Como pintar móveis de madeira: dicas completas com passo a passo

Descubra os materiais necessários, principais tintas utilizadas e como restaurar móveis de madeira com pintura nova

Por -

Reciclar, renovar, dar cara nova ao que nós já temos em casa é o melhor que podemos fazer atualmente e não só por uma questão financeira, em tempos de crise, mas também para evitarmos o consumismo exagerado e o excesso de descartes no meio ambiente. Saiba como pintar móveis de madeira:

Portanto se você tem alguma mobília de madeira em casa que está perfeita no que diz respeito à estrutura, mas já ficou um pouco desgastada na superfície, nada de jogar fora, é hora de repaginar o seu móvel com uma boa pintura.

Quer saber como restaurar móveis de madeira dando uma cara nova para o ambiente sem gastar muito? Então fica de olho nas nossas dicas e inspire-se.

Materiais necessários para pintar móveis de madeira

Materiais necessários para pintar móveis de madeira

  • Lixa para madeira nr 100 e 180;
  • Massa para madeira para fazer possíveis reparos;
  • Fundo preparador para madeira (primer);
  • Esmalte sintético ou tinta acrílica ou tinta spray;
  • Verniz protetor para madeira;
  • Rolo de espuma;
  • Pincel de cerdas macias;
  • Pano macio;
  • Recipiente para misturar a tinta;
  • Papelão ou jornal para forrar e proteger o local da pintura;
  • Luvas e máscara para proteção pessoal.

Tipos de tinta para pintar móveis de madeira

Tipos de tinta para pintar móveis de madeira

Utensílios de madeira são produzidos desde os primórdios da humanidade e eles possuem características naturais que podem ser evidenciados ou melhorados de acordo com o tipo de tinta que você escolher.

1. Tinta esmalte sintético

Essa é a tinta mais recomendada para a pintura de madeira, geralmente é utilizada em portas, artesanatos, MDF, metal e outras superfícies. Costuma ser uma das melhores opções por conta da sua durabilidade e facilidade de aplicação. Ela tem alto brilho e dura em média 10 anos, porém a preparação da tinta precisa de diluição em solvente do tipo aguarrás.

2. Tinta epóxi

A tinta epóxi tem uma característica interessante que é o fato de ser impermeável e bastante resistente à umidade e abrasão, pode ser encontrada à base de água ou solvente e adere bem em diferentes tipos de superfície.

3. Tinta acrílica

A tinta acrílica é solúvel em água, dá um acabamento impermeável e é indicada para móveis que fiquem do lado externo. Você vai encontrar diversas variações dessa tinta como anti-mofo, anti-bactérias, anti-fungos e o preço é um pouquinho mais alto do que as demais.

4. Tinta látex

Essa é a tinta mais comum que existe no mercado. A cobertura é boa, é solúvel em água, econômica e seca bem rápido. Não deixa cheiro forte no ambiente, mas por outro lado, não é muito resistente então deve ser aplicada em peças que não ficam próximas de ambientes úmidos.

5. Verniz

Verniz é aquele produto que forma uma camada protetora sobre a madeira. Se você quer manter o aspecto natural da madeira, a opção ideal é aplicar o verniz transparente que vai proteger a peça sem colorir.

Como pintar móveis de madeira passo a passo

Como pintar móveis de madeira passo a passo

1. Preparação do móvel

Para que o acabamento fique uniforme e o mais bonito possível, é preciso que você tenha um cuidado especial na preparação do móvel para a reforma e pintura. O primeiro passo é tirar os puxadores, alças e qualquer outro acessório e cobrir itens que não podem ser pintados com fita crepe.. Verifique se o móvel tem defeitos, buracos ou desníveis que precisem ser consertados. Para isso use a massa para madeira e uma estpátula.

Prepare também o local que você vai usar para fazer a pintura. Espalhe pelo chão jornais velhos ou pedaços de papelão para que você apoie o móvel e não suje o ambiente. Deixe portas e janelas abertas para circular o ar, ou faça a pintura em uma área externa.

2. É hora de lixar

O lixamento é uma das etapas mais importantes numa reforma de um móvel de madeira. Sim, é chato, mas é necessário. Só com a lixa é que o móvel vai ficar perfeito para a pintura, especialmente se você teve que tapar buracos e fazer ajustes com a massa de madeira. Comece com a lixa mais grossa, de grão médio e verifique se o desgaste está ficando uniforme. Passe para uma lixa mais fina para um acabamento mais refinado e ao finalizar limpe bem com um pano macio úmido e depois um seco. Não se esqueça de usar luvas, máscara, óculos protetores para evitar problemas respiratórios ou machucados.

3. Aplique um primer

Muita gente pula essa etapa, mas nós consideramos fundamental aplicar um primer preparador para a pintura antes da tinta. O primer vai aumentar a adesão e a durabilidade da tinta na peça. O mais indicado é que ele seja branco para não interferir na cor da tinta que você vai aplicar por cima. Só uma demão de primer já é suficiente e sempre respeite o tempo de secagem conforme descrito na embalagem. Para facilitar essa etapa você pode usar um primer em spray, já existem algumas marcas disponíveis nas lojas de materiais de construção.

4. É hora de pintar

Depois de cumpridas as etapas anteriores, é hora de finalmente pintar o seu móvel de madeira e dar cara nova a ele. Prepare a tinta conforme orientações do fabricante. Se você optou por tinta spray, o trabalho é mais rápido e exige menos habilidade. Se você optou pela tinta comum, use o rolo de espuma para áreas maiores e retas e o pincel para cobrir áreas trabalhadas e com detalhes entalhados na madeira. Procure trabalhar com o pincel sobre a tinta enquanto ela estiver úmida para que a cobertura fique bem uniforme. Dê um intervalo de secagem de pelo menos 6 horas e aplique a segunda demão.

Como pintar sem ter que lixar o móvel

Como pintar sem ter que lixar o móvel

Como já dissemos anteriormente, a parte mais chatinha de renovar um móvel é lixar toda a peça antes de aplicar o primer e a tinta. Se você quiser pular essa etapa, sem comprometer o resultado final da reforma, aplique o produto conhecido como Batida de Pedra.

Esse é um produto usado na pintura externa de automóveis para proteger o carro da maresia ou de pequenos impactos, pois ele cria uma camada emborrachada e bem resistente, por isso o  nome Batida de Pedra.

Ele tem uma textura bem grossa, é a base de água e praticamente não tem cheiro e você vai se surpreender, mas ele é preto. Não se preocupe, pois a tinta cobre bem. Aplique o produto com um rolinho de espuma sobre todo o móvel até cobrir toda a superfície, talvez você precise aplicar mais de uma demão.

Se achar que o produto está muito concentrado, você pode diluir no máximo com 10% de água. Depois de finalizar a aplicação, espere secar por pelo menos 4 horas e já pode aplicar a tinta. E é aí que a mágica acontece, pois a tinta cobre perfeitamente o produto mesmo ele sendo preto.

Você vai encontrar o Batida de Pedra em lojas de tintas automotivas e o custo é bem acessível. Ele pode ser aplicado sobre peças envernizadas, mas nunca diretamente na madeira, é preciso que exista uma camada de tinta ou primer por baixo.

E aí, ficou empolgado para começar a renovar os móveis que você tem em casa?