Dicas para montar a sua sala de estar com precisão

Conheça dicas práticas para deixar a decoração da sala de estar com a sua cara

Por -

Hoje trouxemos algumas dicas para montar a sua sala de estar, afinal, este cômodo é a alma da casa, é nele que você receberá suas visitas, passará um tempo com a família, relaxará após um dia cansativo, e manter ele belo e organizado é imprescindível.

Embora possa parecer uma simples tarefa, montar a sua sala de estar requer alguns cuidados, e para que o seu ambiente fique de acordo com suas necessidades e estilo, dê uma olhadinha nas nossas dicas.

Planeje a sua sala de estar

Antes de sair comprando tudo que vê pela frente, planejar a sua sala é essencial, pois assim, você terá móveis de tamanho adequado, que poderão compor uma um ambiente harmonioso, sem excessos.

Portanto, o primeiro passo que você deve tomar, é traçar um plano, visualizar o espaço que cada móvel irá ocupar no seu ambiente, e quais peças pretende comprar.

Projeto de sala de estar

Depois, tire a medida de todo o cômodo, das portas e janelas, e principalmente onde cada móvel irá ficar, assim você saberá qual o tamanho máximo que cada peça poderá ter.

Para facilitar a sua visualização, você pode demarcar no chão o espaço disponível para cada móvel com fita crepe ou até mesmo com jornal.

Tenha em mente qual estilo seguir no seu ambiente

Depois de tirar todas as medidas, você deve definir qual estilo de decoração vai seguir, para aí então começar a escolher os móveis e objetos decorativos.

Para isto, você deve levar alguns aspectos em consideração, como por exemplo, qual a rotina dos moradores da casa? A sala de estar é utilizada como sala de TV ou apenas recebe visitas esporadicamente?

Assim, você conseguirá ver as necessidades que deve ser atendidas pelo seu cômodo, e então, poderá escolher as melhores opções.

Depois, você deve seguir o estilo dos demais ambientes de sua casa, principalmente se sua sala de estar estiver em conceito aberto com a cozinha ou sala de jantar, assim você cria um espaço em harmonia.

Exemplos de sala de estar

Mas quando falamos em seguir um estilo não quer dizer que você deve optar por peças que sigam apenas uma linha, você pode mesclar gêneros, por exemplo, minimalista com clássico, mas o truque é optar por peças que não destoem e combinem entre si.

Outro aspecto a ser levado em conta é o gosto dos integrantes da casa, você deve montar a sala de estar combinando os estilos pessoais.

Vale lembrar, que é neste ambiente que você irá recepcionar as suas visitas, por isto, conforto e hospitalidade devem estar presentes.

Quais móveis escolher para este cômodo?

Uma sala de estar é composta por diferentes móveis, cada um com sua finalidade, seja esta funcional ou decorativa.

Para iniciar, o item principal deste ambiente é o sofá, além de ser o foco da decoração, ele é a peça mais funcional do seu cômodo, por isto a sua escolha deve ser bem pensada.

Na hora de definir o seu sofá, leve em consideração o conforto, pois é nele que você vai passar algumas horas do seu dia, e também é onde acomodará seus convidados.

Mas prezar pelo conforto não significa deixar o design de lado, hoje é possível escolher um modelo que agregue estas duas características.

Hoje, é mais comum optar por apenas um sofá, os modelos com chaise fixa ou não, são os mais procurados.

Sofas na sala

Mas se você acha que apenas três lugares é pouco para o seu ambiente, você pode optar por poltronas ou cadeiras, elas servirão como assento extra, assim como trarão um toque de elegância à sua decoração.

Cadeiras e poltronas para sala

Falando em assento extra, se a sua sala tiver espaço, você pode apostar em um banco ou uma espreguiçadeira, se não, os pufes são ótimas opções para cumprir esta função, são práticos e versáteis em qualquer decoração.

Decoração de sala Decoração de sala de estar

Se você for acomodar uma TV em sua sala de estar, é necessário optar por um apoio para ela, você pode escolher entre um rack, uma estante ou um painel, a sua escolha deve ser feita de acordo com seu estilo e necessidades.

Sala com rack

Depois, você deve escolher a mesa de centro, ela é uma peça fundamental para a decoração, traz acabamento ao ambiente, mas ela também tem caráter funcional, pois é possível apoiar objetos do dia-a-dia nela.

Caso sua sala de estar possuir um tamanho considerável, você pode apostar em um mix de mesas de centro, combinando diferentes modelos e alturas.

sofas cinza para sala

Agora, se o seu ambiente for pequeno e não consegue acomodar esta peça, você pode substituí-la por um pufe, o qual pode ser facilmente remanejado para acomodar seu convidado.

Mesa de centro para sala

Seguindo a linha de mesas, você pode também optar por uma mesa lateral, uma ótima peça para apoiar objetos ao lado do sofá, como por exemplo um abajur, o controle da TV, ou até mesmo um copo durante uma recepção.

Mesinha de canto para sala

Para completar a decoração, você pode optar por um aparador, para apoiar itens decorativos, agora se tiver muitos objetos, uma estante é a melhor opção, e para trazer um toque contemporâneo, uma cristaleira para expor suas recordações é uma alternativa moderna e elegante.

Agora, se os moradores das casa gostarem de recepcionar as suas visitas oferecendo uma bebida, um bar ou um carrinho é um item indispensável.

Barzinho para sala

Se a sua escolha for por uma peça menor, o melhor lugar para acomoda-la é ao lado do sofá, para facilitar na hora de servir seu convidado.

Mas lembre-se de que mesmo que você possua espaço disponível, não é necessário optar por todos os móveis, escolha apenas aqueles que você julga serem necessários para suprir as necessidades do seu dia-a-dia, para criar um ambiente equilibrado.

A escolha das cores é fundamental para o ambiente

Por ser um ambiente que também servirá para descanso, as cores devem ser bem pensadas para não deixar o cômodo carregado.

O ideal é optar por uma paleta neutra para a base do seu cômodo, e deixar os toques de cor para os objetos decorativos, portanto, escolha cores básicas para paredes, tapete e os móveis maiores como sofá e apoio para a TV, e deixe os tons vibrantes para almofadas, tapetes, vasos, quadros ou até mesmo para as poltronas.

Cores na decoração

Mas caso você mantenha a sobriedade em todo o resto e quer apostar em um sofá colorido para dar destaque a esta peça, ou uma parede em evidência, não tenha medo, esta é uma ótima opção.

Quem quer manter uma base sóbria mas quer fugir do tradicional branco, pode optar por cores como o cinza, o ocre, o gelo, o marrom ou até mesmo o preto, mas vale lembrar que seu sua ambiente for pequenos, as cores mais claras trazem a sensação de amplitude.

Agora, em relação às cores mais vibrantes, seja tanto para uma peça ou parede de destaque, quanto para os detalhes, você pode apostar em tons de cores como o laranja, o verde, azul, vermelho, amarelo ou até mesmo o rosa.

Cores trazem um toque despojado e moderno ao ambiente, assim como a sensação de aconchego, escolha o tom que melhor expressa a personalidade dos integrantes da casa.

Finalize o ambiente

Não basta comprar as peças e colocar de qualquer jeito na sua sala de estar, você deve seguir o seu planejamento, colocando os móveis nos locais determinados.

Mas caso na hora de acomodar os móveis nos locais planejados, os mesmos não ficarem da maneira que você esperava, não se desespere! Vá realocando os móveis até que eles fiquem na posição perfeita para você.

Comece dispondo o sofá, que é a maior peça do cômodo, no maior espaço disponível, e a frente dele posicione o apoio para TV, agora vá distribuindo os demais móveis.

Mas só os móveis não são suficientes para trazer aquela cara de sala de estar, que deve ser agradável e aconchegante, para isto, é necessário apostar em móveis auxiliares e objetos decorativos, como tapetes e almofadas por exemplo.

Se o seu sofá tiver uma estampa, busque por um tapete neutro, agora se seu sofá for liso, e uma única cor, apostar em estampas no tapete é uma ótima escolha.

Quando o assunto são as almofadas, há apenas uma regra: quanto mais melhor! Elas são responsáveis por trazer o toque de conforto ao ambiente, por isso, não as deixe de lado.

Você pode mesclar tamanhos, cores ou estampas, este mix de almofadas trará um toque contemporâneo ao local.

Outro modelo de almofada que está em alta, são as de pelúcia, as quais trazem um toque de sofisticação ao ambiente.

Plantas na sala

Plantas também são bem vindas na sua sala de estar, além de melhorar o ar de sua casa, elas trazem um toque moderno e alegre.

Você também pode utilizar para finalizar a decoração quadros, porta-retratos, lembrancinhas de viagens, isto dará um toque pessoal ao cômodo.

Mas lembre-se, menos é mais, cuide para não abarrotar a sua sala de itens de decoração, isto deixará seu ambiente cansativo e poluído visualmente.

Se estiver com medo para montar a sua sala de estar, é só seguir as nossas dicas que com certeza não haverá erro, assim você conseguirá montar um cômodo moderno e aconchegante para receber visitas e aproveitar com a família.