Melhores faculdades de arquitetura do mundo: confira as 100 melhores

Por -

Brasil, Estados Unidos, Japão e Austrália são alguns dos países que abrigam as melhores faculdades de arquitetura do mundo. O ranking, divulgado anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa de consultoria global de análise de educação, avaliou 2200 faculdades de arquitetura em todo o mundo no ano de 2018.

No entanto, apenas 200 foram selecionadas como as melhores. Para formar essa lista foram avaliados critérios como reputação acadêmica e reputação no mercado de trabalho.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, ganhou pelo quarto ano consecutivo o primeiro lugar, obtendo nota 100 em todos os quesitos. O Brasil marca presença no ranking com o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambas aparecem na lista das melhores faculdades de arquitetura do mundo em 28º e 80º lugar, respectivamente.

Ainda por aqui, na América do Sul, pertinho da gente, estão aPontificia Universidad Católica de Chile, a Universidade de Buenos Aires, na Argentina e a Universidad de Chile. As hermanas ocupam o 33º, 78º e 79º posição do ranking, respectivamente.

As faculdades asiáticas aparecem forte no ranking da QS. Japão, China, Singapura, Hong Kong, Malásia e Coreia do Sul possuem instituições que figuram entre as 100 melhores faculdades de arquitetura do mundo. Já no continente africano a realidade é bem diferente, apenas a University of Cape Town, na África do Sul aparece na lista.

Nas demais posições estão os países europeus, com destaque para Alemanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Confira abaixo o top 10 das melhores faculdades de arquitetura do mundo e, logo na sequência, a relação completa das faculdades selecionadas pela QS:

1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

A melhor entre as melhores faculdades de arquitetura do mundo está localizada no estado americano de Massachusetts, o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Um dos maiores destaques do instituto é o amplo investimento em novas tecnologias. Fundado em 1867, o MIT é uma referência em estudos e pesquisas no campo da arquitetura e engenharia.

Entre seus mais famosos alunos está o arquiteto Ieoh Ming Pei, responsável pela ampliação do Museu do Louvre e pelas pirâmides Le Grand Louvre, situadas no centro do museu. Foi daqui do MIT também que saíram 77 ganhadores do prêmio nobel.

2. UCL (University College London) – Reino Unido

A britânica University College London, segunda colocada no ranking, foi a primeira instituição de nível superior a se instalar em Londres e atualmente contabiliza 29 prêmios nobel. A faculdade de arquitetura é pautada pela interdisciplinaridade combinada com outros cursos.

A UCL é a responsável por desenvolver o método de sintaxe espacial, um método de ensino que analisa como um projeto – arquitetônico ou urbanístico – pode afetar o ambiente social.

3. Delft University of Technology – Holanda

Delft University

O terceiro lugar no ranking das melhores faculdades de arquitetura do mundo vai para a holandesa Delft University Of Technology. Com um dos maiores campus do mundo – 18 mil m² – a instituição oferece aos alunos uma infra estrutura completa. O curso de arquitetura na Delf University é baseado em três pilares: design, tecnologia e sociedade.

4. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology – Suíça

ETH Zurich

A Suíça aparece no quarto lugar da lista das melhores faculdades do mundo com a ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology. A instituição é uma grande referência no mundo e está entre as melhores da Europa. Por titulo de curiosidade, Albert Einsten, notável cientista do nosso tempo, foi aluno da ETH Zurich.

O curso da arquitetura da ETH Zurich é famoso pelas pesquisas teóricas e pelo foco na especialização em técnicas construtivas e tecnológicas.

5. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos

Berkley

Mais uma norte-americana para a lista. A University of California aparece em quinto lugar na lista das melhores faculdades de arquitetura do mundo. No entanto, o curso de arquitetura é um braço  dentro do ensino de design ambiental. Em Berkeley, o aluno tem a opção de estudar a história da arquitetura e urbanismo ou design ambiental com foco nos países em desenvolvimento. Outro diferencial da universidade são os equipamentos e acessórios utilizados, sendo que grande parte deles são sustentáveis. 

6. Harvard University – Estados Unidos

Harvard University

O curso de arquitetura da famosa Universidade de Harvard ocupa o 6º lugar do ranking. Localizada no estado de Massachusetts, a Harvard University é uma das instituições mais prestigiadas e antigas do mundo, fundada em 1636. O curso de arquitetura da universidade enfatiza técnicas de design contemporâneo e inclui no currículo estudos de design, história e tecnologia.

7. Manchester School of Architecture – Reino Unido

A Manchester School of Architecture, localizada na Inglaterra, é o resultado da união entre os departamentos de arquitetura da University of Manchester e da  Manchester Metropolitan University (MMU). O destaque da instituição fica por conta da pesquisa arquitetônica interdisciplinar que abrange áreas como o design urbano, desenvolvimento urbano e design ecológico, por exemplo.

8. University of Cambridge – Reino Unido

Universidade de Cambridge

Em oitavo lugar está a University of Cambridge, na Inglaterra. Uma das instituições mais antigas do mundo, fundada em 1209, possui um dos cursos de arquitetura mais renomado internacionalmente. O curso de arquitetura de Cambridg, um tanto conservador e tradicional, prioriza áreas como teoria e história. No entanto, a instituição conta com um dos cursos de arquitetura mais miscigenado que existe. São 300 alunos de 55 nacionalidades diferentes.

9. Politecnico di Milano – Itália

A Itália, berço de estilos artísticos famosos e reconhecidos mundialmente, como o clássico e o renascentista, aponta em 9º lugar com o curso de arquitetura da Politecnico di Milano. A universidade pública é considerada como uma das melhores nas áreas de engenharia, arquitetura e design industrial.

10. National University of Singapore (NUS) – Singapura

National University of Singapore

A National University of Singapure é a única representante asiática no ranking das melhores faculdades de arquitetura do mundo. Em 2018, o departamento de arquitetura da instituição completou 60 anos. A principio, o curso de arquitetura era apenas uma fase embrionária do Instituto Politécnico de Cingapura. Foi somente em 1969 que ele se tornou um curso completo.

Em 2000, o curso passou por uma reestruturação e passou a ser chamado de Faculdade de Arquitetura, Construção e Imobiliário no Departamento de Arquitetura da Escola de Design e Meio Ambiente (SDE).

Atualmente o curso oferece uma variedade enorme de programas que incluem arquitetura paisagística, desenho urbano, planejamento urbano e design sustentável integrado. Não é a toa que ele alcançou a posição número dez dos melhores cursos de arquitetura do mundo.

Veja agora a lista completa com as 100 melhores faculdades de arquitetura do mundo

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  2. UCL (University College London) – Reino Unido
  3. Delft University of Technology – Holanda
  4. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology – Suíça
  5. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos
  6. Harvard University – Estados Unidos
  7. Manchester School of Architecture – Reino Unido
  8. University of Cambridge – Reino Unido
  9. Politecnico di Milano – Itália
  10. National University of Singapore (NUS) – Singapura
  11. Tsinghua University – China
  12. University of Hong Kong (HKU) – Hong Kong
  13. Columbia University – United States
  14. The University of Tokyo – Japan
  15. University of California, Los Angeles (UCLA) – United States
  16. The University of Sydney – Australia
  17. Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) – Switzerland
  18. Tongji University – China
  19. Georgia Institute of Technology (Georgia Tech) – United States
  20. The Hong Kong Polytechnic University – Hong Kong
  21. The University of Melbourne – Australia
  22. Universitat Politècnica de Catalunya – Spain
  23. The University of New South Wales (UNSW Australia) – Australia
  24. KTH Royal Institute of Technology – Sweden
  25. Cornell University – United States
  26. RMIT University – Australia
  27. Stanford University – United States
  28. Universidade de São Paulo (USP) – Brazil
  29. Technische Universität München – Germany
  30. The University of Sheffield – United Kingdom
  31. Politécnica de Madrid – Spain
  32. University of British Columbia – Canada
  33. Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile
  34. Kyoto University – Japan
  35. Princeton University – United States
  36. Seoul National University (SNU) – South Korea
  37. University of Michigan – United States
  38. University of Pennsylvania – United States
  39. University of Illinois at Urbana-Champaign – United States
  40. University of Texas at Austin – United States
  41. Politecnico di Torino – Italy
  42. Technische Universität Berlin – Germany
  43. University of Reading – United Kingdom
  44. University of Toronto – Canada
  45. Eindhoven University of Technology – Netherlands
  46. Aalto University – Finland
  47. Cardiff University – United Kingdom
  48. Katholieke Universiteit Leuven – Belgium
  49. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) – México
  50. The University of Queensland (UQ) – Australia
  51. Aalborg University – Denmark
  52. Arizona State University – United States
  53. Carnegie Mellon University – United States
  54. Chalmers University of Technology – Sweden
  55. City University of Hong Kong – Hong Kong
  56. Curtin University – Australia
  57. Hanyang University – South Korea
  58. Illinois Institute of Technology – United States
  59. KIT, Karlsruher Institut für Technologie – Germany
  60. Loughborough University – United Kingdom
  61. Lund University – Sweden
  62. McGill University – Canada
  63. Monash University – Australia
  64. New York University (NYU) – United States
  65. Newcastle University – United Kingdom
  66. Norwegian University of Science And Technology – Norway
  67. Oxford Brookes University – United Kingdom
  68. Pennsylvania State University / United States
  69. Queensland University of Technology (QUT) – Australia
  70. RWTH Aachen University – Germany
  71. Shanghai Jiao Tong University – China
  72. TU Dortmund University / Germany
  73. Vienna University of Technology (TU Wien) – Austria
  74. Texas A&M University – United States
  75. The Chinese University of Hong Kong (CUHK) – Hong Kong
  76. The University of Auckland – New Zealand
  77. University of Nottingham – United Kingdom
  78. Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina
  79. Universidad de Chile – Chile
  80. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brazil
  81. Universität Stuttgart – Germany
  82. Université Catholique de Louvain – Belgium
  83. Universiti Kebangsaan Malaysia (UKM) – Malaysia
  84. Universiti Malaya (UM) – Malaysia
  85. Universiti Sains Malaysia (USM) – Malaysia
  86. Universiti Teknologi Malaysia (UTM) – Malaysia
  87. University College Dublin – Ireland
  88. University of Bath / United Kingdom
  89. University of Cape Town – South Africa
  90. The University of Edinburgh – United Kingdom
  91. University of Lisbon – Portugal
  92. University of Liverpool – United Kingdom
  93. University of Porto – Portugal
  94. University of Salford – United Kingdom
  95. University of Southern California – United States
  96. University of Washington – United States
  97. Virginia Polytechnic Institute and State University – United States
  98. Yale University – United States
  99. Yonsei University – South Korea
  100. Asian Institute of Technology – Thailand