Como tirar graxa de roupa: veja o passo a passo fácil

Por -

Gordurosa e pegajosa; é assim que a mancha de graxa aparece na roupa. Uma surpresa nada agradável e que parece que nunca mais vai sair de lá.

Mas, calma, porque só parece!

Com algumas receitinhas e técnicas caseiras você pode facilmente tirar a graxa da roupa e deixá-la limpa e perfeita como antes.

Quer descobrir quais são esses truques milagrosos? Continue acompanhando o post que a gente te conta.

Como tirar graxa da roupa: dicas e receitas caseiras

Entenda o tipo de mancha de graxa

Antes de decidir qual técnica usar para tirar a graxa da roupa é importante entender com que tipo de mancha você está lidando.

As manchas frescas e recentes são mais fáceis de serem removidas. Por isso, quanto antes perceber a mancha e removê-la melhor.

Também é importante se atentar para o tipo e a cor do tecido que está manchado. Tecidos mais nobres e delicados pedem por produtos menos abrasivos. O mesmo cuidado vale para roupas coloridas, já que certos produtos podem causar manchas e desbotar a cor do tecido.

Outra dica: antes de realizar qualquer procedimento, observe a etiqueta da roupa. Alguns tecidos, por exemplo, não podem ser lavados com água quente.

Papel toalha e talco

Se a mancha de graxa que está na sua roupa ainda está fresca e molhada, faça o seguinte: coloque um pedaço de papel toalha na frente e outro no verso do tecido e comprima a mancha. A ideia aqui é que o papel consiga absorver o excesso de gordura da graxa.

Em seguida, aplique talco em pó sobre a mancha, do lado direito e avesso do tecido. Aguarde cerca de 30 minutos. Durante esse tempo o talco irá absorver o restante da umidade e da oleosidade da graxa. 

Caso não tenha talco em casa, você pode fazer a substituição por amido de milho (a popular Maisena) ou sal.

Depois, é só realizar o processo de lavagem normal da roupa, aplicando um pouco de detergente neutro e incolor, caso note que a mancha ainda persista no local.

Detergente neutro

A dica agora é para quem não notou a mancha a tempo e ela acabou secando no tecido. Nesses casos, a gordura acaba impregnando nas fibras e se tornando mais resistente à lavagem. Mas isso não significa que a mancha nunca mais vai sair.

A alternativa mais prática, rápida e que todo mundo tem em casa é o detergente. Molhe levemente o local da mancha com um pouco de água e em seguida aplique o detergente.

Prefira detergente neutro e incolor, já que os coloridos podem manchar a roupa.

Na sequência, esfregue o local da mancha. Uma boa dica é usar uma escova de dentes velha para facilitar a remoção.

Se notar que a mancha está resistente ao processo de limpeza, deixe-a de molho no detergente por uns 20 minutos.

Depois desse tempo enxague com água quente.

Bicarbonato e Vinagre

A dupla queridinha dos trabalhos domésticos não poderia ficar de fora desse tutorial. Apesar de não serem produtos específicos para tirar gordura, tanto o vinagre, quanto o bicarbonato, podem ser aliados na luta contra a mancha de graxa.

Contudo, essa receita é mais indicada para móveis, tapeçaria e outras peças difíceis de serem lavadas, incluindo sapatos e bolsas.

Portanto, anote a receita: Prepare uma mistura de 100 ml de vinagre branco diluído em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e misture bem. Coloque o liquido em um borrifador e aplique sobre a mancha de graxa.

Deixe a mistura de molho por alguns minutos sobre a mancha. Esfregue com uma escova de dentes se achar necessário.

Remova a mistura com um pano limpo e seco.

Água quente

A água quente é um ótimo removedor de graxa, isso porque ela consegue quebrar as moléculas de gordura, permitindo que a mancha saia mais facilmente do tecido.

No entanto, antes de usar essa técnica tenha certeza que o tecido em questão pode ser lavado com água quente (na dúvida, olhe a etiqueta).

O passo a passo é bem simples: coloque cerca de um litro de água para ferver. Enquanto isso, providencie uma bacia ou outro recipiente para acomodar o tecido.

Deixe a parte com a mancha bem aberta e voltada para cima. Despeje a água quente do mais alto que puder, tomando cuidado para não respingar em você.

A força da água caindo sobre o tecido combinado a alta temperatura é o grande segredo dessa técnica.

Se desejar potencializar o efeito da água quente, pingue algumas gotinhas de detergente sobre a mancha antes de despejar a água.

Em seguida, lave a roupa normalmente.

Removedor de manchas

Outra forma simples de tirar a mancha de graxa da roupa é usando um removedor de manchas, como Vanish, por exemplo.

A dica também vale para sabão liquido concentrado.

Aplique uma pequena quantidade do removedor ou do sabão sobre a mancha e aguarde o tempo indicado de ação do produto.

Na dúvida, consulte a embalagem.

Depois de deixar a roupa de molho, enxague com água quente e lave normalmente.

Dica importante: Independente do tipo de técnica que você vai utilizar para tirar a mancha de graxa da roupa é fundamental que só coloque a peça para secar (seja no sol ou na secadora) depois que a mancha for completamente removida.

Se algum resquício de graxa ficar no tecido e ela secar novamente, será quase impossível retirá-la.

Por isso, se nenhuma das técnicas acima funcionar, nosso conselho é que você leve a roupa em uma lavanderia especializada, ok?

Mas se você seguir o passo a passo direitinho, muito provavelmente a mancha de graxa vai sair na primeira tentativa.