Revestimentos para cozinhas: 90 modelos, projetos e fotos

Veja fotos de 90 projetos com revestimentos com diversos materiais para cozinhas.

Por -

Atualmente a cozinha não é vista apenas como um espaço para refeição, mas sim como um lugar para reunir amigos e familiares. Com isso esse ambiente deve ser alegre e ter personalidade, para refletir também o gosto pessoal dos moradores.

O tipo de revestimento para a cozinha mais utilizado nos projetos de decoração são os azulejos, porém o mercado oferece outras opções como os ladrilhos, mosaicos, pastilhas de vidro, mármore, porcelanato, madeiras, cimento queimado e pedras. Apesar do azulejo ser o preferido para a cozinha, é possível criar um efeito incrível na decoração com esses outros modelos!

A cozinha é um ambiente que exige uma proteção maior por ter regiões que sujam, molham e entram em contato com o fogo com mais freqüência. Por conta disso, é preciso escolher por revestimentos que garantem praticidade, funcionalidade, segurança e maior durabilidade na construção.

Revestimento para parede da cozinha

Os revestimentos nas paredes podem criar um ar mais contemporâneo e oferecer um visual mais impactante.

É ideal colocar o revestimento atrás do fogão e da pia, para proteger da água e da sujeira. Por ser uma área pequena é uma ótima opção para destacar essa parede. Porém, o revestimento na cozinha pode ser usado em todas as paredes, ampliando as possibilidades de decoração. Claro que não é legal revestir todas as paredes da cozinha com o mesmo material. O bom é misturar as áreas mais secas com painéis, adesivos, pinturas e até papel de parede.

Revestimento para o piso da cozinha

A cozinha é um local com movimentação constante e está exposta a sujeiras, gorduras, restos de comida e água, por isso, a escolha de um piso seguro é mais do que necessária, evitando acidentes. O ideal não é escolher um piso escorregadio. Entre os porcelanatos, o acetinado é mais adequado do que os polidos e brilhantes. Outra opção são aqueles que imitam a madeira, trazendo todas as características visuais do material, mas sem precisar de tantos cuidados. Saiba mais sobre os tipos de pisos para cozinha

 

Revestimento para bancada da cozinha

Para esse local, procure um material mais resistente, por ser o espaço de cocção e estar em contato direto com a água, objetos pesados e até panelas quentes. As pedras são os revestimentos mais comuns para essa área, porém o inox tem entrado com tudo no mercado do design!

Tome cuidado com o exagero de elementos no revestimento, pois é essencial que o equilíbrio esteja presente entre a combinação da parede e o piso da cozinha. Faça contrastes de cores ou invista em um azulejo mais desenhado com um chão mais liso.

90 inspirações de revestimentos para cozinha com dicas

O revestimento para cozinha deve ser um detalhe especial para deixar ela bonita, clean e com aspecto natural. Entre tantas opções é normal ficar com algumas dúvidas, principalmente quando é preciso unir funcionalidade e beleza no mesmo espaço. Para te ajudar nessa tarefa, veja como escolher os revestimentos certos para sua cozinha com os 90 projetos que separamos para você se inspirar:

Imagem 1 – Os detalhes dos revestimentos oferecem um ambiente equilibrado e estiloso.


O projeto conta com três revestimentos diferentes e acessórios que formam uma composição harmônica. O tons mais quentes do tijolo e da madeira se equilibram com o inox da bancada. Assim como as luminárias em bronze acompanham as tonalidades da parede, sem destoar no visual!

Imagem 2 – Uma base neutra pede um arco íris de cores!


O piso em epóxi permite criar uma superfície monolítica e com desenhos. Para criar esse efeito colorido, o bacana é investir em uma cozinha com base branca, preta ou cinza.

Imagem 3 – Quando o simples se torna diferente através de um bom projeto.


A pintura cinza com as pastilhas brancas formam um desenho retilíneo na parede dessa cozinha, promovendo originalidade e criatividade no visual. Uma ideia interessante para quem quer misturar acabamentos diferentes, sem errar na composição de cores e materiais.

Imagem 4 – A face externa da bancada é um ótimo local para inserir um belo revestimento.


Afinal eles ficam aparentes e dão todo o contraste para quem está na sala. Complemente o revestimento da bancada com os bancos altos!

Imagem 5 – Os revestimentos complementam o estilo clean dessa cozinha.

Imagem 6 – Para as bancadas de cozinha, os frontões ganham um altura maior também!


O frontão nada mais é que a parte superior da bancada, aquela que se estende pela parede. Podemos observar no projeto que a altura permite instalar uma prateleira de apoio e ainda compor com os pendentes que quase se encontram nesse alinhamento.

Imagem 7 – As peças cerâmicas em tonalidades de cinza são neutras e compõem em qualquer estilo de decoração.

Imagem 8 – Cozinha com revestimento geométrico.

 

Imagem 9 – As peças geométricas são uma tendência na decoração


A tendência geométrica é um ponto forte na decoração! Esse revestimento sextavado ganhou uma estampa que fortalece ainda mais a geometria na composição da parede.

Imagem 10 – Revestimento inspirados no metrô de Nova York, deixam a cozinha com ar urbano!


Nesse projeto ainda podemos observar as tubulações cobreadas que formam apoios na parede e no forro metálico que deixar o cenário ainda mais arrojado.

Imagem 11 – Abuse do inox para a cozinha com estilo industrial.

Imagem 12 – Materiais retificados ajudam e economizar rejunte e acumulam menos sujeiras.


A pedra com manchas brancas e acizentadas complementaram o visual dessa cozinha com decoração preta.

Imagem 13 – Transforme as clássicas pastilhas em uma paginação diferente e arrojada!


As pastilhas tradicionais em formato quadricular podem ser cortadas em triângulos para formar um desenho bonito e original para a sua bancada.

Imagem 14 – Preze pela harmonia entre os revestimentos do piso de parede.

Imagem 15 – A cor da bancada influencia na sensação de amplitude no ambiente.


O mármore também aproveita para deixar a cozinha mais clássica, que pode durar anos sem enjoar do seu estilo.

Imagem 16 – Sobrou algum revestimento de uma obra antiga? Faça apenas uma parte da parede!


Os detalhes fazem toda a diferença na decoração! Se quiser economizar ou se possui algum vestígio de um revestimento, aproveite para inserir uma faixa na parede da cozinha.

Imagem 17 – Revestimento rosa para a cozinha.


A cerâmica rosa levou personalidade para a cozinha, deixando o ambiente mais feminino!

Imagem 18 – Revestindo a cozinha com o cimento queimado.


Para cozinhas compostas por materiais coloridos, o ideal é apostar em acabamentos mais neutros e com poucos detalhes. E no caso, o cimento queimado é caracterizado por sua cor cinza levando todo o equilíbrio para o ambiente.

Imagem 19 – O mármore leva elegância para a cozinha.

Imagem 20 – Pastilhas em tamanhos medianos ressaltam melhor o seu formato.


Para quem quer destacar o revestimento na parede, procure fazer um contraste da peça com a cor do rejunte. O tamanho também interfere bastante no efeito, um tamanho médio é agradável aos olhos e harmoniza com esse tipo de ambiente.

Imagem 21 – O espelho na parede oposta criou um efeito surpreendente na cozinha.


Além da sensação de amplitude, o espelho funciona como um quadro de anotações para essa cozinha.

Imagem 22 – Parede e piso com pastilhas pretas e um toque em cimento queimado.

Imagem 23 – A combinação do preto e o cinza não tem erro!

Imagem 24 – Ao fazer uma composição de materiais diferentes, tenha um cuidado com as cores e o estilo da proposta.


Harmonia é fundamental em um bom projeto! Defina o estilo e depois procure por materiais que remetem a proposta. Nada de sair comprando o que achar bonito, pois a composição deve haver um conceito forte e nítido no ambiente.

Imagem 25 – Revestimento branco para a cozinha.

Imagem 26 – Cozinha com bancada em inox, parede com azulejo e piso em madeira.

Imagem 27 – A paginação do piso é o grande diferencial dessa cozinha.


Uma maneira para inovar o visual da cozinha é fazer um desenho bacana com os itens do revestimento. Para essa ideia funcionar procure um profissional da área para executar essa tarefa com sucesso!

Imagem 28 – Cozinha com revestimento verde.

Imagem 29 – Escolha uma cor de sua preferência para revestir a parede da cozinha.


O efeito só dará certo se a sua cozinha tiver uma base neutra, pois o excesso de cor pode pesar no ambiente, formando um grande carnaval!

Imagem 30 – Cozinha com mármore e cobre na decoração.


O cobre é uma tendência na decoração! Eles levam sofisticação devido sua cor puxada pro rosé. Eles ficam bem com a maioria dos materiais, mas se quiser uma decoração mais clean e delicada procure o mármore como revestimento.

Imagem 31 – A diferenciação do piso foi a solução desse projeto.


A madeira requer um cuidado especial na cozinha, já que é um ambiente propicio a sujeiras e gorduras. Uma solução é fazer uma faixa no piso na área próxima da bancada com algum outro material que seja mais prático e resistente a esses problemas. No projeto acima, podemos observar os parquets de madeira em todo ambiente e na área de cocção uma cerâmica que combina com os tons amadeirados e da marcenaria.

Imagem 32 – A simplicidade dos materiais pedem mais cuidado com os acabamentos.


A pastilha é um material popular que pode ser encontrado em diversos formatos e cores. Porém para dar o ar contemporâneo no ambiente é preciso uma mão de obra qualificada para que as peças sejam inseridas de forma correta e retilínea.

Imagem 33 – Que tal criar uma composição com os azulejos de metrô?

Imagem 34 – Cozinha com pedra preta.

Imagem 35 – Para cozinhas coloridas aposte em revestimento mais claros.

Imagem 36 – A marcenaria e o revestimento recebem uma cartela de cores harmoniosa.


O projeto faz toda a diferença para que se tenha um ambiente surpreendente! A escolha dos materiais e das cores foram os pontos importantes dessa cozinha. A marcenaria avermelhada refletiu na escolha dos azulejos estampados, formando uma composição nada obvia que encanta só de observar.

Imagem 37 – Se inspire em uma cozinha industrial seguindo alguns conceitos desse estilo.


Você pode pegar referências de um estilo para implantar em algum ambiente. No caso do industrial, itens metálicos, objetos aparentes e pastilhas sólidas foram as características tiradas do estilo para inserir nessa cozinha.

Imagem 38 – Cozinha com tijolo preto.

Imagem 39 – O excesso de rosa pede um acabamento mais suave nessa cozinha.

Imagem 40 – Tijolinho + azulejo colorido = cozinha com personalidade!

Imagem 41 – Revestimento metálico para a cozinha.


A cor do revestimento influencia na sensação que pretende para o ambiente. O acabamento metálico oferece a sensação de amplitude e ilumina ainda mais a cozinha.

Imagem 42 – Revestimentos para cozinha gourmet.


A cozinha gourmet se tornou o ambiente mais desejado para as pessoas. Geralmente ela possui uma estrutura ideal para instalar uma churrasqueira e uma cozinha compacta. Nesse caso, o ambiente pede uma decoração alegre e diferenciada. As cerâmicas se tornaram quase indispensáveis na área da churrasqueira, assim como as pedras são essenciais na bancada.

Imagem 43 – Cozinha com revestimento azul.

Imagem 44 – A placa perfurada é funcional e resistente a água.


Esse é um item barato e funcional para a cozinha. Se você quer mudar o visual da sua cozinha, essa é uma forma simples e rápida para dar aquele upgrade. Os furos permitem deixar os acessórios aparentes, deixando o clima mais agradável na cozinha. Além disso, você pode instalar quadros e prateleiras sem a necessidade de furar a alvenaria.

Imagem 45 – Se a intenção é deixar a cozinha mais neutra, invista em revestimentos mais tradicionais em cores claras.

Imagem 46 – Revestimento para cozinha para criar o efeito industrial.

Imagem 47 – Cozinha com pastilhas redondas.

Imagem 48 – Cozinha ao ar livre com bancada em ladrilho hidráulico.


Os amantes do estilo vintage podem se inspirar nessa bancada com ladrilhos coloridos. Elas ainda ficam ótimas em cozinhas externas, pois são alegres e compõem uma cartela de cores vibrante.

Imagem 49 – Cozinha com estilo minimalista.

Imagem 50 – As pastilhas em formato losango também resultam em uma cozinha criativa e moderna.


Se o seu objetivo é deixar a cozinha com um elemento de destaque, aposte nesse tipo de revestimento. Na cozinha acima, o design dos azulejos fez toda a diferença em uma marcenaria simples e neutra. Os detalhes da paginação com o jogo de cores, deu ao espaço um estilo moderno e cool!

Imagem 51 – Cozinha com pastilhas retangulares.


A parede pode ser branca com a ajuda de um acabamento impecável. Se você gosta de tons neutros e uma decoração clean, experimente essa inspiração. Os tons delicados deixaram a cozinha alegre sem pesar no visual.

Imagem 52 – Desenho geométrico na cozinha

Imagem 53 – Efeito amplitude na cozinha.


Uma parede espelhada com elementos neutros são a composição perfeita para uma cozinha sofisticada, porém simples. Para complementar a decoração, a marcenaria pode ter alguma tonalidade colorida, seguindo o conceito suave e clean!

Imagem 54 – Cozinha com pastilha vermelha.

Imagem 55 – Esse vidro substitui as paredes de lousa, com um funcionalidade mais limpa.

Imagem 56 – Uma cozinha simples, porém cheio de charme!

Imagem 57 – Brinque com as texturas e composições das cores.


Para essa proposta, procure uma base neutra, como o preto ou branco. E a partir disso brinque com as texturas dos materiais seguindo essa mesma cor. Você pode complementar com um detalhe colorido na marcenaria ou em algum outro elemento do ambiente.

Imagem 58 – Cozinha com revestimento cinza.

Imagem 59 – Esse projeto ganhou um tratamento diferenciado na madeira.

Imagem 60 – Cozinha com tijolinho aparente.


O tijolo aparente é um revestimento que está com tudo. Seja crú ou pintado, ele dá um toque muito interessante à parede. O rústico se torna delicado quando recebe uma marcenaria mais clara, mas pode ganhar o estilo industrial quando o revestimento é pintado e possui o restante em cores escuras, como o cinza e o preto.

Imagem 61 – Dê um toque de personalidade com os revestimentos na parede.

Imagem 62 – Cozinha revestida em granito.

Imagem 63 – As pastilhas pequenas em formato hexagonal ficam ótimas na cozinha.

Imagem 64 – Revestimentos para cozinha pequena.


Espelho, vidro e bancada branca são os elementos que deixam a cozinha clean e com a sensação de amplitude. Aposte nessas referencias se a sua cozinha for pequena ou integrada com a sala de estar.

Imagem 65 – Para uma cozinha alegre utilize itens coloridos e revestimentos estampados.

Imagem 66 – Os azulejos em tons de azul combinam perfeitamente com uma bancada em inox.

Imagem 67 – Coloque um item de destaque em meio a cozinha branca.


A geladeira foi o ponto forte dessa cozinha! A ideia de adesivar a peça é uma forma simples e barata para mudar o visual, ainda mais quando o ambiente for todo branco.

Imagem 68 – Cozinha com azulejo de estampa geométrica.

Imagem 69 – O azulejo de metrô também tem sua versão bege.

Imagem 70 – Cozinha com ladrilhos claros.

Imagem 71 – As escalas de cinza invadem o projeto dessa cozinha.


O tom sobre tom não tem erro ao decorar um ambiente. Procure uma cor neutra e se baseie nela em todos os detalhes da cozinha, formando um degradê da cor por todo o ambiente.

Imagem 72 – Combine as cores do revestimento com a marcenaria.

Imagem 73 – O espelho permite ampliar o visual da cozinha integrada.

Imagem 74 – Azulejos com desenho triangular levam movimento para a parede da cozinha.

Imagem 75 – O revestimento amarelo permite levar um pouco de cor para essa cozinha.

Imagem 76 – Existem as placas de cerâmica que imitam as pastilhas, o que facilita no momento da obra.


Essas placas possuem o tamanho de 45×45 cm que facilita na instalação, pois as pastilhas devem ser colocadas uma por uma, levando mais horas de trabalho.

Imagem 77 – Monte uma composição harmônica com os azulejos estampados.

Imagem 78 – O espelho pode causar um impacto visual na cozinha.

Imagem 79 – O rejunte mais escuro destaca ainda mais o revestimento branco na cozinha.

Imagem 80 – Azulejo de metrô na cor preta para quem quer uma cozinha escura.

Imagem 81 – O revestimento 3D cria um efeito incrível na cozinha.


O revestimento 3D permite criar uma ilusão visual da parede, promovendo um olhar diferente em cada ângulo da cozinha. Elas ainda reforçam o desenho de cada peça com sua forma mais marcante, seu acabamento mais expressivo e sua composição surpreendente.

Imagem 82 – Cozinha com cerâmica retangular branca.

Imagem 83 – As pastilhas sextavadas permitem sair do formato tradicional.


Se você pretende colocar um revestimento atual e delicado, procure por peças pequenas. As peças sextavadas são a opção mais moderna para quem quer utilizar pastilhas em cerâmica.

Imagem 84 – Cozinha com parede em porcelanato de cimento queimado.


Os porcelanatos ganharam seu espaço na decoração. Escolha pelo acabamento que seja apropriado para o ambiente e seu uso. Neste projeto, o porcelanato em cimento queimado foi uma forma de mordenizar o ambiente e sair do clássico P&B existente na marcenaria.

Imagem 85 – A pedra pode revestir a parede da cozinha junto com a bancada.

Imagem 86 – A composição de azulejos traz mais vida para a cozinha.

Imagem 87 – Revestimento clean para a cozinha.

Imagem 88 – O tijolinho aparente reforçou o estio industrial da cozinha.

Imagem 89 – Revestimento branco com marcenaria cinza.


Essa combinação não tem erro! Você também pode alterar a marcenaria branca com o revestimento cinza que o efeito será o mesmo. Por ser uma dupla neutra de cores, a cozinha se mantém atual por muito tempo.

Imagem 90 – A paginação em escama de peixe é uma opção para inovar no efeito do revestimento.


O tradicional é encontrarmos as peças alinhadas na horizontal ou vertical. Mas o efeito muda quando pensamos em um desenho diferente para a parede, compondo elas de forma criativa de acordo com o seu gosto.