Como limpar TV de LED: veja dicas e passo a passo completo

Por -

A TV de LED é encontrada na maioria das casas. Hoje é muito raro alguém que ainda tenha uma TV de tubo ou até mesmo os modelos de plasma. Com a chegada do sinal digital as pessoas acabaram optando por trocar o eletrodoméstico pelas opções de LED.

E isso significa que você precisa se preocupar com a limpeza desse objeto. Mesmo que não seja usada com frequência, a TV deve ser limpa para evitar acúmulo de poeira ou outros tipos de sujeira que podem diminuir a vida útil do aparelho.

Você tem uma TV de LED em casa e tem dúvidas sobre o que pode ou não fazer – e utilizar – durante o processo de limpeza? Confira algumas dicas:

Materiais necessários

Como Limpar TV de LED

Para limpar TV de LED você vai precisar de:

  • Pano macio (que não solte fiapos);
  • Água;
  • Espanador de pó;
  • Pincel (cerdas macias);
  • Produto para limpar monitores LED;
  • Algodão;
  • Cotonetes.

Vale comentar que não é recomendado usar alguns produtos, como:

  • Detergente;
  • Desinfetantes;
  • Limpa vidros;
  • Álcool;
  • Papel toalha;
  • Papel higiênico;
  • Lustra móveis;
  • Acetona;
  • Amônia;
  • Álcool em gel;
  • Tolueno;
  • Clorometano.

O motivo pelo qual não é recomendado usar esses produtos? São abrasivos, podem ser absorvidos pela tela da TV e acabar danificando-a. O detergente neutro ainda está liberado, mas apenas uma colher de sopa para um litro de água.

As TVs de LED não possuem tela de vidro, como acontecia antigamente com as de tubo, por isso os limpa vidros não podem ser utilizados. O material que compõe a tela absorve facilmente qualquer produto e até mesmo água, então todo cuidado é pouco durante a limpeza.

Como limpar TV de LED passo a passo

Como limpar TV de LED

Agora que você já separou todo o material necessário e sabe o que não deve utilizar na limpeza da sua TV de LED, é hora de colocar a mão na massa:

1. Desligue a TV e tire o aparelho da tomada

Espere que esfrie. Enquanto isso você pode se focar em limpar a estante em que a TV fica ou seu controle remoto.

2. Passe o espanador ou pano de pó

Comece a limpeza passando um espanador ou pano de pó. Não apenas na tela, mas em toda a TV. Se o aparelho fica preso na parede, é interessante soltá-lo e apoiar em um sofá, para que a limpeza seja mais eficiente.

3. Umedeça um pano macio

Se após passar um pano seco ou espanador de pó você notou que ainda há manchas na tela e até mesmo nas partes plásticas da TV, umedeça um pano macio em água ou água destilada. Esse também é o momento de usar produtos próprios para limpeza de LED, caso note que a tela está muito suja.

Esfregue delicadamente sobre a tela, fazendo movimentos circulares. No restante do aparelho pode usar um pouco mais de força, mas sem exageros. Caso se sinta mais seguro(a), pode umedecer o pano com a ajuda de um borrifador.

4. Passe um pano seco

A TV é um eletrodoméstico delicado e se você precisou passar um pano úmido para realizar a limpeza, deve secar imediatamente. Pegue outro pano macio e que não solte fiapos e seque a tela e o restante do aparelho.

5. Limpe os cantos da tela

Pegue o pincel, um cotonete ou algodão. Se a TV não está com muita sujeira (você provavelmente conseguiu limpá-la usando apenas o sugerido na segunda etapa), passe o pincel nos cantos da tela.

Caso ache mais fácil pode usar um cotonete ou algodão, que deverá cumprir a mesma função de remover qualquer sujeira que esteja acumulada nos cantinhos da tela da TV.

A sujeira está difícil de remover? Umedeça a ponta do pincel, o cotonete ou o algodão em água ou água destilada e passe delicadamente nos cantos da tela. Finalize passando um pano seco no mesmo espaço, para evitar qualquer problema.

6. Limpe partes menores da traseira da TV

Na parte de trás da TV de LED se encontram alguns espaços pequenos, mais difíceis de limpar apenas com pano, como entradas de USB, HDMI e fone. Para retirar a poeira destes espaços conte com a ajuda do pincel e do cotonete. Evite ao máximo molhar. Passe eles a seco.

7. Passe um pano na base da TV

Sua TV fica apoiada na base em cima de uma estante? Não se esqueça de passar um pano também nessa parte do objeto. Como geralmente é feito de plástico, pode umedecer a flanela antes de passar e fazer movimentos mais vigorosos.

Água, água destilada ou uma mistura ½ de água com 3 colheres de vinagre podem ajudar nessa tarefa.

Em seguida passe um pano seco, para evitar que a umidade entre em contato com a TV.

8. Coloque a TV de volta ao seu lugar

Se você precisou tirar o aparelho do suporte, é hora de colocar de volta ao lugar. O mesmo é válido para aqueles que possuem base que se solta e que você preferiu tirar a TV da estante para limpar melhor.

9. Espere um pouco antes de ligar o aparelho na tomada

Mesmo que você tenha usado uma flanela seca para secar a tela e todo o aparelho após a limpeza com pano umedecido – ou com produto próprio – espere mais um pouco antes de ligar a TV na tomada novamente.

Se a tela estiver úmida quando for conectada a energia elétrica, há o risco de aparecerem manchas. Se outras partes estão umedecidas, o risco é mais grave: um curto circuito. Assim espere mais um tempo.

Caso se sinta mais seguro, passe novamente o pano seco sobre todo o aparelho.

Dica extra: se você quiser dicas mais detalhadas para limpar a tela da TV, confira nosso artigo com sugestões exclusivas!

Cuidados ao limpar uma TV de LED

Como limpar TV de LED

A tarefa de limpar a TV de LED não foi assim tão difícil, mas é importante que você saiba que precisa tomar alguns cuidados diários, durante e após a limpeza. O objetivo é que o aparelho dure por bastante tempo e não seja necessário buscar por uma assistência técnica – ou até mesmo comprar um novo televisor.

Confira alguns cuidados importantes que você precisa ter com sua TV de LED:

Não aplique nada direto na tela da TV

Mesmo a água ou o produto específico para limpeza de TV de LED nunca poderá ser aplicado diretamente no televisor e isso é válido também para a parte traseira do aparelho. Para evitar problemas tudo deve ser aplicado em um pano e este é que será esfregado no eletrodoméstico.

Flanela seca é suficiente para limpezas leves

Se a TV não tem manchas de gordura (causada por dedos), é limpa com certa frequência e não está instalada em um espaço que acumule muita poeira, a flanela seca é suficiente para a limpeza. Esfregue delicadamente e o aparelho vai ficar como se fosse novo.

Nunca deixe a TV conectada na tomada durante a limpeza

Mesmo que você não tenha a intensão de usar água ou outros produtos, antes de começar a limpeza desligue o aparelho da tomada e espere que esfrie um pouco. Sem risco de choques ou acidentes!

Use capa protetora em regiões com muito pó

Você notou que o local em que a TV se encontra acumula muita poeira? Considere a ideia de usar uma capa de proteção, assim remover a sujeira fica mais fácil.

Mantenha uma frequência de limpeza

O truque para evitar o acumulo de poeira é limpar com frequência a TV de LED. Uma vez por semana é suficiente para regiões que não acumulam tanta sujeira ou para quem não tem crianças pequenas em casa.

Ficou alguma dúvida sobre como limpar sua TV de LED? Deixe nos comentários! E se tiver mais dicas conte para nós!