Maiores aeroportos do mundo: conheça os 20 maiores por tamanho e número de passageiros

Por -

Entre idas e vindas mundo afora, existe um local em que todos os viajantes se encontram: o aeroporto.

Alguns com dimensões surreais, capazes de serem maiores do que cidades inteiras, outros, surpreendem pela dinâmica e movimentação, recebendo mais de 250 mil pessoas por dia.

E no meio de todo esse burburinho, aviões e malas, você já parou para se perguntar quais são os maiores aeroportos do mundo?

Os Estados Unidos concentram o maior número de terminais aéreos de todo o planeta, mas também é deles o titulo de país com os maiores aeroportos já construídos pelo homem.

E para quem acha que a Europa está na disputa do ranking, se engana (e feio!). 

Depois dos EUA, só mesmo a Ásia e o Oriente Médio para entrar nessa briga de gigantes.

Tá curioso para saber onde estão os maiores aeroportos do mundo? Então vem conferir a lista a seguir. Quem sabe você já não passou ou está prestes a passar por um deles.

Dez maiores aeroportos do mundo em tamanho

1. Aeroporto Internacional King Fahd – Arábia Saudita

Aeroporto Internacional Arábia Saudita

Os barões do petróleo levam o titulo de maior aeroporto do mundo em tamanho. O King Fahd possui 780 mil metros quadrados de área. 

Inaugurado em 1999, o aeroporto conta com 66 companhias aéreas da própria Arábia Saudita e mais 44 companhias estrangeiras.

Entre lojas e terminais, o aeroporto chama a atenção também pela mesquita construída no topo do estacionamento.

2. Beijing Daxing International Airport – China

Aeroporto Internacional de Beijing Daxing

Está na China o segundo maior aeroporto internacional do mundo. Inaugurado em 2019, o Beijing Daxing Internacional Airport possui nada mais, nada menos do que 700 mil metros quadrados de área total, o equivalente a 98 campos de futebol. O aeroporto custou aos chineses cerca de 400 bilhões de yuans ou 234 bilhões de reais.

A expectativa é que o aeroporto atinja sua capacidade total em 2040, quando cerca de 100 milhões de passageiros passem por lá todos os anos.

3. Aeroporto Internacional de Denver – EUA

Aeroporto Internacional de Denver

Cinco dos maiores aeroportos do mundo estão nos Estados Unidos e o maior deles é o de Denver.

Com pouco mais de 130 mil metros quadrados, o aeroporto de Denver possui a maior pista de todo o país e por seis anos seguidos foi considerado como o melhor aeroporto dos EUA.

4. Aeroporto Internacional de Dallas – EUA

Aeroporto Internacional de Dallas

O quarto maior aeroporto do mundo está em Dallas, também nos EUA. Com cerca de 78 mil metros quadrados, o aeroporto de Dallas também é considerado com um dos terminais aéreos mais movimentados do mundo. A maioria dos voos operados nesse aeroporto são domésticos, mas ainda assim as companhias sediadas no terminal atendem mais de 200 destinos internacionais.

5. Aeroporto Internacional de Orlando – EUA

Aeroporto Internacional de Orlando

A terra do maior parque de diversões do mundo, a Disney World, também abriga o quinto maior aeroporto do planeta, o Aeroporto Internacional de Orlando, localizado no estado da Flórida, nos EUA.

Com uma área total de pouco mais de 53 mil metros quadrados, o aeroporto de Orlando também é um dos mais movimentados do país, graças aos seus inúmeros pontos de interesse turístico. 

6. Aeroporto Internacional Washington Dulles – EUA

Aeroporto Internacional Washington Dulles

A capital dos Estados Unidos, Washington, abriga o sexto maior aeroporto do mundo em tamanho. São 48 mil metros quadrados dedicados a portões de embarque, desembarque, além de lojas. 

7. Aeroporto Intercontinental George Bush – EUA

Aeroporto Internacional George Bush

Em sétimo lugar está o Aeroporto Intercontinental George Bush, localizado em Houston, EUA. A área total desse aeroporto, que figura na lanterninha dos maiores aeroportos americanos, chega a quase 45 mil metros quadrados de área total.

8. Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong – China

Aeroporto Internacional Shanghai Pudong

Voltando a China agora para apresentar o oitavo maior aeroporto do mundo e o segundo maior aeroporto chinês, o Internacional de Shanghai Pudong.

O local possui pouco mais de 39 mil metros quadrados.

9. Aeroporto Internacional do Cairo – Egito

Aeroporto Internacional Cairo Egito

Acredite se quiser, mas o nono lugar dessa lista não está na Europa, nem na Ásia ou nos EUA. Está na África!

O continente africano abriga o nono maior aeroporto do mundo em tamanho localizado no Cairo, capital do Egito. São 36 mil metros quadrados dedicados ao transporte de passageiros de todo os cantos do globo.

10. Aeroporto Suvarnabhumi Bangkok – Tailândia

Aeroporto de Bangkok

E para fechar esse top dez mais um aeroporto asiático, só que dessa vez ele não está na China, mas na Tailândia.

O Suvarnabhumi Bangkok surpreende turistas de todo o mundo em seus 34 mil metros quadrados de área total.

Dez maiores aeroportos do mundo por número de passageiros

1. Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, Atlanta – EUA

O aeroporto mais movimentado do mundo é o Hartsfield-Jackson, localizado em Atlanta, EUA. São 103 milhões de pessoas anualmente embarcando e desembarcando por lá.

2. Aeroporto Internacional de Pequim – China

O país mais populoso do mundo também não podia deixar de ter um dos aeroportos mais movimentados do planeta. O Internacional de Pequim recebe anualmente 95 milhões de passageiros.

3. Aeroporto Internacional de Dubai – Dubai

Dubai tem investido pesado para estar entre os melhores países do mundo em diferentes aspectos e na aviação não seria diferente. O aeroporto recebe cerca de 88 milhões de viajantes todos os anos.

4. Aeroporto Internacional de Tóquio – Japão

E o quarto aeroporto mais movimentado do mundo é o de Tóquio, no Japão. Esse pequeno país asiático consegue chegar a marca dos 85 milhões de passageiros por ano.

5. Aeroporto Internacional de Los Angels – EUA

É claro que os EUA teria uma presença de peso nessa lista. Pois é dele o quinto lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do mundo. 

Por ano, o LAX, como também é conhecido o aeroporto de Los Angels, recebe 84 milhões de pessoas. 

6. Aeroporto Internacional O’Hare, Chicago – EUA

Com 79 milhões de passageiros por ano, o aeroporto internacional de Chicago pontua na lista dos maiores do mundo.

7. Aeroporto Internacional Heathrow, Londres – Inglaterra

Enfim, a Europa! O maior aeroporto europeu (em número de passageiros) é o de Londres, com mais de 78 milhões de viajantes todos os anos. 

8. Aeroporto Internacional Hong Kong

O oitavo maior aeroporto do mundo em movimentação de passageiros é o de Hong Kong. São 72 milhões por ano.

9. Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong – China

Olha a China aqui mais uma vez! O aeroporto de Shanghai é o oitavo maior do mundo em tamanho e o nono maior em número de passageiros, recebendo anualmente 70 milhões de pessoas.

10. Aeroporto Internacional de Paris – França

Seja para visitar a Torre Eiffel ou para fazer conexão com outro país europeu, o aeroporto internacional de Paris é o decimo mais movimentado do mundo, atraindo por ano 69 milhões de viajantes.

Maior aeroporto do Brasil

Aeroporto Internacional de Guarulhos

O Brasil não aparece na lista dos dez maiores aeroportos do mundo. Mas só por curiosidade, o maior aeroporto brasileiro é o Internacional de São Paulo, também conhecido como Aeroporto de Cumbica. 

O aeroporto fica localizado na cidade de Guarulhos, em SP, 

O terminal recebe todos os anos, 41 milhões de passageiros que embarcam e desembarcam nos mais de 536 voos nacionais e internacionais operados diariamente.

Em segundo lugar vem o Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo. Por ano, cerca de 17 milhões de pessoas passam por lá. Congonhas, ao contrário de Cumbica, realiza apenas voos domésticos.