente e separe as que estão limpas daquelas que estão sujas. Se tiver louça no local, recolha e leve para pia.

A limpeza mais pesada você pode fazer uma vez por semana. Na ocasião, limpe os chãos, aspire o tapete, troque a roupa de cama e limpe os vidros da janela.

Dicas de limpeza com vinagre

Dicas de limpeza com vinagre

Para tirar mau cheiro

O vinagre é perfeito para eliminar odores desagradáveis. No microondas, por exemplo, ele ajuda a tirar o cheiro do preparo de alimentos. Para isso, coloque ¼ de água e duas colheres de sopa de vinagre em uma xícara e leve para o microondas em potência alta por cerca de 30 segundos.

Mas se o seu problema é com o cheiro de animais de estimação que ficam pelo sofá ou no tapete, a dica é borrifar no local uma mistura de água, vinagre e bicarbonato.

Para limpar rejunte

Rejunte encardido pode ser limpo com vinagre e bicarbonato. A receita é simples: faça uma pastinha com os dois ingredientes, passe no local, aguarde alguns minutos e depois remova.

Para limpar colchão e sofá

Colchão ou sofá sujo e com mau cheiro? Use vinagre! Em um borrifador, faça uma solução de água, vinagre e álcool. Aplique em todo o colchão ou sofá.

Para limpar vidros

Dilua vinagre branco em água morna e coloque em um borrifador. Em seguida, aplique nos vidros, finalizando com um pano seco, macio e que não solte fiapos.

Para amaciar roupas

Sabia que você pode substituir o amaciante de roupas por vinagre? Além de ser uma solução mais barata e ecológica, você ainda evita que o amaciante cause reações alérgicas. 

Basta colocar vinagre no dispenser da máquina de lavar e pronto. A roupa fica macia e sem cheiro de vinagre, pode acreditar.

Dicas de limpeza com bicarbonato

Dicas de limpeza com bicarbonato

O bicarbonato é outro grande amigo da limpeza da casa. Junto com o vinagre ele faz maravilhas. Veja a seguir alguns usos comuns do bicarbonato e o adote na sua vida. 

Mau cheiro na geladeira

Coloque um potinho (sem tampa) com bicarbonato dentro da geladeira para evitar aquele cheiro característico. Faça a troca sempre que limpar a geladeira.

Para evitar mofo

O bicarbonato também é ótimo para evitar a proliferação de mofo em armários e guarda roupa.

Basta colocar o produto em um recipiente destampado e deixa-lo dentro do armário.

Para desentupir pia

Mas se a pia entupiu a solução também é bicarbonato. Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato dentro do ralo, em seguida despeje meia xicara de vinagre. Logo em seguida jogue água fervente.

Para limpar o vaso sanitário

E que tal limpar o vaso sanitário com bicarbonato? O produto é muito eficiente para esse tipo de limpeza. Despeje o produto em torno de todo o vaso, deixe-o agir por alguns minutos e finalize com a escova apropriada.