Como tirar mancha de desodorante: veja o passo a passo e a lavagem certa

Por -

Por mais que você tente esconder, ela estará lá! A temida e odiada mancha de desodorante. A danada consegue tirar toda a graça do look, seja ele branco, preto ou colorido.

Essas manchas aparecem graças ao alumínio utilizado na fórmula de praticamente todos os desodorantes vendidos no mercado. Ao entrar em contato com o suor, essa substância impregna no tecido e causa manchas que podem ser amareladas, no caso de roupas brancas, ou esbranquiçadas, no caso de roupas pretas e coloridas. 

Mas o que fazer então? Deixar de usar desodorante não é a alternativa mais viável, especialmente para nós brasileiros que convivemos com o calor grande parte do tempo.

Não resta outra solução a não ser aprender como tirar mancha de desodorante da roupa. E onde mais você descobre como fazer isso? Aqui, é claro! Preparamos um post completinho para te ajudar nessa missão, vem ver:

Como tirar mancha de desodorante da roupa – dicas e truques caseiros

Em primeiro lugar é importante que você saiba que quanto mais tempo a roupa ficar em contato com o desodorante, mais difícil será remover a mancha. Portanto, evite reutilizar a roupa, especialmente aquelas em que você transpirou mais. 

Também é importante lavar a roupa o quanto antes para evitar que a mancha penetre ainda mais nas fibras do tecido.

Você não precisa lavar a roupa imediatamente, pode apenas lavar a região das axilas e, posteriormente, fazer a lavagem completa.

Outra dica que vale ouro é não usar ferro de passar em roupas já usadas. As vezes você usa uma camisa e quer usá-la novamente só que percebe um amassado. A solução é recorrer ao ferro, acontece que nesse processo, as substâncias do desodorante presentes na roupa podem ficar ainda mais impregnadas no tecido graças ao calor. Portanto, nada de repassar ou reutilizar roupas, ok?

Depois de tomar todos esses cuidados resta apenas correr para a área de serviço e salvar aquela peça toda manchada, mas antes certifique-se de examinar a etiqueta da roupa e as instruções de lavagem. Alguns produtos citados aqui podem danificar peças mais delicadas, por isso é sempre bom conferir as recomendações na etiqueta. 

Também não custa nada reforçar que roupas brancas devem ser lavadas de modo diferente e separado de roupas pretas e coloridas, tudo bem?

Agora, sem mais delongas, confira as dicas para tirar mancha de desodorante:

Roupas Brancas

As roupas brancas denunciam as manchas de desodorante na primeira olhada. Geralmente amareladas, essas manchas costumam ficar mais evidentes com o tempo. Por isso, a dica é sempre (sempre!) remover o excesso de desodorante presente nas peças, dessa forma, além de evitar as manchas, você ainda previne aquela textura rígida e endurecida no tecido que também é provocada pelo desodorante. 

Veja as receitinhas caseiras que separamos:

1. Lavagem com água e bicarbonato

Faça uma pastinha com água e bicarbonato de sódio e espalhe pela mancha na região das axilas. Deixe agir por cerca de uma hora, depois esfregue, enxague e lave novamente. Caso perceba que a mancha ainda está lá, repita o processo. Algumas manchas mais antigas podem exigir várias tentativas de lavagem.

2. Lavagem com água e água oxigenada

A água oxigenada é uma opção um pouco mais potente para remoção de manchas do que o bicarbonato. Portanto, use-a quando a mancha for antiga e resistente. Para isso, basta diluir algumas gotas de água oxigenada sobre o tecido molhado e esfregar. Deixe agir por dez minutos, enxague e lave como de costume. Tenha cuidado apenas para não deixar a roupa exposta ao sol, já que a água oxigenada pode causar outras manchas na peça.

3. Lavagem com água e limão

Que tal agora apostar no limão para remover as manchas de desodorante da sua roupa? Basta espremer o suco da fruta sobre a mancha, aguardar alguns minutos e esfregar. Para potencializar o efeito, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio.

4. Lavagem com tira manchas

Outra dica é apelar para o bom e velho tira manchas. Basta seguir as instruções da embalagem que, nesse caso geralmente dizem para você espalhar um pouco do produto diretamente sobre a mancha e aguardar. Se tudo der certo, a mancha vai embora. Mas se ela continuar por lá, repita a operação mais algumas vezes.

5. Roupas pretas e coloridas

As roupas pretas exigem um pouco mais de atenção na hora de remover as manchas, isso porque elas podem se danificar com facilidade. Água oxigenada, alvejantes e alguns tipos de tira manchas estão fora das opções. Veja a seguir o que você pode usar para remover manchas de desodorante de roupas pretas e coloridas:

6. Bicarbonato

O bicarbonato é mais uma vez a opção para remover manchas causadas por desodorante. O processo para roupas pretas é o mesmo usado em roupas brancas. Dilua uma medida de água para uma medida de bicarbonato. Espalhe sobre a mancha, aguarde cerca de 10 a 20 minutos e depois enxague.

6. Vinagre

A acidez do vinagre é tão boa para remover manchas, quanto aquela do suco de limão. A dica aqui é usar duas medidas de água para uma de vinagre. Espalhe a mistura sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e depois esfregue. Enxague e lave normalmente em seguida.

7. Sal

Sabia que o sal pode ajudar a tirar manchas de desodorante de roupas escuras? Dizem por aí que sim. Você pode fazer o teste aplicando uma camada de sal (desses de cozinha mesmo) sobre a mancha. Aguarde alguns minutos, esfregue e enxague. 

Evite o aparecimento de novas manchas

A melhor dica para tirar mancha de desodorante das roupas é evitar que elas apareçam. E você pode fazer isso seguindo algumas recomendações bem simples, confira:

  • Espere o desodorante secar antes de colocar a roupa, evitando que o produto penetre nas fibras do tecido.
  • Opte por marcas de desodorante que possuam fórmulas anti-manchas. Vá testando até achar uma marca que deixe menos resíduos.
  • Use a quantidade necessária de desodorante, não exagere. Quanto mais produto passar, maior o risco de ver sua roupa manchada.
  • Procure também aplicar o desodorante de maneira uniforme por toda a axila.
  • Não reutilize suas roupas e tente lavá-las o mais rápido que puder. Se isso não for possível, lave apenas a região das axilas.

Com esse arsenal de dicas nas mãos, não vai sobrar mancha de desodorante nenhuma para contar história!