Como plantar manjericão: veja dicas essenciais para ter manjericão em casa

Por -

Essa planta faz um tremendo sucesso por onde quer que esteja. Não importa se é na culinária, na cultura medicinal de diversos países ou em bons drinks. Aprender como plantar manjericão e cultivar essas folhinhas em casa certamente é uma ótima oportunidade de aproveitar todos os benefícios e utilidades desse ingrediente tão diversificado. Se você quer ficar por dentro de tudo sobre como plantar manjericão, acompanhe a leitura abaixo e descubra.

Como plantar manjericão por estaquia

O modo mais orgânico para você aprender como plantar manjericão se dá a partir das sementes ou a partir de estacas. Neste caso, você precisará iniciar o cultivo com um pé de manjericão saudável, que tenha o seu ramo com altura de 10 a 15 centímetros. Em seguida, retire as folhas mais baixas, e modo que o crescimento das raízes seja estimulado. Firme a estaca em um recipiente com água e acople seus ramos. Você deve trocar a água todos os dias.

Provavelmente, em cerca de 7 dias o método de estaquia estará concluído e suas raízes estarão prontas para serem plantadas em um ambiente definitivo. O cultivo após o plantio envolve uma adubação orgânica a cada 40 dias, de preferência utilizar o húmus de minhoca. Por fim, lembre-se que o manjericão não precisa de muita água para viver bem; então, cuidado para não exagerar.

Como plantar manjericão do mercado

Há uma forma muito simples de começar o cultivo desse ingrediente essencial que está presente em todo o mundo no famoso molho pesto. Como plantar manjericão é essencial para você que adora cozinhar e explorar todos os sabores. Um jeito descomplicado e barato é utilizar um raminho que você encontra em praticamente todos os mercados.

É necessário que esses raminhos contenham raízes, do contrário, você precisará repetir o processo anterior, de modo a colocar alguns raminhos em um recipiente com água, até que as raízes apareçam.

Já com seus ramos enraizados, você deve utilizar um vaso com altura entre 20 a 30 centímetros, com terra de qualidade e devidamente adubada. Além disso, a terra deve estar seca e “soltinha”. Isso porque as raízes não podem ser “dobradas” ou “amassadas”. Agora, basta abrir um buraco na terra preparada e colocar as suas plantas. Elas precisam de espaço, então, nada de coloca-las muito próximas.

A rega do manjericão deve ser frequentemente, porém em pouca quantidade. O período de flores dura quase o ano todo. Por isso, capriche nas receitas e nos drinks.

Como plantar manjericão e alecrim

Como plantar manjericão e alecrim

Você sabia que é possível unir duas ou mais plantas em um único vaso? Sim, é perfeitamente viável o que você vai descobrir agora: como plantar manjericão e alecrim no mesmo vaso. O alecrim, além da sálvia e o tomilho, são plantas que exigem os mesmos cuidados do manjericão para o seu cultivo. Dentre as principais características, destacam-se a necessidade de terra arenosa, pouca necessidade de água e adubação constante.

Sem dúvida, essa combinação de ingredientes tem o poder de transformar qualquer prato, elevando a gastronomia de qualquer chef de cozinha, mesmo que for apenas o seu próprio chef. Por isso, abuse da criatividade na hora de escolher os temperos que acompanharão suas refeições.

Como cuidar de hortelã e manjericão

Será que a hortelã é mais uma plantinha que se dá bem tendo como vizinho o manjericão? Algumas plantas podem não se adaptar entre si e acabar com a saúde da sua horta. Para ter um plantio bem saudável e produtivo, você precisará conhecer e escolher bem as plantas que serão companheiras de vaso.

A hortelã exige um espaço muito grande para suas raízes. Por isso, para cuidar de hortelã e manjericão, você precisará de um vaso bem espaçoso. Isso porque o cultivo dessas duas plantas é parecido, de modo que os cuidados serão os mesmos. Mas, se possível, prefira cultivar as hortelãs em um vaso só para elas, assim você não colocará outras plantinhas em “perigo”, não é mesmo?

Agora, se quiser plantinhas que se adoram como vizinhas, aposte no orégano e manjerona. Após o cultivo com regas moderadas, terra adubada e arenosa e sol, você poderá desfrutar de uma pizza com ervas frescas e deliciosas. É delicioso.

Plantar manjericão na água

Plantar manjericão na água

O jeito mais simples de como plantar manjericão na água é iniciar com pequenos experimentos. Por isso, separe um grande copo com água, algumas hastes bonitas do manjericão, que tenham cerca de 10 a 15 cm. Retire as folhas da parte de baixo e retire também as flores, se houver.

Encha metade do copo com água e adicione duas ou três hastes em um local arejado e ensolarado. Essa água deve ser trocada a cada dois dias, até que as raízes comecem a aparecer e alcancem o tamanho de 2 centímetros. Após esse processo, você deve replantar num vaso médio, com terra adubada, pouca água, cerca de 10 centímetros de espaço entre as mudas e em um local onde tenha iluminação solar direta 

Como plantar manjericão em garrafa pet

Você sabia que é comum, ecológico e muito recomendado o cultivo de uma horta em sua casa? Agora, imagine se essa horta for completa e utilizando garrafas pet como base? Incrível, não é mesmo. Então, se quer aprender um pouco mais de como cultivar e como plantar manjericão em garrafas pet, saiba que é perfeitamente possível. Isso porque o manjericão tem um tamanho que se adequa em pequenos ambientes.

Além do manjericão, você pode aproveitar para plantar mudas de alface, alecrim e uma série de outras ervas frescas. Se sua disposição permitir, até morangos e tomates você vai poder cultivar e colher do pé! Corte as garrafas ao meio, de forma que ela fique “deitada” e com a parte superior aberta. Preserve as extremidades para que a terra não caia.

Os procedimentos seguintes envolvem a escolha de uma terra arenosa, com adubo específico para o que você está plantando e um local para pendurar ou apoiar as suas garrafas. É uma atitude consciente que promove a diminuição de lixo e o consumo sustentável no planeta, além de ser uma atividade revigorante para quem pratica o cultivo.

Como recuperar manjericão murcho

Antes de conferir essa dica, preste muita atenção. Na maioria dos casos, quando as plantas, ervas ou folhas murcham, é sinônimo de falta de água. Se for esse o caso do seu manjericão, basta regar para que sua vitalidade retorne. Caso já tenha colhido, mergulhe as folhas em água gelada e tenha de volta o manjericão bonito e saboroso de antes.

Porém, só adote esse procedimento caso o manjericão tenha sido cultivado por você ou por alguém de sua confiança. Isso porque o manjericão pode murchar sob o ataque de pragas e até mesmo algumas doenças. Para não correr riscos, você já conferiu todas as dicas de como plantar manjericão em sua casa. Por isso, não perca mais tempo e comece agora o seu cultivo e tenha folhas sempre fresquinhas.

Tipos de manjericão

Tipos de manjericão

Você sabia que existe uma variedade extensa de tipos de manjericão? Para conferir as mais utilizadas pelo mundo, separamos as características principais de cada um e as melhores formas de utiliza-los. Confira.

Manjericão alfavaca

É o mais consumido no Brasil, presente em toda a culinária nacional. Com seu formato oval, essas folhas povoam pizzas, molhos e massas. Seus galhos são bem ramificados e suas flores em tons de branco. Os chás desse tipo de manjericão têm propriedades anti-inflamatórias e são ricas em vitaminas A e C.

Manjericão italiano

Apesar do nome, esse manjericão também é bem conhecido no Brasil. Sua principal característica é seu sabor, bem mais forte e doce que o anterior. Por isso, sua utilização é moderada e principalmente acompanhando molhos, sopas e pratos quentes em geral.

Manjericão roxo

Ao contrário do italiano, o manjericão roxo é o tipo mais suave da planta, indicado principalmente para pratos frios, tis como saladas ou decoração em diversas preparações.

Manjericão miúdo (ou francês)

Esse tipo de manjericão possui folhas bem pequenas e pontudas e também é utilizado no preparo de vários pratos, como molhos, pastas e também saladas. É ideal para o plantio em casa, já que eles naturalmente ocupam um espaço menor, por serem mais “miúdos”. Seu sabor lembra muito o cravo, por isso é tão apaixonante.

Manjericão tailandês

Por fim, o manjericão tailandês é muito usado na culinária asiática. Seu sabor parece com o manjericão comum, com exceção de suas folhas que são maiores e mais pontudas. Seu sabor lembra a acidez do limão, sendo ideal para molhos e massas.

Já escolheu a forma que vai escolher de como plantar manjericão?

Você acabou de conferir uma série de possibilidade de como plantar manjericão, além de conhecer as principais variedades dessa erva. Por isso, não perca mais tempo e comece o seu cultivo agora mesmo e conte para nós qual foi a forma que você escolheu.