Como pintar garrafa pet: conheça o passo-a-passo, materiais e dicas

Saiba o passo-a-passo simplificado de como pintar garrafa pet, além dos materiais necessários

Por -

As garrafas pet, aquelas garrafas de plástico usadas para acondicionar refrigerante, água e outros tipos de bebida, são materiais muito versáteis para reaproveitamento. Elas são produtos fáceis de manusear, podem ser encontradas em abundância e já existe uma série de produtos como sacolas e até mesmo roupas desenvolvidas a partir da reciclagem desse tipo de objeto. Saiba como pintar garrafa PET:

Muito usadas também na criação de artesanato, você vai se surpreender com a quantidade de objetos que podem ser elaborados a partir delas. Nesse artigo, especificamente, vamos abordar a pintura em garrafas pet. Acompanhe as nossas dicas.

Que tipo de itens podem ser criados a partir de garrafas pet?

O que fazer com garrafa pet?

Você pode criar flores, mandalas, guirlandas, bolsas e sacolas, brinquedos, vasos e cachepots, cestas e caixas com tiras entrelaçadas, pulseiras e colares, entre outros. Quando se trata de artesanato com garrafa pet, o céu (e a sua criatividade) é o limite.

É possível criar até mesmo um evento com itens sustentáveis. Basta você elaborar flores, lustres, itens de decoração, porta-guardanapos e lembrancinhas feitas de garrafa pet. Seus convidados vão ficar sem palavras!

Incluir as crianças numa atividade de reciclagem e reaproveitamento também é uma boa ideia, pois é possível criar diversos brinquedos com garrafas plásticas e disseminar nas novas gerações o conceito de que podemos e devemos diminuir os resíduos que criamos.

Uma atividade muito utilizada com as crianças é usar o fundo das garrafas como um carimbo para pintar flores em formatos grandes de papel. Elas só precisam de um pires com tinta, fundos de garrafas pet e folhas grandes de papel. Basta apoiar o fundo da garrafa na tinta e depois no papel como se fosse um grande carimbo e depois incrementar o desenho com folhas e outros adereços.

Não é difícil criar itens a partir desse tipo de material. Existem cursos específicos que ajudam aqueles que desejam criar peças mais elaboradas e também é possível encontrar muitos vídeos, tutoriais e dicas na internet para os iniciantes.

E para dar um charme a mais nas suas criações, saiba que o plástico das garrafas pet pode ser pintado da cor que você quiser.

Que tipo de tinta pode ser usada para pintar garrafa pet?

  • Tinta acrílica
  • Tinta látex PVA
  • Tinta esmalte sintética
  • Tinta spray multi uso

Tintas a base de água, como o próprio nome já diz não resistem à umidade, portanto se você for criar um objeto que vai ficar na área externa e que possa tomar chuva prefira utilizar tinta esmalte sintética.

É preciso lixar antes de começar a pintura?

Sim, para ter um acabamento mais bonito indicamos que você use a lixa 150 ou 180. Lixar as garrafas faz com que o plástico fique com pontos de aderência e facilita a pintura.

Lixar uma peça de artesanato feita com garrafa pet é relativamente simples. Cada lixa tem uma numeração, sendo que quanto maior o número da lixa, mais lisa vai ficando a peça.

Comece sempre pelo número menor e vá usando as lixas de número maior até chegar no acabamento desejado.

É possível usar verniz em garrafa pet?

Sim, você pode usar verniz acrílico ou sintético. A tinta verniz vitral dá um acabamento muito bonito, pois ela dá cor ao plástico sem tirar a transparência do material.

Quais as ferramentas que vou precisar para fazer pintura em garrafas pet?

  • Rolo de lã ou de espuma
  • Pincel ou trincha
  • Compressor de pintura
  • Jornal ou papel para apoiar as garrafas e evitar sujar o piso

Como pintar garrafa pet passo-a-passo

Como pintar garrafa pet: passo 1

Como pintar garrafa pet: passo 1

Separe todos os materiais que você vai utilizar e deixe tudo ao alcance da mão. Nada pior do que começar a pintura e descobrir que faltou algum item importante. Abandonar a pintura pela metade pode deixar o objeto com manchas ou cores diferentes depois da secagem.

Como pintar garrafa pet: passo 2

Como pintar garrafa pet: passo 2

Limpe bem a garrafa, por dentro e por fora, com água e detergente tirando qualquer sujeira, gordura e restos de bebida que possam existir. Deixe secar bem antes de começar a pintura.

Como pintar garrafa pet: passo 3

Como pintar garrafa pet: passo 3

Prepare o espaço para a pintura, forre o chão ou a superfície onde você vai apoiar as peças com jornal velho, lona ou qualquer outro tipo de material que proteja conta respingos.

Como pintar garrafa pet: passo 4

Como pintar garrafa pet: passo 4

Com um pincel ou esponja passe o primer para pet. O primer prepara a superfície para receber a tinta, é um produto a base de água e não tem cheiro forte.

Como pintar garrafa pet: passo 5

Como pintar garrafa pet: passo 5

O primer deve ser aplicado antes de tintas acrílicas a base de água. Se você for utilizar outro tipo de tinta, faça um teste em algum pedaço de plástico antes de pintar o produto final para ver como fica o acabamento.

Como pintar garrafa pet: passo 6

Como pintar garrafa pet: passo 6

A secagem completa do primer leva em média 6 horas, mas é bom esperar mais para aplicar a tinta por cima dele.

Como pintar garrafa pet: passo 7

Como pintar garrafa pet: passo 7

Prepare a tinta conforme as instruções do fabricante. Se for necessário diluir, consulte a proporção corretamente.

Como pintar garrafa pet: passo 8

Como pintar garrafa pet: passo 8

A pintura deve ser feita sempre no mesmo sentido tomando o cuidado de cobrir bem a superfície com quantidade de tinta suficiente para que o acabamento fique uniforme e sem manchas.

Como pintar garrafa pet: passo 9

Como pintar garrafa pet: passo 9

Espere pelo menos 4 horas entre uma demão e outra.

Como pintar garrafa pet: passo 10

Como pintar garrafa pet: passo 10

Agora a sua criação já está pronta para decorar e encantar! Se você ainda for fazer outros acabamentos como colagens e desenhos com canetas, essa é a hora.

Reutilizar é a ordem da vez

Garrafa pet: reutilizar é a bola da vez

As garrafas pet são consideradas as grandes vilãs do meio ambiente, pois seu uso ficou muito frequente e o descarte desse material passou a acontecer sem nenhum cuidado.

Elas são produzidas com material muito resistente e flexível e demoram décadas para se decompor. Somente no Brasil são produzidas cerca de 9 bilhões de garrafas por ano e cerca de 53% delas são reaproveitadas.

Reutilizar as garrafas e transformá-las em algo útil e bonito não é só uma forma de embelezar o entorno ou garantir uma renda extra, mas você também está fazendo a sua parte para diminuir a quantidade de lixo que circula no planeta. O meio ambiente agradece!