Como limpar sapato de camurça: veja o passo a passo e dicas úteis

Por -

Os sapatos de camurça conferem um visual clássico e elegante para os looks e seriam perfeitos se não fosse por um detalhe: a limpeza.

Para se manter sempre bonito, os sapatos de camurça precisam receber um tratamento adequado e isso significa, principalmente, mantê-los distante da água e da umidade.

Mas, como? Limpeza sem água? Sim! Existem diversas maneiras de limpar um sapato de camurça utilizando o mínimo de umidade possível. Quer saber como? Então continue acompanhando esse post com a gente. Você vai ver que com as dicas certas, seus sapatos vão ficar sempre limpinhos e com cara de novo.

Só que antes de partir para o passo a passo, vamos entender melhor o que é a camurça, confira:

O que é a camurça?

A camurça é um tipo de couro tratado para ficar com o aspecto confortável. Assim como o nobuck, a camurça é feita a partir de couro original, o que muda é o processo aplicado no acabamento final.

A camurça é bastante delicada e costuma ser extraída da pele das cabras, mais precisamente da parte interior do couro, que garantem essa textura macia ao tecido. O tingimento é realizado com anilinas e ela é perfeita para opções clássicas ou rústicas, atendendo bem a quase todos os tipos de estilos e ocasiões. Em alguns casos, o tecido de suede pode ser confundido com o de camurça, já que o acabamento é bem parecido, mas o suede é totalmente sintético.

A camurça deixa qualquer peça mais elegante e sofisticada, mas ela é a queridinha do inverno. Não que você não deva usar peças de camurça no verão, mas no inverno, além de ficar mais quente e confortável, você vai ter a garantia de um look mais elegante.

Existem diferentes tipos de sapatos fabricados em camurça, desde botas e tênis até sapatilhas, scarpins, sapatênis e sandálias abertas, onde, nesse caso, a camurça é aplicada no acabamento final das peças.

Como limpar manchas em sapatos de camurça

Não importa o quanto cuidado você tenha com o seu calçado, uma hora ou outra ele vai te surpreender com algumas manchas. Acontece que, dependendo do que causou a mancha, o processo de limpeza será completamente diferente. Veja a seguir os tipos de manchas mais comuns e como lmpá-las:

Manchas secas: para retirar manchas que já estão secas – principalmente quando demoramos muito para limpar – é indicado o uso de borrachas escolares. Isso mesmo! Agora, se as manchas estiverem espalhadas, você pode utilizar condicionador diluído em água ou vinagre. Na hora de utilizar o vinagre não se esqueça de esfregar levemente, espalhando por todo o calçado.
Manchas oleosas: se o seu calçado tiver contato com alguma substância oleosa, utilize talco ou fubá para limpá-lo. O talco e o fubá ajudam a sugar a oleosidade. Deixe uma pequena quantidade sobre a área afetada por algumas horas ou, se for possível, até o dia seguinte. Depois é só tirar com um pano levemente úmido ou com uma escova de aço.

Manchas de mofo: utilize uma escova de dentes com cerdas macias, umedecida em vinagre branco. Depois de esfregar delicadamente sobre as manchas, utilize um pano úmido para limpar e finalize com condicionar. Tire o excesso e deixe secar em local seco e arejado.

Manchas de bebida: tire com shampoo e condicionador diluído em água morna, esfregando levemente.

Manchas de gordura: no caso das manchas de gordura a água morna também ajuda muito. Você pode optar por um shampoo neutro ou um sabonete líquido glicerinado e finalizar com um condicionador. O condicionador garante o aspecto macio natural da camurça.

Existem, também, alguns truques caseiros que podem ajudar bastante na hora de limpar o sapato de camurça, confira alguns deles:

Truques caseiros para limpar sapatos de camurça



Lixa de unha: a lixa de unha consegue retirar manchas e pontos de sujeiras mais grossas sem danificar a camurça como esponjas e buchas geralmente fazem. Depois de “lixar” a área manchada, passe um pano úmido para retirar o excesso de pó do sapato e coloque para secar em local seco e bem arejado.

Vapor de água: parece mentira, mas essa receita caseira dá certo sempre! Coloque um pouco de água para ferver e aproxime o calçado de camurça do vapor que a água em ebulição está liberando. O truque aqui, está no processo do vapor que amolece a sujeira presa nas partículas da camurça. O ideal é que o sapato fique em contato com o vapor por cerca de cinco minutos. Por fim, você pode passar um pano seco para retirar o restante da sujeira ou, se preferir, utilizar novamente o shampoo neutro e condicionador.

Esponja de aço: já falamos que esponjas não são boas opções para limpar manchas de sapatos de camurça, mas o problema principal está na quantidade de líquido absorvido pela esponja e que será passado para o calçado, danificando a camurça. No caso da esponja de aço você deve usar uma peça nova e seca, escovando o calçado sempre na mesma direção. Depois, com um pano seco passe retirando os vestígios da esponja de aço e da sujeira.

Bicarbonato de sódio: a dica aqui é fazer uma espécie de creme de espessura bem pastosa com água e bicarbonato de sódio. Você vai precisar de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para três de água. Com uma escova de dentes esfregue o creme levemente sobre o calçado e retire o excesso com um pano úmido.

*Dica importante: se o sapato for muito valioso para você – financeira ou sentimentalmente – e a mancha for muito grande e te preocupar muito, não deixe de levar o calçado a uma empresa especializada para uma avaliação.

Para limpar o seu calçado de camurça por dentro, existe uma receita de vinagre ótima para eliminar desde odores até bactérias muito comuns em sapatos quentes. Para isso, misture uma colher de vinagre branco para cinco colheres de sopa de água. Com uma escova de dentes de cerdas macias vá aplicando essa mistura nas palmilhas e no interior e todo o calçado. Depois coloque em um local fresco e arejado para secar.

Ficou com alguma dúvida? Não tem problema! Separamos alguns vídeos com passo a passo para você limpar o seu calçado de camurça em casa. Veja abaixo:

Três formas de limpar camurça

Como limpar calçado de camurça?

Como lavar tênis de camurça em casa?

Como limpar camurça sem segredos!

Como conservar e cuidar do sapato de camurça

Agora que você já sabe como limpar um sapato de camurça, está na hora de conhecer algumas dicas que vão te ajudar tanto a conservar a limpeza por mais tempo, quanto fazer o seu sapato durar mais. Veja a seguir:

Nunca deixe os seus sapatos de camurça molhados por muito tempo. Se você pegar uma chuva no caminho do trabalho para a casa coloque o calçado para secar imediatamente.

Produtos como vinagre de maçã, corante em pó e álcool também ajudam a limpar e conservar calçados de camurça. No caso do corante, basta escolher um tom próximo da cor do sapato e diluir em água.

Evite utilizar sapatos de camurça em locais úmidos e molhados, como próximo de piscinas, por exemplo. Se puder, também evite utilizar o seu sapato de camurça em dias de chuva.

Bolinhas de papel ou jornal podem ser utilizadas dentro dos calçados de camurça para sugar a umidade, principalmente quando eles são utilizados por longos períodos.

Sapatos de camurça não podem secar no sol e precisam ser guardados em locais secos e arejados.

Amaciante de roupas, assim como o condicionar, funciona muito bem para limpar e conservar a maciez da camurça nos sapatos. Aqui, é importante finalizar sempre com um pano úmido, retirando todo o excesso do produto e deixando-os secar bem. Caso algum resquício de produto ainda tenha ficado no sapato, novas manchas poderão aparecer.

Muita gente não sabe, mas spray fixador de cabelos ajuda a conservar o aspecto da camurça. Utilizando o produto uma vez por semana você vai notar que a cor da camurça e a maciez ficarão preservadas.

Na hora de limpar seu calçado de camurça nem pense em movimento de vai e vem, seja com as escovas de dente, com escova de aço ou com pano úmido. O movimento deve ser sempre na mesma direção.

Nunca utilize secador de cabelos para acelerar a secagem dos sapatos de camurça, além do ar quente ser prejudicial somado ao processo químico de limpeza, a umidade pode se espalhar pelo calçado e até piorar as manchas;

Jamais utilize sacos plásticos para guardar seus calçados de camurça, nem no caso de uma viagem. A camurça é um tecido que transpira e água é a principal inimiga desse material. Só de ficar guardada a camurça pode sinalizar o aparecimento de algumas manchas.

Agora que você já tem todas essas dicas em mãos, não tem mais desculpa para deixar de cuidar direitinho dos seus sapatos de camurça, não é mesmo?!