Como tirar cheiro de mofo: dicas caseiras para eliminar o problema

Descubra como eliminar o cheiro de mofo atingindo o problema em sua causa principal

Por -

O mofo nada mais é do que a proliferação de fungos, especialmente em ambientes quentes e úmidos, locais mais do que propícios para que eles se instalem e se reproduzam. É o mofo que causa aquele cheiro de lugar fechado ou de objetos guardados e que incomoda tanto. Aprenda como tirar cheiro de mofo hoje mesmo:

A questão é que o mofo não é algo que apenas incomoda por conta do cheiro, mas ele também é um problema para a saúde dos moradores, especialmente para quem tem alergias respiratórias.

A boa notícia é que existem boas alternativas para acabar com o problema e evitar que ele volte, sem que você tenha que gastar muito ou tenha muito trabalho. Confira as dicas que reunimos nesse artigo para se livrar desse problema.

Encontrando a origem do mofo

Parede com mofo

O primeiro passo para se ver livre do cheiro e também do mofo é localizar onde ele está instalado. Em algumas ocasiões é muito fácil localizar o problema, em geral ambientes pouco ventilados e úmidos tendem a desenvolver fungos.

É comum encontrar mofo dentro de guarda roupas, especialmente naquelas áreas pouco usadas como maleiros e prateleiras altas, ou em lugares úmidos como o banheiro e a lavanderia.

Em outros casos é mais complicado encontrar a origem do cheiro então será preciso circular pelo ambiente olhando cuidadosamente cada área. Confira atrás dos móveis, carpetes, embaixo e ao redor de colchões e tábuas.

Como limpar e tirar cheiro de mofo

Como o mofo é um fungo, para limpar manchas encontradas em móveis, por exemplo, você deve usar uma solução de álcool, vinagre ou água sanitária e água. Em um balde adicione 100ml de água sanitária para cada 1 litro de água e use um pano macio embebido nessa solução para limpar os pontos manchados em paredes, azulejos e móveis. Passe um pano seco na sequência. Se as manchas forem difíceis, repita a operação com uma esponja macia.

Nos tecidos é mais difícil retirar manchas de mofo, pois nem sempre dá pra colocar água sanitária. Procure por produtos específicos ou use vinagre branco.

No caso de roupas, você pode usar a seguinte receita caseira: misture 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de sal para cada litro de água. Ferva as roupas nessa solução por mais ou menos 1 hora, enxágue bem em água corrente fria e seque-as normalmente.

Misture 1 xícara de chá de amaciante de roupas e 1 xícara de chá de álcool em 1 litro de água e aplique essa solução com um borrifador nas peças de roupa antes de passa-las a ferro. Deixe secar totalmente antes de guardar as roupas.

Se o problema ocorrer em colchões, espalhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do colchão e espere mais ou menos 30 minutos. Depois é só aspirar com um aspirador de pó e os fungos e o mau cheiro terão desaparecido.

Acabando com o cheiro de mofo

Cravo da índia

Misture um litro de álcool com 1/3 da mesma medida de cravo-da-índia e deixe descansar por 24 horas. O cravo da índia tem propriedades antifúngicas e também perfuma o ambiente. Use essa mistura num borrifador e aplique dentro dos armários para tirar o cheiro de guardado.

Cuidado na aplicação, você deve esperar secar bem antes de guardar objetos e, principalmente roupas, pois o cravo solta uma coloração escura que pode manchar suas roupas.

Você também pode espalhar sachês feitos de tule ou TNT com cravos dentro ou ainda bolinhas de madeira de cedro no ambiente. As bolinhas de cedro eliminam o mau cheiro e absorvem a umidade.

O vinagre branco funciona muito bem em ambientes fechados como closets e armários. Coloque um recipiente com vinagre branco dentro do armário e deixe uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o móvel e espere secar bem antes de guardar os itens.

Receitas caseiras funcionam bem, mas existe um produto muito indicado para áreas úmidas ou para limpar e evitar a formação de mofo que é o Lysoform. Caso nenhuma das dicas anteriores tenha funcionado, o Lysoform pode resolver o problema.

Como fazer um antimofo caseiro

Os antimofos encontrados no mercado são feitos com cloreto de cálcio, produto que absorve a umidade do ambiente. É possível preparar esse tipo de produto em casa com os seguintes materiais:

  • Copinhos plásticos, sendo um maior que o outro para que fiquem encaixados (você pode usar potes de iogurte, copos descartáveis e até mesmo reutilizar as embalagens dos anti mofos comprados no mercado);
  • Cloreto de cálcio em pó ou granulado (é possível encontrar em lojas de produtos químicos);
  • Filtro de papel para coar café;
  • Agulha, alfinete ou outro objeto perfurante;
  • Elásticos para amarrar;

Faça furos no fundo do pote menor e encha-o com cloreto de cálcio. Encaixe no pote maior de forma que fique um espaço vazio no fundo. É nesse espaço que vai se acumular a água proveniente da umidade do ambiente.

Coloque um pedaço de filtro de papel por cima e amarre em volta com um elástico. Está pronto o seu anti-mofo.

Se for reutilizar aquele que foi comprado no mercado, abra e desmonte toda a embalagem, jogue o que sobrou do cloreto granulado no lixo e jogue fora a água acumulada na parte de baixo. Evite contato com essa água.

Monte de novo a embalagem, preencha com cloreto de cálcio e passe um pedaço de filtro de papel por cima amarrando com um elástico. Está pronto pra usar.

Para evitar o mofo nos ambientes

Abrir a janela para evitar o surgimento do mofo

O problema do mofo é que os cuidados devem ser constantes quando você tem um ambiente muito úmido ou ele vai aparecer com frequência. Por isso siga algumas das dicas abaixo para evitar que ele volte a incomodar:

  • Procure arejar o ambiente o máximo possível diariamente;
  • Coloque giz nos cantos dos cômodos, ele ajuda a reter o acúmulo de umidade;
  • Dê preferência para tintas impermeabilizantes ou anti-mofo para evitar a umidade e manchas nas paredes.

Agora que você já sabe como atacar esse problema que ocorre mesmo em casas ocupadas, arregace as mangas e mãos à obra! Sua saúde merece dar adeus definitivamente ao mofo.