Como tirar adesivo de vidro: veja dicas essenciais e receitas caseiras

Por -

Chega de perder tempo raspando cola de vidro! O post de hoje traz um tutorial molezinha para você aprender como tirar adesivo de vidro e, assim, conseguir reaproveitar aquele pote de vidro bacana sem sofrimento.

Alias, não é só em potes de supermercado que a cola do adesivo fica impregnada. Os vidros de carro, as janelas e as portas de eletrodomésticos, como forno e microondas, por exemplo, também sofrem com esse problema.

E, convenhamos, o que a gente mais quer nessa vida é praticidade. Por isso, bora acompanhar as dicas a seguir.

Como tirar adesivo de vidro – dicas e receitas caseiras

Água quente e sabão

A primeira receita simples para tirar cola de vidro é usando água quente com sabão neutro. 

Para isso basta deixar o recipiente de vidro dentro de uma vasilha com água quente e detergente (uma colher de sopa é o suficiente).

É importante que o pote de vidro fique submerso na água. Deixe-o de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, basta passar uma bucha sobre o adesivo que ele se desgruda com facilidade. 

Dica: não remova o rótulo antes. Depois que o vidro ficar de molho, tanto a cola, quanto o rótulo de papel saem juntos com facilidade. 

Bicarbonato e óleo

Alguns tipos de cola saem mais facilmente com o uso de óleo. Nesse caso, a receita consiste em diluir cerca de uma colher de sopa de óleo vegetal, desses usados para cozinhar, com aproximadamente uma colher de sobremesa de bicarbonato.

Misture bem até virar uma pastinha. Em seguida, espalhe essa mistura sobre o rótulo do recipiente de vidro e deixe-a lá por cerca de 20 minutos.

Depois é só remover com a ajuda de uma esponja macia. Lave bem depois com detergente para tirar a gordura do óleo.

Dica: essa receita funciona tanto para recipientes e potes de vidro, quanto para superfícies de vidro como janelas e portas.

Óleo

Se não tiver bicarbonato em casa, você pode usar apenas óleo para remover a cola do vidro. 

Basta pingar algumas gotas diretamente sobre o adesivo, aguardar cerca de dez minutos e depois remover com um pano ou esponja. 

Água quente e vinagre

O vinagre, como não poderia deixar de ser, também é um ótimo aliado na remoção de cola de vidros.

Aqui, a dica é pegar uma vasilha e enchê-la com água quente. Em seguida, adicione cerca de ½ xícara de vinagre branco. 

Coloque o recipiente de vidro nessa mistura, deixando-o de molho por aproximadamente 20 minutos.

A cola deve se soltar facilmente com a ajuda de uma esponja.

Dica: essa receita também funciona muito bem para remover cola de vidros de superfícies. Para isso, umedeça um pano com vinagre e esfregue suavemente sobre a cola que deseja remover. Em seguida, limpe tudo com um pano macio e seco.

Limão

Assim como o vinagre, o limão também pode ser usado para remover cola de vidros. 

O ácido cítrico presente no suco do limão ajuda a cola a se desprender facilmente. Para essa receita você vai precisar do suco de um limão diluído em água quente. 

Passe essa mistura sobre o rótulo com a cola e aguarde alguns minutos. Em seguida, remova tudo com o auxilio de uma esponja macia.

Fita adesiva

Como último recurso, você pode tentar usar fita adesiva para tirar a cola do vidro. Isso mesmo!

Só que para esse truque funcionar, a cola da fita adesiva deve ser bem forte, assim ela consegue se agarrar a cola do vidro. 

Comece cortando um pedaço de fita e colando sobre a área em que está a cola do adesivo. Em seguida, faça uma leve fricção para que a cola da fita “grude” na outra cola. 

Depois é só puxar bem rápido e ver a mágica acontecer: a cola do vidro fica toda colada na fita adesiva.

Secador de cabelo

Outro truque que promete arrancar a cola do vidro com facilidade é o do secador de cabelo.

O calor emitido pelo aparelho consegue amolecer a cola, fazendo com que ela se desgrude do vidro. 

Essa técnica é muito recomendada para adesivos de superfícies, como janelas e portas. 

A primeira coisa que você deve fazer é ligar o secador de cabelo na opção de ar quente.

Em seguida, direcione o ar para o adesivo. Mantenha o secador sobre o local por cerca de dois a três minutos.

Você irá notar que as bordas laterais do adesivo vão começar a soltar. Esse é o ponto para remover a cola e o papel juntos.

Desligue o aparelho e com a ponta dos dedos puxe o adesivo. A cola deve se soltar completamente. Se notar alguma resistência, direcione o jato de ar quente do secador por mais algum tempo.

Como tirar adesivo de vidro de carro

Geralmente os adesivos usados em vidros de carro possuem um tipo de cola com fixação forte e, por isso mesmo, acabam dando mais trabalho para retirar.

Mas isso não significa que a cola vai ficar lá para sempre. Existem formas rápidas e eficazes de retirar a cola do vidro do carro, confira:

Vinagre

O vinagre é um ótimo aliado na remoção de colas de vidro, especialmente aquelas mais difíceis de serem retiradas. 

Para isso, basta umedecer um pano com vinagre branco e esfregar suavemente sobre a cola do vidro. Faça isso até remover toda a cola. Em seguida, use um pano seco e macio para secar o vidro.

Secador de cabelo

O secador de cabelo é outro grande amigo de quem deseja tirar adesivo de vidro de carro. 

O processo é simples: ligue o aparelho na opção ar quente e direcione o jato de ar diretamente sobre o adesivo por aproximadamente três minutos.

Ao notar que as pontas estão descolando, desligue o aparelho e com a ponta dos dedos puxe o adesivo.

A cola deve sair completamente.

Óleo

O óleo de cozinha também pode ser usado para remover adesivo de vidro de carro. Para essa receita funcionar, umedeça um papel toalha com óleo e espalhe sobre o adesivo. 

A cola irá se desprender aos poucos.

Querosene

Você também pode remover a cola do vidro do carro usando querosene. Para isso, umedeça um pano com o produto e passe-o sobre a superfície do vidro até que todos os resíduos de cola se desprendam.

Mas atenção: não misture com água.

Cuidados na hora de tirar a cola do vidro

  • Evite usar esponjas de aço para remover a cola do vidro. Esse tipo de material pode acabar provocando riscos na superfície do vidro. As esponjas de louça também devem ser evitadas, especialmente o lado mais áspero. No lugar, prefira usar buchas vegetais ou um pedaço de estopa.
  • Não coloque força demais na hora de tirar a cola do vidro. Além de correr o risco de quebrar o vidro, você ainda faz um esforço desnecessário. Prefira, ao invés disso, realizar movimentos firmes e circulares em torno de toda a área com cola.
  • Evite o uso de facas, lâminas e estiletes para remover a cola do vidro. Você pode se machucar e ainda por cima riscar o vidro.
  • Cuidado para que os produtos usados para remover a cola não escorram pelo vidro e atinjam a superfície da lataria do carro ou a parte metálica dos eletrodomésticos. Isso porque algumas substâncias, como o vinagre, por exemplo, podem causar manchas em certos tipos de superfícies.

 Agora que você já sabe como tirar adesivo de vidro é só colocar a mão na massa e dar adeus aos restinhos de cola!