Como tirar cola de adesivo: veja 4 dicas essenciais para você fazer a remoção

Por - Atualizado em:

Uma das constantes em produtos novos são os adesivos. Normalmente utilizados para mostrar especificações do produto, esses adesivos, se forem de má qualidade, acabam deixando resquícios de cola após tirá-los. O problema surge quando essa cola residual se prova um desafio para remover, e precisamos nos virar para aprender como tirar cola de adesivo.

Sim, algumas vezes é mais fácil danificar o produto do que remover essa cola de forma convencional. Por isso, nós vamos apresentar aqui para você três formas bastante efetivas para você aprender como tirar cola de adesivo.

Primeira dica: água morna com sabão

Primeira dica: água morna com sabão

Provavelmente a primeira alternativa que pensamos quando tentamos descobrir como tirar cola de adesivo, a água é conhecida por ser o “solvente universal”. Ou seja, quase qualquer sujeira pode ser removida de uma superfície usando apenas água, e com a cola isso não é diferente.

A forma de aplicação e a temperatura da água, porém, são dois fatores que fazem uma grande diferença. Se aplicarmos uma água muito fria, ela não conseguirá tirar a cola do adesivo, e uma água muito quente pode danificar a superfície onde a cola se encontra.

Para conseguir a maior eficácia, o ideal é deixar a água em temperatura morna. Quente o bastante para afetar a cola, mas não o bastante para danificar qualquer superfície. Nós vamos precisar apenas de água morna com sabão, um pedaço de pano e um objeto duro para raspar a superfície.

Pegue o pedaço de pano e molhe com água morna e sabão. Em seguida, passe o pano pela área, umedecendo o local, para então esfregar a superfície e remover a cola grudada ali. Depois, use o objeto duro para tirar quaisquer resquícios de cola que ficarem para trás, e terminar de remover a cola.

Segunda dica: vinagre claro

Segunda dica: vinagre claro

Muito mais versátil do que muitas pessoas sabem, o vinagre é um item que você sempre deve ter em casa. O condimento, além de ser muito utilizado na culinária, é de multiuso! O vinagre conta com diversas variações que conseguem aliviar picadas de mosquitos, remover manchas de pisos, roupas e tapetes e até mesmo ajudar a eliminar ervas daninhas.

O vinagre de álcool claro, que é o que iremos usar nesta dica de como tirar cola de adesivo, tem propriedades que ajudam a remover resíduos. Ele não é o único tipo de vinagre que é útil no dia a dia, mas é o mais indicado para a tarefa de remover cola. Mas, atenção! O vinagre pode acabar manchando algumas superfícies mais sensíveis, então tome cuidado.

Depois que você removeu o adesivo, e o resquício de cola ficou preso no local, passe um pouco de vinagre claro sobre os restos de cola. Deixe o vinagre agir por aproximadamente cinco minutos, para a cola amadurecer. Após esse tempo, com a ajuda de um pano seco e limpo, retire os restos da cola. Por fim, passe um pano úmido com um pouco de sabão neutro e limpe os restos de vinagre da superfície.

Essa dica também funciona com óleo vegetal ao invés de vinagre claro, mas o aviso continua: o perigo de acabar manchando a superfície que está tentando limpar é real, e você deve sempre se manter atento.

Terceira dica: secador de cabelo

Terceira dica: secador de cabelo

Uma dica mais focada para usar em superfícies maiores que não são feitas de plástico, o secador de cabelo pode ser um excelente aliado quando estamos procurando como tirar cola de adesivo. Ligue o secador no máximo e passe por cima da área que tem cola por aproximadamente dois minutos. Após isso, desligue o secador de cabelo e teste para ver se a cola já ficou amolecida. A partir daí, você pode tentar remover com a mão, ou com um pano seco e limpo.

Sempre tome cuidado com o lugar onde vai usar essa dica. O motivo é que o calor em excesso do secador pode acabar danificando objetos menos resistentes a temperaturas mais elevadas. Essa dica é muito mais efetiva quando usada para tirar cola de adesivo em locais feitos de vidro, madeira, e até mesmo plásticos mais resistentes ao calor, como alguns eletrodomésticos.

Porém, onde essa dica brilha é quando se precisa tirar cola de adesivo em carros, que já são feitos para aguentar temperaturas mais elevadas que a maioria dos itens domésticos. Além disso, se você usar essa dica antes de remover o adesivo, é bem provável que ele saia inteiro e intacto, caso precise do adesivo posteriormente.

Quarta dica: acetona

Quarta dica: acetona

Assim como o vinagre, a acetona pode causar algumas manchas dependendo da superfície onde for aplicada, então cuidado! Dito isso, a acetona é também outro produto com grandes utilidades no dia a dia, e não somente para remover esmaltes.

O processo de como tirar cola de adesivo com acetona é bem simples: passe acetona em um algodão, e aplique o algodão na superfície que deseja limpar, pressionando por alguns segundos. Depois que o local estiver umedecido, esfregue um pouco, sem muita força, que a cola irá sair sem muita dificuldade. Apenas evite aplicar quando a superfície já está molhada antes de aplicar a acetona, pois irá apenas espalhar mais a cola, dificultando o processo de limpeza.

Agora, aproveite as dicas!

Embora pareça ser algo simples, os restos de cola sempre se provam muito resilientes. Hoje em dia, adesivos são feitos para terem uma remoção difícil, e acabam deixando resquícios potentes. Porém, existem muitas formas de como tirar cola de adesivo que se aplicam para várias superfícies diferentes. Com essas dicas, até a mais poderosa das colas não vai mais ficar grudada onde não devia.

Então, aproveite as dicas! E se você souber outras formas de como tirar cola de adesivo, aproveite e deixe nos comentários!