Como limpar rejunte: dicas caseiras e passo a passo completo

Por -

Rejunte encardido é uma coisa que incomoda. A casa até pode estar toda limpinha e cheirosa, mas aquele piso com rejunte sujo acaba se destacando e chamando toda a atenção. Por isso, resolvemos dedicar um post inteirinho só para te ajudar a solucionar esse problema.

Quer saber como limpar rejunte? Então nos acompanhe, temos dicas que vão te fazer perguntar “por que não pensei nisso antes?”.

Como limpar rejunte

Antes de arregaçar as mangas é partir para a limpeza do rejunte é importante que você saiba que existem basicamente três tipos de sujeira que costumam impregnar no rejunte e cada uma delas vai exigir um esforço e um tipo de limpeza diferente.

A primeira delas é a gordura. Geralmente, a gordura ataca o rejunte dos pisos e azulejos da cozinha, mas o banheiro não está livre desse problema, uma vez que a nossa pele e cabelos libera gordura durante o banho.

O segundo tipo de sujeira é o pó e os resíduos do dia a dia que inevitavelmente invadem a casa, seja por um sapato sujo, seja trazido pelo vento. Esse tipo de sujeira costuma ser mais difícil de ser retirado a longo prazo, por isso a importância de manter uma rotina de limpeza em casa.

E, por fim, mas talvez a pior de todas as sujeiras de rejunte: o mofo ou bolor. Essa é uma das sujeiras mais difíceis de serem removidas, uma vez que ela tende a impregnar profundamente no rejunte.

Outra informação importante antes de começar a limpeza: o rejunte branco exige uma atenção diferente do rejunte colorido. Isso porque alguns produtos podem causar manchas sobre o rejunte colorido e não é isso que você quer, não é mesmo?

Por isso, antes de qualquer coisa, faça um teste com o produto que será utilizado na limpeza do rejunte. Escolha uma área escondida e aplique um pouco do produto no rejunte e no piso.

Falando em piso, também é importante lembrar que a limpeza do rejunte de um porcelanato é diferente da limpeza de um rejunte de piso cerâmico. A porosidade do porcelanato faz com que o material não receba muito bem determinados produtos e, com isso, pode acabar manchando.

Portanto, mais uma vez a dica é: teste o produto antes.

Dicas caseiras para limpar rejunte

width: 100%

Agora que você já identificou os tipos de sujeira e já sabe a diferença de limpeza entre os pisos chegou a hora de partir para a ação.

Selecionamos a seguir as melhores receitas para limpar rejunte e, o melhor, todas elas são fáceis e baratas de fazer, com ingredientes que provavelmente você tem em casa. Confira:

Como limpar rejunte com vinagre

A limpeza de rejunte com vinagre é uma das mais práticas e baratas que você vai ver. A receita a seguir serve para limpar rejunte de banheiro e limpar rejunte de cozinha, ou seja, vai funcionar tanto na gordura, quanto nas manchas de bolor e mofo. O vinagre também pode ser usado para limpar rejunte branco, mas tome apenas o cuidado de usar somente vinagre claro, já que os vinagres tintos podem manchar o rejunte e o piso.

Anote a receita:

Passo 1: Com o próprio bico dosador da embalagem, vá despejando o vinagre abundantemente sobre o rejunte que precisa ser limpo.

Passo 2: Deixe o vinagre agir por cerca de 15 a 20 minutos, mas não o deixe secar sobre o piso.

Passo 3: Com o auxilio de uma escova de dentes vá esfregando o rejunte até retirar a sujeira. Você notará que a sujeira se solta com facilidade do rejunte.

Passo 4: Finalize com um pano úmido. Se o cheiro do vinagre ficar muito forte, utilize um pouco de desinfetante para neutralizar o aroma no ambiente.

Como limpar rejunte com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um coringa na limpeza da casa e pode muito bem ser aproveitado para limpar o rejunte. Veja como na receita a seguir:

Passo 1: Em um recipiente misture uma parte de bicarbonato para duas de água. A intenção é formar uma pastinha cremosa. Para deixar a mistura com um poder ainda maior de limpeza, acrescente o suco de um limão.

Passo 2: Com uma escova de dentes passe essa mistura sobre o rejunte sujo.

Passo 3: Aguarde cerca de 10 minutos e então esfregue o rejunte com a mesma escova de dentes.

Passo 4: Remova o excesso da mistura com água limpa e seque com um pano seco.

Outra receitinha caseira que promete acabar com a sujeira do rejunte também é feita a base de bicarbonato, mas com a adição de água oxigenada no lugar da água comum. Tome nota:

Passo 1: Em um recipiente adicione uma parte de bicarbonato para duas de água oxigenada volume 10. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho da área que precisa ser limpa.

Passo 2: Aplique essa pastinha sobre o rejunte encardido e aguarde cerca de cinco minutos, tempo necessário para as substâncias agirem sobre a sujeira. 

Passo 3: Esfregue o rejunte com uma escova de dentes para remover a sujeira por completo. 

Passo 4: Finalize retirando o excesso da pasta com um pano molhado e depois com um pano seco. 

Como limpar rejunte com água sanitária

A água sanitária também é outra velha conhecida da limpeza doméstica. Ela é especialmente útil para remover sujeira de mofo e bolor do rejunte do banheiro, tanto em pisos, quanto em azulejos.

Só que vale lembrar um pequeno detalhe: a água sanitária só é eficiente na remoção de manchas recentes de mofo em rejunte. Aquelas sujeiras impregnadas há muito tempo não terão efeito com a água sanitária.

Para testar esse produto, anote a receita:

Passo 1: Com o auxilio de um borrifador, molhe o rejunte com a água sanitária.

Passo 2: Aguarde cerca de 15 minutos para o produto fazer efeito. Em alguns casos, não será preciso esfregar. A mancha desaparecerá sozinha.

Passo 3: Caso a sujeira persista, use uma escova de dentes para esfregar e remover.

Passo 4: Finalize a limpeza com um pano molhado e, em seguida, com um pano seco.

A sujeira não saiu, o que faço agora?

Pode acontecer da sujeira não sair do rejunte, especialmente se o rejunte for antigo ou se a mancha estiver por ali há muito tempo (o que é muito comum em casas alugadas, onde o antigo morador não realizava as devidas limpezas e manutenções).

Mas e aí, o que fazer? Não se desespere ainda há uma solução! Na verdade duas. A primeira é remover completamente o rejunte antigo com um raspador próprio para essa finalidade e aplicar um novo rejunte.

Outra saída é apostar em uma tinta para rejunte. Hoje em dia praticamente toda loja de material de construção vende esse tipo de tinta. Ela vem com um bico para facilitar a aplicação. Você verá que é bem simples e fácil mudar a cor do rejunte (ou permanecer com a mesma cor, só que limpa).

Caso opte por trocar completamente de rejunte, prefira substitui-lo por aqueles que possuem ação antimofo e antifúngica, assim você garante a beleza – e a limpeza – por mais tempo.

Dicas para manter o rejunte sempre limpo

Você conseguiu um rejunte limpo novamente? Parabéns! Mas agora é preciso saber como cuidar para mantê-lo assim por mais tempo e facilitar a manutenção a longo prazo. Por isso, anote as dicas a seguir:

  • Após o banho mantenha as portas do box abertas, assim como as janelas. Dessa forma o ambiente ventila, evitando a proliferação de manchas de bolor no rejunte.
  • Na cozinha tenha sempre o cuidado de limpar o rejunte toda vez que algum líquido, gordura ou outra substância entrar em contato com o piso e o rejunte.
  • No momento em que estiver cozinhando ou fritando algum alimento mantenha as janelas e portas abertas para que a gordura se dissipe mais rapidamente e não impregne no rejunte.
  • Evite o uso de produtos químicos e abrasivos que podem danificar tanto o rejunte, quanto o piso, como é o caso de aguaras, soda caustica e alguns ácidos.

Com todas essas dicas é só arregaçar as mangas e partir para deixar seu rejunte novinho em folha.