Como pintar madeira: dicas essenciais para quem vai começar

Conheça as dicas essenciais antes de começar a pintar móveis e objetos em madeira

Por -

A madeira vem sendo muito utilizada para o artesanato. Desde simples caixinhas porta coisas até plaquinhas de madeira para a decoração de ambientes. É algo que tem se tornado cada dia mais interessante e parte do dia a dia das pessoas.

O mais legal é que, além da possibilidade de comprar pronto, você pode também fazer você mesmo e pintar a madeira do jeito que quiser, dando aquele toque único e pessoal.

Além disso, se você tem em casa algum móvel antigo que quer transformar em algo novo, pode apostar na pintura para fazer essa reforma.

Você tem interesse em aprender como pintar madeira? Confira nossas dicas para ajudar nessa tarefa:

Como pintar madeira: 6 passos da preparação antes de começar

Pintura de madeira

Antes de pintar uma peça de madeira é preciso preparar o móvel ou objeto para receber a nova pintura. Principalmente se envolve algo antigo que você pretende reformar.

Para a preparação da madeira você deve:

  1. Remover a pintura antiga. Esse passo deve ser levado em conta apenas quando envolve um móvel usado ou objeto que já foi pintado anteriormente.
  2. Coloque massa para madeira em rachaduras ou outras imperfeições. Esse passo é importante para evitar que esse defeito fique aparente após a pintura.
  3. Lixe a madeira. Comece com uma lixa mais grossa e finalize com uma lixa mais fina. A ideia é deixar a superfície lisa e mais fácil de pintar.
  4. Com um pano úmido limpe a madeira. É interessante também passar um aspirador para remover qualquer poeira – ou resto de madeira lixada – que tenha ficado por ali.
  5. Proteja as partes da madeira que você não quer pintar. Para isso você pode usar fita crepe ou fita adesiva.
  6. Aplique o primer. Ele vai ajudar a deixar a pintura mais fácil e também fazer com que a tinta se fixe mais rapidamente na madeira. O primer pode ser de látex e você pode aplicar com a ajuda de um pincel ou spray.

Tipos de tinta para madeira

Latas de tinta sobre madeira

Existem três tipos de tinta que são utilizados para a pintura de madeira: tinta látex, tinta acrílica e tinta lacas nitrocelulose. Cada uma delas têm uma função diferente, conforme você verá abaixo:

1. Tinta látex

À base de água, é muito comum para pinturas feitas em casa, principalmente quando a ideia é trabalhar com artesanato. Pode ser aplicada com pincéis ou rolos. É indicada para objetos de madeira que vão ficar longe da umidade e da luz direta do sol.

2. Tinta acrílica

Semelhante a tinta de látex, com a diferença de que se fixa melhor a madeira e garante impermeabilidade. É uma boa escolha para móveis de madeira que vão ficar fora de casa ou para espaços muito úmidos, como o banheiro ou a lavanderia.

A pintura pode ser feita com rolo, pincel e até mesmo com pistola de pintura.

3. Tinta laca nitrocelulose

A nitrocelulose é a base dessa tinta que se fixa facilmente a madeira e é de secagem rápida. Tem mais opções de cores e pode se apresentar como fosca ou brilhante. Não é solúvel em água e exige o uso de equipamentos de proteção para a realização da pintura.

Exige também que você tenha um ambiente adequado para fazer a pintura e use pistola e compressor indicados para o processo.

Pós-pintura da madeira

Depois de terminar a pintura da madeira você deverá tomar alguns cuidados para garantir que a tinta se fixe bem e o resultado final seja o esperado.

Ao terminar a pintura você pode:

1. Aplicar selante

A ideia aqui é garantir que a madeira exposta ao sol ou ao ar livre dure mais tempo e não perca o brilho da tinta. No entanto é preciso perguntar a um vendedor se o selante pode ser passado por cima da tinta que você escolheu.

As tintas látex por exemplo não costumam dar certo com alguns selantes e você pode acabar estragando sua pintura.

Vale comentar que a maioria das tintas hoje é mais resistente e já possui em sua composição produtos que garantem uma melhor fixação e duração. Então avalie se realmente é necessário aplicar o selante.

Em média são necessárias três demãos de selante para garantir uma boa fixação do produto. De qualquer forma, siga a recomendação do fabricante.

2. Aplicação de verniz

O verniz também é usado na finalização de pintura em madeira, geralmente com o objetivo de dar brilho ao objeto ou móvel.

Assim como o selante, funciona também como uma proteção extra. Antes de aplicar, veja se a tinta escolhida se dá bem com verniz e se é realmente necessária a aplicação.

Se o objetivo é dar brilho, você pode apostar em tintas com brilho e não nas foscas.

Caso ainda queira aplicar o verniz, mesmo após usar uma tinta com brilho, duas demãos são suficientes para deixar a madeira bonita e protegida.

3. Lixar

Ao terminar a pintura você também pode lixar novamente a peça de madeira. Dessa vez aposte em uma lixa fina e não faça muita força.

A ideia é apenas tirar pequenas irregularidades e também preparar a madeira para receber o selante ou verniz.

7 recomendações importantes sobre a pintura de madeira

  1. Use trinchas macias para a pintura em madeira. Pincéis secos devem ser usados apenas para cobrir traços.
  2. Rolos de pintura podem ser usados apenas quando você utiliza tinta látex ou acrílica. São indicados para madeiras maiores, para tornar o processo mais rápido.
  3. Use máscara de proteção sempre que for mexer com alguma tinta. Mesmo nas que são solúveis em água. Nesse caso é possível apostar em máscaras simples.
  4. Quando usar a tintas laca nitrocelulose use roupas de proteção, tenha um espaço dedicado apenas para a pintura, aposte em óculos de proteção e na máscara com respiradores com filtro de carvão. Também é necessária uma cabine de pintura.
  5. Use máscara até mesmo quando for raspar madeira já pintada. A tintura antiga pode conter elementos tóxicos.
  6. Além da lixa você pode apostar em uma espátula rígida para fazer a raspagem de tinta velha.
  7. Se precisar aplicar massa para madeira prefira uma espátula mole para ajudar no processo.

Agora você já sabe como pintar madeira! Viu como o processo é fácil de pode até mesmo ser feito em casa com a ajuda de materiais simples? Não se esqueça de mostrar pra gente como ficou o resultado!