Escada de concreto: veja projetos, como construir e quanto custa

Saiba mais sobre a escada de concreto e veja 60 projetos inspiradores. Confira!

Por -

As escadas ligam um pavimento a outro, portanto são importantíssimas para toda casa que possui mais de um andar. Mas além de terem essa função no ambiente, elas também se tornam parte do projeto arquitetônico da casa, sendo assim precisam ser planejadas levando em consideração a funcionalidade e a estética.

E nesse ponto as escadas de concreto vêm ganhando destaque, aparecendo em projetos de todos os tipos. Elas possuem um visual marcante e combinam muito bem com propostas modernas e de estilo industrial.

As escadas de concreto são feitas a partir de uma armação preenchida com cimento, areia e pedra. O concreto forte e resistente gerado dessa mistura é que dará a sustentação necessária para a escada.

Para construí-la você pode contratar mão de obra especializada ou, se já tiver alguma experiência com alvenaria pode construí-la sozinho. O importante é se atentar para as medidas e o modo de fazer para que além de bonita, a escada cumpra seu papel principal que é ligar os andares da casa.

Confira nesse post dicas importantes para você planejar e construir sua escada, além de uma seleção de fotos inspiradoras de escadas de concreto. Veja também: plantas de casas, fachadas pequenas, fachadas térreas, porta camarão.

Dicas para planejar e construir escada de concreto

  1. Planeje cuidadosamente o projeto da sua escada. É preciso verificar com atenção as medidas e dimensões dos degraus e da escada inteira (confira abaixo o passo a passo para o cálculo correto da escada). Mas na dúvida, procure um arquiteto ou engenheiro para realizar todos os cálculos necessários e planejar a sua escada para você.
  2. Defina o orçamento disponível para construir a escada. Modelos retos de escada são mais econômicas, já os modelos em caracol ou em U custam mais caro. Por isso é importante avaliar quanto você pode gastar no projeto da sua escada para que ele saia dentro do seu gosto e do seu orçamento.
  3. Analise também qual será o uso da escada e o perfil dos moradores que a utilizarão. Uma casa com crianças e idosos necessita de um projeto que priorize a segurança com o uso de guarda-corpos, corrimões e faixas antiderrapantes. Se a escada for grande também é interessante criar um ponto de descanso entre os lances.
  4. Mesmo que você não participe diretamente da construção da escada esteja sempre presente acompanhando a obra. Isso garante a boa procedência dos materiais que serão utilizados e a qualidade do trabalho.

Principais modelos de escada de concreto

1. Escada de concreto reta

O modelo reto é o mais comum, tradicional e simples de ser feito. Atende muito bem às necessidades e, dependendo do acabamento, enriquece esteticamente o ambiente.

2. Escada de concreto em caracol

O modelo de escada caracol é muito indicado para locais com espaço reduzido, mas que precisam de uma escada. É mais trabalhosa de ser feita, porém o resultado final é muito interessante, fazendo jus ao nome.

3. Escada de concreto em formato U

As escadas com formato em U, como o nome sugere, possuem uma estrutura similar a letra. Contudo são mais indicadas para ambientes amplos, pois ela consome uma área maior. A vantagem desse tipo de escada é que ela possui um patamar entre os lances facilitando a subida de pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

4. Escada de concreto em formato L

Similiar ao modelo de escada em U, a escada de concreto em L possui igualmente um patamar de descanso entre os lances. Porém, seu uso é mais indicado para locais menores.

5. Escada de concreto vazada

A estrutura desse tipo de escada fica aparente, contribuindo assim com propostas de decoração mais arrojadas, modernas e sofisticadas.

6. Escada de concreto com viga central

Esse é um modelo de escada muito bonito e que se destaca no ambiente onde é construída. As vigas aparentes ficam ótimas em projetos modernos.

Como projetar uma escada de concreto

A primeira coisa a se fazer antes de misturar cimento e areia é calcular o tamanho da escada. Os engenheiros utilizam cálculos específicos para esse fim. Mas é possível calcular utilizando as medidas mínimas indicadas.

O comprimento do degrau, ou passo, como também é conhecido, é o tamanho da superfície onde se pisa. Nesse caso, a medida mínima é de 25 centímetros. Já o espelho, ou a altura do degrau, não deve ser menor do que 19 centímetros.

Além de definir as medidas dos degraus é preciso verificar a quantidade total de degraus. Esse cálculo é obtido a partir da altura total do pé direito da casa dividido pelo tamanho dos espelhos.

Como construir uma escada de concreto

Após definir as medidas dos degraus e o tamanho total da escada é hora de iniciar a construção. Confira abaixo o passo a passo simplificado para a construção de uma escada de concreto e, em seguida, assista ao vídeo com a explicação detalhada, assim não restaram dúvidas na hora de começar o processo:

    1. O primeiro passo é preparar o local que receberá a escada. Com as medidas em mãos, coloque uma estaca em cada um dos quatro cantos para marcar a área da escada. Esse passo é importante para garantir uma construção regular e alinhada.
    2. Em seguida é necessário escavar o local onde será despejado o concreto. A profundidade deve estar entre cerca de 15 a 20 centímetros do solo. O vão deve seguir o mesmo formato da escada, marcado previamente pelas estacas.
    3. Com o local marcado e preparado, comece a fazer o molde da escada. Corte uma tábua para cada degrau e outra para cada lado da escada. Monte o molde parafusando as peças.
    4. Coloque o molde no lugar e verifique o nível, caso um lado esteja mais alto do que o outro use um calço, mas não deixe a escada ficar fora de nível, isso irá comprometer sua funcionalidade e estética.
    5. Por fim, faça a massa de concreto e preencha o molde. Dê o acabamento necessário e aguarde o tempo de secagem do concreto para retirar o molde.

Sua escada estará pronta para uso!

Passo a passo em vídeo de como fazer uma escada de concreto

Nessa série de quatro vídeos, o canal Pulo do Gato na Construção ensina como fazer uma escada de concreto do começo ao fim. Assista!

Quanto custa uma escada de concreto?

A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando “quanto custa, afinal, uma escada de concreto?”. Para responder essa pergunta é necessário levar muitos aspectos em consideração. A começar pelo modelo de escada que você deseja.

Como dito anteriormente, uma escada reta é mais barata do que uma escada em formato U, por exemplo. Os materiais que serão utilizados para acabamento, além da mão de obra também interferem no custo total da obra.

Mas, levando em consideração o modelo mais simples e tradicional que é a escada de concreto reta, prepare-se para desembolsar no mínimo R$ 2000,00. Esse é o valor apenas do material, sem mão de obra. Pesquise, avalie e pechinche para conseguir o melhor preço, mas não descuide da qualidade, tanto dos materiais quanto da mão de obra.

Depois de tantas informações técnicas, que tal espairecer um pouquinho a mente com uma seleção de imagens de escada de concreto? Confira abaixo:

Imagem 1 – Para acompanhar o formato curvo da construção, a melhor opção é o modelo de escada de concreto do tipo caracol.

Escada de concreto do tipo caracol

Imagem 2 – Escada de concreto segue o mesmo padrão de cor das paredes.

Escada de concreto da mesma cor da parede

Imagem 3 – A pequena escada de concreto dá acesso a uma outra escada, essa com design bem mais inovador.

Pequena escada de concreto que dá acesso a outra escada

Imagem 4 – Escada e guarda-corpo de concreto.

Escada e guarda-corpo de concreto

Imagem 5 – O acabamento dessa escada vem apenas na parte superior, nas laterais o concreto fica aparente.

Escada de concreto com acabamento

Imagem 6 – Degraus individuais de concreto suspensos por ferro.

Degraus individuais de concreto

Imagem 7 – Concreto aparente é uma tendência nos modelos de escadas atuais.

Concreto aparente nas escadas

Imagem 8 – No teto e na escada, o concreto foi o material escolhido para compor esse projeto.

Concreto: o material escolhido para a escada

Imagem 9 – Escada de concreto em formato L.

Escada de concreto em L

Imagem 10 – O vão da escada de concreto em U foi utilizado para acomodar um banco construído com o mesmo material da escada.

Escada de concreto em U

Imagem 11 – Escada de concreto em duas cores; uma para o ambiente de baixo outra para o de cima.

Escada de concreto em duas cores

Imagem 12 – Escada de concreto moderna e com patamar de vidro.

Escada de concreto moderna

Imagem 13 – Escada de concreto pintada de branco.

Escada de concreto pintada de branco

Imagem 14 – O concreto é a base, mas os outros materiais se destacam, como o vidro no guarda-corpo e a madeira na quina de cada degrau.

Vidro no guarda-corpo da escada de concreto

Imagem 15 – Degraus de concreto soltos sobre o piso dão acesso a escada maior; destaque para a parede que traz o desenho da escada na pintura.

Degraus de concreto

Imagem 16 – Escada de concreto com a parte superior dos degraus revestidos de madeira.

Escada de concreto com degraus de madeira

Imagem 17 – Escada de concreto aparente em L com guarda corpo de vidro.

Escada de concreto aparente em L

Imagem 18 – Luzes baixas iluminam a escada de concreto, valorizando o material.

Luzes baixas para escada de concreto

Imagem 19 – Escada de concreto vazada; cada degrau é suspenso por uma estrutura de ferro.

Escada de concreto vazada

Imagem 20 – Deck de concreto junto à escada.

Deck de concreto junto a escada

Imagem 21 – O patamar elevado permitiu o uso de uma escada reta e única.

Escada de concreto reta e única

Imagem 22 – Dupla funcionalidade para a escada: os degraus avulsos de madeira dão acesso ao lance superior; se a intenção não for subir, os degraus altos servem como banco.

Degraus avulsos de madeira na escada de concreto

Imagem 23 – Escada de concreto em U com guarda-corpo apenas no lance superior.

Escada de concreto em U

Imagem 24 – Moderna e sofisticada, essa escada une diferentes materiais para criar um belo efeito visual na sala.

Escada de concreto na sala

Imagem 25 – Tábuas de madeiras menores que o degrau acompanham toda a escada de concreto.

Escada de concreto com tábuas de madeira menores

Imagem 26 – Escada de concreto vazada, reta e simples.

Escada de concreto vazada

Imagem 27 – Dois materiais em uma mesma escada: no primeiro lance, o concreto aparente; logo depois a escada contínua em metal.

Escada contínua em metal

Imagem 28 – Uma escada de concreto para impressionar quem olha.

Escada de concreto para impressionar quem olha

Imagem 29 – Nesse projeto, a escada começa sobre o móvel; ou será que o móvel está debaixo da escada?

Móvel embaixo da escada de concreto

Imagem 30 – Pegadinha com os convidados: a pintura na escada imita com perfeição um tapete.

Pintura que imita o tapete na escada

Imagem 31 – Para sair da mesmice do concreto, que tal criar um ponto de destaque na escada?

Ponto de destaque na escada de concreto

Imagem 32 – A viga de metal se destaca na estrutura dessa escada de concreto vazada.

Escada de concreto vazada

Imagem 33 – Madeira e concreto formam uma dupla cheia de charme.

Dupla cheia de charme: concreto e madeira

Imagem 34 – Para chegar até a sala de estar a opção foi utilizar uma pequena escada de concreto.

Escada de concreto pequena

Imagem 35 – Três degraus em concreto, o restante da escada reta fica por conta da madeira.

Escada reta de madeira e concreto

Imagem 36 – Lembre-se que as escadas em U precisam de espaço para serem construídas.

Escada de concreto em U

Imagem 37 – Uma adega ou uma escada? Pode ser os dois!

Adega ou escada?

Imagem 38 – Piso de madeira acompanha a escada apenas na parte superior dos degraus.

Piso de madeira acompanha a escada

Imagem 39 – Patamar de concreto dá acesso a escada principal.

Escada principal de concreto

Imagem 40 – Comprimento dos degraus pode ser definido de acordo com o projeto; esse, por exemplo, é bem maior do que o padrão.

Escada com bom comprimento nos degraus

Imagem 41 – Bem moderninha essa escada que mescla degraus de tamanhos variados em madeira e concreto.

Escada que mescla degraus de vários tamanhos

Imagem 42 – Concreto aparente em toda escada em formato U.

Escada em formato de U

Imagem 43 – Escada em U começa em concreto e termina em madeira; os guarda-corpos foram feitos em vidro e metal.

Escada em U começa em concreto e termina em madeira

Imagem 44 – Escada de concreto com guarda-corpo de madeira.

Escada de concreto com guarda-corpo de madeira

Imagem 45 – Escada vazada ficou ainda mais arrojada com os fios metálicos que a suspende.

Escada vazada com fios metálicos

Imagem 46 – Escada de concreto com guarda-corpo de corda elástica.

Escada de concreto com guarda-corpo

Imagem 47 – Escada de concreto na parte externa da casa; destaque para o detalhe dos degraus que vão diminuindo de tamanho na medida em que se aproximam da casa.

Escada de concreto na parte externa da casa

Imagem 48 – Um de madeira, um de concreto, um de madeira, um de concreto…

Degraus de madeira e concreto na escada

Imagem 49 – Quase um caracol.

Escada de concreto "quase" caracol

Imagem 50 – Sinalize os andares de cada departamento da empresa no início da escada.

Departamentos no início da escada de concreto

Imagem 51 – De design diferenciado, cada degrau dessa escada de concreto se assemelha a pontas de setas.

Pontas de setas na escada de concreto

Imagem 52 – Prefere um degrau mais alto ou mais baixo? Nessa escada você pode escolher, ela possui as duas opções.

Degraus com diferentes alturas na escada de concreto

Imagem 53 – Guarda-corpo de vidro para a escada de concreto na área externa da casa.

Guarda-corpo de vidro na escada de concreto

Imagem 54 – Entre a madeira e o concreto, a escada ficou com o concreto.

Escada de concreto e madeira

Imagem 55 – Escada reta de concreto com degraus altos.

Escada reta de concreto com degraus altos

Imagem 56 – Uma opção de acabamento para a escada de concreto: azulejos decorativos.

Azulejos decorativos para escada de concreto

Imagem 57 – Escada de degraus amplos deixa a área externa mais bonita e elegante.

Escada de degraus amplos

Imagem 58 – Uma escada bem diferente: o patamar de madeira dá acesso a escada principal mesmo sem ligação entre os dois.

Escada de concreto diferente

Imagem 59 – Casa de decoração clean optou por uma escada branca com guarda-corpo de ferro trabalhado.

Escada branca em casa com decoração clean

Imagem 60 – Sempre dá para fazer algo interessante debaixo da escada.

Algo interessante debaixo da escada