Como organizar home office: 13 dicas essenciais para você seguir

Por -

Um home office organizado é a coisa mais importante que você pode fazer pela sua vida profissional. A organização te ajuda a ter uma rotina mais produtiva, criativa, focada e, consequentemente, menos estressante.

E se você é um dos desses sortudos que podem desfrutar de todas as vantagens de um trabalho home office, continue nesse post com a gente. Vamos te dar dicas importantes de como organizar home office e, assim, tirar o máximo de proveito dessa modalidade de trabalho que cresce a cada dia. Confira:

Como organizar home office

1. Um bom lugar

Trabalho home office não é sinônimo de trabalhar deitado na cama de pijama o dia inteiro. Tire essa ideia da sua cabeça, afinal não é porque você está trabalhando em casa que vai fazer isso em qualquer lugar (e de qualquer jeito).

Portanto, estabeleça um local da casa para receber o home office. Pode ser um cômodo próprio só para essa função, como pode ser também um espaço reservado na sala, no quarto ou até na área externa da casa. O importante é definir esse local.

2. Luz ideal

Avalie também se o local que você pretende montar o seu home office possui luz e ventilação adequadas. O ambiente de trabalho precisa ser bem arejado e muito bem iluminado, preferencialmente por luz natural. Portanto, se puder, priorize o seu home office em um espaço perto da janela ou de alguma outra abertura.

E mesmo tendo iluminação natural, não deixe de lado a iluminação artificial. A luz branca é mais clara e indicada para ambientes de trabalho. Também tenha perto de você uma luz de apoio que pode vir de uma luminária na mesa ou suspensa pelo teto.

3. Conforto e ergonomia

A organização do home office também passa pelo conforto e pela ergonomia. Invista em uma mesa de altura adequada para você e em uma cadeira confortável. Também vale a pena ter um apoio para os pés.

Se uma almofadinha nas costas te deixar mais confortável, tenha uma também! Outra dica é investir em uma mesa com gavetas que ajudam a deixar o ambiente mais organizado.

4. Rotina diária

Estabeleça uma rotina diária para o seu trabalho home office e inclua entre as tarefas a organização do espaço.

Tire um momento do dia para guardar papéis que não estão em uso, devolver livros para a estante e recolher o lixo, por exemplo.

O importante é deixar o home office organizado para o próximo dia. Afinal, vamos concordar que é muito ruim começar o dia em um ambiente bagunçado e com tudo fora do lugar.

5. Cada coisa no seu lugar

Tenha no seu home office cestos e caixas organizadoras, pastas, porta trecos e o que mais achar necessário para organizar o material de trabalho por tipo e categoria. Coloque papeis importantes que você mexe todos os dias em uma pasta de fácil acesso, enquanto aqueles que você quase não usa, guarda em caixas, etiquete e coloque em um local que não atrapalhe sua rotina.

O mesmo vale para livros, cadernos de anotação, agendas e material de escritório. Faça o máximo possível para manter cada coisa em seu devido lugar.

6. Decoração

Sim, a decoração do home office é importante. Afinal de contas é ali que você vai passar a maior parte do seu tempo. E o grande diferencial da decoração de um home office é que você tem liberdade para inserir os objetos que quiser e que mais combinam com a sua personalidade.

Use as cores que mais te agradam, mas lembre-se de manter o equilíbrio e optar por tonalidades que reforcem e favoreçam o ambiente de trabalho. As cores claras e suaves são unânimes, mas nada impede um toque mais vivo e alegre, só não exagere.

Também vale pendurar quadros na parede, usar plantas, um tapete bonito e aconchegante, além de uma cortina legal que, inclusive, vai ajudar a segurar o excesso de luminosidade, caso seja necessário.

Prateleiras e nichos ajudam a manter o home office organizado e são uma mão na roda para espaços pequenos, já que liberam o chão de objetos e móveis desnecessários. Aproveite as paredes também para pendurar um mural de anotações, um calendário e outras coisas do tipo que possam ajudar na rotina do seu trabalho.

7. Limpeza

Por fim, seu home office só estará organizado se estiver limpo. Por isso, tenha sempre por perto um paninho para tirar o pó dos móveis e, pelo menos uma vez por semana, aspire e passe um pano no chão. Lembre-se de limpar a tela do computador e do notebook também. Para finalizar, borrife um spray perfumado no ambiente, ele vai te ajudar a ficar mais sereno e tranquilo.

Dicas para o trabalho em home office

Além da organização, algumas outras dicas contribuem para o melhor desenvolvimento do trabalho em home office, assim como essas que separamos abaixo:

8. Tenha horários

Uma das grandes vantagens do trabalho home office é a flexibilidade de horários. Você define que horas entra, que horas sai e quanto tempo vai levar para almoçar. Acontece que se esses horários se flexibilizarem demais, você corre o sério risco de ver sua produtividade despencar.

Portanto, tenha disciplina e cumpra horários como se estivesse dentro de uma empresa. Dessa forma você também evita ter que trabalhar até de madrugada para dar conta daquele prazo que já está em cima da hora.

Dentre desses horários tire um tempinho para levantar, ir ao banheiro, beber água, conversar com alguém da casa e fazer um carinho no pet, por exemplo. Mas não deixe que esse tempo de descanso se estenda demais, tá? Lembre-se de voltar na sequência.

9. Garanta o mínimo de estrutura

Para ter um bom rendimento e produtividade você vai precisar investir em itens básicos para garantir a estrutura do seu home office. Entre esses itens indispensáveis podemos citar uma cadeira confortável, uma mesa, um bom computador capaz de atender a demanda do seu trabalho e uma ótima conexão de internet.

Isso é o mínimo do mínimo para trabalhar com conforto, sem passar perrengue e garantir a produtividade.

10. Alimente-se bem

Um dos aspectos negativos de trabalhar em home office é a tendência a comer demais, o tempo todo e tudo o que ver pela frente. Cuidado com isso! Além de fazer mal para sua saúde, ainda pode interferir na sua capacidade de atenção e foco.

Abasteça sua geladeira com opções saudáveis e tenha sempre frutas à disposição. Procure também fazer marmitas para a semana, assim você não precisa se preocupar em cozinhar todo dia. Mas se isso não for possível para você, considere então contratar a entrega diária de marmitex com algum restaurante ou lanchonete.

Outra coisa importante é estabelecer horários para a alimentação. Comece o dia tomando um café da manhã reforçado e evite ficar “beliscando” guloseimas enquanto trabalha, isso atrapalha sua capacidade produtiva.

Determine o horário de almoço e tente cumprir com rigor, salvo no caso de algum imprevisto surgir.

11. Não misture as coisas

Quem trabalha em home office sabe que muitas vezes é difícil estabelecer um limite claro entre as tarefas da casa e as tarefas do trabalho. Com isso, você pode acabar se perdendo e misturando as coisas. Portanto, nada de querer lavar a roupa e trabalhar ao mesmo tempo, por exemplo.

Evite também ficar saindo de casa para resolver assuntos pessoais, como ir ao supermercado ou ao banco.

Lembre-se que você está em horário de trabalho, deixe essa e outras atividades para quando o expediente acabar.

Também é importante reforçar essa informação com a família e os amigos. As pessoas ao seu redor precisam entender que não é porque você está em casa que está disponível para realizar atividades que vão além do seu trabalho.

Tenha uma conversa séria e estabeleça limites. O mesmo vale para atender telefonemas e responder mensagens que não dizem respeito ao seu trabalho.

12. Mude de vez em quando

O trabalho home office pode ficar meio cansativo e angustiante depois de um tempo, isso porque você não entra mais em contato direto com outras pessoas e mal sai na rua.

Por isso, vale a pena mudar o esquema de trabalho de vez em quando. Leve o computador para o jardim, por exemplo, e tente trabalhar de lá.

Outra alternativa é realizar o trabalho a partir de um café. Isso ajuda a espairecer um pouco, ver gente e respirar novos ares.

13. Durma bem

Não podíamos encerrar esse post sem antes falar da importância de dormir bem. O trabalho home office pode te fazer cair numa armadilha se não tomar cuidado. Isso porque caso você não se organize e estabeleça limites e horários, a chance de estender o trabalho até de madrugada é muito grande.

E essa atitude vai, pouco a pouco, esgotando sua capacidade física e mental. Portanto, evite a todo custo trabalhar até tarde da noite ou passar a madrugada em algum projeto.

Enfim, depois de todas essas dicas de como organizar o home office com toda certeza sua vida profissional será muito mais produtiva e interessante. Agora é só ir lá e colocar tudo isso em prática hoje mesmo!