Espelho grande: vantagens, como usar, cuidados e fotos inspiradoras

Por -

Se você tivesse que escolher apenas um objeto para compor a decoração da sua casa, qual você escolheria? Se pensou em um belo e grande espelho, toca aqui! Esse é um dos elementos mais versáteis, funcionais e estéticos que existem. Com ele só existem vantagens e no post de hoje você vai saber exatamente como usar um dos tipos de espelho queridinho do momento: o espelho grande.

Vantagens do espelho grande

Efeito decorativo para qualquer estilo

Uma das primeiras coisas que o espelho está relacionado é com a decoração do ambiente, afinal, é inegável como a peça consegue agregar estilo e beleza a qualquer espaço. Esse efeito decorativo do espelho fica ainda mais evidenciado quando a peça está acompanhada de moldura ou acabamento bisotê, uma técnica onde as bordas do espelho são trabalhadas e chanfradas.

E outra grande vantagem do espelho, ainda na parte decorativa, é que ele consegue transitar muito bem por diferentes propostas de decoração, indo desde as mais clássicas até as de estilo rústico e moderno.

Versatilidade de cores, tamanho e formatos

A versatilidade dos espelhos é outro ponto alto dessa peça. Hoje em dia é possível encontrar espelhos de todo tamanho, formato e até em cores diferenciadas. Isso mesmo! Não é raro encontrar por aí espelhos acobreados, fumê ou em tons de rosa, por exemplo.

Os espelhos ainda podem variar nos formatos. O mais comum e utilizado é o espelho retangular, mas os espelhos quadrados e redondos não ficam de lado. Outra aposta são os espelhos com formatos geométricos diferenciados, como hexagonais e triangulares, por exemplo.

Os espelhos com formato irregular também são uma boa pedida, especialmente para as decorações de estilo moderno.

E no que diz respeito ao tamanho, os espelhos também são super adaptáveis. Você pode optar tanto por um espelho minúsculo, quanto por um espelho grande capaz de cobrir toda a parede.

Amplitude e profundidade

Além de decorar e embelezar os ambientes, o espelho ainda traz uma outra grande vantagem: ampliar e gerar profundidade aos cômodos, o que o torna muito indicado para espaços pequenos.

Quando colocado em uma parede ao final do cômodo, por exemplo, o espelho gera uma perspectiva de continuidade e profundidade ao ambiente, criando uma sensação de amplitude. E isso acontece em todos os locais onde o espelho é pendurado, sempre trazendo essa ilusão de ótica pra lá de favorável.

Iluminação

Decora, amplia e também ilumina! Sim, o espelho também tem essa particularidade super interessante. Ao ser colocado de frente a uma janela ou porta, o espelho capta e reflete a luz contribuindo com a iluminação do local e, quanto maior o espelho, maior a reflexão de luz. 

Reflexo

Por fim, mas não poderíamos deixar de citar, o espelho é um grande aliado na hora de se vestir ou conferir o visual. Um verdadeiro amigo que nos indica a roupa certa para usar e o melhor penteado. 

Cuidados ao usar um espelho grande

Como você pode notar, o espelho é só vantagens. Contudo, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que a decoração não seja prejudicada e o espelho consiga cumprir com primor todas as suas funções, confira:

Posicionamento

O local onde o espelho será colocado é de extrema importância. Isso porque por ser um objeto reflexivo, o espelho pode acabar evidenciando detalhes que você preferia esconder. Por isso mesmo, a dica aqui é: avalie com atenção o que será refletido no espelho, especialmente se o ambiente for pequeno.

Imagine só uma parede cheia de objetos e quinquilharias refletida no espelho. Ao invés de provocar uma sensação de amplitude, o espelho vai acabar deixando o ambiente ainda mais carregado e, assim, causando o efeito contrário: ao invés de ampliar, ele vai reduzir e até mesmo sufocar o ambiente.

Evite também colocar o espelho atrás de aparelhos eletrônicos para não destacar a fiação elétrica.

Tamanho

Espelhos grandes são lindos e maravilhosos, mas nem sempre são a melhor pedida para o seu ambiente, especialmente se ele for muito pequeno e tiver muita informação visual. Nesses casos, um espelho menor causa um efeito bem mais interessante. Lembre-se disso.

Chão ou parede

Hoje em dia é comum ver espelhos grandes sendo usados apoiados diretamente no chão. Mas será que essa forma de utilização vale para todo mundo? Aqui, é interessante perceber se o ambiente tem uma boa área livre de circulação, além de identificar se o espaço recebe um fluxo muito grande de pessoas.

Nesses casos, o espelho grande no chão pode se tornar um incomodo, sem contar que ele pode provocar acidentes.

Por isso, na dúvida, opte pela forma tradicional de uso dos espelhos: na parede. 

Onde usar o espelho grande

Não sabe muito bem como, nem onde usar o espelho grande? Calma! Trouxemos diversas sugestões de uso, confira: 

Espelho grande para a sala de estar

A sala de estar é um dos ambientes preferidos para instalação de um espelho grande. E o lugar geralmente escolhido para o espelho é na parede atrás do sofá. Nesse caso, o espelho grande costuma ocupar toda a faixa superior da parede.

Outra opção é usar o espelho grande apenas apoiado no chão da sala, mas é importante verificar se o objeto não irá atrapalhar na circulação, nem provocar acidentes.

Evite usar o espelho na parede de frente ao sofá e atrás de aparelhos eletrônicos. Repare também na luminosidade que entra no ambiente, seja pela janela ou pela porta. Caso note que o sol será diretamente refletido no espelho, mude-o de lugar.

Espelho grande para a sala de jantar

Que sala de estar não fica super elegante com um espelho grande? Ele complementa a decoração como ninguém, além de ajudar a dar amplitude no ambiente. Aqui, você pode optar por usá-lo acima do buffet ou aparador ou cobrindo inteiramente uma das paredes. Vale ainda deixar o espelho apoiado no chão, tomando sempre os mesmos cuidados já citados anteriormente.

Espelho grande para o quarto

O espelho no quarto é quase que item obrigatório. É ele quem vai te ajudar a se vestir todos os dias pela manhã e, ainda, dar aquele toque especial a decor.

Vale usá-lo na parede da cabeceira da cama ou na parede lateral apoiado no chão – nesse caso prefira um espelho grande retangular que permitirá uma visão de corpo inteiro.

Outro modo de inserir o espelho grande no quarto é fixando-o nas portas do guarda roupa.

Espelho grande para o hall de entrada

O hall de entrada da sua casa pode ficar muito mais charmoso, elegante e funcional com um espelho, sabia? A dica para utilizar o espelho nesse espaço é optando por uma peça que cubra toda parede ou um modelo de espelho retangular apoiado no chão.

O espelho do hall de entrada pode contar com formatos diferenciados e efeitos decorativos, como o bisotê ou recortes, por exemplo.

Espelho grande para o banheiro ou lavabo

Assim como no quarto, o espelho para banheiro ou lavabo também é fundamental. E aqui o lugar preferido é na parte superior da parede acima da pia. Opte por uma faixa retangular de espelho que cubra toda a parede horizontalmente, mas se preferir pode apostar na cobertura total da parede com o espelho. Para completar o visual do espelho, aposte em luzes indiretas sobre a peça, como spots ou tiras de LED. 

Tipos de moldura para espelho grande

A moldura não é um item obrigatório para o espelho, especialmente para aqueles que vão compor ambientes modernos e despojados. Mas se a sua intenção é valorizar ainda mais a peça e o espaço, vale a pena apostar em uma moldura, mesmo aquelas menorzinhas.

Uma das molduras para espelho grande mais procuradas e desejadas é a de estilo veneziano, ou seja, aquelas clássicas molduras de madeira entalhadas e cheias de desenhos, geralmente pintadas em tons metálicos como o dourado e o cobre.

Esse tipo de moldura é perfeito para ambientes clássicos e de proposta requintada.

Já para um ambiente com proposta rústica, country e boho, uma boa pedida são as molduras de madeira, que podem ou não ser trabalhadas.

Em ambientes modernos e minimalistas, as molduras lisas, finas e em cores como o preto e o branco são as melhores opções.

Confira agora uma seleção de fotos de ambientes decorados com espelhos grandes, você vai se surpreender com tantas possibilidades:

60 ideias de espelho grande na decoração de interiores

Imagem 1 – Espelho grande retangular com moldura simples de madeira apoiado no chão do quarto.

Espelho grande retangular com moldura simples de madeira apoiado no chão do quarto

Imagem 2 – Espelho inteiriço cobrindo uma faixa da parede do hall de entrada.

Espelho inteiriço cobrindo uma faixa da parede do hall de entrada

Imagem 3 – Para diferenciar, um espelho grande e redondo no hall.

Para diferenciar, um espelho grande e redondo no hall

Imagem 4 – Outra opção para o hall de entrada: conjunto de espelhos encaixados um ao outro cobrindo toda a parede.

Outra opção para o hall de entrada: conjunto de espelhos encaixados um ao outro cobrindo toda a parede

Imagem 5 – Espelho grande redondo para a penteadeira do quarto do casal.

Espelho grande redondo para a penteadeira do quarto do casal

Imagem 6 – Composição elegante e sofisticada entre a madeira e o espelho grande de parede.

Composição elegante e sofisticada entre a madeira e o espelho grande de parede

Imagem 7 – Porta espelhada de acesso ao closet: opção diferenciada de uso do espelho.

Porta espelhada de acesso ao closet: opção diferenciada de uso do espelho

Imagem 8 – Espelho grande em formato triangular para o quarto de decor delicada.

Espelho grande em formato triangular para o quarto de decor delicada

Imagem 9 – A sala de jantar ganhou uma linda composição de espelhos cobrindo toda parede.

Imagem 10 – Iluminação suave e espelhos: uma dupla imbatível!

Iluminação suave e espelhos: uma dupla imbatível!

Imagem 11 – Quatro espelhos quadrados e emoldurados para elevar o nível de sofisticação do hall de entrada.

Quatro espelhos quadrados e emoldurados para elevar o nível de sofisticação do hall de entrada

Imagem 12 – Um modo simples e moderno de decorar com espelhos grandes: apoiando-os no chão

Um modo simples e moderno de decorar com espelhos grandes: apoiando-os no chão

Imagem 13 – O espelho grande no hall amplia e ilumina o corredor da casa.

O espelho grande no hall amplia e ilumina o corredor da casa

Imagem 14 – Moldura dourada para o espelho grande da sala elegante.

Moldura dourada para o espelho grande da sala elegante

Imagem 15 – Já aqui é a moldura preta fininha que abraça o grande espelho na parede.

Já aqui é a moldura preta fininha que abraça o grande espelho na parede

Imagem 16 – Linda inspiração de como usar o espelho de estilo veneziano na sala.

Linda inspiração de como usar o espelho de estilo veneziano na sala

Imagem 17 – Nesse hall de entrada, o espelho que cobre toda a parede ganhou aplicações em toda sua superfície.

Nesse hall de entrada, o espelho que cobre toda a parede ganhou aplicações em toda sua superfície

Imagem 18 – Inspiração minimalista de espelho grande.

Inspiração minimalista de espelho grande

Imagem 19 – Bem incomum, esse espelho grande redondo cobre a parede da pia do banheiro e ainda conta com uma iluminação difusa na parte de trás.

Bem incomum, esse espelho grande redondo cobre a parede da pia do banheiro e ainda conta com uma iluminação difusa na parte de trás

Imagem 20 – A decor de estilo clean e escandinavo optou por um espelho grande apoiado no chão.

A decor de estilo clean e escandinavo optou por um espelho grande apoiado no chão

Imagem 21 – Moderno e minimalista, esse espelho que cobre toda a parede do banheiro possui duas formas geométricas distintas.

Moderno e minimalista, esse espelho que cobre toda a parede do banheiro possui duas formas geométricas distintas

Imagem 22 – Um clássico na sala de jantar: espelho grande sobre o buffet.

Um clássico na sala de jantar: espelho grande sobre o buffet

Imagem 23 – Aqui, a moldura veneziana do espelho é parte importantíssima do projeto de decoração.

Aqui, a moldura veneziana do espelho é parte importantíssima do projeto de decoração

Imagem 24 – Que tal trabalhar a moldura do espelho de um modo diferente?

Que tal trabalhar a moldura do espelho de um modo diferente?

Imagem 25 – O ambiente sofisticado e elegante ganhou um espelho grande em meio as boiseries.

Imagem 26 – Espelho grande cobrindo toda a parede da sala de estar; atenção redobrada para não deixar fios refletidos.

Espelho grande cobrindo toda a parede da sala de estar; atenção redobrada para não deixar fios refletidos

Imagem 27 – Na parede atrás do sofá, o enorme espelho traz luz e amplitude.

Na parede atrás do sofá, o enorme espelho traz luz e amplitude

Imagem 28 – Hall de entrada com espelho grande veneziano usado de modo bem moderno, apenas apoiado no chão.

Hall de entrada com espelho grande veneziano usado de modo bem moderno, apenas apoiado no chão

Imagem 29 – Espelho grande com moldura dourada combinando com os demais elementos decorativos.

Espelho grande com moldura dourada combinando com os demais elementos decorativos

Imagem 30 – O aparador de design clean e delicado combinou perfeitamente com a parede espelhada atrás.

O aparador de design clean e delicado combinou perfeitamente com a parede espelhada atrás

Imagem 31 – Esse ambiente integrado apostou no uso de um espelho grande para conferir amplitude ao espaço.

Esse ambiente integrado apostou no uso de um espelho grande para conferir amplitude ao espaço

Imagem 32 – Espelho grande simples sem moldura para o hall de entrada.

Espelho grande simples sem moldura para o hall de entrada

Imagem 33 – Aqui, até parece que a sala de jantar continua aos fundos, mas não se engane: é apenas o efeito de profundidade causado pelo espelho.

Aqui, até parece que a sala de jantar continua aos fundos, mas não se engane: é apenas o efeito de profundidade causado pelo espelho

Imagem 34 – Essa outra sala de jantar com pé direito alto apostou em uma versão moderna de espelho grande.

Essa outra sala de jantar com pé direito alto apostou em uma versão moderna de espelho grande

Imagem 35 – Três espelhos grandes em uma mesma proposta.

Três espelhos grandes em uma mesma proposta

Imagem 36 – Espelho grande redondo para a parede do sofá.

Espelho grande redondo para a parede do sofá

Imagem 37 – Essa sala que mescla o moderno com o retrô clássico e sofisticado apostou no uso de um espelho veneziano apoiado no chão.

Essa sala que mescla o moderno com o retrô clássico e sofisticado apostou no uso de um espelho veneziano apoiado no chão

Imagem 38 – Sala de jantar com armário de portas espelhadas.

Sala de jantar com armário de portas espelhadas

Imagem 39 – Lindo e criativo efeito visual criado na sala de estar com o auxilio do espelho grande.

Lindo e criativo efeito visual criado na sala de estar com o auxilio do espelho grande

Imagem 40 – Espelho grande nem sempre precisa ficar fixo na parede, esse aqui, por exemplo, está apenas apoiado no chão.

Espelho grande nem sempre precisa ficar fixo na parede, esse aqui, por exemplo, está apenas apoiado no chão

Imagem 41 – O ambiente moderno ousou com o espelho grande veneziano de moldura amarela.

O ambiente moderno ousou com o espelho grande veneziano de moldura amarela

Imagem 42 – Já aqui, o espelho veneziano aparece em composição com uma decor super delicada e feminina.

Já aqui, o espelho veneziano aparece em composição com uma decor super delicada e feminina

Imagem 43 – Espelho grande usado junto com o aparador no hall de entrada.

Espelho grande usado junto com o aparador no hall de entrada

Imagem 44 – Espelho grande decorado para embelezar a sala de jantar.

Espelho grande decorado para embelezar a sala de jantar

Imagem 45 – O padrão quadriculado no espelho o faz parecer uma janela.

O padrão quadriculado no espelho o faz parecer uma janela

Imagem 46 – Espelho clássico veneziano refletindo toda a luz que vem pela janela.

Espelho clássico veneziano refletindo toda a luz que vem pela janela

Imagem 47 – Espelho grande com moldura de madeira seguindo o mesmo estilo da mesa de jantar.

Espelho grande com moldura de madeira seguindo o mesmo estilo da mesa de jantar

Imagem 48 – O truque aqui nessa área externa foi usar o espelho grande fixado junto a porta de entrada.

O truque aqui nessa área externa foi usar o espelho grande fixado junto a porta de entrada

Imagem 49 – Lindo contraste entre o espelho grande moderno com o conjunto de mesa e cadeiras de jantar de estilo mais sóbrio e sofisticado.

Imagem 50 – Na dúvida, coloque o espelho grande na parede atrás do sofá.

Na dúvida, coloque o espelho grande na parede atrás do sofá

Imagem 51 – Uma moldura para ser vista e notada!

Uma moldura para ser vista e notada!

Imagem 52 – Espelho com formato de janela.

Espelho com formato de janela

Imagem 53 – O reflexo captado pelo espelho é tão ou até mais importante do que o espelho em si.

O reflexo captado pelo espelho é tão ou até mais importante do que o espelho em si

Imagem 54 – Espelho grande com moldura de madeira para a sala de estilo rústico.

Espelho grande com moldura de madeira para a sala de estilo rústico

Imagem 55 – Espelho triangular para causar aquele efeito “Uau” na decoração.

Espelho triangular para causar aquele efeito “Uau” na decoração

Imagem 56 – Que tal um lindo e moderno espelho redondo grande para a sala de estar?

Que tal um lindo e moderno espelho redondo grande para a sala de estar?

Imagem 57 – Maravilhosa essa inspiração de sala decorada com espelho redondo grande. Repare que a moldura é totalmente dispensável em propostas desse tipo.

Maravilhosa essa inspiração de sala decorada com espelho redondo grande. Repare que a moldura é totalmente dispensável em propostas desse tipo

Imagem 58 – Chiquérrima essa sala de estar decorada com espelho retangular veneziano entre as boiseries.

Chiquérrima essa sala de estar decorada com espelho retangular veneziano entre as boiseries

Imagem 59 – Um espelho moderno e minimalista, via de regra, apresenta moldura fina, simples e em cores neutras.

Um espelho moderno e minimalista, via de regra, apresenta moldura fina, simples e em cores neutras

Imagem 60 – Espelho grande com moldura preta para o quarto do casal.