Como organizar bolsas: veja como fazer e os cuidados essenciais

Por -

O post de hoje é para você: a louca das bolsas. Aquela que tem mais bolsas do que o armário pode aguentar

E aí a pergunta que fica é como organizar essa montoeira de bolsas de modo prático e funcional para o dia a dia?

Quer saber a resposta? Então continue acompanhando esse post com a gente:

Porque você precisa organizar suas bolsas

1. Praticidade

A primeira das razões para te fazer organizar suas bolsas é a praticidade no dia a dia. Com tudo organizado, você sabe exatamente o que tem no armário e, com isso, sua rotina diária fica muito mais fácil, rápida e otimizada.

2. Ganhar tempo

Organizar as bolsas faz com que você ganhe tempo nas suas produções, uma vez que você não vai ficar perdida em meio aquela bagunça toda.

3. Variar o look

Quando tudo está organizado, automaticamente você visualiza o que tem no armário e isso torna os seus looks muito mais interessantes, já que é possível compor produções com bolsas que você nem lembrava que tinha. Ou seja, você só usa aquilo que está vendo.

4. Conservar

Se você deseja ver suas bolsas lindas e conservadas então já fique sabendo que para isso organização é fundamental. Quando as bolsas estão bem armazenadas elas ficam livres de mofo, umidade e deformações. Ou seja, mais um bom motivo pra você manter tudo em ordem. 

Como organizar bolsas

Como Organizar Bolsa

1. Limpe, doe, conserte

O primeiro passo para organização das bolsas é a tríade: limpar, doar e consertar. Tire um dia da semana para colocar todas as suas bolsas sobre a cama e vá observando cada uma delas. Limpe as que precisarem de limpeza, doe aquelas que não usa mais e conserte aquelas que você não usa porque estão com o zíper quebrado ou outra avaria.

Mas não pule essa etapa, ela é fundamental.

2. Selecione e agrupe

Depois de passar suas bolsas pela peneira, comece a selecionar e agrupar cada uma delas em grupos: pequenas, grandes, de festa, do dia a dia ou, se preferir, por estilos, como por exemplo, as clássicas, as mais modernas, as despojadas e por aí vai.

Ao agrupar suas bolsas você consegue visualizar melhor o que tem e o modo como pode guardar todas elas.

3. Use enchimentos

As bolsas grandes e sem estrutura devem ser guardadas com enchimento para evitar deformações. Use para isso plásticos bolhas, bolas de papel ou papelão dobrado. 

4. Saquinhos especiais

A dica aqui é armazenar em saquinhos aquelas bolsas mais delicadas ou que você usa pouco. Mas nada de plástico, ok? Os saquinhos de TNT são os mais indicados, uma vez que eles permitem que a bolsa “respire”.

Também é importante armazená-las com algum agente anti umidade, como os saquinhos de sílica, giz de lousa ou gesso.

Tipos e formas de organização de bolsas

1. Cabides

Os cabides de pé ou cabideiros de parede são uma das primeiras opções que passam pela cabeça na hora de planejar a organização das bolsas.

Essa é uma ótima ideia para quem tem pouco espaço dentro do armário. Contudo, algumas bolsas podem sofrer deformações ao longo do tempo, especialmente se ficarem penduradas por um longo período.

Prefira usar cabides ou cabideiros para bolsas pequenas de tecido. E nunca as pendure se estiverem cheias e pesadas. Esvazie a bolsa antes de guardá-la para evitar deformações, especialmente nas alças.

2. Nichos

Os nichos são uma excelente opção de armazenamento de bolsas. Eles podem acomodar bolsas de todos os tamanhos e não oferecem risco de deformação.

Os nichos podem ser planejados dentro do guarda roupa, do closet ou em alguma parede do quarto.

3. Prateleiras

As prateleiras, assim como os nichos, são perfeitas para organizar bolsas. A diferença aqui, no entanto, é que as prateleiras não possuem divisórias laterais. Portanto, para deixar as bolsas mais firmes e fáceis de serem manuseadas, preencha-as com enchimento.

4. Caixas organizadoras

Sabia que as caixas organizadoras também podem ser usadas para armazenar bolsas? Isso mesmo! Esse tipo de caixa é perfeita para guardar bolsas de tecido, de couro, estruturadas ou não. Basta escolher as caixas de acordo com o tamanho das suas bolsas.

Os modelos estruturados você deve manter em pé, com as alças enroladas. Já as bolsas sem estruturas podem ser mantidas umas sobre as outras.

O único probleminha desse tipo de organização é que você não consegue visualizar todas as bolsas de uma única vez.

5. Ganchos

Os ganchos de parede, assim como os cabideiros que falamos agora há pouco, também são uma opção de organização de bolsas. Mas a dica aqui é usar essa estrutura apenas para as bolsas do dia a dia, aquelas que você usa mais. Assim, o risco de deformação é menor.

6. Atrás da porta

Tem espaço sobrando aí atrás da porta do seu quarto ou closet? Então invista em um suporte para bolsas e pendure-as.

Essa é uma boa saída para quem tem pouco espaço, mas lembrando que, assim como acontece com os ganchos e cabideiros, essa opção também pode contribuir com a deformação das suas bolsas. Por isso, o ideal é mantê-las lá por pouco tempo, ou seja, pendure somente aquelas que você mais utiliza.

7. Uma dentro da outra

Agora, se o espaço que você tem aí é pequeno, mas bem pequeno mesmo, a solução pode ser guardar uma bolsa dentro da outra.

Contudo, nesse método, você corre o risco de simplesmente esquecer que tem aquela bolsa linda.

8. Nas gavetas

Quem tiver o privilégio de contar com algumas gavetas sobrando pode aproveitar o espaço vazio para guardar bolsas.

Mas antes verifique se a profundidade das gavetas e a altura são suficientes para armazenar tudo o que você tem.

De modo algum queira espremer suas bolsas na gaveta, além de deixá-las tortas e amassadas, você ainda vai sofrer na hora que precisar pegar aquela bolsa que está lá nos fundos.

Cuidados com as suas bolsas

Além de saber como organizar as bolsas também é importante que você saiba o modo correto de conservar cada uma delas. Por isso, confira as dicas abaixo:

Afaste a umidade

Sempre que for guardar uma bolsa, especialmente aquelas que você usa pouco, lembre-se de colocar dentro dela um sachê de sílica, giz ou gesso. Dessa forma você evita umidade e, consequentemente, mofo e bolor nas suas bolsas.

Também verifique periodicamente as condições do seu armário. Caso note manchas de mofo, providencie uma limpeza. As suas roupas, bolsas e sapatos agradecem. 

Carregue só o necessário

Evite carregar peso em excesso dentro da bolsa. Esse hábito prejudica tanto a sua coluna, quanto a sua bolsa. Se quiser conservar sua bolsa por mais tempo, tome essa precaução.

Organize

Mantenha sempre a organização e a limpeza dentro da sua bolsa. Assim você a conserva por mais tempo e facilita o seu dia a dia.

Agora que você já sabe como organizar suas bolsas é só colocar a mão na massa!