Conheça as 10 maiores montanhas do mundo por altitude e por continentes

Por -

Você saberia dizer quais são as maiores montanhas do mundo? Se pensou no Monte Everest, acertou, mas saiba que essa não é a única. Existem diversas outras montanhas gigantescas mundo afora.

Vamos conhecer todas elas?

Maiores montanhas do mundo: critérios de definição

De modo geral, as maiores montanhas do mundo costumam ser definidas a partir da sua altitude em relação ao nível do mar.

Mas existem outras formas de medição e, dependendo do método adotado, a lista muda completamente de configuração.

Um bom exemplo é a medição do topo até a base, sem considerar o nível do mar. Nesse caso, o monte Mauna Kea no Havaí ganha a medalha de ouro.

O Mauna Kea é uma montanha formada por um vulcão localizado dentro do mar. Com 10.023 metros de altura, o Mauna Kea desbanca facilmente o Monte Everest. No entanto, boa parte desse gigante fica submerso nas águas do oceano. Apenas 4.205 metros ficam acima do nível do mar.

Outra forma utilizada pelos cientistas para medir as maiores montanhas do mundo é pela sua proximidade com o espaço.

Para isso, os pesquisadores levam em consideração a distÂncia do cume da montanha em relação ao espaço. Com isso, quanto mais perto da linha do Equador, mais próxima a montanha fica do espaço sideral.

Isso porque o nosso planeta não é uma esfera perfeita e certas partes do planeta acabam sendo mais achatadas do que outras e consequentemente situam-se numa faixa mais “externa”.

Se esse quesito for levado em consideração, então o pódium vai para o Monte Chimborazo, localizado no Equador. A montanha possui 6.268 metros de altura e está a apenas 2,4 km de distância do espaço.

Mas para esse ranking vamos considerar apenas as montanhas mais altas do mundo por altitude. Vem conhecer:

As 10 maiores montanhas do mundo por altitude

As dez maiores montanhas do mundo estão todas localizadas no continente asiático.

Sendo que a maior parte delas se localiza na Cordilheira do Himalaia, uma enorme cadeia de montanhas que se estende por 2500 quilômetros ocupando cinco países: China, Índia, Nepal, Paquistão e Butão.

10º Annapurna – Nepal

Annapurna – Nepal

Em décimo lugar está a montanha Annapurna, localizada no Nepal. Com 8.091 metros de altitude essa montanha possui ainda outros cinco picos secundários, mas todos com mais de 7 mil metros de altitude.

Essa foi a primeira montanha com mais de 8 mil metros de altitude a ser escalada, em 1970. Infelizmente, um dos alpinistas da expedição acabou morrendo na descida do cume após uma avalanche. A Annapurna está entre as montanhas mais perigosas do mundo para os alpinistas.

9º Nanga Parbat – Paquistão

Nanga Parbat – Paquistão

A montanha Nanga Parbat é a nona maior montanha do mundo com 8125 metros de altitude. Localizada na região da Caxemira, no Paquistão, a Nanga Parbat é conhecida como montanha assassina, isso porque a taxa de mortalidade de alpinistas que tentam escalá-la é alta. Ao todo, 68 pessoas já morreram ao desbravá-la.

8º Manaslu – Nepal

Manaslu – Nepal

O oitavo lugar da lista vai para a montanha Manaslu, no Nepal. A Manaslu, com seus 8156 metros de altitude, é considerada pelos alpinistas como uma das montanhas acima dos oito mil mais “fáceis” de serem escaladas. Isso porque as avalanches não são muito frequentes por lá.

7º Dhaulagiri – Nepal

Dhaulagiri – Nepal

A montanha Dhaulagiri é a sétima mais alta do mundo. Com 8167 metros de altitude, a Dhaulagiri já foi considerada a mais alta do mundo.

6º Cho Oyo – Nepal / China

Cho Oyo – Nepal / China

A sexta maior montanha do mundo está na Cordilheira do Himalaia e possui 8188 metros de altitude. Localizado a apenas 20 km a oeste do Monte Everest, o monte Cho Oyo foi escalado pela primeira vez em 1954.

5º Makalu – Nepal / China

Makalu – Nepal / China

Localizada na China, a montanha Makalu é a quinta maior do mundo, medindo nada mais, nada menos do que 8462 metros de altitude. Essa é uma das montanhas mais difíceis de ser escalada, uma vez que ela possui picos muito íngremes e cumes afiados.

4º Lhotse – Nepal / China

Lhotse – Nepal / China

A quarta maior montanha do mundo é a Lhotse medindo 8516 metros de altitude. A Lhotse possui ligação com o Monte Everest pelo lado sul.

3º Kangchenjunga – Nepal / Índia

Kangchenjunga – Nepal / Índia

Localizada entre o Nepal e a Índia, a terceira maior montanha do mundo possui 8586 metros de altitude, chegando a ser considerada como a montanha mais alta do mundo até meados de 1849, quando as altitudes do K2 e do Everest foram descobertas.

2º K2 – Paquistão / China

K2 – Paquistão / China

A medalha de prata das maiores montanhas do mundo vai para a gigante de gelo K2, localizada entre os territórios do Paquistão e da China.

A montanha possui 8614 metros de altitude e está entre as três mais perigosas para os alpinistas. De cada quatro pessoas que tentam escalá-la, uma delas acaba morrendo.

1º Monte Everest – Nepal / China

Monte Everest – Nepal / China

E o titulo de montanha mais alta do mundo vai para o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, entre a China e o Nepal. Com 8848 metros de altitude, esse é considerado o maior ponto de elevação do planeta.

Inúmeros alpinistas tentam chegar ao cume do Everest todos os anos, infelizmente nem todos retornam, uma vez que a montanha é a mais difícil do mundo de ser escalada. A primeira expedição bem sucedida ao Everest aconteceu no ano de 1953, após diversas tentativas sem sucesso.

“Os 7 Cumes”: as maiores montanhas do mundo por continentes

Em 1985 o escalador Richard Bass criou o conceito de “7 Cumes” para fazer referência as 7 montanhas mais altas dos cinco continentes, tomando como base a altitude de cada uma delas.

Veja a lista criada por ele:

7º Pirâmide Carstensz – Oceania (Nová Guiné) – 4884 metros de altitude

6º Vinson – Antártida – 4892 metros de altitude

5º Elbrus – Europa (Rússia) – 5642 metros de altitude

4º Kilimanjaro – África (Tanzânia) – 5895 metros de altitude

3º Denali – América do Norte (Estados Unidos, Alasca) – 6194 metros de altitude

2º Aconcágua – América do Sul (Argentina) – 6962 metros de altitude

1º Monte Everest – Ásia (Nepal) – 8848 metros de altitude

E qual a maior montanha do Brasil?

O Brasil passa bem longe dos picos e montes mais altos do mundo. Por aqui, as montanhas mais altas não ultrapassam os 3 mil metros de altitude, mas ainda assim belíssimas.

Existem muitas discussões a respeito das montanhas mais altas do Brasil, isso porque os dados oficiais são poucos e somente em 2001 que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática) passou a revisar as informações e fazer novas medições.

Por enquanto, o que sabemos é que a montanha mais alta do Brasil é o Pico da Neblina, com 2995 metros de altitude, localizada na Serra do Imeri (AM) em uma área conhecida como tríplice fronteira, ou seja, nos limites entre Brasil, Venezuela e Colômbia.

Depois do Pico da Neblina, temos o Pico 31 de Março, também no Amazonas, medindo 2974 metros de altitude.

Na lista das maiores montanhas do Brasil ainda aparecem o Pico da Bandeira, em 3º lugar, com 2891 metros de altitude, localizado entre os estados de Minas Gerais e Espirito Santo.

A Pedra da Mina, com 2798 metros de altitude, é a quarta colocada na lista, localizada entre São Paulo e Minas Gerais.

Por fim, o 5º lugar desse ranking vai para o Pico das Agulhas Negras, com 2790 metros de altitude, localizado no Rio de Janeiro.