Arranjos de flores: espécies de plantas e inspirações de decoração

Guia completo dos arranjos de flores: saiba como montar, inserir na decoração, espécies de plantas e mais

Por -

Não importa a estação ou o local, se você colocar uma flor na decoração do seu ambiente, ele vai mudar completamente. As flores trazem consigo não só a delicadeza, as cores, os aromas, mas também o frescor e a vida da natureza, podendo transformar qualquer local, desde aquele sem graça, até aquele com uma decoração fabulosa, num ambiente aconchegante para se viver. No post de hoje, trouxemos muitas, muitas flores para te inspirar na hora de montar sua decoração, seja com flores naturais ou artificiais, com vasos, arranjos e buquês prontos ou planejando tudo você mesma!

Montar arranjos de flores é uma tarefa a parte da decoração da sua casa, mas nós sugerimos que, se você tiver um pouco de tempo e curiosidade para escolher as espécies, colher as flores e compor com elas, temos certeza que você não irá se arrepender!

Além de expressar sua criatividade e colocar a mão na massa, criar arranjos pode se tornar um momento de calma e tranquilidade. No Japão, existe uma arte toda dedicada a fazer arranjos de flores, a Ikebana, que consiste não só em organizar as flores, mas criar uma composição harmoniosa entre forma, ritmo e cor da planta juntamente com o seu vaso e outros elementos que podem entrar no arranjo.

Como montar arranjo de flores passo a passo

Dá uma olhada nesse passo-a-passo de como montar arranjos antes de começar a separar suas flores:

Ah, e para os seus arranjos durarem bastante, olha essas dicas para cuidar bem deles:

Agora, se você não quer trabalhar com flores naturais, veja neste passo a passo prático para fazer arranjos de flores artificiais:

8 espécies de plantas com flores ideais para cultivar em vaso dentro de casa

Outra forma de sempre ter flores dentro de casa é cultivando espécies no ambiente interno! Muitas espécies podem ser cultivadas em vasos em casa e florescer muito bem. E para quem está começando a conhecer as plantinhas, trouxemos uma lista de plantas que podem ser cultivadas em vaso dentro da sua casa:

1. Bromélia

Bromélia

Uma planta facilmente encontrada nas casas, jardins, bosques e florestas do Brasil, a Bromélia é uma das plantas que mais podem trazer cor para dentro da sua casa. Ela se adapta facilmente ao ambiente interno com bastante luminosidade e ventilação. Regue para manter a terra úmida e mantenha a adubação em dia para garantir a floração quando ela atingir sua fase adulta.

2. Gerânios

Gerânios

Vindo da África do Sul, essas flores coloridas e super perfumadas preferem um clima ameno com bastante luminosidade. Como elas não suportam temperaturas maiores de 25ºC, cultivá-las dentro de casa pode ser a melhor forma de mantê-las floridas o ano todo.

3. Begônia

Essa flor de clima tropical também deve ser cultivada em ambientes de clima ameno, com pouca corrente de vento e bastante luminosidade, tornando-a ideal para o cultivo dentro de casa. Para dias muito quentes, experimente borrifar um pouquinho de água nas folhas e flores para simular o clima da floresta tropical.

4. Antúrio

Essa planta é uma das mais famosas nos jardins e casas do Brasil e, com certeza, uma das mais fáceis de cuidar! Sõ não se esqueça de manter a terra sempre úmida, o solo bem drenado e seu vaso bem longe do sol forte.

5. Lírio da Paz

Outra planta que é um clássico das casas brasileiras, o Lírio da Paz é ideal para ser cuidado num vaso dentro de casa, pois suas folhas queimam facilmente no sol direto. Mantenha-o sempre em meia sombra, num local com boa ventilação e mantendo sempre o seu solo úmido.

6. Orquídea

Essa espécie com flores super delicadas e coloridas talvez sejam as preferidas na hora de presentear uma pessoa querida. A variedade Phalaenopsis é a mais comum nos arranjos vendidos e é ideal para manter dentro de casa, pois ela tolera pouco sol, preferindo sempre a meia-sombra. Após a floração, substitua os vasos de plastico por vasos de barro ou cerâmica, que drenam bem a água por causa da sua superfície porosa. Adube corretamente e a sua orquídea continuará florindo por vários anos.

7. Gérbera

Disponíveis em gardens em uma gama incrível de tonalidades, as Gérberas são flores de fácil cultivo, vindas também da África do Sul. Apesar da gérbera gostar muito de sol, ela se desenvolve muito bem em ambientes internos, desde que tenha uma circulação de ar boa e que consiga tomar algumas horas de sol por dia, por isso, o ideal é mantê-la próxima a uma janela. Adube com uma mistura rica em fósforo e regue sempre que o solo estiver seco.

8. Violeta

Essas florzinhas super fáceis de encontrar são outros clássicos na decoração, seja de casa ou até mesmo aparecendo como centro de mesa em festas. Elas apreciam temperaturas elevadas, mas nada de sol direto; invista em uma adubação mensal para manter suas florzinhas sempre desabrochando e numa rega equilibrada sempre que a terra estiver secando.

9. Rosa de Pedra

Essa suculenta é uma das mais queridas e fica uma graça na decoração de ambientes mais sérios ou minimalistas. Mantenha-a num vaso com solo bem drenado, em meia-sombra e com regas bem espaçadas e com certeza sua rosa de pedra vai crescer e se propagar pelo ambiente.

60 inspirações de arranjos de flores naturais e artificiais

Com toda a versatilidade e charme permitida pelos arranjos, não é a toa que ele seja o preferido para decorar diferentes ocasiões, desde sua casa, até um casamento, uma festa de aniversário, uma igreja e outros locais. Para facilitar a sua escolha, selecionamos 60 ideias que você deve ter como referência:

Imagem 1 – Arranjo de flores com diversas espécies como centro de mesa para festas ou reuniões.

Arranjos de flores com diversas espécies para centro de mesa

Imagem 2 – Os arranjos não podem se limitar somente as flores: faça uma composição com as folhas e até mesmo alguns frutinhos.

Faça composição também com folhas e pequenos frutinhos

Imagem 3 – Crie sua composição partindo do verde das folhas nos cantos até o centro com cores parecidas em flores de diversas espécies.

Crie sua composição partindo do verde das folhas nos cantos do arranjo

Imagem 4 – Arranjo de flores para mesa no estilo terrário aberto.

Arranjo no estilo terrário aberto

Imagem 5 – Arranjo clássico: flores coloridas e naturais num vaso simples.

Arranjo básico para mesa

Imagem 6 – Para decoração da mesa para festas, pense também em manter as hastes das folhas e flores mais altas para colocar dentro de uma garrafa.

Arranjo de flores em garrafa

Imagem 7 – Tapeçaria floral: flores artificiais na decoração de parede do quarto.

Arranjo de flores artificiais

Imagem 8 – Arranjos menores também chamam a atenção dos seus convidados.

Arranjos menores também chamam a atenção

Imagem 9 – As flores ficam lindas e delicadas não só na decoração da mesa, mas também na finalização do bolo.

Arranjo para finalização de bolo

Imagem 10 – Não tenha medo de criar uma composição com plantas diferentes: o resultado pode ser surpreendente.

Crie uma composição com flores diferentes

Imagem 11 – As flores na mesa trazem um tom mais fresco e natural para a refeição, além do cheiro, claro.

Flores na mesa

Imagem 12 – Se for usar flores artificiais, não tenha medo de pensar grande.

Arranjo grande com flores artificiais

Imagem 13 – Escolha a sua paleta de cores preferida na hora de selecionar as flores que vão entrar no seu arranjo.

Escolha a paleta de cores preferida para fazer um arranjo de flores

Imagem 14 – Mini arranjos para espalhar pela decoração: flores no anel para guardanapo de tecido.

Mini arranjos para espalhar pela decoração

Imagem 15 – Arranjo de vários vasos em degradê de cor.

Arranjo de vasos com degradê de cor

Imagem 16 – Traga a primavera para dentro de casa: composição com flores artificiais no lustre.

Composição com flores artificiais no lustre

Imagem 17 – Pense em suportes diferentes para armazenar suas flores: do rústico ao elegante, do natural ao artificial.

Suportes diferentes para armazenar as flores

Imagem 18 – Flores são ótimos elementos para usar para trazer cor para a sua decoração, até mesmo nas festas.

Arranjos coloridos em mesa de festa

Imagem 19 – Arranjo aromático: combine flores com ervas frescas e, depois de secas, você pode usá-las nas suas receitas.

Arranjo aromático

Imagem 20 – Para manter a paleta mais pastel ou minimalista, pense em flores com variações de cores claras, próximas do branco.

Pense em cores com tonalidades claras

Imagem 21 – Arranjos grandes podem ajudar a preencher espaços vazios ou a tornar mais aconchegantes ambientes com decoração fria.

Arranjo grande para preencher espaços vazios

Imagem 22 – As plantas pendentes criam um efeito de saia ou franja natural para a sua mesa.

Arranjo com plantas pendentes para ter um efeito de saia

Imagem 23 – Flores coloridas em vasinhos coloridos.

Flores e vasos coloridos

Imagem 24 – Tenha em mente a paleta de cores do seu ambiente a ser decorado na hora de escolher o arranjo.

Arranjos de flores vermelhos

Imagem 25 – Arranjo de folhas e flores pendente sob a mesa.

Arranjos de folhas e flores pendentes

Imagem 26 – Arranjos também como toque final do bolo de casamento.

Arranjo como o toque final da decoração do bolo de casamento

Imagem 27 – Arranjos florais combinam com todo o tipo de decoração de festa, até mesmo as infantis. Adicione mais uma dose de delicadeza em festas com temas de princesas e bailarinas.

Arranjos florais para festa infantil

Imagem 28 – Flores combinam com um chá da tarde.

Flores combinam com um chá da tarde

Imagem 29 – Arranjos aquáticos: use apoios de materiais que boiam, como o isopor e busque as flores mais leves para compor esse arranjo.

Arranjos aquáticos para casamento

Imagem 30 – Decoração especial para uma noite romântica: pendure flores naturais ou artificiais numa placa do formato da sua preferência.

Arranjo com flores penduradas em placa em formato de coração

Imagem 31 – Mais frescor e aroma para um ponche de frutas.

Arranjo para ponche de frutas em festa

Imagem 32 – Use vidros e cúpulas para um arranjo no estilo A Bela e a Fera.

Vidros e cúpulas para um arranjo no estilo Bela e a Fera

Imagem 33 – Flores combinam com mais flores: mesmo com móveis ou elementos decorativos com pinturas ou estampas florais, não desista de usar esse elemento natural na sua decoração.

Arranjo combinando com flores da decoração

Imagem 34 – Um arranjo vindo do outro lado do mundo: faça sua própria Ikebana e exiba como centro de mesa para o seus convidados.

Arranjo do tipo ikebana

Imagem 35 – Composição de parede com flores artificiais.

Arranjo de flores artificiais para parede

Imagem 36 – Um vasinho com flores na cabeceira para as manhãs serem mais felizes.

Arranjo pequeno de flores para o criado-mudo

Imagem 37 – Festa primaveril: flores na decoração da mesa e até mesmo em garlands numa decoração de teto.

Arranjos de flores para festa primavera

Imagem 38 – Delicadeza e sutileza no encosto da cadeira dos noivos.

Arranjos de flores para cadeira dos noivos

Imagem 39 – Muitos girassóis para um clima mediterrâneo.

Arranjos de flores para decoração com clima mediterrâneo

Este também pode ser um arranjo de flores para igreja.

Imagem 40 – Para uma casa baseada no branco ou com estilo minimalista, as flores adicionam cor e vida para o ambiente.

Cor e vida com arranjo de flores para uma casa minimalista

Imagem 41 – Combine a cor das flores com os elementos decorativos que você já tem no ambiente.

Combine as flores com elementos decorativos do seu ambiente

Imagem 42 – Os cactos ganham mais vida quando suas flores desabrocham.

Arranjo de flor para parede decorada

Imagem 43 – Colorido natural e tropical das flores e frutas.

Arranjo colorido e tropical para mesa

Imagem 44 – Para aqueles ambientes mais sérios e sofisticados, a prevalência do verde do caule das flores mantêm a sobriedade do espaço e traz mais frescor.

Arranjo de flores para mesa com a presença forte do verde no caule

Imagem 45 – Iluminação floral.

Iluminação floral com arranjo no lustre

Imagem 46 – Misture diversas espécies e cores.

Misture diversas especies de flores para montar um arranjo

Imagem 47 – Arranjos de flores para banheiro: flores deixam os banheiros mais aconchegantes.

Arranjo de flores para banheiro

Imagem 48 – Aproveite a moda dos potes de vidro decorados e use-os como vasos!

Aproveita a moda dos potes de vidros

Imagem 49 – Cortina floral.

Cortina floral

Imagem 50 – Muitas flores para a grande entrada da noiva.

Imagem 51 – Para a decoração de festas, pense em arranjos na mesa e até mesmo em plantas pendentes numa decoração de teto.

Arranjos de mesa para decoração de festa e casamento

Imagem 52 – Outra ideia para usar flores e frutinhas num arranjo só.

Outra ideia para usar flores e frutinhas em um local só

Imagem 53 – Arranjos em três níveis.

Arranjos em três níveis

Imagem 54 – Decoração de mesa cheia de cores: flores em garrafas coloridas.

Decoração de mesa cheia de cores

Imagem 55 – Flores dão um toque de aconchego e graça em ambientes mais neutro e sérios.

Um toque de aconchego com arranjos de flores na mesa

Imagem 56 – Guirlanda natural para decorar a sua porta principal para o Natal.

Guirlanda com arranjo de flores naturais

Imagem 57 – Flores e bexigas combinam muito bem na hora de decorar uma festa.

Arranjos de flores em decoração com bexigas para festa

Imagem 58 – Cada cultura tem sua espécie de flor preferida: no México, o padrão de flores que aparecem nas caveiras são quase sempre os mesmos.

Arranjo de flores colorido no estilo festa mexicana

Imagem 59 – Um toque natural para quebrar o padrão geométrico do ambiente.

Arranjo de flores naturais

Imagem 60 – Se divirta fazendo arranjos em degradê ou em arco-íris.

Arranjos de flores em degradê

Onde comprar arranjos de flores

Separamos também algumas floriculturas online referência em arranjos que entregam em mais de um estado ou em todo o Brasil.

  • Isabela Flores: Entregas com frete grátis para todo o Brasil no mesmo dia em que os pedidos são efetuados.
  • Nova Flor: Monte seu buquê, cestas ou kits de presentes com entrega e frete grátis para todo o Brasil.
  • Uniflores: Entrega no mesmo dia ou possibilidade de entrega relâmpago (em até 3h) para todo o Brasil.
  • Giuliana Flores: Entrega de kits, cestas e arranjos em todo o Brasil com possibilidade de entrega rápida para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
  • Flores Online: Uma das primeiras lojas online especializadas em flores, com atendimento ao cliente referência. Entrega para todo o Brasil.
  • Ikebana Flores: Buquês, cestas, bonsais e Ikebanas entregues em todo o Brasil, com entrega expressa para Belo Horizonte.
  • FloraWeb: Arranjos de flores e cestas entregues em todos os continentes do mundo.