Como limpar ventilador: as principais formas e dicas para limpar

Conheça as melhores maneiras de como limpar ventilador com dicas práticas e passo-a-passo

Por -

Ventiladores são itens essenciais para aqueles dias de calor ou para quando a gente precisa de um ambiente mais arejado. Pessoas que ficam em ambientes fechados costumam ser aquelas que mais sofrem com os efeitos do calor. Saiba como limpar ventilador:

Isso acontece porque nesses lugares como, por exemplo, salas de escritório, existem muitos equipamentos eletrônicos, lâmpadas com potência alta, impressoras, computadores e eles jogam muito ar quente para o ambiente.

O ventilador, seja ele de teto ou de chão, é a solução para dar algum frescor nesses casos ou em dias de temperaturas muito altas. A questão é que eles vão juntando poeira e resíduos à medida que vão sendo utilizados.

Se você nunca prestou atenção se o seu ventilador está sujo ou se está apropriado para o uso, então dá uma olhada nas dicas do nosso artigo de hoje.

Por que é importante limpar o ventilador?

Aparelho de ventilação

O ventilador é um equipamento composto de pás que fazem o ar circular a partir de um movimento rotativo. Se essas pás ou outros componentes do aparelho estiverem cheios de pó ou de resíduos aderidos à elas, o pó vai sendo jogado no ambiente.

Todo esse pó suspenso no ar vai trazer ou agravar problemas respiratórios e alergias para quem vive nele e é por isso que é muito importante manter o seu ventilador sempre limpo e próprio para o uso.

Materiais necessários

Os materiais necessários para limpar um ventilador podem variar de acordo com o tipo do equipamento. Se ele for de teto ou de chão, se for portátil ou tipo torre. De maneira geral você vai precisar dos seguintes itens:

  • Chave de fenda ou chave phillips
  • Pano seco ou papel absorvente
  • Água
  • Detergente neutro

Passo a passo para limpar ventilador tradicional

Desmontagem do ventilador

1. Desligue o equipamento

Nunca, em hipótese alguma, faça manutenção ou limpeza em equipamentos elétricos enquanto eles estão ligados na tomada. Portanto, para garantir a sua segurança, não basta deixar o botão na posição off, é importante que a tomada seja desconectada da parede.

2. Desmonte o equipamento

Os ventiladores tradicionais, em geral, possuem uma carcaça em volta das pás para proteger os usuários, porém essa carcaça impede que você consiga limpar adequadamente todos os cantinhos onde a poeira e a sujeira se alojam. Para que a limpeza seja efetiva, desmonte o seu ventilador usando a chave de fenda e as orientações do fabricante.

3. Limpe as peças

Tire o grosso da sujeira com uma escova macia. Se o ventilador estiver há muito tempo sem ser limpo ou se ele fica exposto a gordura, tire o máximo possível da sujeira mais grossa nessa etapa.

4. Lave as peças

Usando água, detergente neutro e uma esponja macia, lave bem as peças até que toda a sujeira tenha sido eliminada. Não jogue água às partes que possuem componentes eletrônicos. Essas devem ser limpas com uma escova macia ou um pano seco.

5. Seque as peças

Seque bem todas as peças que foram lavadas em água e sabão com um pano macio ou papel absorvente.

6. Monte o equipamento

Monte o ventilador encaixando todas as peças em seus devidos lugares e parafusando tudo de maneira correta. Se você quiser, coloque uma gotinha de óleo lubrificante no encaixe da hélice para que ela trabalhe melhor. Na hora de encaixar a hélice, verifique a marca que informa o lado que ela deve ser inserida.

Passo-a-passo para limpar um ventilado torre

Limpeza das peças do ventilador

1. Desligue o aparelho

Nunca limpe um equipamento elétrico enquanto ele estiver ligado na tomada, portanto desconecte o aparelho da rede de alimentação antes de começar a faxina.

2. Limpe a parte externa

Usando um pano umedecido em água e detergente neutro, limpe bem a parte externa do ventilador. Procure fazer essa limpeza em uma área aberta ou bem ventilada para evitar que o pó cause lhe problemas respiratórios.

3. Desmonte a grelha

Verifique se o modelo do seu ventilador tem uma grelha desmontável e retire-a do lugar. Limpe o máximo que você conseguir usando um pincel macio e um pano úmido com água e detergente neutro. Se o modelo que você tem não tem grelha removível, use um pincel macio e seco com cerdas suaves que não danifique o interior do aparelho.

4. Ligue o ventilador

Durante a limpeza, para facilitar a remoção da sujeira, ligue o ventilador algumas vezes para que o pó seja expelido. Não fique na frente da saída de ar nesse momento para que o pó e a sujeira não entrem em contato com as suas vias respiratórias.

5. Recoloque a grelha

Coloque a grelha de volta no lugar e dê mais uma limpadinha na parte externa do ventilador com o pano úmido.

Passo a passo para limpar ventilador de teto

Lavar peças do ventilador

1. Desligue o aparelho

Certifique-se de que o ventilador está desligado. Para evitar acidentes sugerimos que você desligue o disjuntor que alimenta o equipamento.

2. Use algo para subir

Não é fácil montar e desmontar um ventilador de teto, portanto você vai precisar subir em uma escada, banco ou cadeira bem firme e limpar os componentes do ventilador com ele fixado no teto mesmo.

3. Use uma fronha

Encaixe uma fronha de travesseiro em cada pá do ventilador separadamente e pressione o tecido para baixo. Com uma mão, segure a abertura da fronha para que ela segure toda a sujeira que sai das pás. Ao terminar, basta virar a fronha do avesso e jogar o pó no lixo.

4. Limpe as pás

As pás não são totalmente fixas, portanto limpe-as com delicadeza e evite se apoiar sobre elas ou você pode quebrar o ventilador e cair. Use um pano umedecido em água e detergente neutro.

5. Seque as pás

Seque bem as pás com um pano macio ou com papel absorvente e o seu ventilador já está pronto para ser utilizado.

Dicas importantes para limpar ventilador

Secar peças do ventilador

  • As lâminas do ventilador podem ter bordas afiadas, portanto limpe-as com cuidado para não se machucar.
  • Você pode usar o aspirador de pó para tirar o grosso da sujeira das pás e das grades do aparelho antes de lavar as partes de plástico ou metal.
  • Crie um calendário de limpeza. Em dias de calor, quando se usa bastante o equipamento, procure limpar de 15 em 15 dias (tanto os de chão, convencionais ou os de teto).
  • No inverno faça limpezas mensais, já que o equipamento fica mais tempo sem uso.
  • Não monte o ventilador com peças molhadas, sempre seque bem as partes removidas antes de coloca-las no lugar.
  • Se o seu ventilador tiver partes metálicas, invista em um polidor de metais, assim ele vai ficar com aspecto de novo depois da limpeza.
  • Sempre confira as orientações que constam no manual de instruções do seu ventilador antes de desmontá-lo.

Limpar o ventilador, muitas vezes, é uma das tarefas que passa completamente despercebida. É muito comum que as pessoas esqueçam que esse equipamento precisa de limpeza frequente ou que ele pode causar doenças se não for higienizado. Agora que você já viu as nossas dicas de como limpar seus equipamentos de ventilação, mãos à obra!