Como tirar mofo da parede: 5 soluções práticas e caseiras

Saiba como combater o mofo nas paredes com soluções que você mesmo pode fazer em casa

Por -

O mofo é uma espécie de fungo que se desenvolve por meio de esporos que ficam circulando no ar. Eles encontram ambiente propício para se desenvolver em locais quentes e úmidos onde não há boa circulação de ar ou onde há pouca luminosidade.

Esses fungos podem cobrir diversos tipos de superfícies como móveis, roupas, calçados, livros, objetos de decoração e até mesmo as paredes. E são muitos os motivos que fazem com que as paredes possam ficar cobertas de mofo: vazamentos do encanamento na parte interna ou externa, tubulação de ar condicionado ou excesso de umidade que não foi isolada corretamente.

Riscos para a saúde

Riscos para saúde

O mofo e o bolor (outro tipo de fungo) são grandes inimigos da saúde. Os esporos produzidos por ele se propagam pelo ar e podem agravar casos de asma, causar alergias respiratórias e transmitir bactérias que causam infecções graves.

Idosos, crianças e gestantes sofrem ainda mais ao viver num ambiente que tenha mofo e bolor, pois muitas vezes ele não só agrava problemas já existentes como pode causar problemas mais sérios como pneumonia e anemia severa.

Sintomas como dores de cabeça, fadiga e variações de humor frequentes podem ser sinais de que o mofo está causando problemas de saúde nos moradores da casa. Para evitar esse tipo de situação é preciso acabar com os pontos de mofo tão logo eles surjam.

Como combater o mofo nas paredes

mofo na parede

Dependendo da gravidade do problema e da origem do fungo, pode ser que você precise da ajuda de um profissional capacitado. Se eles estiver se formando por conta de um vazamento no encanamento, por exemplo, de nada vai adiantar limpar a parede, pois os pontos de bolor vão voltar com certeza.

Para saber se as manchas que se formaram na parede são realmente causadas por fungos, faça um teste simples: aplique um pouco de alvejante sobre os pontos escuros, se a mancha clarear rapidamente, você tem mofo na parede. Se não clarear, é apenas sujeira.

Se você já sabe que não se trata de uma infiltração ou problema que requeira um ajuste realizado por profissional especializado, então basta seguir as nossas dicas para tirar os pontos de mofo e bolor da sua parede.

Como tirar mofo da parede: materiais necessários

Se o problema estiver localizado em uma área restrita, utilize os seguintes materiais:

  • Luvas de borracha;
  • Escova de cerdas duras ou esponja;
  • Pano úmido;
  • Balde;
  • Solução de água e água sanitária.

Passo a passo para limpar os pontos de bolor das paredes

Passo a passo para limpar bolor nas paredes

  1. Abra bem as janelas para ventilar o ambiente e deixar a luz entrar;
  2. Coloque itens de proteção como luvas de borracha, óculos e máscara, pois a água sanitária tem odor forte e pode causar alergias ou problemas respiratórios;
  3. Dentro do balde faça uma mistura de água com água sanitária, sendo que a proporção deve ser de 1/3 de água sanitária para uma parte de água;
  4. Com a escova ou a esponja espalhe e esfregue a solução na parede sobre os pontos mofados;
  5. Para finalizar, enxágue com um pano úmido e depois seque bem para retirar a umidade;

Outras soluções caseiras

Não é só a água sanitária que é eficaz no combate ao mofo instalado em paredes. Confira os truques caseiros que permitem que você remova as manchas facilmente de qualquer ambiente:

1. Vinagre branco

O vinagre branco é um coringa na limpeza da casa. Tenha sempre um frasco de vinagre na dispensa para eliminar odores e tirar manchas difíceis. Ele tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Coloque um copo de vinagre branco em um borrifador, sem diluir em água e aplique sobre as paredes manchadas. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano úmido. Repita o processo até que todo o mofo tenha sido removido.

2. Água oxigenada

A água oxigenada, por ter propriedades antibacterianas e clareadoras é uma ótima opção para tirar manchas de mofo das paredes. Use o produto sem diluir, aplicando diretamente nos pontos escuros da parede e deixe agir por 15 minutos. Esfregue com uma escova de cerdas duras ou esponja e repita o processo até que todo o mofo tenha sido removido.

3. Álcool

O álcool também é um produto poderoso contra os fungos e você pode usar tanto a versão em líquido quanto em gel. Espalhe uma boa quantidade nas paredes manchadas e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com uma esponja ou pano úmido e repita o processo até que toda a parede esteja limpa.

4. Bórax

O bórax é um produto que não emite gases tóxicos e que funciona também como desodorizador, além de ser antifúngico. Misture 2 colheres de sopa de bórax, ¼ de xícara de vinagre e 2 xícaras de água quente em um borrifador e aplique nas áreas afetadas. Esfregue com um pano úmido ou esponja e seque bem a parede.

Em alguns casos limpar não é suficiente. Se o mofo estiver bastante impregnado na parede ou se a tinta estiver descascando, vai ser necessário raspar para remover toda a área afetada, lixar e preparar a parede para uma nova pintura. Nesse caso, use uma tinta com fórmula especial que seja à prova d´água ou anti-mofo para evitar que o problema volte a aparecer.

Cuidados extras

Cuidados extras

  • Faça sempre a limpeza do mofo assim que você notar o seu aparecimento, pois isso evita que ele aumente e afete uma área maior, gerando riscos à sua saúde e da sua família;
  • Ao fazer uma das fórmulas caseiras descritas acima, sempre teste a solução de limpeza em uma pequena área para ter certeza de que ela não vai danificar a pintura ou o material da sua parede;
  • Procure sempre encontrar a origem do mofo antes de limpar, pois é preciso resolver o problema pela raiz ou as manchas vão voltar a aparecer;
  • Nunca passe tinta diretamente sobre o mofo sem limpar, pois ele vai atravessar a camada de tinta nova e vai manchar a parede novamente.

A limpeza do mofo é essencial para garantir não só a beleza do ambiente em que você mora, mas também para evitar possíveis problemas de saúde em quem vive nesse ambiente, portanto não deixe o problema piorar, ataque o mofo de todas as formas possíveis.