Como pintar garrafa de vidro: técnicas, tipos de tinta e outras dicas

Descubra as principais técnicas utilizadas para fazer a pintura de garrafas de vidro

Por -

As garrafas de vidro rendem lindos itens de decoração. Elas podem ser utilizadas como vasos ou até mesmo transformadas em porta coisas.

Claro que para isso é preciso investir em algumas técnicas, para dar um toque diferenciado a garrafa, como é o caso da pintura.

Então, se você está pensando em aprender como pintar garrafas de vidro, confira as dicas abaixo:

Tipos de garrafas de vidro para utilizar

Tipos de garrafa de vidro para pintura

Você pode apostar em vários tipos de garrafas de vidro para fazer artesanato. Desde as tradicionais garrafas de cerveja, até as de vinho, azeite, licor, refrigerantes e conserva.

Nesse caso é interessante pensar qual tamanho de garrafa é ideal para o que você deseja fazer e então escolher o melhor tipo para pintar.

Tipos de tintas

Tipos de tinta para garrafa de vidro

A tinta mais recomendada para pintar garrafas de vidro é aquela que pode ser aplicada em vidros. Ainda assim é possível usar também a tinta de parede para fazer a pintura. Os tipos de tinta mais utilizados para esse tipo de artesanato são:

  • Acrílica;
  • Esmalte;
  • Spray;
  • De tecido;
  • Tinta-lousa;
  • Tinta-guache;
  • Verniz-vitral;

Lembrando que, se a ideia é usar a garrafa como um vaso, não use tintas à base de água, mas sim aquelas à base de óleo ou esmalte, para evitar que a garrafa vá perdendo a pintura.

Como pintar garrafa de vidro: técnicas para pintura

Técnicas para pintura de garrafa de vidro

Existem varias técnicas de pintura que você pode usar ao pintar uma garrafa de vidro. Dentre elas estão:

Estampado

Para estampar uma garrafa de vidro você pode usar vários materiais na hora de fazer a pintura: stencil ou transfer para copiar um desenho, desenho a mão livre, fita crepe, elásticos…

Em seguida é só pintar a área do desenho com a tinta escolhida, ou no caso da fita crepe e elásticos, pintar toda a garrafa, esperar secar e remover a fita e os elásticos.

Glitter

Como pintar garrafa de vidro: glitter

Essa técnica é bastante simples e tudo que você vai precisar é de cola branca ou fita dupla face e glitter.

Basta então aplicar a cola em todo o vidro e despejar o glitter ou passar a fita dupla face e colocar o glitter em cima.

Outra dica, para quem deseja colorir a garrafa e então fazer um detalhe com glitter é aplicar o glitter sobre a garrafa antes da secagem da tinta.

Craquelê

A técnica de craquelê e feita usando um verniz base e um verniz craquelê. Basta primeiro pintar o vidro com a cor escolhida para ser a base e em seguida com o verniz craquelê.

Ombré

Como pintar garrafa de vidro: ombré

É semelhante a um degradê e seu grande destaque é a variação dos tons de cores, que começam mais claros e terminam mais escuros e vice-versa.

Para fazer isso você deve começar fazendo a pintura com a cor mais escura. Em seguida basta adicionar um pouco de tinta branca, para clarear a cor e voltar a pintar. Faça quantos tons você quiser.

Geralmente a técnica é feita através da pintura de tiras ou linhas com cada um dos tons.

Metálico

O efeito metálico é bem simples e você pode conseguir com a ajuda de uma tinta spray cromo ou metálica. Em seguida, é só aplicar na garrada de vidro.

Fosco

Como pintar garrafa de vidro: fosco

O resultado é algo diferente e elegante e não é nem um pouco difícil conseguir o efeito fosco na hora de pintar as garrafas de vidro.

Tudo que você vai precisar é de tinta fosca em spray.

Poás

Bolinhas também ficam legais na pintura de garrafas de vidro. Para fazer a técnica tudo que você vai precisar – além da tinta – é de cotonetes!

Sim, basta usar os cotonetes para fazer as bolinhas na garrafa. Espere secar uma cor e então vá aplicando outras até obter o efeito que deseja.

Outras dicas para pintar garrafas de vidro

Como pintar garrafa de vidro: dicas

1. Antes de começar a pintura

Antes de pintar a garrafa de vidro você deve retirar o rótulo e deixar ela de molho para remover qualquer resíduo de cola.

Água e detergente líquido são ótimos para esse trabalho. Deixe então que a garrafa seque sozinha.

A ideia é remover qualquer sujeira que esteja no vidro.

2. Primer

O primer é indispensável para quem quer uma pintura mais uniforme. Você deve aplicá-lo antes de passar a tinta escolhida.

O produto facilita a pintura e também garante que a tinta fixe mais facilmente.

3. Pincel

Você pode usar qualquer tipo de pincel na hora de pintar garrafas de vidro. Ainda assim é interessante investir naqueles de ponta fina, tamanho 1 ou 2 para pintar os cantos ou pequenos detalhes.

Procure também aparar as cerdas que estão saindo do lugar e prefira os pincéis de cabo de madeira, indicados para pintura artística ou artesanato.

4. Assar o vidro para secar a tinta

Algumas tintas para vidro só se fixam quando são assadas. Essa dica é interessante para quem deseja investir em algum desenho mais complicado, o qual pode precisar apagar até conseguir acertar.

Assim que terminar, basta levar a garrafa ao forno e a tinta irá então se fixar no vidro.

5. Vire a tinta no interior do vidro

Se a ideia é fazer uma pintura simples, com uma única cor de tinta, você pode pintar a parte interna da garrafa também.

Basta virar a quantidade de tinta que acredita ser necessária para pintar todo o vidro e ir virando a garrafa até que a tinta esteja espalhada totalmente.

Para a finalização da boca da garrafa você pode usar um pincel.

6. Finalização

Para finalização da pintura e garantia de que a tinta vai durar um bom tempo sem sofrer nenhum estrago, é interessante aplicar um verniz transparente em spray.

Essa dica só não é indicada para quem deseja dar um efeito fosco a garrafa. Para as outras técnicas essa finalização está totalmente liberada.

7. Use tinta verniz-vitral para efeito colorido com transparência

Se a ideia é manter a cor transparente da garrafa, de forma que você consiga ver o seu interior, quando for fazer a pintura aposte na tinta verniz-vitral, que garante esse efeito transparente.

Basta aplicar sobre a garrafa e dar um intervalo de 24h entre as demãos, para que a pintura fique perfeita.

Agora você já sabe como pintar garrafas de vidro! Comece hoje mesmo a fazer seus próprios objetos de artesanato utilizando essas dicas!

Agora veja mais 10 inspirações de pintura de garrafa de vidro

Garrafa de vidro preta Pintura de garrafa de vidro com dourado e branco Pintura interna da garrafa de vidro Garrafa de vidro em formato de pinguim Pintura interna da garrafa de vidro Pintura parcial da garrafa de vidro Garrafa de vidro com glitter Garrafa de vidro branca Pintura em degradê da garrafa de vidro na parte interna Garrafa de vidro com pintura verde água

Referências e leitura complementar
  1. Como pintar vidro – Wikihow;