Como plantar tomate: confira o passo a passo tutorial e materiais necessários

Por - Atualizado em:

O tomate é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil e, também, muito apreciado nas mesas de todo o país. Seja na salada, nos sanduíches ou nos molhos, os tomates sempre estão presentes na nossa culinária, mesmo sendo um dos alimentos mais afetados por agrotóxicos, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Agora, imagine você colhendo todos os dias os seus próprios tomates para fazer uma salada deliciosa, ou um prato especial de domingo, sem se preocupar com produtos químicos prejudiciais à saúde. Seria um sonho?

Depois de ler nossas dicas de como plantar tomates, você verá que ter a sua própria horta de tomates pode ser mais simples do que você imagina. Acompanhe!

Como plantar tomate: condições favoráveis

Antes de iniciar a sua própria horta de tomate, é importante adquirir alguns conhecimentos básicos sobre o cultivo dessa hortaliça, como clima, condições do solo, rega etc. Vamos lá?

1. Qual é o clima favorável para plantar tomate?

A temperatura ideal para cultivar o tomate é entre 20°C a 26°C. A partir dos 15°C já é possível cultivar tomateiros e obter belos frutos. No entanto, é importante temperatura máxima não ultrapassar os 35°C, pois a pele do tomate é bastante fina e pode ser “cozida” pelo sol forte.

Quer tomateiros grandes e fortes? Então dê bastante luz para as mudas! As sementes de tomate que germinam na sombra acabam se esticando e ficando fracas. As sementes plantadas em local ensolarado crescem mais rápido.

Com relação à incidência de luz, é preciso que o tomateiro seja exposto à alta luminosidade de maneira direta por no mínimo seis horas todos os dias.

2. Quando plantar tomate?

Não tem como plantar tomate sem considerar as recomendações sobre a melhor época de plantio. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o plantio favorável é entre os meses de abril e junho.

O cultivo de tomates a partir de sementes leva cerca de 6 a 8 semanas, desde a semeadura até o transplante. Isso quer dizer que em alguns meses você já poderá saborear o tomate que plantou.

3. Quais devem ser as condições do solo?

Os tomates não são muito exigentes quanto ao solo em que são cultivados. Mas não custa dar uma ajuda para seus tomates crescerem bonitos e saudáveis. Assim como a maioria das hortaliças, os tomates preferem solos férteis e bem drenados, com um PH de 5,8 a 7,0.

Tomates crescem bem em solo com muita matéria orgânica. Você pode incorporar o adubo orgânico quando preparar o solo, mas será ainda melhor se você tiver compostagem para adicionar.

Outra dica é preparar um fertilizante natural rico em fósforo e potássio. Para tomateiros com muitas flores e, consequentemente, muitos frutos, você pode usar sementes de abóbora secas e trituradas com casca de banana.

4. Como deve ser a rega dos tomateiros?

Assim como as demais hortaliças, é preciso ficar atento na hora de regar. Essa informação é muito importante para quem quer aprender como plantar tomate. Verifique se a terra já não está úmida suficiente e regue a planta preferencialmente sempre no mesmo horário, no começo da manhã, enquanto o sol ainda não está forte, ou durante a noite.

Use um plástico transparente ou plástico filme na boca do recipiente para manter a umidade. Quando o tomateiro começar a germinar, retire o plástico para que o ar possa circular. Esse efeito funciona como uma estufa e pode ser uma ótima estratégia para quem mora em locais secos.

5. Qual é a profundidade correta para se plantar a semente?

A profundidade da semente deve ser um ponto de atenção na hora de se plantar tomates. As sementes de tomate são bem pequenas, como você já deve ter observado. Se você as plantar muito fundo na terra, será muito difícil elas nascerem.

Você pode semeá-las colocando-as cerca de meio centímetro de profundidade e cobrindo levemente com uma mistura de envasamento umedecida.

6. Agora que eu sei como plantar tomate, quando devo colher o tomate?

O período de colheita varia de acordo com o tipo de tomate plantado e com sua forma de desenvolvimento. Tomates com crescimento regular do tipo determinado, que crescem em moitas e dão frutos em menos tempo, poderão ser colhidos entre 7 e 8 semanas. Esse é o caso do tomate Carmem ou longa vida.

Já os tomates maiores podem demorar entre 10 e 16 semanas para amadurecerem. Esse é o caso dos tomates caqui e gaúcho, por exemplo.

A colheita deve depender do destino do tomate. Se ele vai da sua horta para a sua cozinha, o ideal é deixá-lo ficar bem maduro no pé antes de colhê-lo. Aí, é da horta para o molho da sua massa, para o vinagrete ou para sua salada.

Mas, caso   o   tomate   precise   percorrer   longas   distâncias, você já pode colhê-lo logo no começo do amadurecimento para que ele não estrague até chegar ao consumidor final.

7. Qual tipo de tomate plantar?

Dentre os vários tipos de tomate, podemos destacar alguns pela resistência, sabor e variedade de produção.

  • O tomate cereja é pequeno e doce, excelente para saladas e canapés.
  • O tomate italiano é ideal para molho.
  • O tomate Débora é ótimo para o dia a dia, pois vai bem tanto em salada quanto em molho.
  • O tomate Carmem é conhecido como longa vida, pois dura bastante.
  • O tomate Holandês é excelente para salada, por não ser tão ácido.
  • O tomate caqui é o melhor para fazer vinagrete.
  • O tomate uva é doce e carnudo, parece um tomate italiano em miniatura.

Você pode cultivar qualquer um desses tipos de tomate seguindo as nossas dicas. Pense no destino que pretende dar aos seus tomates e escolha o seu preferido.

8. Pragas e doenças, como resolver o problema

Quem aprende como plantar tomates precisa saber que em algum momento possivelmente terá que lidar com alguns problemas em seus tomateiros. Mas aqui você saberá quais são as principais pragas e como resolver sem precisar recorrer a agrotóxicos.

  • Mosca branca: aplique calda de detergente, alho e pimenta.
  • Ácaros: aplique calda de cebola.
  • Larva minadora: aplique um repelente feito de álcool e alho.
  • Pulgões: aplique extrato de alho e cebola.

Como plantar tomate: passo a passo

Agora que você já conhece todas as informações necessárias para o cultivo de tomateiros lindos e saudáveis, aprenda como plantar tomate orgânico seguindo o nosso tutorial. Acompanhe!

Materiais essenciais para quem quer aprender como plantar tomate

Você vai precisar de:

  • caixa de feira
  • saco de lixo de 20 litros
  • grampeador manual
  • argila expandida
  • manta Bidim Geotextil para jardim ou pedaço de pano velho (pode ser um pano de chão, camiseta velha etc.)
  • 5 kg de terra
  • 3 kg de húmus
  • 1 kg areia
  • sementes do tomate

Passo 1

Forre o fundo da caixa de feira com o saco de lixo e grampeie ao longo das bordas e extremidades. Se você não tiver um grampeador manual em casa, não se preocupe, pois o peso da terra consegue já sustentar o saco de lixo.

Passo 2

Misture as porções indicadas de terra, húmus e areia e reserve, pois você vai utilizar essa mistura depois.

Passo 3

Cubra o fundo da caixa com uma camada de argila expandida. Ela servirá para drenar a água da rega, evitando que o solo fique encharcado.

Passo 4

Coloque a manta Bidim ou um pedaço de pano por cima da argila expandida. A função da manta é filtrar a água e separar a terra da argila.

Passo 5

Agora sim, você deve colocar a terra na caixa de feira até cobrir todo o saco plástico.

Passo 6

Com a ponta do dedo, faça furos de, no máximo, um centímetro de profundidade na terra, mas fique atento ao espaçamento entre eles. Pense que uma caixa de feira comporta até seis pés de tomate, isto é, seis furos.

Passo 7

Para potencializar a germinação, o ideal é que as sementes sejam retiradas do tomate e sequem de dois a três dias no sol. No entanto, as sementes recém retiradas do tomate também podem germinar sem precisar passar por esse processo.

Coloque de duas a três sementes em cada buraco, cobrindo-as com cuidado para não compactar a terra.

Passo 9

Prefira sempre regar a planta com um regador ou borrifador, pois assim a água não cairá com tanta força na terra a ponto de fazer um buraco e ferir a semente, prejudicando a germinação. Evite mangueiras ou esguichos fortes.

Lembre-se de que as plantas são bem frágeis nos estágios iniciais.

Passo 10 

Acompanhe o crescimento de seus tomateiros, seguindo as orientações sobre rega, a qualidade do solo, a adubação e fique de olho em possíveis pragas. Observe também, a medida em que crescem, se há a necessidade de suportes feitos de estacas para facilitar que seus tomates recebam a iluminação e adubo necessários para seu desenvolvimento.

Segundo esses passos corretamente, logo os seus tomates estarão prontos para serem colhidos e saboreados.

Gostou das nossas dicas de como plantar tomates orgânicos?

Além de ser muito prazeroso poder colher o seu alimento do pé, você consome uma planta muito mais saudável e nutritiva, além de não prejudicar o meio ambiente. Esperamos que você tenha gostado das dicas de como plantar tomate.

Se você já cultivou alimentos orgânicos em casa, compartilhe com a gente nos comentários!