Móveis para varanda: como escolher, dicas e fotos de modelos para se inspirar

Por - Atualizado em:

Bons momentos acontecem na varanda da casa. Esse é o melhor lugar para reunir os amigos, a família ou mesmo para sentar e ler um livro numa tarde preguiçosa.

E para tornar esses momentos ainda melhores nada como uma decoração aconchegante e confortável.

Nessa hora que a escolha dos móveis para varanda são tão importantes, afinal, são eles que vão garantir o conforto e a funcionalidade do ambiente.

Mas, calma! Antes de sair às compras dos móveis, pare um pouquinho para acompanhar as dicas que trouxemos a seguir e, assim, fazer as melhores escolhas para sua varanda.

Móveis para varanda: como escolher?

Pense na funcionalidade

Pegue a fita métrica e tire todas as medidas da sua varanda. Isso é fundamental para garantir que você compre móveis de tamanho adequado, além de oferecer áreas livres para circulação.

E quanto menor a varanda, mais cuidadoso deve ser esse planejamento, assim você evita criar um ambiente apertado e pouco funcional. Imagina, por exemplo, fazer uma reunião e não ter espaço para os convidados se movimentarem?

Observe os materiais

Outra coisa muito importante é saber escolher o material mais adequado para os móveis da varanda.

Por isso, avalie se a sua varanda pega chuva, sol ou é coberta. No caso dela estar exposta aos fatores climáticos, o mais recomendado é optar por móveis resistentes a radiação e a umidade. Veja algumas sugestões:

Fibras naturais – Os móveis de fibra natural, como palha, por exemplo, podem ser largamente utilizados em varandas cobertas. Mas evite-os em áreas expostas ao sol e a chuva, já que podem se danificar.

Fibras sintéticas – Rattan e outras fibras sintéticas são materiais muito indicados para varandas, tanto abertas, quanto fechadas. Esses materiais se assemelham muito as fibras naturais, mas com a vantagem de serem mais resistentes. A maioria deles, inclusive, possui proteção térmica, ou seja, não esquentam, além de também receberem proteção contra radiação solar.

Madeira – A madeira é sempre uma boa opção para varandas, mesmo as abertas. Só que nesse caso é importante garantir a manutenção periódica para que o material não sofra desgastes. Em varandas de estilo rústico, opte por madeiras sem acabamento, como as de demolição. Já em varandas clássicas e modernas, prefira móveis de madeira com acabamento regular e uniforme.

Ferro – Outro material comum em varandas é o ferro. Ele agrega muito valor estético à decoração, contudo é pesado, mais caro e pode enferrujar se não for tratado adequadamente.

Alumínio – O alumínio é o material da vez para varandas. Ele é leve, não enferruja, não exige manutenção e costuma ser mais barato. Mas é preciso saber equilibrar a proposta decorativa com o material.

Plástico – Você ainda pode optar por móveis de plástico para sua varada. E não torça o nariz, ao menos por enquanto. Hoje em dia existem móveis fabricados em polietileno com visual moderno e arrojado e que podem fazer toda a diferença na sua varanda. Isso sem contar que o plástico é resistente e durável. 

Quem usa a varanda

Quem vai utilizar a varanda com maior frequência? Crianças, adultos, jovens ou pessoas da melhor idade? Dependendo do “público” que a sua varanda vai receber o planejamento deve ser diferenciado.

Para as crianças, o ideal é manter uma área livre maior para que elas tenham espaço para brincar. Adultos jovens, por sua vez, gostam de descontração e apreciam móveis altos, como banquetas, pufes e almofadas. Mas se o local tem idosos é importante oferecer móveis confortáveis com encosto para as costas e em uma altura que a pessoa possa se sentar e levantar tranquilamente.

Cuidado ainda com o uso de tapetes e pisos escorregadios, especialmente se a varanda é aberta.

Proponha um estilo

É quase de lei que as varandas tragam um estilo bem rústico e campestre. De fato, esse tipo de decoração traz conforto e aconchego. Mas você não precisa se limitar a esse estilo.

Existem outros estilos decorativos tão confortáveis e aconchegantes quanto o rústico, como, por exemplo, o boho, o escandinavo e o industrial.

Os estilos modernos e minimalistas, que fazem sucesso atualmente, também são bem vindos nesse tipo de decoração.

O importante é que você proponha um estilo para sua varanda que combine com a personalidade e o estilo de vida dos moradores.

A definição de um estilo decorativo também é importante para conduzir as suas escolhas, tanto em relação aos móveis, quanto em relação aos objetos de decoração.

Conforto é indispensável

Para fechar a decoração da varanda com chave de ouro é preciso ainda pensar no conforto (sensorial e visual).

Por isso, a dica é investir em uma iluminação indireta com luzes amareladas. Essas luzes podem vir de luminárias presas no teto, spots, varal de lâmpadas e até mesmo velas.

Pense ainda nos tecidos usados sobre cadeiras, estofados e almofadas. Quanto mais macios e suaves ao toque, melhor. Mas se a sua varanda for aberta, lembre-se de optar por tecidos impermeáveis. Hoje em dia existem modelos de tecidos resistentes à água muito confortáveis.

As plantas também trazem conforto visual, abraçando a varanda. Isso sem contar que elas favorecem um contato mais próximo com a natureza, o que é super importante para um ambiente externo.

Móveis para varanda pequena

As varandas pequenas podem ser um desafio na hora de escolher os móveis, mas não se preocupe: com as dicas certas você chega lá! Dá só uma olhada:

Aposte nos multifuncionais

Para que você precisa de uma mesa de centro e um banco se você pode ter esses dois móveis em apenas um. Dessa forma, você economiza espaço e garante conforto e funcionalidade para sua varanda.

Por isso, sempre que possível prefira móveis que possam ser usados para mais de uma função.

Valorize o espaço vertical

Não subestime as paredes da sua varanda. Elas podem ser usadas para fixar nichos, prateleiras e armários. Com isso, você livra o chão de objetos melhorando a circulação e garantido área livre.

A parede também pode ser usada para criar um jardim vertical. Faça um painel e pendure as plantinhas.

Móveis para varanda gourmet

As varandas gourmets, aquelas feitas para preparar e servir refeições, especialmente churrasco, precisam de um olhar diferenciado.

Isso porque elas precisam de móveis que facilitem o preparo dos alimentos e ainda sejam confortáveis para servir a todos.  Veja algumas dicas.

Planejados e sob medida

Para uma varanda gourmet pequena o mais indicado é o uso de móveis planejados. Assim você consegue aproveitar ao máximo o espaço.

E lembre-se da dica anterior sobre os móveis multifuncionais. Converse com o marceneiro responsável pelo projeto e veja como ele pode criar móveis que atendam a mais de uma necessidade.

Um bom exemplo são os móveis retráteis que podem ser recolhidos quando não estão em uso.

Balcão e bancada

Balcão e bancada são móveis característicos de varandas gourmets. Eles servem tanto para o preparo de alimentos, quanto para o momento de servir as refeições.

Em varandas pequenas é possível substituir a mesa de jantar por um balcão, o que, de quebra, ainda deixa o ambiente mais moderno.

Área de descanso

Apesar de ser uma varanda dedicada as refeições, não descuide da área de relaxamento e descanso. Pode ser um sofá simples, uma poltrona ou apenas pufes e almofadas, mas é importante criar áreas onde as pessoas possam se sentir à vontade para conversar, ler e se distrair.

Confira a seguir 30 ideias de móveis para varanda e inspire-se para fazer o seu projeto:

Imagem 1 – Varanda pequena decorada com a charmosa dupla de cadeiras acapulco.

Varanda pequena decorada com a charmosa dupla de cadeiras acapulco

Imagem 2 – Móveis para varanda pequena de apartamento. A opção aqui foi pela fibra natural.

Móveis para varanda pequena de apartamento. A opção aqui foi pela fibra natural

Imagem 3 – Espreguiçadeira, sofá e mesa de jantar ocupam essa varanda gourmet.

Espreguiçadeira, sofá e mesa de jantar ocupam essa varanda gourmet

Imagem 4 – Uma varanda e uma rede!

Uma varanda e uma rede!

Imagem 5 – Varanda transformada em home office tem espaço para escrivaninha e poltronas.

Varanda transformada em home office tem espaço para escrivaninha e poltronas

Imagem 6 – Móveis modernos para a varanda pequena.

Móveis modernos para a varanda pequena

Imagem 7 – Varanda rústica moderna decorada com móveis que expressam personalidade.

Varanda rústica moderna decorada com móveis que expressam personalidade

Imagem 8 – Às vezes tudo o que a sua varanda precisa é de uma boa poltrona para ler um livro.

Às vezes tudo o que a sua varanda precisa é de uma boa poltrona para ler um livro

Imagem 9 – Varanda aconchegante decorada com móveis rústicos de madeira.

Varanda aconchegante decorada com móveis rústicos de madeira

Imagem 10 – Já essa varanda integrada com a sala traz um sofá banco.

Já essa varanda integrada com a sala traz um sofá banco

Imagem 11 – Poltronas de rattan para varanda: um dos materiais preferidos do momento.

Poltronas de rattan para varanda: um dos materiais preferidos do momento

Imagem 12 – Os pufes são puro conforto.

Os pufes são puro conforto

Imagem 13 – O charme retrô dos móveis de ferro para varanda.

O charme retrô dos móveis de ferro para varanda

Imagem 14 – Varanda clássica e elegante decorada com sofá branco.

Varanda clássica e elegante decorada com sofá branco

Imagem 15 – Mas se o espaço é pequeno aposte em sofá de dois lugares e complemente com poltronas.

Mas se o espaço é pequeno aposte em sofá de dois lugares e complemente com poltronas

Imagem 16 – Móveis para varanda gourmet incluem mesa e cadeiras.

Móveis para varanda gourmet incluem mesa e cadeiras

Imagem 17 – Os móveis de fibra são a cara de varandas rústicas.

Os móveis de fibra são a cara de varandas rústicas

Imagem 18 – Conforto e funcionalidade nos móveis dessa varanda pequena.

Conforto e funcionalidade nos móveis dessa varanda pequena

Imagem 19 – A mesinha lateral de ferro pode ser mais útil do que você imagina.

A mesinha lateral de ferro pode ser mais útil do que você imagina

Imagem 20 – Para contemplar o por do sol, um belo banco de madeira.

Para contemplar o por do sol, um belo banco de madeira

Imagem 21 – Poltronas confortáveis e um móvel de garimpo para trazer estilo e originalidade à varanda.

Poltronas confortáveis e um móvel de garimpo para trazer estilo e originalidade à varanda

Imagem 22 – Combine os móveis da varanda com o tapete.

Combine os móveis da varanda com o tapete

Imagem 23 – Varanda gourmet com mesa de jantar moderna.

Varanda gourmet com mesa de jantar moderna

Imagem 24 – Varanda com móveis modernos e minimalistas.

Varanda com móveis modernos e minimalistas

Imagem 25 – Que tal um sofá de pallet para a varanda?

Que tal um sofá de pallet para a varanda?

Imagem 26 – Uma poltrona confortável para curtir a vista da varanda.

Uma poltrona confortável para curtir a vista da varanda

Imagem 27 – Mas se a ideia é sentir à vontade use pufes e tapete.

Mas se a ideia é sentir à vontade use pufes e tapete

Imagem 28 – Móvel para varanda adaptado para a altura do parapeito.

Móvel para varanda adaptado para a altura do parapeito

Imagem 29 – Varanda com cara de varanda!

Imagem 30 – Um bar, um home office ou uma varanda? O móvel traz funcionalidade para as três opções.

Um bar, um home office ou uma varanda? O móvel traz funcionalidade para as três opções